Capa do livro: Alfabetização e autoria pela intervenção pedagógica em escola pública do distrito federal no contexto dos direitos humanos e cidadania

Alfabetização e autoria pela intervenção pedagógica em escola pública do distrito federal no contexto dos direitos humanos e cidadania

Autores: Silvane Friebel

O livro Alfabetização e autoria pela intervenção pedagógica em escola pública do Distrito Federal no contexto dos Direitos Humanos e Cidadania explora a importância da alfabetização na formação crítica e cidadã dos estudantes. A alfabetização vai além da simples decodificação de palavras, envolvendo os estudantes em práticas que os transformam em autores de suas próprias histórias e protagonistas na sociedade.
A autora analisa como intervenções pedagógicas voltadas à autoria de textos podem promover não apenas o domínio da leitura e da escrita, mas o desenvolvimento de uma consciência cidadã, fundamentada nos princípios dos direitos humanos.
Essa obra também reflete sobre as implicações sociais e políticas do processo de alfabetização, destacando a escola como um espaço de transformação social, além de investigar projetos pedagógicos que valorizam a autoria e oferecem oportunidades para que os estudantes exerçam sua cidadania de forma plena, contribuindo para uma educação mais inclusiva e democrática.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6950-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6948-4
DOI: 10.24824/978652516950.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • AGRADECIMENTOS - 7
  • NOTAS EXPLICATIVAS - 11
  • APRESENTAÇÃO - 15
  • PREFÁCIO - 19
  • REFLEXÕES REVELADAS: entrelinhas de (pré)texto - 21
  • INTRODUÇÃO - 23
  • SITUANDO O ESPAÇO, LUTANDO E PERSISTINDO POR CIDADANIA - 33
  • DESVENDANDO O FRACASSO ESCOLAR: contextos e complexidades - 45
  • INTERFACES DA FORMAÇÃO DOCENTE - 63
  • PONTO DE PARTIDA - 83
  • EDUCAÇÃO EM E PARA OS DIREITOS HUMANOS - 99
  • CONSTRUÇÃO COLETIVA: experiências e percepções - 115
  • ACHADOS E RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES DA PESQUISA - 161
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 171
  • POSFÁCIO - 173
  • REFERÊNCIAS - 175
  • ÍNDICE REMISSIVO - 191
SILVANE FRIEBEL

Doutoranda e Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília, licenciada em Pedagogia e Biologia. Atua como professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e como pesquisadora nas áreas de Direitos Humanos e Educação.