Capa do livro: Gerencialismo, performatividade e responsabilização: <Br>Análise da gestão da Secretaria da Educação de São Paulo na saúde mental dos professores no período de 2015 a 2018

Gerencialismo, performatividade e responsabilização:
Análise da gestão da Secretaria da Educação de São Paulo na saúde mental dos professores no período de 2015 a 2018

Autores: André Luis Dolencsko

As reformas educacionais iniciadas no Brasil na década de 1990, motivadas pela globalização, pelo neoliberalismo e pela justificativa do cumprimento de metas e melhoria da qualidade, reconfiguraram o contexto da escola pública, introduzindo técnicas de controle do trabalho docente com um discurso de eficiência por resultados paralelo à perda da autonomia, plano de carreira e saúde mental das(os) professoras(es). Esta obra analisou o Programa Gestão em Foco, responsável por implantar na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo o Método Melhoria de Resultados – MMR em parceria com a empresa Falconi Educação, revelando os elementos gerencialistas e performadores que responsabilizam as(os) professoras(es) dos resultados educacionais. Como referencial de análise foram adotadas as contribuições de Michel Foucault, bem como a Teoria da Atuação Política desenvolvida por Stephen Ball, Meg Maguire e Annette Braun em 2016. A obra contribui para as discussões sobre a implantação de políticas públicas voltadas à saúde mental das(os) professoras(es), a valorização da carreira docente, além de fomentar a análise crítica no campo das pesquisas em políticas e avaliação educacional.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6189-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-6184-6
DOI: 10.24824/978652516189.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 138
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • GLOBALIZAÇÃO, NEOLIBERALISMO E AS TECNOLOGIAS DE CONTROLE DOS CORPOS DOCENTES - 21
  • QUEM É A(O) PROFESSORA(O) DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO - 47
  • O MÉTODO MELHORIA DE RESULTADOS COMO INDUTOR DA GESTÃO GERENCIALISTA, PERFORMÁTICA E RESPONSABILIZADORA - 81
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS - 113
  • REFERÊNCIAS - 117
  • ÍNDICE REMISSIVO - 137
ANDRÉ LUIS DOLENCSKO

É pedagogo, Especialista em Tecnologias Educacionais e Gestão Escolar, Mestre e Doutor em Educação. Sua trajetória acadêmica e profissional sempre foi permeada por instigações no campo da pesquisa relacionada à proposição de políticas públicas nos campos do direito à educação articulados à saúde e à valorização da carreira docente.