Capa do livro: Estratégias de pesquisa em classes de EJA

Estratégias de pesquisa em classes de EJA

Autores: Luci Claudia Alves de Oliveira - Rosemary Rufina dos Santos Perin - Jocenildes Zacarias Santos (Orgs.)

Este livro apresenta pesquisas e intenções de pesquisas para quem deseja ingressar na discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Brasil,tendo como  personagem principal o(a) estudante da EJA, uma tentativa, parafraseando Bosi (2003) daqueles que compõem a camada da população excluída da escola, tomarem a palavra. Portanto, por esses sujeitos é imprescindível o avanço das pesquisas e fortalecimento das políticas públicas em prol da expansão de vagas, em especial, pela insuficiência de ofertas e por ter  ocorrido o corte nos investimentos da educação, colocando a EJA no patamar das excluídas nas políticas públicas da educação no contingenciamento de recursos para a educação. Desse modo, não tem sido vista como prioridade, provocando o fechamento em massa de turmas da EJA em âmbito nacional, estagnação da formação de educadores, falta de material e de espaço, evidenciando que essas políticas voltadas para esse nível de educação foram estranguladas. Então, diante desses desafios, se faz necessário apontar possibilidades de enfrentamentos, iniciando com algumas indagações: como implementar a inclusão digital, por meio da práticas do uso das TIC na EJA? Será a Canção numa perpectiva de Ciberespaço uma oportunidadae para a aprendizagem em EJA? Podemos pensar em Noumso APPs móveis como recursos viáveis a aprendizagem na EJA? O levantamento histórico e social das políticas educacionais, que ressaltem as práticas docentes e os direitos humanos, seria um meio viável para identificamos os erros e acertos da educação, em especial, no campo de incentivo a leitura, como fundamento para melhoria da EJA? Cabe questionar também: é possível pensar em políticas públicas de inclusão na EJA, na atualidade, que considere e priorize os anseios sociais  que assista aos Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aos estudantes Quilombolas? Trata-se de exercitar a dúvida geradora de questionamentos fundamentais que pode ampliar as possibilidades de discussões ainda urgentes no campo da EJA, para tanto, convido  à leitura deste livro, aqueles/as que encontram “uma coisa que era inédita, ainda não claramente conhecida e vivida, mas quando se torna um ‘percebido destacado’ pelos que pensam utopicamente, o problema não é mais um sonho, ele pode se tornar realidade (Freire, 2014, p. 225) e assim seguem movidos pelos verbos: esperançar, lutar  e transformar! 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6058-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6059-7
DOI: 10.24824/978652516058.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • BREVE REVISÃO HISTÓRICO SOCIAL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE INCENTIVO A LEITURA NO BRASIL - 11
  • EJA: reflexões e trocas de saberes sobre as leis - 35
  • CANÇÃO E CIBERESPAÇO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: melhorando as Oportunidades de Aprendizagem - 45
  • MODELO DE COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE APLICATIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 53
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DAS TIC EM CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA - 65
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EJA - 81
  • MUDANDO O RUMO DA EDUCAÇÃO: políticas de atenção e serviço social na inclusão de estudantes com TEA - 87
  • TECNOLOGIAS E IDENTIDADE QUILOMBOLA CAMINHOS CRUZADOS NA EJA: limites e possibilidades – resultados - 99
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, EJA E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DIGITAL - 113
  • ÍNDICE REMISSIVO - 129
  • SOBRE AUTORES - 131
ANA CRISTINA LEMOS

Assistente social e docente, graduada pela UCSAL- Universidade Católica do Salvador no curso de Bacharel Serviço Social, especialista em Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais (UnB- Universidade de Brasília); especialista em Metodologia do Ensino Superior (Faculdade Olga Mettig) e especialista Educação à Distância (Faculdade Visconde de Cairu).

ANA LÍGIA COSTA

Assessora jurídica e fotógrafa, graduada pela UCSAL- Universidade Cató-lica do Salvador no curso Bacharel de Direito. Conhecimento em línguas estrangeiras: Inglês, Francês e Espanhol.

EDNELZA RIBEIRO BADARÓ

Mestre em Educação de Jovens e Adultos -MPEJA/UNEB. Grupo de Pes-quisa GELITIC. Especialista em Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação/UNEB. Graduada em Licenciatura em Pedagogia/UNEB.

HILDA PIEDADE MELLO

Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UNEB). Assistente Social, Docente de nível superior, Especialista em EAD ( FAVIC), Educação In-fantil (UNEB) e Administração e Planejamento em Projetos Sociais (VEIGA DE ALMEIDA). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Infância, Linguagem/EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação (GELITIC).

JACILENE SANTIAGO DO NASCIMENTO TRINDADE DOS SANTOS

É Assistente Social com mestrado em Enfermagem e Saúde pela UFBA, detendo especializações em Saúde Pública e Cuidados Paliativos. Atual-mente está completando especialização em coordenação pedagógica es-colar, com foco em inclusão escolar. Sua pesquisa acadêmica concen-tra-se Políticas de Atenção na Inclusão Escolar de Estudantes com TEA: O Papel do Serviço Social da educação infantil a universidade.
Na UFBA, desempenha um papel ativo como Assistente Social, envol-vendo-se em atividades técnico-científicas relacionadas à promoção da saúde, prevenção, controle e reabilitação de agravos em grupos humanos. Além disso, ela mantém um vínculo com o Conselho de Direitos Huma-nos Polo Lapinha, onde realiza atividades voluntárias como assistente social. Sua experiência profissional inclui trabalhos em instituições renomadas, como as Obras Sociais Irmã Dulce e o Hospital Maternidade Maria Mãe do Salvador, onde ocupou cargos como assistente social e coordenadora de grupos de convivência da terceira idade.
Atualmente, está vinculada ao grupo multiprofissional do SMURB da UFBA, onde contribui para a abordagem à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, focando na identificação das individualidades para uma assistência mais personalizada e sensível.
Sua trajetória acadêmica e profissional reflete um compromisso contínuo com a pesquisa, o cuidado humanizado e o aprimoramento constante da prática assistencial, tornando-a uma voz ativa e influente no campo da saúde e assistência social.

JANDIRA PELUSO MENÊZES

Mestre em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA/UNEB. Grupo de Pesquisa GELITIC. Especialista em Gestão de Cidades e Planejamen-to/FINOM. Graduada em Licenciatura em Geografia/UCSAL.

JOCENILDES ZACARIAS SANTOS

Pós-Doutorado em Educação e Contemporaneidade. Doutorado em Edu-cação e Contemporaneidade. Mestrado em Educação e Contemporanei-dade. Pedagoga. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação. Líder do Grupo de Pesquisa GELITIC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagens, Infâncias, EJA e Tecnologias da Informação e Comunicação). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GEPE (Gestão, Políticas Públicas e Tecnologias). Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação e Jovens e Adultos (MPEJA/ UNEB). Parecerista ad hoc da EDUFBa (UFBA). Parecerista ad hoc da Revista Interfaces da Educação (UEMS). Parecerista ad hoc da PROEX (UNEB).

JOSÉ FERNANDO FRAGA DE AZEVEDO

Concluiu o(a) Título de Agregado em n/a em 2012 pelo(a) Universidade do Minho, Doutoramento em Doutoramento em Ciências da Literatura em 2001 pelo(a) Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Hu-manas, Mestrado em Mestrado em Ensino da Língua e da Literatura Por-tuguesas em 1994 pelo(a) Universidade do Minho e Licenciatura em Por-tuguês e Francês (Ensino de) em 1989 pelo(a) Universidade do Minho. É Professor Associado no(a) Universidade do Minho e Director of the Doc-toral Program in Child Studies no(a) Universidade do Minho - Instituto de Educação. Publicou 74 artigos em revistas especializadas. Possui 90 capí-tulo(s) de livros e 14 livro(s). Organizou 28 evento(s). Participou em 86 evento(s). Orientou 17 tese(s) de doutoramento e coorientou 6. Orientou 30 dissertação(ões) de mestrado e coorientou 4. Participa e/ou participou como Investigador em 2 projeto(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas.

JOSÉ RAIMUNDO CARNEIRO SANTOS

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB), Mestre em Educação, pelo Pro-grama de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA/UNEB), Especialista em Mídias na Educação (UESB) e em Edu-cação Matemática (UCSAL), professor da Rede Estadual de Ensino na Bahia e membro do grupo de pesquisa GELITIC /UNEB.

JUSTINA OLIVEIRA NETA

Doutoranda em Construção e difusão do Conhecimento pelo IFBA(2021), Mestra em educação de Jovens e adultos pela Universidade Estadual da Bahia,(2020). Especialita em Língua Portuguesa pela UCB(2010). Gradu-ada em em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (2008).

LUCI CLAUDIA ALVES DE OLIVEIRA

Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2019). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Instituci-onal - FABEMP (2022). MBA em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas pela Universidade Salvador - UNIFACS (2014). Especialista em Preven-ção do Uso de Drogas pela Universidade de Brasília - UNB (2013). Gra-duada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2011), Coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA e membro do Grupo de pesquisa GELITIC/ UNEB. Possui experiência em Docência, Coordenação pedagógica e Re-cursos Humanos. Pesquisadora nas áreas de Formação docente, Práticas pedagógicas, Educação em Direitos Humanos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação do Campo.

MARIALDA PINHO

Bacharel em Artes Plásticas, -- pela Universidade Federal da Bahia - Es-cola de Belas Artes - (1993) - Artista Plástica, Arte educadora e musicista. - Especialista e Docência do Ensino Superior ABEC/ Fundação Visconde de Cairú.(2006), Especialista em Metodologias Ativas e o uso das TICs e TDICs na Educação – Unopar/PR (2022).
Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (Escola de Belas Artes-1993); Especialização em Docência do Ensino Superior (ABEC-FVC/2006-“Latu Sensu”); Especialização em Educação Infantil (IESDE-Curitiba/PR-2008);Especialização em Metodologias Ati-vas e o uso das TICS e TDICs na educação (UNIPAR/PR- 2022), Capaci-tação em Educação Musical (EMUS/UFBA-1994). Atualmente é profes-sora da Faculdade Fundação Visconde de Cairu, no curso de Graduação: Licenciatura em pedagogia, ministrando os componentes curriculares: Arte Educação, Ludicidade e PPP1 e 2 (pesquisa e projeto pedagógico) e professora da Pós Graduação “Latu Sensu” nos cursos: Especialização em Educação Infantil e Gestão Educacional ministrando o componente cur-ricular: Artes e música no contexto da Educação Infantil. Possui experi-ências nas áreas de artes, com ênfase em música, teatro e Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada; Cons-ciência; Meio Ambiente; Artes Visuais; Musicalização; Resgate Cultural e Arte Educação.

PATRICIA EL KAID

Pedagoga e coordenadora pedagógica, graduada pela UNEB- Universida-de Estadual da Bahia no curso de Licenciatura em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Coordenação de Grupos (Faculdade Olga Mettig) e especialista em Gestão de Grupos (FAVENI- Faculdade de Venda Nova do Imigrante).

RAYME VASCONCELLOS SOARES

Doutorando em Difusão do Conhecimento - UFBA; Mestre em Tecnolo-gias Aplicáveis a Bioenergia - Faculdade de Tecnologias e Ciências - FTC; Especialista em Educação a Distância - Serviço Nacional de Aprendiza-gem Comercial - SENAC;. Graduado em Administração Geral.

ROSEMARY RUFINA DOS SANTOS PERIN

Doutora em Estudos da Criança na especialidade Infância, Cultura e Sociedade - Universidade do Minho-2022/ com validação em todo território brasileiro em 20.12.2023, via termo de apostilamento 021/003/001. ; Bolsista: PAC\Uneb- 027\2017- 2021; Mestrado em Educação e Contemporaneidade PPGeduc-Uneb (2007); Especialização em Met. Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (2003): Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Gama Filho (2013); graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001). Atua como professora Assistente - B, no Departamento Multidisciplinar de Ciências e Educação - Campus - XXV, Lauro de Freitas - Uneb. Leciona Componentes curriculares no campo da Didática, a contar com o componente de Infância e educação infantil; Processos de alfabetização e letramento; TECI-eixo: Psicopedagogia com foco nas dificuldades e superação das aprendizagens. Pesquisa e Estágio III - Séries iniciais do ensino fundamental. Nas orientações de TCC trabalha com as temáticas relacionadas as dificuldades de aprendizagens lecto-escrita, infância, alfabetização, letramento, e educação literária com estratégias didáticas, incluindo as Metodologias ativas e Escuta. Coordena o Núcleo dê Acessibilidade e inclusão/NAI - campus XXV. É Vice - líder/pesquisadora do grupo de de pesquisa 2-(da Linguagem, Infância e Tecnologia da informação e Comunicação- GELETIC), do Mestrado em educação de jovens e adultos. Membro do Centro de investigação da Criança - CIEC (Uminho, 2018...). Foi membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE. Membro do comité de ética - Uneb. e atuou como membro da comissão Permanente de avaliação departamental - Campus XV e Compôs a comissão de estágio - Campus XV. Constituiu a comissão de implementação do projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, via ato 15/2023, para o departamento Multidisciplinar de ciências e educação - DMCE, Lauro de Freitas.  Coordena o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade. Foi Pesquisadora/líder de outros grupos de pesquisa, PRODESE (Uneb, 2000-2007); Firmina (UNEB, 2008 - 2012); pesquisadora/líder e coordenadora do Núcleo de escuta, investigação e formação de Professores Alfabetizadores - (NEIFA, 2012- 2018) e o Formacceinfância (Uneb, 2016 a 2018). Atuou como professora da rede Municipal de Salvador, em especial nas turmas da educação Infantil e nas turmas de alfabetização. Nestas, em especial em turmas de fluxo (2005 a 2014). Na modalidade a distância, produziu material didático para a disciplina de Estágio na educação infantil (ISEI, 2008) e orientou TCC no AVA na Especialização em Psicopedagogia e Gestão escolar da FTC. Atuou como tutora a distância na especialização em Gestão Pública Municipal/UAB/MEC/Uneb com bolsa Capes de (2010 a 2016).