Capa do livro: Pensar, sentir, dizer, praticar em educação especial: <BR>O que ousamos sonhar hoje?

Pensar, sentir, dizer, praticar em educação especial:
O que ousamos sonhar hoje?

Autores: Aldeci Fernandes da Cunha - Iure Coutre Gurgel (Orgs.)

Pensar, sentir, dizer, praticar em Educação Especial: o que ousamos sonhar hoje? – traduz inspirações, sonhos, desejos, a luta e resistência de pesquisadores e especialistas na área da Educação Especial, na e para a construção de caminhos para uma Educação de todos e para todos.
Ensinar na perspectiva educacional inclusiva vai além da inserção de matrículas do público-alvo da Educação Especial em escolas e salas de aula de ensino comum, exigindo um saber teórico, epistemológico e metodológico que oportunize pensar práticas e o cotidiano escolar, possibilitando não apenas o acesso, mas também a permanência e a garantia do direito de aprender com todos e todas.
O propósito central deste livro é propor reflexões sobre o atendimento educacional aos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades/superdotação, por meio das discussões tecidas nos doze capítulos que compõem esta obra.
O objetivo central do livro é, portanto, inspirar e mobilizar educadores, gestores e todos os envolvidos na Educação Especial a pensar, sentir, dizer e praticar a inclusão de forma corajosa e inovadora, sempre sonhando com uma educação que realmente seja para todos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6602-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6598-1
DOI: 10.24824/978652516602.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL: avanços, desafios e retrocessos - 13
  • CURRÍCULOS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ESPECIAL: desafios do tempo presente - 29
  • PESQUISAS SOBRE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: estado do conhecimento sobre teses e dissertações do PPGE/UECE - 47
  • ESCREVENDO COM O TATO: a conquista da autonomia de alunos cegos na aprendizagem de leitura e escrita em braille - 65
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: da segregação à inclusão escolar - 83
  • ESCRITOS SOBRE O ENSINO COLABORATIVO/COENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: apontamentos de um estado do conhecimento - 103
  • O TEXTO ESPECIALIZADO NO DICIONÁRIO DE LÉXICO GERAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - 119
  • A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR: experiência de uma aula de Campo na LMECC - 133
  • SABERES E FAZERES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: o trabalho com a leitura e escrita - 151
  • PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E POLÍTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: um debate necessário - 165
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA – UTOPIA OU REALIDADE: uma análise desse processo - 183
  • A ÁREA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: o lugar da inclusão - 195
  • ÍNDICE REMISSIVO - 215
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 219
ORGANIZADORES

ALDECI FERNANDES DA CUNHA

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte/UERN. Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal do Semiárido/UFERSA. Mestre e doutor pela UERN. É professor efetivo do Departamento de Educação do Campus Avançado de Assú/UERN. Membro da Associação brasileira dos pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e do GT 15 da ANPED. Desenvolve pesquisas na área da Educação Especial na perspectiva educacional inclusiva com base em Vigotsky, atuando nos seguintes temas: Subjetividade, Criatividade e Inclusão e Atendimento educacional especializado. As atividades de ensino, pesquisa e extensão se voltam para o atendimento dos ODS 4 e 10.

IURE COUTE GURGEL

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (POSEDUC/UERN), na área de Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008). Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa Perspectiva Transdisciplinar pelo IFRN (2010). É professor Assistente III da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), lotado no Campus Avançado de Patu-CAP. É membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (Andipe) tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Processo de Ensino-Aprendizagem e Educação Especial numa perspectiva Inclusiva.

AUTORES

DALIANE DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional FAL (2013) e Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Desempenhou atividades de pesquisa pela UERN, como bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIC (2007-2008-2009). Tem experiência como docente na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos iniciais) e no Ensino Superior presencial e EAD, como também, na Supervisão Pedagógica Escolar. Pesquisa na área de Educação, investigando temáticas relacionadas a formação de professores, estágio supervisionado, formação do leitor de literatura, mediação pedagógica, literatura infantil e a relação texto-vida.

ELIANE MARIA DIAS

Doutoranda em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/CAPF. Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN/CAMEAM (2017). Especialista Atendimento Educacional Especializado e Educação Inclusiva pela Faculdade Futura/FACIBA (2022). Especialista em Braille e Libras pela Faculdade Futura/FAVENI (2018). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade do Vale do Jaguaribe – F.V.J (2005). Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (1990). Professora da Rede Estadual de Ensino (1986-2019). Professora da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (2002 até os dias atuais), lotada no Centro de Apoio ao Deficiente Visual – CADV.

FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA

Professor da Rede Municipal de Ensino de Assú/RN e Professor do Curso de Pedagogia, Campus Avançado de Assú e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Poseduc) da Faculdade de Educação (FE), ambos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

FRANCISCO CUSTÓDIO DE OLIVEIRA

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2023). Faz parte da luta em prol da inclusão de pessoas com deficiência, de forma mais intensa, na área da deficiência visual, por acreditar nas potencialidades e possibilidades destas pessoas como seres humanos que têm direitos e deveres, garantias de acesso, permanência, participação e aprendizagem. Tem interesse em aprofundar pesquisas na área dos direitos sociais.

GILCÉLIA BATISTA DE GÓIS

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN, 1994). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UERN (2000) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2013). Atualmente é professora adjunto IV da faculdade de Serviço Social da UERN, lecionando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Terceira Idade (NEPTI/UERN). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas (GEPP/UERN). Tem experiência nas áreas de: formação profissional em Serviço Social, educação, assistência estudantil, políticas públicas, questão social, Serviço Social, estudos sobre a pessoa idosa, questão agrária e questão ambiental.

GIOVANA MARIA BELÉM FALCÃO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta da UECE e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE). Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

INGRID MAINARA GOMES DO NASCIMENTO

Professora com experiência no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Atua principalmente na área de Educação Infantil. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Participação em projetos de pesquisa e extensão. Autora de artigos publicados em periódicos de renome na área, tendo também colaborado em capítulos de livros e apresentações em conferências nacionais e internacionais.

ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS

Professora associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE), atuando na supervisão de pós-doutorado, licenças de capacitação docente, orientação de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação (UNB). Doutorado e mestrado em Educação Brasileira (UFC). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (PUC/MG). Licenciada em Pedagogia (UECE). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq-1D. Tem se dedicado a estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores, iniciação à docência, inovação pedagógica e formação na Educação Básica e Educação Superior.

KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1987). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1997). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (06/2018 a 06/2019). Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Práticas Educacionais (LAPPRAE, 2016-2019). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, História, Educação e Artes (GPETHEA) cadastrado no Diretório do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED) e do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (LAURBS). Experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Política de Educação Superior e Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: Reforma do Estado e da Educação, Democratização, Educação Superior, Docência no Ensino Superior e Educação Básica, Trabalho e Educação, Formação e Trabalho Docente, Telensino, Gestão Escolar e Desenvolvimento Regional.

MARIA DA LUZ DUARTE LEITE SILVA

Doutora em Letras/Literatura – estudos da Linguagem pela UFRN. Mestra em Letras – Estudos da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Especialista em Literatura e Ensino (IFRN). Especialista em Educação (UERN) e Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-Rio). Possui graduações em Letras/Português pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008) e Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000). Tem experiência como docente no Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Lucrécia. Atuou como Coordenadora Pedagógica durante 12 anos no referido Município. Atuou também como professora de Língua Portuguesa no Ensino Médio pela rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e como professora e orientadora de estágio e monografia da UERN. Leciona disciplina na especialização da Faculdade Integrada do Brasil, tendo já atuado na Educação Superior em disciplinas relacionadas ao currículo de Pedagogia e Letras, pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú-CE, Cristo Rei, entre outras. Atuou também como tutora a distância do curso de Matemática na disciplina Ensino de Gêneros Textuais. Participa de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais na área de Letras, Linguística e Linguística Aplicada e Literatura. Professora pesquisadora da linha – Formação de professores, estágio e práxis educativa – Formace – UERN. Atualmente faz parte do quadro de professores da Faced-UFPA – Bragança-PÁ. Leciona em disciplinas relacionadas à Formação do professor, Didática, Ensino de Língua Portuguesa, Estágio, Avaliação Educacional, Inclusão. Enfim, tanto disciplina relacionada à Pedagogia e à Letras. Faz parte das ações do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiro (NEAB) e estudos das literaturas de expressões Amazônicas com foco na formação inicial de estudantes da licenciatura para uma prática educativa antirracista. É detentora do Projeto de Pesquisa intitulado: Formação de professora(o) por uma práxis em diálogo com as relações étnico-raciais.

MARIA DO SOCORRO LOPES DA SILVA

Graduada em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de Santa Catarina. Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Doutora em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Docência – EDDocência/UNILAB. Professora da Educação Básica.

MARIA EDUARDA DIÓGENES DE ARAÚJO

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui graduação em Letras-Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi professora de língua inglesa na Sociedade de Educação Aprender e Crescer (instituição privada), Iracema/CE. Foi voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), no projeto A Semiótica Social e o Letramento Multimodal no Ensino de Língua Inglesa: uma análise de conceitos e de proposições da BNCC e no projeto A Semiótica Social e a Multimodalidade do Ensino: o que diz a BNCC e o que avalia o ENEM de Língua Inglesa.

MARIA GHISLENY DE PAIVA BRASIL

Doutora em Educação pelo ProPed/Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialização em Educação e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Campus Avançado de Patu. Atuou como decente efetiva na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no período de 2007 a 2017. Atualmente é professora concursada e pesquisadora do Departamento de Linguagens e Ciências Humana da Universidade Federal Rural do Semi- Árido/UFERSA, Campus de Caraúbas. Integra os grupos de Estudo Neipe/UERJ, Formace/UERN e Formação/Ufersa. Coordenou o Pibid Institucional da Ufersa de 2019 a 2022. Foi Coordenadora do Curso de Letras Libras da Ufersa no período de 2018 a 2022. É coordenadora de área do subprojeto Português/Pibid. Coordena o Grupo de Pesquisa Formação Continuada em Colaboração (Formação), no qual pesquisa e desenvolve estudos sobre a formação inicial e continuada docente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, Didática e Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Infância, Linguagem, Ensino-Aprendizagem e Formação Docente.

MARIA MARGARITA VILLEGAS

Atua como professora colaboradora do Programa de Pos-Graduação do Ensino Posensino, em associação com o Instituto Federal de Rio Grande do Norte IFRN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa. Professora visitante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA 2019-2023. Possui Doutorado pela Universidad de Carabobo (2003). Professora de postgrado da Pontificia Universidad Católica Madre y Maestra PUCMM, en el área de ciencias sociales y humanidades do Centro de estudios Educativos Instituto Tecnológico de Santo Domingo INTEC – Universidad Católica de Santo Domingo UCST. Instituto De Formación Docente “Salomé Ureña” ISFODOSU. Tem experiência na área da Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em Ciências cognitivas, processos pedagógicos, investigación cualitativa, epistemologia da prática docente e formação docentes investigadores. Professora Titular aposentada 2013 da Universidad Pedagógica Experimental Libertador, núcleo Maracay. UPEL Maracay.

NADJA DANIELLA OLIVEIRA

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil (2014) e Bacharela em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2015). Especialista em Educação e Contemporaneidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade do Maciço de Baturité (FMB). Especialista em Atendimento Educacional Especializado (AEE), na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Faculdade Integradas de Patos (FIP). Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino UERN/Ufersa/IFRN), atuando na linha de Pesquisa 4 – Ensino: Narrativas, discursos e memórias. Atualmente, trabalha como professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Professora permanente (nível IV) na Rede Estadual de ensino no Rio Grande do Norte.

SIMONE MARIA DA ROCHA

Graduada em Pedagogia (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestrado (2012) e Doutorado (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora das Licenciaturas em Letras Inglês, Letras Libras e Letras Português da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH) – Centro Multidisciplinar de Caraúbas. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino – Posensino – UERN/ Ufersa/IFRN. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas (auto)biográficas em Educação. Pesquisadora e Colaboradora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Formação, (auto)Biografia e Representações (Grifar-UFRN-CNPq). Membro associada da Associação Brasileira de Pesquisa (auto)Biográfica (BIOgraph). Diretora do Campus da Ufersa Caraúbas (2020 – 2024). Vice-presidente da Associação Norte-Nordeste de História de Vida e Formação (ANNHIVIF – 2020-2022). Áreas de Interesse: Formação Docente; Ensino em Espaços Escolares e Não Escolares de Educação; Pesquisa (auto)biográfica; Educação e Saúde. Educação Inclusiva. Ensino.

SORAYA NUNES DOS SANTOS PEREIRA

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991). Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1993). Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professor, atuando principalmente nos seguintes temas: Escola e Psicologia, família, formação de professor e Educação Inclusiva. Na área de Psicologia, tem experiência na Psicologia da Educação pautada nas dificuldades e transtornos de aprendizagem e psicopedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Formação, Currículo e Ensino – Formace – Linha de Pesquisa Psicologia, Educação e Estudos da Infância e da Linha de Pesquisa Formação de Professores, Estágio e Práxis Educativa na UERN. Coordenadora do Projeto de Extensão e Projeto de Pesquisa de Pibic pela UERN.

THIAGO FALCÃO SOLON

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Técnico pedagógico do Núcleo de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Caucaia (CE). Membro do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (Educas/Uece).

VICTOR RAFAEL DO NASCIMENTO MENDES

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Letras pelo PPGL/UERN. Especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Faculdade do Complexo Educacional Santo André (Facesa). Graduado em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa pela UERN. Graduando em Letras, com Habilitação em Libras pela UERN, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Polo de Martins. No sistema de ensino básico do Estado do Rio Grande do Norte, é professor de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos, lotado na 11a Diretoria Regional da Educação e da Cultura (11a Direc). Professor de Linguística na UERN, Campus Avançado de Açu. Tutor Presencial do Curso de Graduação em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa, da UAB/UERN – Polo de Açu. Membro do Grupo de Estudos Funcionalistas e Análise de Textos (EFAT/UERN) e do Grupo de Pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem interesse pelos seguintes temas: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos; Terminologia Comunicativa; e Representação Discursiva em Linguagens da Cultura Popular.

WELLINGTON VIEIRA MENDES

Professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Coordenador e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras/UERN, Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN. Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com período sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/PT. É líder do grupo de pesquisa Estudos Funcionalistas e Análise de Textos (EFAT – UERN) e membro pesquisador do grupo de pesquisa Sistêmica, Ambientes e Linguagens (SAL – UFSM/RS). Atualmente, é representante da Região Nordeste na Associação Latino-americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL). Tem experiência no ensino/descrição de Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística Sistêmico-Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: texto e construção de sentidos, transitividade, (con)junção/conexão, texto acadêmico, epistemologia/metodologia.

WILLIAN ANDRADE SILVA

Graduado em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN. Também possui curso técnico pela Escola de Música Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN. Sua linha de pesquisa consiste no campo da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD Foucaultiana), com temáticas sobre racismo estrutural, discurso de ódio e mídias digitais. Foi aluno bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Além disso, fez parte como membro do projeto Papel (Projeto Acadêmico de Práticas e Eventos de Letramento), no qual trabalhava com temáticas que envolviam a prática e a compreensão sobre a escrita dos gêneros acadêmicos. Atualmente, é mestrando em letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) pelo PPGL. Sua pesquisa, ainda em andamento, situa-se na linha de pesquisa do Discurso, memória e identidade.