Capa do livro: Embates e debates nos 10 anos da ABdC: <br>O campo do currículo no Brasil na atualidade

Embates e debates nos 10 anos da ABdC:
O campo do currículo no Brasil na atualidade

Autores: Damião Rocha - Talita Vidal Pereira - Rafael Marques Gonçalves (Orgs.)

Este livro é uma publicação comemorativa dos 10 anos da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), criada em 8 de junho de 2011, em Assembleia na cidade do Rio de Janeiro. A ABdC é uma associação civil nacional, sem fins lucrativos e econômicos, formada pelos seus associados: profissionais, pesquisadores/as e estudantes que realizam atividades de pesquisa e/ou docência e extensão no “Campo do Currículo”.  Vários dossiês têm sido publicados desde 2012 em diversas parcerias firmadas. Inicialmente, com as revistas e-Curriculum (PEPG Educação: Currículo da PUC/SP), Currículo sem Fronteiras (UFPel/UFRGS), Teias (PROPED/UERJ) e, a partir de 2020, com as revistas Série-Estudos (periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação UCDB), Espaço do Currículo (GEPPC/UFPB) e Cocar (periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPA). Neste livro, Embates e debates: o campo do currículo no Brasil na atualidade – 10 anos da ABdC, os/as organizadores/as selecionaram artigos de associados já publicados em revistas e periódicos indexados e devidamente autorizados pelos editores das revistas, dentre aqueles que tematizam e tensionam diversas acepções e perspectivas plurais da educação brasileira e dos currículos diversos da educação básica e superior. A seletiva não se constituiu numa tarefa fácil, dada a potência da produção acadêmica do campo, mas buscamos contemplar a representação regional de suas autorias e assim valorizar a abrangência em todo o território brasileiro. A publicação é um registro da história de lutas que tem caracterizado a atuação da ABdC.

Impresso
de R$ 97,45 por
R$ 84,17
Digital
de R$ 97,45 por
R$ 68,22

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5920-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5917-1
DOI: 10.24824/978652515920.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 470
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • ABDC HOMENAGEIA A PROF.ª EMÉRITA DA UERJ, NILDA ALVES - 17
  • POLÍTICAS CURRICULARES E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO:efeitos sobre o currículo - 23
  • PADRÃO-POLÍTICA: fincando prioridade e propriedade no terreno educacional - 39
  • A GESTÃO DO CURRÍCULO NAS MALHAS DAS REDES POLÍTICAS EM ESCALA TRANSNACIONAL - 57
  • AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: subsídios oferecidos para o processo de sua atualização - 75
  • MACROCAMPOS COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO CURRICULAR NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR - 91
  • SOBRE A POSSIBILIDADE E A NECESSIDADE CURRICULAR DE UMA BASE NACIONAL COMUM - 115
  • BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação - 131
  • DISPUTAS CURRICULARES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO BRASIL: anunciações políticas das entidades científicas - 157
  • POVOANDO SUBJETIVIDADES NA “NOVA” POLÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: uma discussão acerca das competências - 179
  • MUDAR É DIFÍCIL, MAS É POSSÍVEL E URGENTE: Um novo sentido para o Projeto Político-Pedagógico da escola - 199
  • CONTRIBUIÇÕES DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS PARA A REFLEXÃO CURRICULAR: princípios emancipatórios e currículos pensadospraticados - 219
  • CURRÍCULO, COTIDIANO E CONVERSAÇÕES - 239
  • O QUE ACONTECEU NA AULA? POLÍTICAS, CURRÍCULOS E ESCRITAS NOS COTIDIANOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA - 253
  • “PROFESSOR, POSSO INVENTAR QUALQUER HISTÓRIA?”: práticas de significação no currículo de História - 271
  • REMOBILIZANDO A PESQUISA COM O PÓS-ESTRUTURALISMO: quando a diferença faz toda a diferença - 287
  • CURRÍCULO, SOCIALIDADE QUEER E POLÍTICA DA IMAGINAÇÃO - 307
  • EXPERIÊNCIAS DE / COM UMA “PESSOA T” INDÍGENA ENTREGÊNEROS DO / NO COTIDIANO TOCANTINENSE - 325
  • ATOS DE CURRÍCULOS: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares - 339
  • AS ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS DA EDUCAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO CONTEXTO DO SEQUESTRO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA - 351
  • A JUSTIÇA CURRICULAR EM TEMPOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DE DESPREZO PELO PNE (2014-2024) - 389
  • A PESQUISA CURRICULAR NA VIRADA CULTURAL CONSERVADORA: os limites da normatividade curricular - 415
  • O CURRÍCULO ENTRE O QUE FIZERAM E O QUE QUEREMOS FAZER DE NÓS MESMOS: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões - 429
  • A BNCC E O ENSINO RELIGIOSO EM TEMPOS DE RELAÇÕES DE PODER E INTERESSES OCULTOS - 449
  • ÍNDICE REMISSIVO - 463
DAMIÃO ROCHA

Pós-Doc./UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia – PGEDA/UFPA/UFT. Docente do PPGE/UFT. Líder de grupo de pesquisa CNPq Gepce/minorias na área de Currículo. Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) GT-12 Currículo. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Transhomocultura (ABETH).

TALITA VIDAL PEREIRA

Professora Titular do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Unidade externa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Duque de Caxias. Líder do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CNPQ). Membro do Grupo de Trabalho de Currículo (GT-12) da Anped. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (PROPEd-UERJ). Sócia da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

RAFAEL MARQUES GONÇALVES

Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC). Docente do Programa de Pós-Gra-duação em Educação (PPGE/ UFAC). Docente do Doutorado em Educação na Amazônia PGEDA-UFPA-UFAC. Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos (GpPPC). Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).4. Imagem (anexo)