Capa do livro: Arte e estética na educação:<BR>Perspectivas sobre formação e educação estética

Arte e estética na educação:
Perspectivas sobre formação e educação estética

Autores: Carla Carvalho - Marco Aurelio da Cruz Souza (Orgs.)

Pensar a arte e a estética é pensar a vida, assim acreditamos em nosso grupo de pesquisa, e por tal motivo, a Educação Estética norteia nossos estudos desde a constituição do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação no ano de 2017. Elaboramos coletivamente diversas hipóteses que nos levam a defender posicionamentos nos quais afirmamos que a Arte e processos de Mediação Cultural e Artística nos mobilizam a pensar e constituir um mundo mais acolhedor, mais sensível, mais crítico, no qual a Educação Estética seja uma possibilidade de desanestesiar nossos sentidos para a percepção e compreensão do mundo. Este livro é o quinto que reúne textos de pesquisadores do grupo, amigos e pesquisadores que problematizam o tema.

Impresso
de R$ 79,37 por
R$ 61,05
Digital
de R$ 79,37 por
R$ 55,56

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6203-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-6202-7
DOI: 10.24824/978652516203.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • QUE ARTE? QUE ESTÉTICA? PARA QUAL EDUCAÇÃO? - 9
  • PREFÁCIO - 13
  • EDUCAÇÃO ESTÉTICA: reflexões a partir de uma perspectiva histórico-cultural - 19
  • A EDUCAÇÃO ESTÉTICA DE SCHILLER: o encontro do sensível e do intelecto por meio da Arte - 29
  • ARTE E ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORAS(ES) EM EDUCAÇÃO - 47
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NARRATIVAS: uma dimensão estética - 65
  • REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO “PARTILHA DO SENSÍVEL” PARA PENSAR A ARTE E A EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA EM TEMPOS REACIONÁRIOS - 81
  • PROCESSOS A/R/TOGRÁFICOS NA DOCÊNCIA EM DANÇA - 97
  • A ESCUTA SENSÍVEL E ATIVA COMO POÉTICA PARA PENSAR A CRIAÇÃO E O ENSINO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA - 117
  • POLISH CRITICAL ART ON THE VALUE OF PHYSICAL EXPERIENCE IN CONTEMPORARY VISUAL ARTS - 133
  • RESGATANDO ENUNCIAÇÕES, CRIANDO NOVAS E APONTANDO PARA FUTURAS: reverberações de uma obra em perspectiva dialógica - 149
  • (DES)ORIENTAÇÃO: uma análise contextual da obra - 161
  • A A/R/TE QUE ATRAVESSA UMA TESE EM EDUCAÇÃO - 175
  • ENTREVISTA COM JOÃO PAULO BALISCEI – ARTISTA, PROFESSOR E PESQUISADOR - 193
  • SOBRE AS OBRAS DA CAPA E ABERTURAS DE SESSÕES DESTE LIVRO - 205
  • SOBRE O ARTISTA DAS OBRAS QUE COMPÕEM O LIVRO - 207
  • SOBRE AS PESSOAS ORGANIZADORAS - 213
  • SOBRE AS PESSOAS AUTORAS - 215
ORGANIZADORES

CARLA CARVALHO

É Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professora licenciada em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Líder do GP Arte e Estética na Educação. Artista visual.

MARCO AURELIO DA CRUZ SOUZA

É Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana na Universidade de Lisboa, Portugal (2019). Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010). Professor do Centro de Artes (graduação e pós-graduação) da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, RS. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação.

AUTORES

ABNER SANLAY CYPRIANO

Artista, professor e pesquisador em Dança e Produtor Cultural. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/FURB (2024), com pesquisa em abordagens contemporâneas nas danças de salão e extensão universitária. Pós-Graduado Lato Sensu (Especialização) Linguagem e Poética da Dança, FURB/FFM (2022). Graduado no curso de Licenciatura em Dança pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2021). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação, vinculado PPGE/FURB desde 2017/2.

ANNA STELIGA

Doutora em humanidades, educadora com necessidades especiais, mestre em educação artística. Vice-reitora da Faculdade de Humanidades da Universidade de Rzeszów. Autora de várias dezenas de artigos sobre psicopedagogia, pedagogia especial, arteterapia, psicologia da arte e textos sobre arte. Artista ativa, criadora e executora de projetos internacionais de arte e ciência, como “Warhol. Contextos Pop”, “Frida. Introspecções”, “Marina Abramovi?. Liberdade Absoluta”, “Kantor. É preciso ser...”.

ALLAN HENRIQUE GOMES

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), psicólogo pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor Adjunto na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE); Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Política e Subjetividades (NEPS) e membro do projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão Percursos Formativos Docentes e Discentes na Rede de Educação Básica (PERFORMA). Professor na Associação Catarinense de Ensino - ACE. Membro do GT ANPED Psicologia da Educação e GT ANPEPP Psicologia, estética e arte.

BIANCA MENDES ASCARI

Mestranda em Artes pelo PPGArtes da Universidade Federal de Pelotas na linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Graduada em Dança - Licenciatura pela UFPel. Pesquisadora colaboradora no Projeto de Pesquisa Mediação Cultural, Educação Estética e Processos Educacionais em Arte que faz parte do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (FURB/UFPel).

CARLA CARVALHO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professora licenciada em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Líder do GP Arte e Estética na Educação. Artista visual.

CAROLINE WEIBERG

Bacharel e Licenciada em Artes Visuais pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Mestra em Educação pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e doutoranda em Educação na FURB (Universidade Regional de Blumenau). Docente do ensino básico, técnico e tecnológico do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) câmpus Jaraguá do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação

CHARLES IMMIANOVSKY

Licenciado em Artes Visuais, mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB; é membro do grupo de pesquisa Arte e Estética na Educação; e professor de Artes Visuais do Instituto Federal Catarinense (IFC), desenvolve pesquisas na área de arte, estética e educação democrática.

DANIEL CESAR TECILA

Artista Visual, professor e pesquisador. É licenciado em Artes Visuais pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE).

EDUARDA GONÇALVES

Artista visual, professora do Curso Bachareldo em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPel. Lider do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, Observâncias e Cartografias Contemporâneas – DESLOCC.

FERNANDO ROCHA

Artista visual, natural de Rio Grande. Bacharel em Artes Visuais pela FURG, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), bolsista CAPES.

JAISON HINKEL

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Departamento de Psicologia da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pesquisador do Grupo “Arte e estética na educação” FURB.

JOÃO PAULO BALISCEI

Doutor em Educação (2018) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com estudos na Facultad de Bellas Artes/ Universitat de Barcelona, Espanha e Graduado em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009). É professor no curso de Artes Visuais na UEM; Coordenador do Curso de Artes Visuais na UEM; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens - ARTEI; Desenvolve pesquisas sobre Educação, Arte/ Ensino de Arte; Estudos Culturais; Estudos da Cultura Visual; Visualidades; e Gênero, com ênfase em Masculinidades. É, também, autor de livros e artista visual com produções que versam sobre gênero e infâncias.

JOSÉ INACIO SPERBER

Licenciado em Artes Visuais (2020), Mestre (2023) e Doutorando em Educação, ambos com Bolsa de fomento da CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). É membro do Corpo Editorial da Linguagens: Revista de Letras, Artes e Comunicação (CCEAL/FURB) e integra o Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação (GPAEE/ FURB), dedicando-se a pesquisar os seguintes temas: Arte na Educação; Educação e Formação Estética; Mediação Cultural; Arte contemporânea; com ênfase na perspectiva dialógica da Linguagem (Bakhtin e o Círculo). Participa do Coletivo Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (COLMEIA) e é representante titular na Cadeira de Artes Visuais, Design e Moda e Vice-Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) de Blumenau (Gestão 2023-2025).

JOSIANE FRANKEN CORRÊA

Professora, pesquisadora e artista comprometida com a dança e educação. Docente no Curso de Dança – Licenciatura – Universidade Federal de Pelotas. Doutora (2018) e Mestre (2012 – bolsista CAPES) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Corpo e Cultura: ensino e criação pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Licenciada em Dança pela Universidade de Cruz Alta (2008). Coordenadora Adjunta do Projeto Unificado Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis, vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq).

KARINE STORCK

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra, Especialista e Doutoranda em Educação pela UFRGS. Professora de Artes Visuais no Colégio de Aplicação da UFRGS. Integrante do ArteVersa - Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte e Docência, da Faculdade de Educação da UFRGS.

MARCO AURELIO DA CRUZ SOUZA

Doutor em Motricidade Humana na especialidade Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa Portugal. Professor e coordenador do curso de licenciatura em Dança da FURB. Vice-líder e pesquisador do grupo de pesquisa “Arte e Estética na Educação - FURB”. Membro do conselho científico e fiscal da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA - 2018/21) e do conselho editorial (2021-2023). Vice-presidente da APRODANÇA (2019-2021 e 2021-2023).

NEIVA DE ASSIS

Professora no departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina. Vinculada ao LAPEE – Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional e ao NUPRA - Núcleo de pesquisa em práticas sociais, estética e política. Atua principalmente nas temáticas educação, memória, território, práticas comunitárias e educação estética a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural.

PAULA BOING DOS SANTOS

Artista-professora-pesquisadora, mestranda em Educação (PPGE/FURB - bolsista CAPES) no Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação da linha de Pesquisa Linguagens, Arte e Educação. Licenciada em Dança (FURB). 18 anos de experiência com sapateado americano (tap dance), Membro da Setorial de Dança de Blumenau (CMPC) e produtora cultural.

ROSELI KIETZER MOREIRA

Mestra e Doutora em Educação pelo PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação pela FURB - Universidade Regional de Blumenau (FURB). Graduação em Artes Visuais (1995) pela Universidade Regional de Blumenau/SC. Especialização em Cerâmica (1997) pela Universidade de Passo Fundo/RS e Arte-Educação (2017). Professora da Universidade Regional de Blumenau no Curso de Graduação de Artes Visuais e professora de Artes e vice-diretora no Ensino Médio da Escola Técnica do Vale do Itajaí - ETEVI. Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em tridimensionalidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte-Educação, Cerâmica, Escultura, História da Arte, Arte Popular Brasileira, Leitura Visual. Projetos e Linhas de Pesquisa: Arte-Educação, Educação do Sensível, Educação, Arte. Autora de livros, ceramista e artista visual.

STEFANIE MÜLLER

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE-FURB). Pós-graduada em nove de especialização Linguagem e Poética da Dança e Licenciada em Dança, ambas pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-graduada em nível de especialização em Dança Educacional pela Censupeg em Joinville, especialização MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, e bacharel em Administração pela Unisociesc. Professora de dança em espaços formais e não formais de ensino.