Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5723-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-5720-7
DOI: 10.24824/978652515723.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- PREFÁCIO - 15
- 1. O PERCURSO E O ENCONTRO COM O OBJETO: o início de uma jornada - 19
- 2. NOS CAMINHOS DA PESQUISA: um campo de possibilidades formativas para os(as) professores(as) - 33
- 3. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E GRUPOS DE PESQUISA: um farol iluminando a viagem - 67
- 4. PLANEJANDO A ROTA DA VIAGEM PARA NAVEGAR NO CAMINHO ESCOLHIDO - 97
- 5. ANCORANDO NO PORTO: reflexões sobre a trajetória de desenvolvimento profissional docente pela pesquisa - 121
- 6. A PARADA FINAL OU FINAL DE UMA PARADA? - 195
- REFERÊNCIAS - 205
- QUADRO-SÍNTESE DOS TRABALHOS DO CATÁLOGO DA CAPES - 219
- QUADRO-SÍNTESE DOS TRABALHOS DA ANPED – GT 08 - 221
- ÍNDICE REMISSIVO - 223
FRANCY SOUSA RABELO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Metodologia do Ensino Superior e graduação em Pedagogia, ambas pela Universidade Federal do Maranhão. É Professora Adjunta do Quadro Efetivo na Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Educacional, Pedagogia Hospitalar, Formação de Professores, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Ministra as disciplinas: Pesquisa Educacional e Estágio Supervisionado. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Atendimento Educacional Hospitalizado (GEPAEH) e o Projeto de Extensão Estudar, uma ação Saudável (UFMA). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita como processo dialógico - GLEPDIAL/UFMA e o Grupo de Pesquisa, Docência no Ensino Superior e na Educação Básica - GDESB/PPGE/ UECE. Autora dos livros: Projetos de trabalho na escola: entre avanços e limites (2017) e Saberes docentes e espaço hospitalar na formação de Professores (2021).