Capa do livro: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA

Autores: Yoshie Ussami Ferrari Leite - Silvio César Nunes Militão - Vanda Moreira Machado Lima

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Sinopse

 

Este livro congrega contribuições de professores e pesquisadores de distintas instituições que, direta ou indiretamente, estão unidos pela nobre causa da defesa de uma escola pública de qualidade para todos. Com o objetivo precípuo de contribuir para o desvelamento das políticas públicas educacionais contemporâneas e os seus desdobramentos no cotidiano escolar, bem como aprofundar o debate acerca da atualíssima, complexa e provocante temática da qualidade da escola pública, o livro se divide em três eixos, interdependentes e complementares. O primeiro eixo, com quatro capítulos, aborda desde a história das políticas educacionais brasileiras até chegar às questões prementes do direito à educação, do financiamento, do II PNE, CONAE I e II e o protagonismo da sociedade civil organizada na definição dos rumos da educação nacional. O segundo reúne três capítulos, que analisam as condições de ingresso ao magistério dos professores iniciantes, uma proposta de política de formação contínua subsidiada por um diagnóstico de estudo de análise de necessidades formativas e as políticas de desenvolvimento profissional dos docentes do Amazonas. O último eixo, composto de dois capítulos, trata da investigação de dois contextos escolares específicos, com foco na percepção de diretores sobre sua função profissional e numa experiência inovadora no trato da violência e da indisciplina escolar. Trata-se, assim, de relevante instrumento para a formação dos profissionais da educação e de rico suporte para pesquisadores e docentes interessados em debater temas centrais e candentes da educação brasileira.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-715-8
DOI: 10.24824/978858042715.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E QUALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

YOSHIE USSAMI FERRARI LEITE

Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais e escola pública. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/ Presidente Prudente, SP (GPFOPE/FCT-UNESP); coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, no período de 2004 a 2007 e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (GEPEFE/FEUSP). Autora de diversos capítulos de livros e artigos em periódicos especializados, além dos livros “Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática”, publicado em 2008 pela Editora Líber Livro, Brasília e “O lugar das práticas pedagógicas na formação inicial de professores”, da Cultura Acadêmica, São Paulo, 2011.

 

SILVIO CESAR NUNES MILITÃO

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: neoliberalismo, organismos internacionais, descentralização, municipalização do ensino, financiamento da educação (fundef/fundeb) e educação municipal. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/ Presidente Prudente, SP (GPFOPE/FCT-UNESP).


VANDA MOREIRA MACHADO LIMA

Doutora pela USP/São Paulo (2007); Mestre em Educação pela UNESP/ Marília-SP (2003) e graduada em Pedagogia pela UNESP/ Presidente Prudente-SP (1998). Membro de dois grupos de pesquisa: Grupo de Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/ Presidente Prudente, SP (GPFOPE/FCT-UNESP), desde 2007 e Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação de Educadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (GEPEFE/FEUSP), desde 2004. Atualmente é Professora Assistente Doutor na Universidade Estadual Paulista (UNESP),Campus de Presidente Prudente, SP. Pesquisas relacionadas à escola pública, formação inicial e contínua de professores e gestão educacional.

 

ANDREIA NUNES MILITÃO

Possui graduação em História - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001); graduação em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos (2011). Atualmente cursa o doutorado em educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente.  Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão escolar, desenvolvimento profissional e qualidade do ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/ Presidente Prudente, SP (GPFOPE/FCT-UNESP).

 

ARLINDO CAVALCANTI DE QUEIROZ

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor aposentado de Sociologia da Educação e Coordenador da Comissão Especial de Monitoramento e Sistematização do Fórum Nacional de Educação.

 

CLÓVIS DA SILVA SANTANA

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Atualmente é Delegado de Polícia Assistente na Corregedoria Geral da Polícia Civil - 8ª Corregedoria Auxiliar de Presidente Prudente. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/ Presidente Prudente, SP (GPFOPE/FCT-UNESP).

 

CRISTIANO AMARAL GARBOGGINI DI GIORGI

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, história da educação, reformas educacionais, formação de professores e educação de adultos. Autor de diversos capítulos de livros e artigos em periódicos especializados, além dos livros “Escola Nova”, Editora Ática e “Uma outra escola é possível”, Editora Mercado das Letras. Vice Líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores, políticas públicas e espaço escolar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/ Presidente Prudente, SP (GPFOPE/FCT-UNESP).

 

ELISANGELA SILVA DE OLIVEIRA

Doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências - REAMEC do Polo UEA. Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia e Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências na Amazônia. Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas - UEA e da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino-SEDUC. Tem experiência em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Teoria e Prática do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar, Epistemologia, Escola Currículo e Cultura, Planejamento e Avaliação do Ensino, Didática, Estágio/Docência e Ensino de Ciências.

 

EVANDRO GHEDIN

Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), graduação em Bacharelado em Filosofia pelo Centro de Estudos de Comportamento Humano (1992), especialização em Antropologia na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (1997), especialização em Filosofia e Existência pela Universidade Católica de Brasília (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2010), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Estadual Mário de Andrade (1984), ensino-medio-segundo-grau pelo Projeto Logos II (1991) e aperfeiçoamento em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina (1994). Atualmente é Membro de corpo editorial da Ciências & Cognição, Membro de corpo editorial do Educação e Pesquisa (USP), Membro de corpo editorial da Em Aberto, Membro de corpo editorial da Cadernos de Educação (UFPel), Professor Pesquisador da UEA/UFMT/UFPA, Professor Doutor da Universidade Estadual de Roraima e Professor Pesquisador da REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Filosofia, Epistemologia, Filosofia no Ensino Médio, Filosofia da Educação, Metodologia do Ensino de Filosofia e Didática do Ensino de Filosofia.

 

FÁBIO PERBONI

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, 1996) e Graduação em Pedagogia (UFSCar/UNILAGO, 2011). Mestrado em História (UNESP, 1999). Atualmente é professor - Secretaria de Educação de São Paulo (SEE) e desenvolve pesquisa em nível de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT-UNESP - Presidente Prudente com pesquisa na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas Educacionais. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Espaço Escolar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP/ Presidente Prudente, SP (GPFOPE/FCT-UNESP). 

 

GRAZIELA ZAMBÃO ABDIAN

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000; 2004) e pós-doutorado, pelo Programa PDJ do CNPq, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, sob supervisão da Profª. Drª Flávia Obino Correa Werle. Professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Marília/SP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: administração da educação, política educacional, administração escolar, formação e função do administrador escolar.


JOSÉ LUÍS SANFELICE

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Filosofia (1971), mestrado em Filosofia da Educação (1978) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Livre docência em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). É Professor Titular em História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (aposentado, Professor Colaborador). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, filosofia da educação e políticas educacionais.

 

MARIA ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP Marília (Bolsa CAPES do Observatório da Educação, Edital n. 038/2010, intitulado Projeto Indicadores de Qualidade e Gestão Democrática PIQGD). Graduada em Pedagogia e mestre em Educação (Bolsa FAPESP - setembro de 2010 a março de 2011 - e Bolsa CAPES - abril de 2009 a agosto de 2010), pela Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - Campus de Marília. Possui habilitação em Administração Escolar para a Educação Básica (2006) e Supervisão Escolar para a Educação Básica (2008). É integrante do Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação - CEPAE. Atua como Professor Associado I na FATEC - PROF WILSON R. R. CAMARGO, no Programa Especial de Formação Pedagógica (Agosto a Dezembro de 2012) e no Grupo Educacional UNIESP (União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo).

 

NAIARA MENDONÇA LEONE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (2008) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), campus de Presidente Prudente - SP. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: necessidades formativas; formação contínua de professores e professores iniciantes. Atualmente, é professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Presbiteriano de Presidente Prudente - SP.

 

ROMUALDO LUIZ PORTELA DE OLIVEIRA

Possui graduação em Matemática-Licenciatura (1982), mestrado em Educação (1990), doutorado em Educação (1995) e Livre Docência, em 2006, todos realizados na Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Cornell (1996-7), em 2004-5 foi consultor do Laboratório Latino Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), Orealc-Unesco, Santiado do Chile e entre dez. 2012-fev. 2013, foi pesquisador visitante junto à Universidade de Maryland (programa de Educação Internacional e Comparada). Atualmente é professor Titular no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. Foi coordenador do Curso de Pedagogia da FEUSP (1999-2001), coordenador do GT Estado e Política Educacional da Anped (1993-1996) e coordenador do programa de pós-graduação em educação da mesma instituição (2007-2010) e atualmente é pesquisador 1D do CNPq. Desde 2012 é membro da coordenação de Ciências Humanas 3 (Educação e Psicologia) da FAPESP.

 THERESA MARIA DE FREITAS ADRIÃO

Possui graduação em pedagogia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente doutora da Faculdade de Educação da UNICAMP. Desenvolveu dois estágios pós-doutorais: Orealc - UNESCO (2004-05) e University of Maryland (2012-13) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, desenvolvendo pesquisas sobre aspectos relacionados à interface entre o financiamento e a gestão da educação básica e relações entre o público e o privado no campo educacional. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE)/Unicamp.

 

TIAGO BITTENCOURT DE SOUZA

Possui graduação em Pedagogia - Habilitação Ed. infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Habilitação em Administração Escolar (2008). Habilitação em Supervisão Escolar (2009). Faz pesquisas no campo da Administração Escolar junto ao grupo de pesquisas CEPAE e cursa Mestrado em Educação na Universidade Estadual Paulista - Marília, na Linha de Políticas Públicas e Administração da Educação Brasileira.