Capa do livro: A construção e a poiésis do(a) pesquisador(a) em arte/educação

A construção e a poiésis do(a) pesquisador(a) em arte/educação

Autores: Fábio José Rodrigues da Costa - Larissa Rachel Gomes Silva

Quando organizamos o Conversações I tínhamos a necessidade de tirar o melhor de um momento pós isolamento, ainda com muitas incertezas, que através/com/a partir da arte, poderíamos trilhar nossos objetivos, aproximando nossos estudantes de outros artistas/professores/pesquisadores, através de trocas e provocações. Logo os diálogos com os artistas/professores/pesquisadores resultaram em escritas e nesse livro se constituem em um exercício de trocas sobre as experiências dos autores e das autoras. Aqui está o resultado desses encontros, uma partilha de reflexões, memórias, vivências e experiências sobre e em Artes/Arte/arte, entre professores e estudantes, entre artistas e pesquisadores.

Impresso
de R$ 76,37 por
R$ 58,77
Digital
de R$ 76,37 por
R$ 53,46

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6441-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-6438-0
DOI: 10.24824/978652516441.0
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 130
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO A RESSOCIALIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO(A) ARTISTA/PROFESSOR(A)/PESQUISADOR(A) EM ARTE - 11
  • DAS CONVERSAÇÕES SOBRE O ENSINO DE PINTURA: da aula ateliê à clínica de obra - 35
  • ENCANTERIAS EM ARTE/EDUCAÇÃO: PERCURSOS DISSIDENTES NA FORMAÇÃO INICIAL NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS - 51
  • VISUALIDADES POPULARES: redesenhos de uma agenda docente investigativa - 67
  • ARTE QUE O ALUNO TRAZ CONSIGO - 85
  • VIVÊNCIAS ESTÉTICAS/CULTURAIS NA/PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS: PISTAS E RECORTES DE PESQUISA - 101
  • A MEMÓRIA E SUA RELAÇÃO COM A POÍESIS E A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA - 117
  • ÍNDICE REMISSIVO - 125
  • SOBRE OS AUTORES - 127
FÁBIO JOSÉ RODRIGUES DA COSTA

Professor Associado na Universidade Regional do Cariri – URCA. Estágio Pós-Doutoral na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Doutor em Artes Visuais pela Universidad de Sevilla (2007); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES) como coordenador e professor-orientador nas linhas de pesquisa Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes e Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes. Atua na graduação em Artes Visuais nos componentes curriculares Didática do Ensino das Artes Visuais I e II, Estágio Supervisionado em Ensino de Artes Visuais. Coordena o Subprojeto Artes Visuais do Programa de Residência Pedagógica (2018-2020; 2020-2022 e 2022-2024) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte (NEPEA) e o Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos (GPEACC/CNPq).

LARISSA RACHEL GOMES SILVA

Professora Assistente do Departamento de Artes Visuais do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí. Graduada do curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes Maira Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau da Universidade Regional do Cariri/URCA (2015). Mestra pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (UFPB/UFPE) pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Estudou durante o período de 2012/2013 na Università di Bologna através do Programa Ciência sem Fronteiras financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, como bolsista de Graduação Sanduíche no Exterior. Também atuou como bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP, 2010 até 2012 com a pesquisa Impactos Provocados pelo Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil no Cariri Cearense (2010-2011) e com a pesquisa, Culturas Visuais.

JOCIELE LAMPERT

Professora Titular na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.
Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2009); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2005). Possui Graduação em Desenho e Plástica Bacharelado em Pintura, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e Licenciatura também pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atua no Mestrado e Doutorado em Artes Visuais Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UDESC, como orientadora na Linha de Pesquisa de Ensino das Artes Visuais e na Graduação em Artes Visuais Departamento de Artes Visuais da UDESC.

PEDRO HENRIQUE VILLI CAVALLARI

Bolsista de doutorado sanduíche pelo CNPq na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e investigador visitante no CIEBA/FBAUL via projeto de cooperação internacional. Com doutorado em Artes Visuais em andamento na Universidade do Estado de Santa Catarina, é mestre em Artes Visuais pela mesma instituição e licenciado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (PR).

FABIO WOSNIAK

Doutor (2019) e Mestre (2015) em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, possui graduação em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar – UDESC/ 2012 e Licenciatura em Artes Visuais (2019). Professor efetivo do Curso de Artes Visuais, Licenciatura – DEPLA/UNIFAP. Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Artes – Prof. Artes URCA/CE. Líder do Grupo de Pesquisa Experiências e Dissidências nas Artes Visuais (UNIFAP/CNPq).

LEDA GUIMARÃES

Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da UFG onde trabalha com formação docente nos cursos de Licenciatura presencial e a distância. Docente no PPG em Arte e Cultura Visual e do Profartes do Instituto Federal de Goiás. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005). Pós-Doutorado na Universidade Complutense de Madrid. Criou e coordenou o curso de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade EAD.

ROSA IAVELBERG

Graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1973), mestrado (1993) e doutorado (2000) em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialização em arte/educação I e II (1986-1989) pela (ECA_USP) (1989). Atualmente é professora Livre Docente e pesquisadora, atua na Graduação e na Pós-graduação do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi Diretora do Centro Universitário Maria Antonia da USP (2006 a 2009).

FABIANA SOUTO LIMA VIDAL

Docente de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFPE e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Doutora em Educação pela UFPE (2016); Mestre em Educação – UFPE (2011); Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas – UnB (2006); Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas – UFPE (2005). Editora-chefe da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica (2020 – atual). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE).

MARIA BETANIA E SILVA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Graduada em Educação Artística/Artes Plásticas – Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Graduanda em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2020). Professora da Graduação e do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Atua no Ensino das Artes Visuais com ênfase nas temáticas: memórias, história do ensino de arte, formação docente em arte, práticas pedagógicas em arte.