Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6169-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6170-9
DOI: 10.24824/978652516169.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO ABRAM ALAS! A FILOSOFIA PEDE PASSAGEM - 9
- A FILOSOFIA AFRICANA EM SALA DE AULA - 13
- ESTADUALIZAÇÃO DAS ESCOLAS POTIGUARA-PB E O ENSINO DE FILOSOFIA – ENTRANÇAMENTOS DE DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA - 29
- ÁLVARO VIEIRA PINTO E A FILOSOFIA NO BRASIL - 47
- EDUCAÇÃO EM DEWEY E GRAMSCI - 61
- ÉTICA DA ALTERIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO: pedagogia da presença em tempo integral - 75
- A FORMAÇÃO DOCENTE EM FILOSOFIA NO PENSAMENTO DE BELL HOOKS - 89
- O PIONEIRISMO FEMINISTA NA FILOSOFIA MEDIEVAL EM CHRISTINE DE PIZAN - 103
- SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA ÉTICA NA POÉTICA DE ARISTÓTELES - 119
- ÍNDICE REMISSIVO - 129
- SOBRE OS ORGANIZADORES - 131
- SOBRE OS AUTORES - 133
ORGANIZADORES
BALTAZAR MACAÍBA DE SOUSA
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestre em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 1997 a 2010. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais (DCS) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia politica, filosofia política, sociologia da religião, movimentos sociais, campesinato, sindicalismo e sociologia da educação.
GABRIELA DA NÓBREGA CARREIRO
Doutora e mestra em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Licenciatura em Filosofia pela UFPB e Bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. Integra o Grupo de Pesquisa Ágora (Grupo de pesquisa em filosofia e psicologia da educação) cadastrado no CNPq. Desde do início da graduação buscou atuar nas demais esferas acadêmicas propostas pela Instituição, como Extensão e Pesquisa, sempre vinculada à discussões e estudos da área da Educação, da Filosofia da Educação e do Ensino de Filosofia. Desenvolve trabalhos na seara da Filosofia da Educação, do Ensino de Filosofia e seu currículo, pesquisando práticas pedagógicas-filosóficas, formação docente e metodologias de ensino e aprendizagem na Filosofia. Possui publicações na área de Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia e prêmios na área da pesquisa em Educação, da Formação de Professores e em estudos de campo na Educação Básica.
GLEIDIMAR ALVES DE OLIVEIRA
Doutora em Filosofia pela UFPB-UFPE-UFRN (2018), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2007). Professora substituta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) 2011-2013. Professora prestadora de serviço da Faculdade Santa Emília de Rodat (FASER) 2012-2013. Tem experiência na área de Filosofia atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, educação, metodologia, sociologia e teoria do conhecimento.
VERA LÚCIA PINTO
Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2015), Especialista em Filosofia pela Universidade de Brasília (2005), Licenciada e Bacharela em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e professora de Filosofia da rede estadual de ensino do Estado da Paraíba.
AUTORES
ANA PAULA BUZZETO BONNEAU
Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017) com estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle, Paris III (2014/2015), no qual foi bolsista do Programa PDSE/CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo. Tem interesse nos seguintes temas: Cinema na escola; audiovisual; violência e intolerância na escola; representação; percepção; sensibilidade, identidade e formação docente.
CRISTIANO BONNEAU
Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação, especialização, mestrado e doutorado em Filosofia, com Doutorado Sanduíche pela Universidade Paris I- Panthéon Sorbonne. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria do Conhecimento, Ética e Metafísica. Na área da Filosofia Moderna, estuda o pensamento de Leibniz e também as filosofias de Descartes, Malebranche, Espinosa, Bayle, Arnauld e Locke. Atua como pesquisador do grupo de pesquisa “Sobre Leibniz e o leibnizianismo” da UFPB, no Centro de Ciências Aplicadas e Educação. Trabalha também com temas em torno da Filosofia, Educação e Ensino, assim como Pós-Modernidade e História da Filosofia e da Ciência. Membro da Société dÉtudes Leibniziennes de Langue Française, da RED Iberoamericana Leibniz.Associação de Professores e Estudiosos de Filosofia da Paraíba e membro do GT Leibniz da ANPOF. Atua como professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba, orientando na linha de Ética e Filosofia Política. Atualmente é coordenador do Programa.
DANIEL EDUARDO SILVA
Mestre em LETRAS (2016) pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Possui graduação em LETRAS com licenciatura plena em LÍNGUA FRANCESA (2016) e possui graduação em FILOSOFIA (Bacharel e Licenciado 2006) pela mesma Universidade. Mestrado interrompido em Filosofia. Especialista em Naturologia (2021) – Terapias Naturais e Holísticas pela faculdade Estratego, em João Pessoa – Pb. Terapeuta holísitco pela Faculdade Estratego. Radialista Profissional DRT 1159/00. Atualmente é professor efetivo de Filosofia na Escola Cidadã Integral no Governo Estadual da Paraíba. Atuou também como tutor de Educação a Distância na Universidade Federal da Paraíba no Curso de Letras com a disciplina Fundamentos Antropo-Filosóficos da Educação no período de 2008 a 2012. Tem experiência na Educação de Jovens e Adultos – EJA no período de 2013 a 2017 no ensino médio.Tem experiência no Ensino Superior na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação e ministrou as disciplinas Introdução à Filosofia, Antropologia Filosófica I e II, Estética, Metodologia do Trabalho Científico, Filosofia das Ciências, História da Filosofia e no ensino médio, com ênfase em Filosofia, Sociologia e Língua Francesa. Foi professor de Filosofia na Faculdade FABEX no curso de Serviço Social e Administração. Professor Supervisor de Língua Francesa no Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) da UFPB no ano de 2023-2024.
JODELICE DO SOCORRO ALBINO DA SILVA
Mestrando em Filosofia (UFCG), Graduação Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2000), Bacharel em Filosofia pela UFPB (2000), Especialização em História e Geografia do Brasil (2003), atualmente é professora do Governo do Estado da Paraíba. Tem experiência na área de Filosofia.
JOSÉ FLÁVIO DA SILVA
Professor aposentado do Departamento de Filosofia da UFPB, escritor e pesquisador.
MARIA DAS GRAÇAS DE ALMEIDA BAPTISTA
Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) e Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB) na Linha de Pesquisa Processos de Ensino-Aprendizagem e do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação (UFPB) na área de Psicologia da Educação. Orientadora de Projetos PIBIC e PROLICEN acerca do tema a relação teoria e prática. Desenvolve pesquisas sobre Formação de professores, Teorias da Educação e Práxis educacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação – ÁGORA.
ROSEMARY MARINHO DA SILVA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, na linha dos Estudos Culturais em Educação (2019). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Especialista em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2008-2009). Graduada em Filosofia, pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e em Teologia, pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba (1996). Professora Adjunta de Filosofia da Universidade Federal da Paraíba no Campus IV – Mamanguape/Rio Tinto (2011). Atuou na Universidade Estadual da Paraíba como professora substituta (2011); como professora do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho no município de Santa Rita/PB, lecionando a disciplina de Filosofia no Ensino Médio (2009 – 2011). Cofundadora da ONG ASTEIAS ? Associação de Trabalho em Educação, Intervenção e Ações Solidárias com Adolescentes e Jovens (2005-2010), que trabalhava com políticas públicas de/com/para adolescentes e jovens, tendo como um dos enfoques a questão de gênero. Cofundadora do Grupo de Mulheres Teólogas Feministas Chimalmans nos anos de 1996 a 2004. Professora coordenadora dos projetos de pesquisa ?Saberes Potiguara-PB e Ensino de Filosofia ? diálogos interculturais a partir do fazer filosófico/pedagógico com professoras/es indígenas de filosofia no Ensino Médio? e extensão ?Capacitação continuada com professoras/es Potiguara-PB de filosofia ? ensino de filosofia intercultural nas escolas indígenas de Ensino Médio? (2021). Pesquisadora da área do Ensino de Filosofia com foco em Currículo, Gênero, Juventude e saberes/conhecimentos tradicionais Indígenas (2015).
ROSICLEIDE DE ARAÚJO ANDRADE
Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), em andamento, pela UFCG. Especialista na Área de Fundamentos da Educação pela UEPB (2014) e Informática e Comunicação na Educação pela UCAM (2014). Possui Graduação e Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em PEDAGOGIA (2016) e FILOSOFIA (2009). Atualmente, é Professora Bolsista da Universidade Federal da Paraíba e Professora de Filosofia da rede Estadual de Ensino da Paraíba. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Educação e Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética e Politica, Filosofia da educação, Direitos Humanos e hermenêutica.
SÔNIA MARIA DE LIRA FERREIRA
Possui graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn) pela Universidade Federal da Paraíba (2006); Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Atualmente, é professora do ensino superior da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, ensino, fenomenologia, liberdade, educação, ética e metodologia filosófica.
TÂNIA RODRIGUES PALHANO
Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2008), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2002), graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1985). Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2015). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de processos de ensino e aprendizagem e do Departamento de Fundamentação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Com experiência no ensino na área de Filosofia da Educação e Fundamentos Antropo-Filosóficos da Educação para os cursos de formação de professores. Líder do grupo ÁGORA de estudos e pesquisa em filosofia e psicologia da educação, e atua em pesquisa, principalmente com temas em ética e educação, ensino de filosofia na Educação Básica, pragmatismo e educação e experiência educativa.