LOURIVAL FERREIRA DO NASCIMENTO
Doutor em Educação (UFPA). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável (UFPA). Graduado em Pedagogia (UEPA).
Assessor Pedagógico do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE/SEMEC). Professor da UEES José
Álvares de Azevedo. Autor do livro “A imagem e o espelho: representações sociais da inclusão escolar por jovens com cegueira” (2020).
MARLUCE BATISTA SILVA CARDOSO
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFPA). Mestra em Currículo e Gestão da Escola
Básica – PPEB (UFPA). Especialista em Pedagogia do Movimento Humano (UEPA). Graduada em Pedagogia (UFPA). Servidora pública
da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC).
MARCOS VINICIUS DA COSTA LIMA
Doutor em gestão do Território (UFF – RJ). Mestre em Gestão do Território (UFPA). Especialista em Geociências Ambientais (UFPA) e
Informática Educativa (UEPA). Graduado em Licenciatura/Bacharelado em Geografia (UFPA). Servidor da SEMEC atuando como professor
da Educação Básica e EJAI. Professor formador no CETEC/DIED/SEMEC. Representa a SEMEC como conselheiro suplente e membro
da CPIDH no Conselho Municipal de Educação de Belém (CME).
TATIANA CRISTINA VASCONCELOS MAIA
Doutora em Educação, Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestra em educação e saberes da Amazônia (UEPA); Especialista em Gestão
Educacional (UEPA) e em Educação Infantil (UFPA). Graduada em Pedagogia (UFPA). É servidora da SEMEC atuando como professora
da Educação Especial e Inclusiva. E hoje é coordenadora do CRIE/DIED/SEMEC. Representa a SEMEC como conselheira e Presidente
da CPIDH no Conselho Municipal de Educação de Belém (CME).
JARBAS MARCELINO COSTA DA SILVA
Mestre em Educação (UFPA). Especialista em Educação e Problemas Regionais (UFPA); e Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva
(IFMT). Graduado em Língua Portuguesa (UFPA). Professor do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes
(CRIE/SEMEC) atuando no programa Nas tuas mãos e da UEES José Álvares de Azevedo.
GIOVANA CRISTINA PANTOJA DE SOUZA
Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, membro do Grupo de Pesquisa do Instituto de Educação Ciências e Matemática –
IENC. Mestra em Ciências Ambientais. Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia com ênfase na Neuropsicopedagogia. Graduada
em Pedagogia e Ciências Biológicas. Assessora Pedagógica do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes CRIE
da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC.
EVALDO FERREIRA RODRIGUES
Doutor em Educação (UFPA). Professor da Universidade do Estado do Pará e da Secretaria Municipal de Educação de Belém, possui
experiência na área de Formação Docente, Gestão Educacional, Educação Inclusiva, Educação, Tecnologia de Informação e Comunicação
com ênfase em Educação e Informática.
JOANA CÉLIA DO SOCORRO GOMES DE ANDRADE MARTINS
Mestre em Educação (UEPA), integrante do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA/UEPA), atuando no projeto
Lamparina Acesa: literatura acessível. Graduada em Pedagogia (UEPA). Professora do Centro de Referência em Inclusão Educacional
Gabriel Lima Mendes (CRIE/SEMEC), na área da Educação Inclusiva com ênfase em deficiência visual e audiodescrição.
RAIMUNDO CLEBER TEIXEIRA COUTO
Especialista em Educação Inclusiva (UVA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale de Acaraú (2005). Professor na
Secretaria Municipal de Educação de Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando nos temas:
palhaços surdos, inclusão, educação dos surdos, Língua Brasileira de Sinais.
ANDREIA CRISTINA DA SILVA COSTA
Mestre em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (UEPA). Especialista em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de
Sinais (2010). Graduada em Letras (UFPA). Professora de Língua Portuguesa para surdos do Centro de Referência Inclusão Especializada
(CRIE/SEMEC). Professora da educação especial - Secretaria Educação do Pará (SEDUC). Atuou como TUTORA-INÊS do Instituto
Nacional de Educação de Surdos (2018).
TÂNIA REGINA DA SILVA ROMANO
Especialista em Educação Especial e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Libras Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia
pela Universidade Federal do Pará. Servidora do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE/ SEMEC).
EDMILSON RAIMUNDO LIMA DE SOUSA
Mestrando em Educação: Universidade Autónoma de Asunción – (UAA Mercosul). Especialista em Gestão Educacional (UNAMA).
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Graduado em Psicologia (UFPA). Servidor Público do Centro de
Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE/SEMEC).
ANA CARLA PEREIRA MAIA
Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social e Trabalho (UFPA). Especialista em Políticas Públicas e Serviço Social (UFPA).
Graduada em Serviço Social (UFPA).
PRISCILA CASEIRO DE OLIVEIRA
Mestranda em Educação (UNESA). Especialista em Psicopedagogia – Clínica (FIBRA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia
(UFPA). Servidora do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mentes (CRIE/SEMEC).
ELIANE MONTEIRO DOS SANTOS
Especialista em Currículo e Avaliação (UEPA) e em Educação Especial e Inclusiva (ESAMAZ). Graduada em Formação de Professores
(UEPA). Funcionária pública da SEMEC, atuando no Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes.
ELLEN CRISTINA ROSÁRIO BRASIL
Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (FINAMA); em Atendimento Educacional Especializado para o Estudante com
Transtorno do Espectro do Autismo (UFRA). Graduada em Pedagogia (UVA). Professora da Secretaria Municipal de Educação - Centro de
Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes. SEMEC/CRIE.
VILMARINA CARLOS PONTES
Especialista em Educação Especial (FAP), em Gestão Escolar (FIB). Graduada em Pedagogia (FLATED). Professora da Secretaria
Municipal de Educação - Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes. SEMEC/CRIE.
SOLANGE BATISTA REIS
Especialista em Projetos Sociais e Saberes e Práticas da Inclusão. Graduada em Pedagogia (UEPA). Professora de Sala de Recursos
Multifuncionais da Rede Municipal de Educação de Belém. Professora de Educação Especial na Secretaria de Estado de Educação. Tem
experiência na área de Educação com ênfase em Educação e Educação Especial.