Capa do livro: Objetos de referência para crianças com deficiência múltipla sensorial visual

Objetos de referência para crianças com deficiência múltipla sensorial visual

Autores: Flavia Daniela dos Santos Moreira - Catia Crivelenti de Figueiredo Walter

Crianças com deficiência múltipla sensorial visual enfrentam inúmeros desafios. Muitas podem apresentar dificuldades de aprendizagem e necessidades complexas de comunicação. A combinação de suas deficiências pode ocasionar um impacto generalizado no seu desenvolvimento global. Nesse sentido, professores e familiares precisam utilizar abordagens que considerem as necessidades específicas de cada criança e oferecer apoios necessários que valorizem os seus pontos fortes, inclusive recursos que ampliem e potencializem suas modalidades idiossincráticas de comunicação, pois somente a comunicação pode evitar o isolamento. Este livro, fruto de uma pesquisa prática baseada em evidência, apresenta um arcabouço teórico e prático a respeito dos benefícios dos objetos de referência como símbolos de comunicação. O cenário desta pesquisa foi delineado pelos inúmeros desafios impostos pela pandemia de covid-19, com vistas a investigar se os objetos de referência poderiam favorecer a comunicação de três crianças com deficiência múltipla sensorial visual em suas casas; propiciar a autorreflexão das mães, evidenciando o seu papel de destaque durante a pandemia; e ressaltar a importância da formação de professores, considerando, sobretudo, o processo autorreflexivo de formar-se.

Impresso
de R$ 89,14 por
R$ 68,57
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6363-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6364-2
DOI: 10.24824/978652516363.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 15
  • PREFÁCIO - 15
  • INTRODUÇÃO - 19
  • CAPÍTULO 1 DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA SENSORIAL VISUAL - 25
  • CAPÍTULO 2 LINGUAGEM, FALA E COMUNICAÇÃO - 47
  • CAPÍTULO 3 COMUNICAÇÃO TÁTIL OU COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA TÁTIL? - 59
  • CAPÍTULO 4 OBJETOS DE REFERÊNCIA COMO SÍMBOLOS DE COMUNICAÇÃO - 85
  • CAPÍTULO 5 NECESSIDADE DE FECHAMENTO COGNITIVO - 95
  • CAPÍTULO 6 AUTOSCOPIA COMO MEIO DE REFLEXÃO SOBRE A AÇÃO - 99
  • CAPÍTULO 7 PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 105
  • CAPÍTULO 8 ESTUDO 1 – OBJETOS COMO SÍMBOLOS DE COMUNICAÇÃO - 109
  • CAPÍTULO 9 ESTUDO 2 – AUTOSCOPIA PARA FAVORECER A AUTORREFLEXÃO DAS MÃES - 137
  • CAPÍTULO 10 ESTUDO 3 – FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DO ENSINO REMOTO - 151
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 157
  • REFERÊNCIAS - 161
FLAVIA DANIELA DOS SANTOS MOREIRA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, na Temática da Deficiência Visual do Instituto Benjamin Constant PPGEDV/IBC. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABEE. Membro da Deafblind International (DbI). Membro da ISAAC-BRASIL. Integrante dos grupos de pesquisa: GEPICSH/Universidade Metodista-SP e GPEEDC/UFRB. Principais temas de pesquisas desenvolvidas: Deficiência visual, Deficiência múltipla sensorial visual, Comunicação alternativa tátil: objetos de referência, símbolos tangíveis, símbolos táteis e símbolos texturizados.

CATIA CRIVELENTI DE FIGUEIREDO WALTER 

Fonoaudióloga (USC). Mestra e doutora em Educação Especial (UFSCar). Pós-Doutorado em Educação (UERJ). Professora visitante na University of Central Florida (EUA – 2019). Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Cientista do Nosso Estado FAPERJ e Procientista UERJ. Vice-presidente do Conselho da International Society for Augmentative and Alternative Communication – ISAAC. Membro da SBFa, ASHA, ABPEE e ABC.