Capa do livro: Educação e tecnologias em tempos digitais

Educação e tecnologias em tempos digitais

Autores: Suzana dos Santos Gomes - Andréia de Assis Ferreira - Gláucia Maria dos Santos Jorge (Orgs.)

Esta obra é fruto de pesquisas realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação de Universidade Federal de Minas Gerais (PROMESTRE - FAE/UFMG), linha de pesquisa "Educação Tecnológica e Sociedade”. Ela apresenta estudos sobre as transformações na educação e na sociedade brasileira provocadas pela incorporação de tecnologias digitais, abrangendo desde o ensino híbrido e remoto até o uso de memes e realidade virtual em sala de aula. Os artigos discutem experiências práticas e suas repercussões pedagógicas em diversos contextos educacionais e sociais, destacando contradições, desafios e transformações relacionadas ao uso dessas tecnologias. Também examinam o impacto dessas inovações em grupos específicos, como idosos, e a democratização do acesso ao ensino superior através da educação a distância. A obra enfatiza a importância de uma análise crítica dos efeitos das tecnologias digitais na educação, destacando os desafios e as perspectivas futuras. Convidamos os leitores a explorar essas páginas para uma compreensão aprofundada das complexas interações entre tecnologia, educação e sociedade.

Impresso
de R$ 46,54 por
R$ 35,80
Digital
de R$ 46,54 por
R$ 32,58

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6456-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-6457-1
DOI: 10.24824/978652516456.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • CAPÍTULO 1 O ENSINO HÍBRIDO E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma experiência possível - 13
  • CAPÍTULO 2 DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL - 25
  • CAPÍTULO 3 O GÊNERO TEXTUAL DIGITAL MEME NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 37
  • CAPÍTULO 4 A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE VÍDEOS ESTUDANTIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 49
  • CAPÍTULO 5 TECNOLOGIA EDUCACIONAL ALIADA ÀS AVALIAÇÕES EXTERNAS DE PROFICIÊNCIA LEITORA NO ENSINO MÉDIO - 61
  • CAPÍTULO 6 REALIDADE VIRTUAL EM SALA DE AULA: contribuições das experiências imersivas no processo de ensino e aprendizagem - 75
  • CAPÍTULO 7 O SUJEITO IDOSO: experiências vivenciadas na era digital e seus efeitos na vida diária - 87
  • CAPÍTULO 8 O PAPEL DA TUTORIA PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - 97
  • CAPÍTULO 9 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR NA VISÃO DOS EGRESSOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL - 109
  • POSFÁCIO O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: desafios e perspectivas - 123
  • ÍNDICE REMISSIVO - 129
  • SOBRE OS AUTORES - 131
ALEXANDRE SIQUEIRA GUIMARÃES

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Professor da Educação Básica da prefeitura municipal de São Joaquim de Bicas, Minas Gerais (MG).


ANDRÉIA DE ASSIS FERREIRA

Pós-doutora em Educação pela UFSCar (2022) e pela UFMG, (2011). Possui Doutorado em Educação (UFMG/FAE), mestrado em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG (2004), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Cepemg (2002) e especialização em Educação Tecnológica pelo CEFET/MG (2002). Licenciatura em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001). Professora do Centro Pedagógico da UFMG.

ANDRÉIA TEIXEIRA

Doutora em Letras (Linguística e Língua Portuguesa) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS) e mestre em Educação pelo Promestre da FaE/UFMG. É especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos e graduada em Letras – Português/Espanhol  Integra o corpo docente de Apoio à Educação Especial da  Prefeitura Municipal de Nova Lima, Minas Gerais.

ERNANE HENRIQUE DE OLIVEIRA

Mestre em Educação e Docência pelo Promestre da FaE/UFMG. Técnico em Audiovisual do Centro de Apoio à Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG).

FLÁVIO MARTINS DA SILVA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela Faculdade de Letras da UFMG (FALE/UFMG). Licenciado em Língua Inglesa pela Faculdade de Letras da UFMG (FALE/UFMG). Professor de Língua Inglesa da Rede Municipal de Contagem. Assessor em Inovação e Educação Tecnológica na Secretaria Municipal de Educação de Contagem.

GLÁUCIA MARIA DOS SANTOS JORGE

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutora e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Pós-doutora em Educação  pela  Universidade Federal de São Carlos. É professora Associada na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - lotada Centro de Educação Aberta e a Distância, Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE). Participa como professora colaboradora no Promestre (Mestrado Profissional) da Faculdade de Educação da UFMG. Desenvolve atividades de docência, pesquisas e estudos nas áreas de letramentos, linguagens e tecnologias, educação a distância, redes sociais e mediação tecnológica. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens: HORIZONTE.

LORENA ANDRADE COSTA

Doutoranda em Educação pela FAE/UFMG e Mestre em Educação e Docência (PROMESTRE/UFMG). Professora de Geografia da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (PBH).

LÚCIA URBANO DE CARVALHO GUEDES

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Graduada em Redes de Computadores (UNA/BH), Pós-graduada em Engenharia de Sistemas (ESAB), Extensão em docência em educação à distância (ESAB), Licenciatura Pedagógica em Letras – Português (UNIBF). Experiência na área de docência em Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atualmente é técnica administrativa na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

MAYARA EWELLYN SÁ MAXIMINO

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Professora efetiva de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA).

SUZANA DOS SANTOS GOMES

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) e do Grupo de Pesquisa-ação sobre Universidade – Universitátis/FaE/UFMG. Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG). Atuou como Diretora de Educação a Distância da CAPES.

THIAGO BELCHIOR PINTO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Técnico em Tecnologias da Informação do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Minas Gerais (CAED/UFMG).

PATRÍCIA RABELO GOULART

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência (Promestre) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Professora Efetiva do Ensino Básico na Rede Municipal de Contagem/MG, integra a equipe de Inovação e Tecnologias Educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Contagem.