ANA CHRYSTINA MIGNOT
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2021). Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Mestre em Educação pela mesma instituição (1988). Autora de livros, organizadora e co-organizadora de coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, França, México, Espanha e Canadá. Foi curadora de exposições sobre escritas cotidianas, cadernos escolares, cartas de leitores e viagens de educadores em importantes espaços culturais e eventos acadêmicos. Atualmente, é Coordenadora de Projeto de Internacionalização Capes/Print e Secretária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BioGraph) (2023-2025). Suas pesquisas se voltam para a história da educação, notadamente trajetórias de educadores, escritas de si e escritas escolares, viagens pedagógicas e produção e circulação de modelos educacionais escolanovistas. Pesquisadora 1D (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).
ALEXANDRA LIMA DA SILVA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa doutorado Nota 10 (FAPERJ). Mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense), instituição na qual concluiu bacharelado e licenciatura em História. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPq e estágio de doutorado no exterior na Universidad de Alcalá, com bolsa CAPES, orientada pelo Professor Antonio Castillo Gómez. Lecionou no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso, PPGHIS/UFMT e ProfHist/UFMT. Foi professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign (EUA), com bolsa CAPES (2019). Realizou missão de pesquisa na Universidad Autónoma de San Luis Potosí/México (CAPES PrInt/2022). Atualmente é professora associada na Faculdade de Educação da UERJ, onde exerceu chefia de departamento e atua como professora no corpo permanente no ProPed. Conselheira universitária eleita. Tem bolsas de Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ); Procientista (UERJ-FAPERJ) e Bolsista de Produtividade (CNPq). Coordenou projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tem livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. É escritora de literatura infantojuvenil.
ANA CLAUDIA CARMO DOS REIS
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPed/UERJ), onde concluiu seu Mestrado em Educação. Realizou estágio de doutorado pelo período de 3 meses na Universidad de Alcalá, Espanha, com a orientação do Professor Antonio Castillo Gómez. Especialista em Ergonomia pela Coope/UFRJ e em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (UCB). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora de Educação Especial da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) lotada na Diretoria de Educação Superior (DESUP). Tem experiência na área de Educação com atuação nas seguintes áreas: aprendizagem, inclusão e gestão.
ANDRÉ LUIZ VENÂNCIO JUNIOR
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi bolsista Doutorado Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Dentre suas publicações destaca-se: “Relações Educativas belgo-brasileiras: economia doméstica agrícola sob a ótica de Bertha Lutz e Paul De Vuyst na Associação Brasileira de Educação (1923-1924)” In: José Maria Hernández Dias (org.). Influências belgas en la educación española e iberoamericana. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2019. Atualmente é professor da Prefeitura Municipal de São Gonçalo/RJ. Tem experiência na área de educação com pesquisas voltadas para a história da educação, trajetórias de educadores, viajantes e museus educativos.
DAISE SILVA DOS SANTOS
Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), com bolsa doo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Alcalá (Espanha) pelo Programa Capes-Print, orientada do Professor Antonio Castillo Gómez. Licenciada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Bacharela e Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Trabalhou na rede pública de ensino do município de Duque de Caxias e como Professora substituta da Universidade de Brasília (UNB). Tem publicações sobre história da educação em periódicos e livros.
JUSSARA SANTOS PIMENTA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – ProPEd-UERJ e, durante o curso, realizou estágio de doutorado no exterior, na Universidade de Lisboa, com bolsa Capes, orientada pelo Professor Rogério Fernandes. Seu pós-doutorado com Bolsa PDSE Senior da Faperj também foi no ProPEd-UERJ, com período de missão de trabalho em El Colégio de San Luis, México, com a Professora Oresta López Pérez. Atualmente é docente do Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Porto Velho. Coordenadora do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Escolar, da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória – MNEMOS. Tem livros, artigos e capítulos de livros publicados.
LIGIA BAHIA DE MENDONÇA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História, onde também concluiu seu Mestrado em Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2006). Atua como professora do Ensino Fundamental da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro. Tem artigos publicado, dentre eles “Breve história do Brasil: a influência do Ratio Studiorum na escrita de padre Raphael M. Galanti”, “Abordagem cívica e jesuítica da história do Brasil para crianças, no livro do Padre Raphael Maria Galanti” e capítulos em livros, “Unidos num só corpo: jesuítas, continuidades e rupturas” e “Resistência e permanência da Companhia de Jesus no Brasil: educação jesuítica”.
RAFAEL BORGES DE OLIVEIRA
Possui graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção – UNIFAI (2010); graduação em Estudos Pastorais com Menção em Humanidades pela Pontificia Universidad Católica de Chile – PUC (2014); especialização em Administração e Gestão Escolar pela AVM – UCAM (2016); graduação em Teologia pela Universidade Católica do Salvador (2017) , MBA em Gestão Escolar pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (2018) , MBA em Gestão Escolar pela ESALQ/USP (2020) e Letras Espanhol pela Universidade Estácio de Sá (2020). Esteve como diretor no Colégio Guido de Fontgalland – RJ (2017-2020) e vice-diretor no Colégio Zaccaria (2019), até a data presente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração e Supervisão Escolar.
SARA RAPHAELA MACHADO DE AMORIM
Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação/POSEDUC/UERN. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, com estágio doutoral no exterior, realizado na Universidad de Alcalá (Alcalá de Henares/Espanha), sob a orientação do Professor Antonio Castillo Gómez. Mestre em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Integrou equipe de apoio à organização do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica, que ocorreu no Rio de Janeiro. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação/NUPED/CNPq. Possui publicações em periódicos especializados e capítulos de livros.
SHAYENNE SCHNEIDER SILVA
Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), com bolsa de doutorado (CAPES) e mestrado (CNPq). Na mesma universidade concluiu Pedagogia, com bolsa de Iniciação Científica (Faperj). Realizou estágio doutoral na Universidade de Alcalá, na Espanha, com a orientação do Professor Antonio Castillo Gómez, com bolsa de doutorado sanduíche (FAPERJ). Atua como pesquisadora associada no Grupo de Pesquisa Escola, memória, cultura escrita, da linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História. Atuou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Prefeitura do Rio de Janeiro, no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ) e como professora contratada no Colégio Pedro II, instituição na qual atualmente é professora efetiva. Co-autora do material didático “Nome que dá nome”. Participou das exposições “Palavras ao vento”, sobre imprensa, história e educação, e “De Malas Prontas”, sobre viagens e viajantes ligados à educação, ambas com curadoria da professora Ana Chrystina V. Mignot. Suas pesquisas estão voltadas para a questão biográfica, viagens, educadores, cartas e história da educação.
VANESSA LIMA CORREIA
Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa de Mestrado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), concluiu seu Curso de Pedagogia, com Bolsa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve atualmente sua dissertação provisoriamente intitulada: “Viagem como missão: travessia de Eunice Weaver a bordo da Universidade Flutuante (1928-1934)”. Apresentou trabalhos em Semanas de Iniciação Científica e no X Congresso Internacional de Pesquisa(Auto)biográfica (X CIPA).