Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5920-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5917-1
DOI: 10.24824/978652515920.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 470
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 11
- ABDC HOMENAGEIA A PROF.ª EMÉRITA DA UERJ, NILDA ALVES - 17
- POLÍTICAS CURRICULARES E SISTEMAS DE AVALIAÇÃO:efeitos sobre o currículo - 23
- PADRÃO-POLÍTICA: fincando prioridade e propriedade no terreno educacional - 39
- A GESTÃO DO CURRÍCULO NAS MALHAS DAS REDES POLÍTICAS EM ESCALA TRANSNACIONAL - 57
- AS DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: subsídios oferecidos para o processo de sua atualização - 75
- MACROCAMPOS COMO PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO CURRICULAR NO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR - 91
- SOBRE A POSSIBILIDADE E A NECESSIDADE CURRICULAR DE UMA BASE NACIONAL COMUM - 115
- BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação - 131
- DISPUTAS CURRICULARES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA NO BRASIL: anunciações políticas das entidades científicas - 157
- POVOANDO SUBJETIVIDADES NA “NOVA” POLÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: uma discussão acerca das competências - 179
- MUDAR É DIFÍCIL, MAS É POSSÍVEL E URGENTE: Um novo sentido para o Projeto Político-Pedagógico da escola - 199
- CONTRIBUIÇÕES DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS PARA A REFLEXÃO CURRICULAR: princípios emancipatórios e currículos pensadospraticados - 219
- CURRÍCULO, COTIDIANO E CONVERSAÇÕES - 239
- O QUE ACONTECEU NA AULA? POLÍTICAS, CURRÍCULOS E ESCRITAS NOS COTIDIANOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA - 253
- “PROFESSOR, POSSO INVENTAR QUALQUER HISTÓRIA?”: práticas de significação no currículo de História - 271
- REMOBILIZANDO A PESQUISA COM O PÓS-ESTRUTURALISMO: quando a diferença faz toda a diferença - 287
- CURRÍCULO, SOCIALIDADE QUEER E POLÍTICA DA IMAGINAÇÃO - 307
- EXPERIÊNCIAS DE / COM UMA “PESSOA T” INDÍGENA ENTREGÊNEROS DO / NO COTIDIANO TOCANTINENSE - 325
- ATOS DE CURRÍCULOS: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares - 339
- AS ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS DA EDUCAÇÃO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) NO CONTEXTO DO SEQUESTRO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA - 351
- A JUSTIÇA CURRICULAR EM TEMPOS DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DE DESPREZO PELO PNE (2014-2024) - 389
- A PESQUISA CURRICULAR NA VIRADA CULTURAL CONSERVADORA: os limites da normatividade curricular - 415
- O CURRÍCULO ENTRE O QUE FIZERAM E O QUE QUEREMOS FAZER DE NÓS MESMOS: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões - 429
- A BNCC E O ENSINO RELIGIOSO EM TEMPOS DE RELAÇÕES DE PODER E INTERESSES OCULTOS - 449
- ÍNDICE REMISSIVO - 463
DAMIÃO ROCHA
Pós-Doc./UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia – PGEDA/UFPA/UFT. Docente do PPGE/UFT. Líder de grupo de pesquisa CNPq Gepce/minorias na área de Currículo. Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) GT-12 Currículo. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Transhomocultura (ABETH).
TALITA VIDAL PEREIRA
Professora Titular do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Unidade externa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Duque de Caxias. Líder do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Currículo e Avaliação (CNPQ). Membro do Grupo de Trabalho de Currículo (GT-12) da Anped. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (PROPEd-UERJ). Sócia da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).
RAFAEL MARQUES GONÇALVES
Professor Adjunto da Universidade Federal do Acre (PPGE/UFAC). Docente do Programa de Pós-Gra-duação em Educação (PPGE/ UFAC). Docente do Doutorado em Educação na Amazônia PGEDA-UFPA-UFAC. Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas, Práticas e Currículos (GpPPC). Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).4. Imagem (anexo)