Capa do livro: Práticas pedagógicas criativas emergentes sob um olhar complexo

Práticas pedagógicas criativas emergentes sob um olhar complexo

Autores: Estela Endlich - Ricardo Antunes de Sá

A criatividade não é um dom de alguns privilegiados ou gênios. Todos os seres humanos têm potencialidade para desenvolvê-la. A criatividade tem se caracterizado como um bem social e de futuro, que age em prol da sociedade na medida em que provoca não só o desenvolvimento humano, mas também o desenvolvimento social, cultural, ambiental e histórico.
Educar na perspectiva da criatividade é ir além de solucionar conflitos, estimular ideias e dar lugar ao novo. É ver o que ninguém mais vê, pensar naquilo que ninguém está pensando, despertar o trabalho de colaboração e estimular a sensibilidade humana.
As práticas pedagógicas criativas numa perspectiva complexa apontam para a necessidade de pensar ambientes mais abertos ao desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, não linear, aberta ao diálogo entre diferentes, que considere o convívio das contradições, das incertezas, da provisoriedade do conhecimento. Que ensine a capturar as múltiplas dimensões do conhecimento a ser aprendido, construindo um conhecimento em rede. Que ensine a olhar o mundo com os olhos da possibilidade, da esperança, do pensar bem, da justiça e da ética.

Impresso
de R$ 56,27 por
R$ 43,29
Digital
de R$ 56,27 por
R$ 39,39

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6163-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-6160-0
DOI: 10.24824/978652516163.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • APRESENTAÇÃO - 19
  • INTRODUÇÃO - 21
  • CENÁRIO CIENTÍFICO BRASILEIRO SOBRE AS PRÁTICAS CRIATIVAS - 25
  • A COMPLEXIDADE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS - 49
  •  CONCEPÇÕES SOBRE A CRIATIVIDADE HUMANA - 61
  • OS CAMINHOS DA PESQUISA E A APRESENTAÇÃO DOS DADOS - 87
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS SOB O OLHAR DO PENSAMENTO COMPLEXO - 163
  • REFERÊNCIAS - 169
  • ÍNDICE REMISSIVO - 181
ESTELA ENDLICH

É pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (1993); Doutora em Educação (UFPR); Sua formação acadêmica foi construída em todos os níveis, na escola pública brasileira. Atuou como professora, formadora e em cargos de gestão na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação (UFPR). Procura em sua trajetória acadêmica e profissional ampliar horizontes sobre as temáticas de tecnologia, inovação e criatividade.

RICARDO ANTUNES DE SÁ

Licenciado em Pedagogia (Administração Escolar-UFPR). Supervisão Escolar (UTP). Mestre em Educação (UFPR). Doutor em Educação (UNICAMP). Pós-Doutor em Educação (PUCPR). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação (GEPEPECOE). É professor do Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação da UFPR. É Professor Associado IV do Setor de Educação da UFPR desde 1992.