Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6456-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-6457-1
DOI: 10.24824/978652516456.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- PREFÁCIO - 9
- CAPÍTULO 1 O ENSINO HÍBRIDO E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma experiência possível - 13
- CAPÍTULO 2 DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL - 25
- CAPÍTULO 3 O GÊNERO TEXTUAL DIGITAL MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 37
- CAPÍTULO 4 A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE VÍDEOS ESTUDANTIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 49
- CAPÍTULO 5 TECNOLOGIA EDUCACIONAL ALIADA ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE PROFICIÊNCIA LEITORA NO ENSINO MÉDIO - 61
- CAPÍTULO 6 REALIDADE VIRTUAL EM SALA DE AULA: contribuições das experiências imersivas no processo de ensino e aprendizagem - 75
- CAPÍTULO 7 O SUJEITO IDOSO: experiências vivenciadas na era digital e seus efeitos na vida diária - 87
- CAPÍTULO 8 O PAPEL DA TUTORIA PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - 97
- CAPÍTULO 9 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NA VISÃO DOS EGRESSOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL - 109
- POSFÁCIO O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: desafios e perspectivas - 123
- ÍNDICE REMISSIVO - 129
- SOBRE OS AUTORES - 131
ALEXANDRE SIQUEIRA GUIMARÃES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Professor da Educação Básica da prefeitura municipal de São Joaquim de Bicas, Minas Gerais (MG).
ANDRÉIA DE ASSIS FERREIRA
Pós-doutora em Educação pela UFSCar (2022) e pela UFMG, (2011). Possui Doutorado em Educação (UFMG/FAE), mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG (2004), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Cepemg (2002) e especialização em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG (2002). Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001). Professora do Centro Pedagógico da UFMG.
ANDRÉIA TEIXEIRA
Doutora em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS) e mestre em Educação pelo Promestre da FaE/UFMG. É especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos e graduada em Letras – Português/Espanhol Integra o corpo docente de Apoio à Educação Especial da Prefeitura Municipal de Nova Lima, Minas Gerais.
ERNANE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Mestre em Educação e Docência pelo Promestre da FaE/UFMG. Técnico em Audiovisual do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG).
FLÁVIO MARTINS DA SILVA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Faculdade de Letras da UFMG (FALE/UFMG). Licenciado em Língua Inglesa pela Faculdade de Letras da UFMG (FALE/UFMG). Professor de Língua Inglesa da Rede Municipal de Contagem. Assessor em Inovação e Educação Tecnológica na Secretaria Municipal de Educação de Contagem.
GLÁUCIA MARIA DOS SANTOS JORGE
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É professora Associada na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - lotada Centro de Educação Aberta e a Distância, Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE). Participa como professora colaboradora no Promestre (Mestrado Profissional) da Faculdade de Educação da UFMG. Desenvolve atividades de docência, pesquisas e estudos nas áreas de letramentos, linguagens e tecnologias, educação a distância, redes sociais e mediação tecnológica. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens: HORIZONTE.
LORENA ANDRADE COSTA
Doutoranda em Educação pela FAE/UFMG e Mestre em Educação e Docência (PROMESTRE/UFMG). Professora de Geografia da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (PBH).
LÚCIA URBANO DE CARVALHO GUEDES
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Graduada em Redes de Computadores (UNA/BH), Pós-graduada em Engenharia de Sistemas (ESAB), Extensão em docência em educação à distância (ESAB), Licenciatura Pedagógica em Letras – Português (UNIBF). Experiência na área de docência em Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atualmente é técnica administrativa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
MAYARA EWELLYN SÁ MAXIMINO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Professora efetiva de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).
SUZANA DOS SANTOS GOMES
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) e do Grupo de Pesquisa-ação sobre Universidade – Universitátis/FaE/UFMG. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG). Atuou como Diretora de Educação a Distância da CAPES.
THIAGO BELCHIOR PINTO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Técnico em Tecnologias da Informação do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG).
PATRÍCIA RABELO GOULART
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Professora Efetiva do Ensino Básico na Rede Municipal de Contagem/MG, integra a equipe de Inovação e Tecnologias Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Contagem.