Capa do livro: Desenvolvimento profissional de professores(as) da educação básica pela pesquisa

Desenvolvimento profissional de professores(as) da educação básica pela pesquisa

Autores: Francy Sousa Rabelo

As discussões que permearam o debate sobre desenvolvimento profissional docente pela pesquisa foram insurgidas na vivência do Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura e Escrita como Processos Dialógicos (GLEPDIAL), da Universidade Federal do Maranhão. A autora intentou compreender as implicações no desenvolvimento profissional de professores (as) da educação básica pela participação em grupo de pesquisa. O estudo envolveu sete integrantes do grupo supracitado, que participaram de um projeto de pesquisa desenvolvido em uma escola pública de São Luís/MA. Os resultados revelaram haver uma relação profícua entre universidade e escola – vivenciada pela pesquisa –, por meio do grupo de pesquisa investigado, que repercute no desenvolvimento profissional docente, reafirmando que a pesquisa colabora com o desenvolvimento profissional do magistério, porque favorece o enfrentamento das problemáticas do cotidiano escolar, com postura crítico-reflexiva, gerando novas aprendizagens e provocam uma evolução do eu pessoal e profissional do (a) professor (a), reverberando no contexto em que ele (a) se insere. O livro valoriza o debate da escola como lugar de produção de saberes científicos.

Impresso
de R$ 82,85 por
R$ 63,73
Digital
de R$ 82,85 por
R$ 58,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5723-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-5720-7
DOI: 10.24824/978652515723.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 230
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • 1. O PERCURSO E O ENCONTRO COM O OBJETO: o início de uma jornada - 19
  • 2. NOS CAMINHOS DA PESQUISA: um campo de possibilidades formativas para os(as) professores(as) - 33
  • 3. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E GRUPOS DE PESQUISA: um farol iluminando a viagem - 67
  • 4. PLANEJANDO A ROTA DA VIAGEM PARA NAVEGAR NO CAMINHO ESCOLHIDO - 97
  • 5. ANCORANDO NO PORTO: reflexões sobre a trajetória de desenvolvimento profissional docente pela pesquisa - 121
  • 6. A PARADA FINAL OU FINAL DE UMA PARADA? - 195
  • REFERÊNCIAS - 205
  • QUADRO-SÍNTESE DOS TRABALHOS DO CATÁLOGO DA CAPES - 219
  • QUADRO-SÍNTESE DOS TRABALHOS DA ANPED – GT 08 - 221
  • ÍNDICE REMISSIVO - 223
FRANCY SOUSA RABELO

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Metodologia do Ensino Superior e graduação em Pedagogia, ambas pela Universidade Federal do Maranhão. É Professora Adjunta do Quadro Efetivo na Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Educacional, Pedagogia Hospitalar, Formação de Professores, Práticas de Ensino e Estágio Supervisionado. Ministra as disciplinas: Pesquisa Educacional e Estágio Supervisionado. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Atendimento Educacional Hospitalizado (GEPAEH) e o Projeto de Extensão Estudar, uma ação Saudável (UFMA). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita como processo dialógico - GLEPDIAL/UFMA e o Grupo de Pesquisa, Docência no Ensino Superior e na Educação Básica - GDESB/PPGE/ UECE. Autora dos livros: Projetos de trabalho na escola: entre avanços e limites (2017) e Saberes docentes e espaço hospitalar na formação de Professores (2021).