Capa do livro: Diálogos interdisciplinares: <BR>Inovações na prática educativa

Diálogos interdisciplinares:
Inovações na prática educativa

Autores: Francisco Ari de Andrade - Marta Regina Furlan - Dijane Maria Rocha Victor - Magnólia Maria de Oliveira Costa (Orgs.)

A comunidade possui em mãos uma coletânea abrangente que explora de maneira sistemática diversos campo interdisciplinar no cenário educacional brasileiro. Seu propósito principal é estimular a inovação na prática educativa, fornecendo insights valiosos sobre como integrar diferentes disciplinas para enriquecer a experiência de aprendizado. Ao oferecer uma plataforma para a troca de ideias entre profissionais de diversas áreas, o livro busca inspirar educadores a repensar suas abordagens pedagógicas, promovendo um ambiente mais dinâmico, estimulante e alinhado com as demandas do século XXI. Este trabalho representa, assim, um convite à reflexão e à transformação, impulsionando a busca por métodos educacionais mais eficazes e adaptados aos desafios contemporâneos. Neste olhar prospectivo, os(as) autores(as) engajam-se em diálogos que abarcam diversas abordagens epistemológicas e trajetórias metodológicas, emergindo de iniciativas acadêmicas desenvolvidas no contexto das Instituições de Ensino Superior.

Impresso
de R$ 62,12 por
R$ 53,17
Digital
de R$ 62,12 por
R$ 43,48

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5609-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5608-8
DOI: 10.24824/978652515609.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • DISPUTAS EM TORNO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: uma historiografia da reforma Francisco Campos à lei nº 13.415/2017 - 13
  • PROVA: instrumento avaliativo repressor no aparelho ideológico escolar - 29
  • NÚCLEO EDUCATIVO DO MAUC: Um espaço de educação e interdisciplinaridade na UFC - 41
  • A PRÁXIS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA ARTICULADA COM A REDE MUNICIPAL DE ENSINO - 53
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR - 63
  • DORME, BEBÊ, QUE EU TENHO O QUE FAZER: bebê, professora, currículo e inovações - 73
  • EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE TARJA PRETA: tempos difíceis para (ser) criança - 85
  • A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA OBRA DOIDINHO, DE JOSÉ LINS DO REGO - 95
  • EXPERIÊNCIAS DE UMA MULHER DO SERTÃO PARAIBANO: o caminhar por veredas rumo a ascensão social - 109
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO E DESCONTINUIDADE DOS PROGRAMAS - 123
  • A EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR: abordagens e perspectivas - 137
  • USO DE FERRAMENTA PARA SIMULAR O PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE AÇO NO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA DA UFC - 151
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA TEORIA DE PAULO FREIRE: intervenção dialógica no mundo globalizado - 163
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA PERSPECTIVA DA ÉTICA COMUNITÁRIA - 173
  • LUDICIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA: o uso do jogo Mancala na educação infantil - 189
  • INFÂNCIA CIGANA, PRÁTICAS CULTURAIS E OS SABERES EDUCATIVOS ESCOLARES NOS LIAMES LITERÁRIOS - 203
  • IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COM A ROTINA DE SONO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADÊMICO - 219
  • ÍNDICE REMISSIVO - 233
ALEKSANDRA NOGUEIRA DE OLIVEIRA FERNANDES

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). Atualmente, é professora de Didática do IFRN.

STENIO DE BRITO FERNANDES

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente, é professor perm., nível IV, da Secretaria da Educação e da Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

JAYLTON ÉDNEY MAIA DE SOUSA

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Atualmente é Tradutor e Intérprete de Libras/Português do IFRN.

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR

Doutora em Sociologia (UFPB), PhD em Educação (UFC). Professora do Departamento de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

ALESSANDRO TEIXEIRA NÓBREGA

Professor Adjunto da Faculdade e Departamento de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

ANA VIVIANE VIEIRA DA SILVA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

KATIANNE FERNANDA TAVARES DE OLIVEIRA

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

MARIA ROSIMEIRE DA SILVA SANTOS

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

ALINE BASSO

Professora efetiva do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará - ICA/UFC. Doutora em Belas Artes na especialidade Desenho, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, em Lisboa, Portugal (2020).

ANTONIA RILZONETE DE CASTRO BATISTA

Doutoranda em Ciências da Educação pela Facultad Interamerican de Ciencias Sociales- FICS.

SUSANA MARÍLIA BARBOSA GALVÃO

Doutora em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales- Fics.  PhD em Educação.

BRUNA TAVARES DE MORAIS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições - PPGCTI (UFERSA). Especialista em Mídias na Educação (UERN).

MARIA DE FÁTIMA DE LIMA DAS CHAGAS

Doutora em Educação (UNISC). Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

LIA RAQUEL MOREIRA OLIVEIRA

Doutora em Educação na especialidade Tecnologia Educativa (UMINHO). Professora Auxiliar com Agregação do Instituto da Educação - Universidade do Minho - Portugal.

KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY

Doutora em Informática na Educação (UFRGS). Professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

CLEIDE VITOR MUSSINI BATISTA

Pós Doc em Psicologia pela USP e Psicanálise pela UFPB. Docente Associado do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

THAÍS RODRIGUES MIRANDA MARTELLO

Pedagoga (UEL) e Psicóloga) (Unifil). Mestranda em Psicanálise (Universidad Kennedy). Pós-graduanda em Psicoterapia Psicanalítica, em Psicopedagogia e Educação Especial.

FERNANDA MARIA DINIZ DA SILVA

Doutora, Mestra e Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutora em Educação (UFC). Pós-doutoranda em Letras (UFC). Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. Coordenadora da Coordenadoria de Planejamento da Rede Escolar – COESC/SEDUC-CE.

FRANCINILDA HONORATO DOS SANTOS

Secretária do Curso de Especialização em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (Mossoró/RN). Ocupa o cargo de Técnico de Nível Superior. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - POSEDUC/UERN.

ANA LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR

Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN (Mossoró/RN). Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC.

RISALVA FERREIRA NUNES DE MEDEIROS

Professora e Supervisora Perm., nível VI, da Secretaria de Educação de Mossoró – SME (Mossoró-RN). Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN; Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO.

CHARLES LAMARTINE DE SOUSA FREITAS

Professor da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte. Graduado em Serviço Social (UERN). Mestre em Educação pela (UERN), Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana Roma/Itália, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

FRANCISCA DE FÁTIMA ARAÚJO OLIVEIRA

Professora. Dra. em Educação: História, Política, Sociedade – PUC/SP.

JUCILENE QUIRINO DE SOUSA

Professora. Mestra em Educação - POSEDUC/RN.

VANÚZIA SALDANHA DE MEDEIROS LIMA

Professora. Mestra em Educação - POSEDUC/RN.

IVONALDO LEITE

Tem formação em História e Sociologia, é Doutor pela Universidade do Porto/Portugal, com Pós-doutoramento em Sociologia pela Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de la República (UDELAR)/Montevideo. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC/UFPB-CNPq). Professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

THAÍS FARIAS DE ALMEIDA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC/UFPB-CNPq).

JANAÍNA GONÇALVES MARIA DA SILVA MACHADO

Professora Tutora do Pet Metalúrgica da UFC.

MATHEUS SEGUNDO TEIXEIRA

Bolsista do Pet Metalúrgica da UFC.

JOÃO VITOR SILVA DE MELLO

Graduando do curso de Engenharia Metalúrgica UFC.

MARIA CORINA DE MOURA

Graduanda do curso de Engenharia Metalúrgica UFC.

MAGNÓLIA MARIA OLIVEIRA COSTA

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa História e Memória da Educação na Universidade Federal do Ceará-UFC. Professora substituta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE

Professor PhD em Educação. Professor do Dep. de Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará. UFC.

MARIA DE LOURDES FERNANDES DE MEDEIROS

Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (UFERSA). Especialista em Supervisão Escolar. Pedagoga da Ufersa.

MARTA REGINA FURLAN

Pós-doutorado em Educação. Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Londrina.

MICHELE ANSELMO MATICOLI

Mestranda em Educação pela Unesp de Bauru. Pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Graduada em Química e Pedagogia. Professora de Educação Infantil no Colégio Chaminade, Bauru.

PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA

Mestrando em Inovação e Empreendedorismo pela Escola de Negocios de Barcelona, ENEB. Graduado em História. Autor do Projeto Gauss, Matemáticas para a Vida, da editora iEA.

PATRÍCIA CRISTINA DE ARAGÃO

Professora titular da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2007).

IRANILSON BURITI DE OLIVEIRA

Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Parecerista ad hoc do CNPq, da CAPES e da FUNCAP. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).

SIDNEY GUERRA REGINALDO

Professor da Faculdade de Direito na Universidade Federal do Ceará do Departamento de Direito Privado, vice coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará; possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza; Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará; Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza; Pós-graduação em Docência pela Universidade de Fortaleza; bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Ceará; bacharelado em Filosofia; bacharelado em Teologia e bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará. Ouvidor Geral da Universidade Federal do Ceará.

ANABEL BARRETO MELO

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Núcleo de Avaliação Psicológica em Saúde (NAPSIS) da UFC. Atualmente atua como Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Bolsista do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP/UFC).

DHEAN LUCCA ALVES DA SILVA

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFC). Bolsista do Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP/UFC). Bolsista do PIBIC/UFC.

DIJANE MARIA ROCHA VICTOR

Professora do Curso Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte-ICA, da Universidade Federal do Ceará-UFC. Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Ceará-FACED-UFC.