Capa do livro: A pessoa com deficiência visual na educação a distância: <BR>História e proposições pedagógicas de acessibilidade à luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência

A pessoa com deficiência visual na educação a distância:
História e proposições pedagógicas de acessibilidade à luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Autores: Luiz Claudio Gonçalves Junior

Compreender a atual situação da pessoa com deficiência visual na educação a distância requer aprender quem eram e quais as condições dessas pessoas nas sociedades primitivas, passando por Grécia, Roma, Egito até chegar no período bíblico, ocasião em que se têm um novo olhar sobre essas pessoas a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo, da Igreja Católica e das diversas irmandades religiosas que irão surgir ao longo da Idade Média. Esforços para acolhimento e iniciativas educacionais não faltaram, mesmo diante de todas as dificuldades encontradas em cada período. Também requer aprender que a educação a distância não é novidade, uma vez que as epístolas do apóstolo Paulo constituem correspondências para transmitir os ensinamentos de Jesus para diversos povos. No Brasil, além do ensino por correspondência, foi de grande relevância a criação do Imperial Instituto dos Meninos Cegos (1854) e do Imperial Instituto de Surdos-Mudos (1857), dando início à educação especial no país. Atualmente, com o avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação, é possível afirmar que existem proposições pedagógicas para a pessoa com deficiência visual, mesmo na modalidade a distância.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6556-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-6557-8
DOI: 10.24824/978652516556.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • INTRODUÇÃO - 17
  • CAPÍTULO 1 SÍNTESE HISTÓRICA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL - 21
  • CAPÍTULO 2 A PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB NOVA PERSPECTIVA - 59
  • CAPÍTULO 3 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - 103
  • CAPÍTULO 4 NOÇÕES INTRODUTÓRIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - 133
  • CAPÍTULO 5 LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E SUA INCIDÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - 167
  • CAPÍTULO 6 ACESSIBILIDADE E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PESSOA COM DEFICIENTE VISUAL - 193
  • CONCLUSÃO - 223
  • POSFÁCIO - 229
  • REFERÊNCIAS - 231
  • RELAÇÃO DE ENTIDADES, INSTITUIÇÕES E ASSEMELHADOS DO BRASIL INCLUSIVO NA INTERNET - 251
  • ÍNDICE REMISSIVO - 255
LUIZ CLAUDIO GONÇALVES JUNIOR

Doutor em Educação pela UNIMEP. Mestre em Direito pelo UNISAL. Licenciado em História pela UNIRIO. Pós-graduado em Educação e Tecnologia pela UFSCar. Pós-graduado em Docência do Ensino Digital em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Professor e pesquisador do Centro Universitário de Volta Redonda UniFOA. Membro da Comissão de Educação e de Direito e Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB.