Autores: José Carlos Morgado - Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos - Marlucy Alves Paraíso
O campo do currículo na contemporaneidade é desafiado por questões de diversas ordens, tais como: a dificuldade de definição precisa dos seus objetos de estudos; as divergências teóricas e políticas suscitadas pelas diferentes perspectivas existentes no campo; as inúmeras avaliações que instituem a lógica do desempenho nas escolas; o papel regulador exercido por organismos internacionais; as demandas de diferentes grupos culturais por representação nos currículos escolares; a relação que os currículos escolares estabelecem ou não com os diferentes artefactos tecnológicos e culturais. Exatamente por isso, o debate contemporâneo dos estudos curriculares é a temática geral que aglutina os trabalhos tratados pelas/os diferentes pesquisadoras/es que escrevem neste livro. Os capítulos que o integram deixam evidente que as questões enfrentadas no debate contemporâneo sobre currículos são inúmeras e de diferentes tipos e só podem ser analisadas com diferentes perspectivas e abordagens. É a isso que este livro busca dar visibilidade.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-775-2
DOI: 10.24824/978858042775.2
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Mouraz
É doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É investigadora auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Tem participado em diversos projetos de investigação e publicado no campo dos estudos curriculares, formação e trabalho docente, nomeadamente sobre o Ensino Superior.
André Marcio Picanço Favacho
Professor Adjunto da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação da UFMG. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC/UFMG), e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Trabalho Docente, Formação de Professores e Discurso Pedagógico (UEMG). Atualmente pesquisa as noções de discurso pedagógico e experiência docente a partir das teorizações foucaultianas.
Antonio Carlos Amorim
Realizou doutorado na Unicamp. É professor Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, atuando na graduação e na pós-graduação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1D, tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses em temáticas relativas às culturas audiovisuais, buscando articulações principalmente com a arte, o currículo e as filosofias da diferença. O artigo deste livro foi escrito em coautoria com Laura Sodré Vernin - Graduada em Licenciatura em Biologia, pela PUCCampinas, e em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Iniciação Científica, CNPq – e João Paulo Prioli – Acadêmico do Curso de Música – Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Iniciação Científica, CNPq.
Bento Duarte Silva
Realizou doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho. É Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, atuando na graduação e pós-graduação nos Cursos de Educação e de Ensino. Atualmente, é Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa. É membro do Centro de Competência da UM para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TICE). É Autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na concepção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na Educação, particularmente na Educação Online.
Carmen Teresa Gabriel
Realizou doutorado na PUC/RJ. É professora titular de Currículo da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ), atuando na graduação e na pós-graduação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2, tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses no campo do currículo e no ensino de história com ênfase na interface conhecimento, cultura, poder.
Daisy Moreira Cunha
Doutora em Filosofia pela Universidade de Provence/França. Pós-doutora em Educação de Adultos/CNAM-Paris. Coordenadora do PPGE Conhecimento e Inclusão Social/FaE/UFMG. Editora da Revista Trabalho e Educação do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação – NETE/UFMG. Pertence ao Comitê Editorial de vários periódicos nacionais e estrangeiros. Coordenadora do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Conexões de Saberes sobre Trabalho. Tem pesquisado o trabalho a partir de referenciais téorico-metodológicos que o abordam numa perspectiva clínica. Organizou vários livros e publicou vários artigos em periódicos nacionais e estrangeiros.
Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia Duarte
Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho/ Portugal. Mestre e especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação para Formação em EAD. Atualmente coordena o Empreendedorismo e a Incubação de Empresas da Agência de Inovação UFPR. Membro de grupos de pesquisa na área de empreendedorismo, também é autora de artigos e de capítulos de livros, um sobre Direito Autoral e três livros sobre Empreendedorismo.
Fernando César Sossai
Doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professor na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Pesquisador atuando no Projeto de Pesquisa “Aulas Conectadas? Mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa no PROUCA em Santa Catarina. Publica e pesquisa na área da educação, com ênfase em estudos curriculares, ensino de história e artefatos audiovisuais.
Francisco Sousa
É doutorado em educação pela Universidade dos Açores e Professor Auxiliar na mesma instituição. É também investigador no Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho e co-convenor da rede 3 (Curriculum Innovation) da European Educational Research Association (EERA). Tem lecionado, investigado, publicado e orientado dissertações no campo do currículo e campos afins.
Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Realizou pós-doutorado em Ashland University (EUA) e UdeSA – Universidad de San Andrés(Argentina) e doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação, História, Política e Sociedade da PUC-SP. É professora Permanente da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (FAED/UDESC), atuando na graduação e na pós-graduação. Pesquisadora/coordenadora de projetos do OBEDUC/CAPES e também CNPq, tem pesquisado, publicado e orientado dissertações e teses no campo do currículo, novas tecnologias e educação especial.
Inés Dussel
Atualmente trabalha no Departamento de Investigações Educativas (DIE-CINVESTAV), México. Foi diretora da área de Educação da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (Flacso/Argentina) entre 2001 y 2008. Publicou vários livros e artigos sobre teoria e história da pedagogia e ultimamente investiga sobre escola e os novos meios digitais. No Brasil, com Marcelo Caruso, publicou o livro “Invenção da sala de aula - a genealogia das formas de ensinar” e vários artigos.
Isabel Carvalho Viana
Realizou doutorado na Universidade do Minho. É Professora Auxiliar da Universidade do Minho, atuando na graduação e na pós-graduação e na linha de investigação “A construção teórica e prática do currículo em contextos formais, não formais e informais”. É membro do projecto International Teacher Leadership (ITL) e da Europe na Association on Curriculum Studies (Euro ACS). Tem orientado dissertações e orienta teses no campo do currículo. Desenvolve pesquisa nas áreas de projecto, criatividade, mudança educacional e educação urbana inteligente (a formação e os novos espaços para aprender e ensinar). Tem artigos, capítulos de livro e livro publicados.
Karine Pinheiro de Souza
Doutoranda em Ciências da Educação, especialidade em Tecnologia Educativa, na Universidade do Minho/Portugal. Bolsista da Fundação de Ciência e Tecnologia de Portugal – FCT/2011. Desenvolve projetos e pesquisas na área de Educação e Tecnologia. Atua com experiências exitosas na área de Tecnologia na Educação, premiada em 2003, atualmente recebeu Prêmio Economia Criativa 2012 – Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras, com o Projeto Agentes Digitais.
Lúcia Helena Alvarez
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Pedagogia pela Universidade de Valencia, Espanha (2002). Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Málaga, Espanha (2010). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação integral e integrada, educação indígena. Coordena o grupo de pesquisa e extensão - TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania) e o Observatório da Educação Integral, ambos da Faculdade de Educação da UFMG.
Rita Amélia Teixeira vilela
Professora aposentada da UFMG e atual docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas. Doutora em Educação pela Universidade de Frankfurt/M. Desenvolve pesquisas empíricas sobre práticas curriculares na Educação Básica e pesquisa teórica sobre o legado da Teoria Crítica de Theodor Adorno para o conhecimento e discussão da função da escola na contemporaneidade. É fundadora e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica e Pesquisa Empírica em Educação na Puc Minas cujo trabalho se orienta na metodologia de análise sociológica Hermenêutica Objetiva de Ulrich Oevermann, que é fundamentada pela Dialética Negativa de Theodor Adorno.
Shirlei Rezende Sales
Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG e Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar, na mesma instituição. Possui doutorado em educação, vinculado à linha de pesquisa: Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos. Membro do Observatório da Juventude da UFMG e do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG). Tem experiência no campo educacional, com ênfase nas seguintes temáticas: Currículo, práticas culturais, juventude, redes sociais, política educacional, projeto político pedagógico e coordenação pedagógica.
Wanilde Mary Ferrari Auarek
Realizou doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais com estágio no exterior no Instituto de Ergologia da Universidade de Provenc, na França. É professora do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) atuando no Ensino Básico Técnico e Tecnológico. Tem pesquisado e publicado artigos sobre o trabalho docente, a ergologia e a ergonomia nos seus envolvimentos com as demandas dos campos as educação e da saúde.