Capa do livro: EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA:<br>construindo metodologias de pesquisa

EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA:
construindo metodologias de pesquisa

Autores: Gilmar Rocha - Sandra Pereira Tosta (Orgs)

livro impresso
de R$ 44,69 por
livro digital
de R$ 44,69 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

A motivação para o desenvolvimento desse livro tem como base nossas experiências docentes na educação básica na rede escolar pública, na graduação e na pós-graduação nas universidades e outras instituições de ensino. E uma questão que sempre se afigura como central e problemática é a da metodologia. Muitas vezes a confusão entre técnicas de pesquisa e métodos, lacunas na compreensão de que metodologia consiste em teoria, passando pelas dificuldades na elaboração de projetos de pesquisa nos leva a pensar: Por que a questão metodológica se apresenta de modo tão dramático, angustiante, por vezes desesperador, para os candidatos ao ofício da ciência?

Desde estas perspectivas, asseguramos que esse livro não tem a pretensão de ser um receituário de metodologias para se fazer pesquisa. Fato que, aparentemente, parece mais complicado ainda quando se trata das ciências sociais e humanas. É o que nos mostra alguns dos artigos que compõem este livro, em que a própria categoria metodologia passa a ser questionada. A verdade é que a metodologia não se reduz a métodos, posto que, do ponto de vista epistemológico e ético, implica em opções teóricas, reflexões, dúvidas, limites, desafios colocados ao pesquisador. Pois, é o momento no qual passamos a refletir sobre as escolhas que fazemos e quais as suas conseqüências (inclusive, “para os outros”) na produção do conhecimento. Tomando emprestado a Levi-Strauss uma expressão conhecida, sem a intromissão da imaginação, da criatividade, da sensibilidade, desses “hóspedes não convidados" do conhecimento não há ciência, menos ainda a necessidade de refletir sobre metodologias.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-731-8
DOI: 10.24824/978858042731.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO E ANTROPOLOGIA:<br>construindo metodologias de pesquisa

Autores

Adriana Russi

Doutoranda em Memória Social pela UNIRIO. Professora do Curso de Produção Cultural da UFF, no Polo de Rio das Ostras.

Amurabi Oliveira

Doutor em Sociologia (UFPE). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Claudia Regina dos Anjos

Doutoranda em Belas Artes (UFMG). Professora da rede municipal de Belo Horizonte - MG. Pesquisadora do EARTEC - Grupo de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas- UFMG.

Gilmar Rocha

Doutor em Antropologia Cultural (UFRJ). Professor do Departamento de Artes e Estudos Culturais (RAE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Grupo de Estudos MUA-NES (UFF) e Pesquisador do EDUC- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas - PUC-Minas.

José Guilherme Cantor Magnani

Doutor em Antropologia Social (USP). Professor da Universidade de São Paulo (USP). Coordenador do NAU - Núcleo de Antro¬pologia urbana.

José Reginaldo dos Santos Gonçalves

Doutor em Antropologia (Virginia University). Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (IFCS-UFRJ). Pesquisador do CNPq. Coordenador do LAARES (Laboratório de Antropologia da Arquitetura e Espaços) do PPGSA/IFCS/UFRJ.

Juliana Gouthier Macedo

Doutoranda em Artes (UFMG). Professora da Universidade Federal de Minas. Pesquisadora do EARTEC - Grupo de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas (UFMG).

Lucas Eustáquio Paiva

Doutorando em Educação (UFMG). É professor da rede muni¬cipal de Contagem e de Betim-MG e do Instituto Pedagógico Brasileiro (EAD). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas (EDUC) - PUC-Minas.

Lucia Gouvêa Pimentel

Doutora em Artes - Arte/Educação pela ECA/USP. Professora da Escola de Belas Artes da UFMG. Coordenadora do EARTEC-Grupo de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas. Coordenadora Adjunta da área de Artes na CAPES.

Patrícia Eliane de Melo

Doutora em Psicologia Social (UERJ). Professora da PUC-Minas. Conselheira representante da universidade no Conselho Estadual da Mulher do Estado de Minas Gerais.

Rita Amaral

Doutora em Antropologia Social (USP). Ex-pesquisadora do Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) - USP

Sandra Pereira Tosta

Doutora em Antropologia Social (USP). Professora da PUC-Minas no Programa de Pós-graduação em Educação e na Faculdade de Comunicação e Artes. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas (EDUC) - PUC-Minas.

Wesley Lopes

Doutorando em Ciências Sociais (PUC-Minas). Professor da Rede Municipal de Itaúna e da Universidade de Itaúna - MG. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas (EDUC) da PUC-Minas