Capa do livro: Contribuições para se pensar projetos de formação inicial para trabalho e cidadania:<BR>Reflexões a partir do Qualifica - RJ

Contribuições para se pensar projetos de formação inicial para trabalho e cidadania:
Reflexões a partir do Qualifica - RJ

Autores: Eliane Ribeiro - Diógenes Pinheiro - Miguel Farah Neto (Orgs.)

A publicação reuniu a produção de docentes e estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), juntamente com professores do Projeto Qualifica, com o objetivo de desenvolver materiais de apoio para cursos iniciais de qualificação profissional, enfatizando a relação entre o mundo do trabalho e a cidadania. O objetivo da leitura é estimular o debate sobre os desafios estruturais, pedagógicos e sociais que esses projetos enfrentam, como pensar impactos, perfis dos participantes e tipo de formação. Refletir sobre esse conjunto de questões é essencial para direcionar melhor as iniciativas e avaliar seu alcance e pertinência. A proposta de reflexão, apresentada por docentes e discentes da UNIRIO, demonstra o desejo de aprofundar esse debate e estabelecer um diálogo com outras experiências. O compartilhamento de materiais e o convite ao diálogo são passos fundamentais para promover uma avaliação mais crítica e colaborativa dessas iniciativas, reafirmando o papel essencial da universidade pública socialmente referenciada. Essa reflexão é indispensável para alinhar esses projetos às necessidades dos participantes, aos territórios em que vivem, ao contexto do mundo do trabalho e, acima de tudo, à promoção da inclusão social com cidadania.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6906-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-6904-0
DOI: 10.24824/978652516906.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 15
  • PREFÁCIO - 19
  • É POSSÍVEL CONSTRUIR UM ESPAÇO EDUCACIONAL MAIS INCLUSIVO, PARTICIPATIVO E PRAZEROSO - 23
  • TRANSFORMAÇÕES, METODOLOGIAS E NOVAS PERSPECTIVAS NA VIDA DOS ALUNOS DA COMUNIDADE DE JARDIM AMÉRICA - 31
  • ENCONTREI-ME COMO PROFESSORA, UMA PESSOA QUE INSPIRA OS ALUNOS A MUDAREM SUAS CONDIÇÕES - 35
  • UM RELATO DA PRÁTICA E DA VIVÊNCIA EM SALA DE AULA - 41
  • O TRABALHO COMPROMETIDO E INTERESSADO NO ALUNO PODE DIRECIONAR VIDAS E MUDAR HISTÓRIAS - 45
  • APOSTILA 1 – CONVERSANDO SOBRE CIDADANIA E ÉTICA - 53
  • APOSTILA 2 – RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (1) - 63
  • APOSTILA 3 – RUMO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (2) - 69
  • APOSTILA 4 – AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA NOSSOS TERRITÓRIOS - 77
  • APOSTILA 1 – DISCUTINDO TRABALHO E EMPREGABILIDADE - 89
  • APOSTILA 2 – LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NO BRASIL (1) - 95
  • APOSTILA 3 – LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NO BRASIL (2) - 103
  • APOSTILA 4 – PANORAMA ATUAL DO TRABALHO NO RIO DE JANEIRO - 109
  • APOSTILA 1 – INCLUSÃO, ÉTICA, DEFICIÊNCIA E DIVERSIDADE (1)  - 119
  • APOSTILA 2 – INCLUSÃO, ÉTICA, DEFICIÊNCIA E DIVERSIDADE (2) - 127
  • APOSTILA 3 – AÇÕES AFIRMATIVAS, SOFRIMENTO E ACOLHIMENTO - 141
  • APOSTILA 1 – A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) E DA ATENÇÃO PRIMÁRIA - 153
  • APOSTILA 2 – A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE PREVENTIVA E DA VACINAÇÃO - 159
  • APOSTILA 3 – SAÚDE DA GESTANTE - 167
  • APOSTILA 4 – SAÚDE MENTAL - 175
  • APOSTILA 1 – DIREITOS DAS MULHERES  - 185
  • APOSTILA 2 – MATERNIDADE E RELAÇÕES SOCIAIS - 191
  • APOSTILA 3 – EDUCANDO PARA ENFRENTAR A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - 197
  • OS PARTICIPANTES DO PROJETO QUALIFICA RJ  - 205
  • DIVERSIDADE NO MUNDO DO TRABALHO E OS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: um olhar sobre o Projeto Qualifi ca RJ - 217
  • INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS SOCIAIS - 237
  • O PAPEL ESSENCIAL DA SOCIEDADE CIVIL NA RESOLUÇÃO DA CRISE SOCIOAMBIENTAL - 247
  • DADOS EM MOVIMENTO: conquistas e desafi os pelo direito à educação das mulheres brasileiras - 279
  • ÍNDICE REMISSIVO - 289

ELEUSA MATOS

Coordenadora Geral. Graduada em Letras (UERJ), com especialização em Psicopedagogia.

THALYTA GRACINDO

Coordenadora de Qualificação. Graduada em Pedagogia (UERJ), com especialização em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar.

ANDRÉ SALES

Professor do Curso de Assistente Administrativo.

FERNANDA LEONE

Professora do Curso de Assistente Administrativo.

NICOLY TEIXEIRA VIANNA

Professora do Curso de Cuidador de Idosos.

RANNA SILVA

Professora do Curso de Assistente Administrativo.

WANDERSON FERNANDES DE CARVALHO

Prof. Dr. de Educação Ambiental – DERM/IBIO/UNIRIO.

GABRIELA DOS SANTOS MAIA

Graduanda em Ciências Sociais – UNIRIO.

MARIA CLARA NOGUEIRA AZEVEDO

Graduanda em Ciências Sociais – UNIRIO.

JOÃO PAULO MACEDO E CASTRO

Doutor em Antropologia social e professor associado da Faculdade de Ciências Sociais – UNIRIO.

ANDRÉ FOURNIER

Graduando em Ciências Sociais – UNIRIO.

FELLIPE LIMA SANTOS

Graduando em Ciências Sociais – UNIRIO.

LUCAS CEDRO

Graduando em Ciências Sociais – UNIRIO.

DIÓGENES PINHEIRO

Professor titular da Escola de Educação – EE, da Faculdade de Ciências Sociais – FCS e do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEdu (UNIRIO).

ERIC PLAISANCE

Professor Emérito aposentado da Sorbonne (França), professor colaborador do PPGEdu (UNIRIO).

JEFFERSON TOMAZ DE OLIVEIRA

Graduando em Ciências Sociais (UNIRIO).

JOSÉ CAETANO

Graduando em Artes Cênicas (UNIRIO).

LÍVIA ACIOLI

Graduanda em Ciências Sociais (UNIRIO).

MÁRCIA LOBO

Graduanda em Pedagogia (UNIRIO).

LAÍS ALBUQUERQUE

Graduanda em Enfermagem (UNIRIO).

YASMIN ROCHA

Graduanda em Enfermagem (UNIRIO).

ROSILAINE GONÇALVES DA FONSECA

Pós-doutoranda em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Professora da Escola de Formação de Professores do Centro Universitário Celso Lisboa.

MARIA LUIZA SANTIAGO VITORINO OGGIONI

Mestranda em Educação, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

FELIPE BORBA

Cientista Político, Professor Dr. do Departamento de Estudos Políticos do CCJP e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UNIRIO.

VINICIUS ISRAEL

Estatístico e sociólogo, Professor Dr. do Departamento de Métodos Quantitativos da UNIRIO e do Programa de Pós-graduação em Ciência Política – UNIRIO.

MOZARA DE SOUZA RODRIGUES

Mestranda em Ciência Política do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UNIRIO.

ANTONIO CARLOS TIBURCIO RODRIGUES DA SILVA

Graduando em Ciências Sociais (UNIRIO).

CAMILLA SOARES TEIXEIRA

Graduanda em Ciência Política (UNIRIO).

CARLA SESSA

Graduanda em Ciência Política (UNIRIO).