Capa do livro: Explorando dados e métodos geoinformacionais no ensino de geografia

Explorando dados e métodos geoinformacionais no ensino de geografia

Autores: Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de Souza - Fabiana Peres de Freitas - Iara Silveira do Nascimento - Marcio Luiz Gonçalves D’Arrochella (Orgs.)

"Explorando Dados e Métodos Geoinformacionais no Ensino de Geografia" é um guia abrangente para integrar métodos geoinformacionais na educação geográfica e financiado pelo Instituto Reditus e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. O livro é dividido em três seções: a primeira oferece uma base conceitual sólida, explorando abordagens inovadoras e tecnologias como imagens verticais e VANTs. A segunda seção foca em aplicações práticas com storymaps, destacando narrativas visuais interativas para o ensino fundamental e médio. A última seção apresenta os conceitos de SIGWeb, Geoportais e a plataforma GeoEducar, uma ferramenta poderosa para enriquecer o aprendizado geográfico na educação básica. Com exemplos práticos e teoria fundamentada, "Explorando Dados e Métodos Geoinformacionais no Ensino de Geografia" demonstra como a geoinformação pode transformar o ensino de geografia e engajar os alunos de maneira inovadora e dinâmica. Este livro é uma leitura indispensável para aqueles que buscam aprimorar suas práticas educativas e incorporar novas tecnologias em sala de aula.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6561-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6562-2
DOI: 10.24824/978652516561.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO - 15
  • EXPLORANDO ABORDAGENS INOVADORAS NO ENSINO BÁSICO E O POTENCIAL DA GEOINFORMAÇÃO - 19
  • O POTENCIAL DO USO DE IMAGENS VERTICAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA - 29
  • VOANDO PELO CONHECIMENTO: o potencial dos drones na educação básica - 45
  • EXPLORANDO O MUNDO ATRAVÉS DOS STORYMAPS: aplicações nas séries iniciais do ensino fundamental à luz da BNCC - 65
  • NARRATIVAS INTERATIVAS: utilizando storymaps nas séries finais do ensino fundamental - 83
  • CONECTANDO SABERES: o potencial dos storymaps no ensino médio - 95
  • DOS MAPAS PARTICIPATIVOS AOS STORYMAPS COMO RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: o caso do quilombo Santa Rita do Bracuí - 113
  • PLATAFORMA GEOEDUCAR: SIGweb e HUB e o Caminho para um Geoportal – Navegação por Roteiros, Atividades e Recursos para a Educação Básica - 129
  • ÍNDICE REMISSIVO - 145
  • SOBRE OS AUTORES - 147
ELIZABETH MARIA FEITOSA DA ROCHA DE SOUZA

Professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui pós-doutorado em SIGWEB pela Universidade do Porto e é especialista em Geotecnologias. Seus interesses de pesquisa incluem o uso de sistemas de informação geográfica (SIG) e sensoriamento remoto para a análise ambiental e urbana. É reconhecida por suas contribuições ao ensino e à aplicação de metodologias geoespaciais em projetos acadêmicos com modelagem dinâmica. Atualmente é Jovem Cientista do Estado pela Faperj e Pesquisadora Nível 2 pelo CNPq.

FABIANA PERES DE FREITAS

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Geografia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e especialista em Planejamento Ambiental pela Universidade Veiga de Almeida e Ciências Humanas e suas  Tecnologias pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Professora da Educação Básica na rede Estadual do Rio de Janeiro há 18 anos. Pesquisa temas voltados para Geomorfologia, Geotecnologias e Ensino, Bacias hidrográficas, Geoconservação e Geoturismo.

IARA SILVEIRA DO NASCIMENTO

Bolsista CNPq de Pós-Doutorado Júnior (UFRJ) e Professora Substituta de Cartografia e Geoinformação do Departamento de Geografia da UFRJ. Doutora em Geografia (UFRJ). Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (UFRJ) e Mestrado em Ciência Ambiental (UFF). Tem experiência na área de Geoinformação com ênfase em Cartografia, Sensoriamento Remoto, SIG, Geoprocessamento, Geomorfologia e Gestão de Recursos Hídricos. Atua também como Consultora GIS e Instrutora Certificada Esri ArcGIS Desktop Associate.

MARCIO LUIZ GONÇALVES D´ARROCHELLA

Bacharel e Licenciado em Geografia (UFRJ), com Especialização em Geologia do Quaternário (UFRJ), Mestre em Geografia (UERJ), Doutor em Geografia (UFF), Pós-doutorando em Geoinformação (UFRJ) e Pós graduando em Educação e Novas Tecnologias (IFRJ). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Bolsista TCT N5 FAPERJ. Pesquisa sobre Biogeografia, Climatologia, Ecologia Política, Tecnologias no Ensino de Geografia e Geografia da Educação.

ANDRÉ SOUZA SILVA JUNIOR

É graduando em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Bolsista/pesquisador FAPERJ do Laboratório ESPAÇO e Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais.

CAIO BARANDA DE OLIVEIRA

É graduando de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com período sanduíche na Universidade do Porto (U. Porto - Portugal). Além disso, é bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

CAIO DE LIMA BOA MORTE

É Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é Analista de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto no INEA-RJ, atuando em operações com drones e processamento de dados espaciais.

CAMILA NASCIMENTO ALVES DA SILVA

É graduanda de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); bolsista/pesquisadora FAPERJ do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais.

CARLA BERNADETE MADUREIRA CRUZ

É engenheira cartógrafa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais.

CAROLINA PAULINO NOVAES DIAS

É graduanda do Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais, no qual é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

CLAUDIA RAMOS DA SILVA FERREIRA

É graduanda em Licenciatura em Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF); e bolsista/pesquisadora do Programa Licenciaturas - PROLICEN/UFF com o Projeto “Cartografias Participativas”.

EDWIN VICENTE CARRILLO VARON

É Graduando de Licenciatura em Geografia do Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e bolsista/pesquisador PIBIC (CNPQ) do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais.

EVELYN DE CASTRO PORTO COSTA

É licenciada e mestre em geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professora substituta na área de geoinformação na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

FELIPE GONÇALVES AMARAL

É Geógrafo e Bacharel em Ciências Matemáticas e da Terra, Mestre em Geografia e Doutorando em Geografia, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Universidade Veiga de Almeida e pesquisador do Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais.

LIDIANE CRISTINE DA SILVA

É Geógrafa pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Gestão Ambiental Integrada, com ênfase em gestão de recursos hídricos, pelo Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFHT/UERJ).

LUCAS CELESTRINI MEROVIL DA SILVA

É graduando da licenciatura em Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), e bolsista/pesquisador PIBINOVA/UFF no projeto "Etnoatlas Geográfico Digital e Participativo das Comunidades Quilombolas da Baía da Ilha Grande”.

MAIARA DOS SANTOS SILVA

É Doutoranda em Organização e Gestão do Território pelo PPGG-UFRJ, Mestre (2018), Bacharel (2016) e Licenciada (2020) em Geografia pela UFRJ, colaboradora no Laboratório ESPAÇO de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais. Experiência em Geografia da População, Geografia Urbana e Geoprocessamento/GIS. Atua também na Educação em Geografia e Soluções GIS.

MARCOS VINICIUS LEU

É graduado na Licenciatura em Geografia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi bolsista/pesquisador PIBINOVA/UFF no projeto "Etnoatlas Geográfico Digital e Participativo das Comunidades Quilombolas da Baía da Ilha Grande".

MONIKA RICHTER

Doutora em Geografia pela UFRJ, é professora Associada III do Departamento de Geografia e Políticas Públicas do IEAR/UFF.

RAFAEL SILVA DE BARROS

Geógrafo e Licenciado em Geografia pela UFRJ, Doutor em Geografia pela UFRJ e professor Associado II do Departamento de Geografia da UFRJ, disciplinas Sensoriamento Remoto, Levantamentos de Campo com Drone e GNSS.

RÔMULO WECKMÜLLER

É Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor Adjunto no Departamento de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

SABRINNA LEMOS MAIA SANTOS

É graduanda de Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

THAINA MOREIRA DE SOUZA

É graduanda da  Licenciatura em Geografia do Instituto de Educação de Angra dos reis  (IEAR), pela Universidade Federal Fluminense, atualmente é bolsista/pesquisadora do PIBIC (CNPQ) no projeto "Etnoatlas Geográfico Digital e participativo das comunidades quilombolas da Baía da Ilha Grande

WELLINGHTON MARINS COUTINHO FIRMINO

É Mestre em Geografia pela UERJ, Doutorando em Geografia pela UFRJ e licenciado em Geografia pela UERJ/FFP. Atualmente é bolsista CAPES de doutorado.