Capa do livro: Escrevivências e sentidos da inclusão: <BR>Diálogos da pluriversidade na educação da Amazônia

Escrevivências e sentidos da inclusão:
Diálogos da pluriversidade na educação da Amazônia

Autores: Tatiana Cristina Vasconcelos Maia - Marcos Vinícius da Costa Lima - Lourival Ferreira do Nascimento - Joana Célia do Socorro Gomes de Andrade Martins - Jarbas Marcelino Costa da Silva - Giovana Cristina Pantoja de Souza - Evaldo Ferreira Rodrigues - Marluce Batista Silva Cardoso - Raimundo Cleber Teixeira Couto - Andreia Cristina da Silva Costa - Tania Regina da Silva Romano - Edmilson Raimundo Lima de Sousa - Ana Carla Pereira Maia - Priscila Caseiro de Oliveira - Eliane Monteiro dos Santos - Ellen Cristina Rosário Brasil - Vilmarina Carlos Pontes Solange Batista Reis

Quais os sentidos e significados dos diálogos que habitam na pluriversidade da educação amazônica? Como estes diálogos se enraízam no território de cada um, ou se desterritorializam para se envolver, se misturar, se perder e se expandir na voz que anseia por ser coletiva, por ser de um só, imerso no desejo, no sentir de tantos, de múltiplos, de ser pluriverso, por que simplesmente se encontrou?
Quanta força emerge deste encontro? Quanta saúde, beleza, encanto, confiança e vitalidade transborda deste estar juntos? Falar de limitações, de desafios, de direitos humanos por meio da escrevivência de trabalhadores do Atendimento Educacional Especializado foi mais que um exercício, mais que um texto, significou o desvelar de horizontes e potencial que nos une, nos expande, nos fortalece.
"Escrevivências e Sentidos da Inclusão: Diálogos da pluriversidade na educação da Amazônia” é mais que aprendizagem, mais que discussão, é o semear do respeito à vida em sua plenitude!

Impresso
de R$ 46,54 por
R$ 35,80
Digital
de R$ 46,54 por
R$ 32,58

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6337-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-6335-2
DOI: 10.24824/978652516337.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO 1 - 15
  • PREFÁCIO 2 - 23
  • INTRODUÇÃO - 25
  • TECENDO NARRATIVAS INCLUSIVAS NUMA ESCREVIVÊNCIA COLETIVA - 31
  • CÂMARA DA PLURIVERSIDADE, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS/CME: avanços e desafios para uma educação antirracista na metrópole da Amazônia - 35
  • REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO: um diálogo para além do trabalho pedagógico - 43
  • DIÁLOGOS PEDAGÓGICOS DA GESTÃO EDUCACIONAL DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM - 53
  • NUANCES DA FORMAÇÃO INCLUSIVA PERMANENTE - 63
  • CARTA AOS EDUCADORES DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - 67
  • A ATUAÇÃO DO EDUCADOR DO PROGRAMA BILÍNGUE PARA A VIDA DOS EDUCANDOS SURDOS - 75
  • ESCREVIVÊNCIAS INCLUSIVAS NO PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 87
  • CONSTRUINDO PONTES DE COMUNICAÇÃO: PROATEA – abordagem de atendimento e estimulação da linguagem - 97
  • EXPERIÊNCIAS DIALÓGICAS NO FAZER PEDAGÓGICO E ESTRUTURADO PARA ESTIMULAÇÃO DO COGNITIVO DE ESTUDANTES COM TEA - 107
  • PARA CULTIVAR SEMENTES - 115
  • ÍNDICE REMISSIVO - 117
LOURIVAL FERREIRA DO NASCIMENTO

Doutor em Educação (UFPA). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento Sustentável (UFPA). Graduado em Pedagogia (UEPA).
Assessor Pedagógico do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE/SEMEC). Professor da UEES José
Álvares de Azevedo. Autor do livro “A imagem e o espelho: representações sociais da inclusão escolar por jovens com cegueira” (2020).

MARLUCE BATISTA SILVA CARDOSO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFPA). Mestra em Currículo e Gestão da Escola
Básica – PPEB (UFPA). Especialista em Pedagogia do Movimento Humano (UEPA). Graduada em Pedagogia (UFPA). Servidora pública
da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC).

MARCOS VINICIUS DA COSTA LIMA

Doutor em gestão do Território (UFF – RJ). Mestre em Gestão do Território (UFPA). Especialista em Geociências Ambientais (UFPA) e
Informática Educativa (UEPA). Graduado em Licenciatura/Bacharelado em Geografia (UFPA). Servidor da SEMEC atuando como professor
da Educação Básica e EJAI. Professor formador no CETEC/DIED/SEMEC. Representa a SEMEC como conselheiro suplente e membro
da CPIDH no Conselho Municipal de Educação de Belém (CME).

TATIANA CRISTINA VASCONCELOS MAIA

Doutora em Educação, Ciências e Matemáticas (UFPA). Mestra em educação e saberes da Amazônia (UEPA); Especialista em Gestão
Educacional (UEPA) e em Educação Infantil (UFPA). Graduada em Pedagogia (UFPA). É servidora da SEMEC atuando como professora
da Educação Especial e Inclusiva. E hoje é coordenadora do CRIE/DIED/SEMEC. Representa a SEMEC como conselheira e Presidente
da CPIDH no Conselho Municipal de Educação de Belém (CME).

JARBAS MARCELINO COSTA DA SILVA

Mestre em Educação (UFPA). Especialista em Educação e Problemas Regionais (UFPA); e Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva
(IFMT). Graduado em Língua Portuguesa (UFPA). Professor do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes
(CRIE/SEMEC) atuando no programa Nas tuas mãos e da UEES José Álvares de Azevedo.

GIOVANA CRISTINA PANTOJA DE SOUZA

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, membro do Grupo de Pesquisa do Instituto de Educação Ciências e Matemática –
IENC. Mestra em Ciências Ambientais. Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia com ênfase na Neuropsicopedagogia. Graduada
em Pedagogia e Ciências Biológicas. Assessora Pedagógica do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes CRIE
da Secretaria Municipal de Educação – SEMEC.

EVALDO FERREIRA RODRIGUES

Doutor em Educação (UFPA). Professor da Universidade do Estado do Pará e da Secretaria Municipal de Educação de Belém, possui
experiência na área de Formação Docente, Gestão Educacional, Educação Inclusiva, Educação, Tecnologia de Informação e Comunicação
com ênfase em Educação e Informática.

JOANA CÉLIA DO SOCORRO GOMES DE ANDRADE MARTINS

Mestre em Educação (UEPA), integrante do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA/UEPA), atuando no projeto
Lamparina Acesa: literatura acessível. Graduada em Pedagogia (UEPA). Professora do Centro de Referência em Inclusão Educacional
Gabriel Lima Mendes (CRIE/SEMEC), na área da Educação Inclusiva com ênfase em deficiência visual e audiodescrição.

RAIMUNDO CLEBER TEIXEIRA COUTO

Especialista em Educação Inclusiva (UVA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale de Acaraú (2005). Professor na
Secretaria Municipal de Educação de Belém. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando nos temas:
palhaços surdos, inclusão, educação dos surdos, Língua Brasileira de Sinais.

ANDREIA CRISTINA DA SILVA COSTA

Mestre em Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (UEPA). Especialista em Tradução e Interpretação em Língua Brasileira de
Sinais (2010). Graduada em Letras (UFPA). Professora de Língua Portuguesa para surdos do Centro de Referência Inclusão Especializada
(CRIE/SEMEC). Professora da educação especial - Secretaria Educação do Pará (SEDUC). Atuou como TUTORA-INÊS do Instituto
Nacional de Educação de Surdos (2018).

TÂNIA REGINA DA SILVA ROMANO

Especialista em Educação Especial e em Técnicas de Tradução e Interpretação em Libras Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia
pela Universidade Federal do Pará. Servidora do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE/ SEMEC).

EDMILSON RAIMUNDO LIMA DE SOUSA

Mestrando em Educação: Universidade Autónoma de Asunción – (UAA Mercosul). Especialista em Gestão Educacional (UNAMA).
Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Graduado em Psicologia (UFPA). Servidor Público do Centro de
Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE/SEMEC).

ANA CARLA PEREIRA MAIA

Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento Social e Trabalho (UFPA). Especialista em Políticas Públicas e Serviço Social (UFPA).
Graduada em Serviço Social (UFPA).

PRISCILA CASEIRO DE OLIVEIRA

Mestranda em Educação (UNESA). Especialista em Psicopedagogia – Clínica (FIBRA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia
(UFPA). Servidora do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mentes (CRIE/SEMEC).

ELIANE MONTEIRO DOS SANTOS

Especialista em Currículo e Avaliação (UEPA) e em Educação Especial e Inclusiva (ESAMAZ). Graduada em Formação de Professores
(UEPA). Funcionária pública da SEMEC, atuando no Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes.

ELLEN CRISTINA ROSÁRIO BRASIL

Especialista em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (FINAMA); em Atendimento Educacional Especializado para o Estudante com
Transtorno do Espectro do Autismo (UFRA). Graduada em Pedagogia (UVA). Professora da Secretaria Municipal de Educação - Centro de
Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes. SEMEC/CRIE.

VILMARINA CARLOS PONTES

Especialista em Educação Especial (FAP), em Gestão Escolar (FIB). Graduada em Pedagogia (FLATED). Professora da Secretaria
Municipal de Educação - Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes. SEMEC/CRIE.

SOLANGE BATISTA REIS

Especialista em Projetos Sociais e Saberes e Práticas da Inclusão. Graduada em Pedagogia (UEPA). Professora de Sala de Recursos
Multifuncionais da Rede Municipal de Educação de Belém. Professora de Educação Especial na Secretaria de Estado de Educação. Tem
experiência na área de Educação com ênfase em Educação e Educação Especial.