Capa do livro: Desenvolvimento profissional de professores: <BR>Múltiplos olhares, múltiplas vozes

Desenvolvimento profissional de professores:
Múltiplos olhares, múltiplas vozes

Autores: Maria da Graça - Nicoletti Mizukami - Maria de Fátima Ramos de Andrade - João Clemente de Souza Neto (Orgs.)

Esta coletânea é composta por relatos de pesquisas que assumem, teórica e metodologicamente, a docência como um processo de longa duração, contínuo, complexo, que envolve conhecimentos de diferentes naturezas, a partir de fontes diversas, e que ocorre em ambientes escolares e não escolares ao longo de toda a trajetória profissional de professores e educadores de uma maneira geral. Mais especificamente, o presente volume apresenta pesquisas relacionadas aos seguintes temas: escritas de professores a respeito do desenvolvimento gráfico infantil; documentos oficiais e o acesso ao capital cultural no contexto do ensino médio; a pedagogia social na construção da cultura de paz em Moçambique; biblioteca universitária e mediação cultural; novo ensino médio; educação e cidade – metodologia 5.0; desenvolvimento profissional e gestão de escola pública; casos de ensino e formação literária; desenvolvimento profissional e transição da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental; modelo de formação de professores do Mackenzie e a reforma Caetano de Campos; concepções de ciência; formação profissional e o itinerário formativo de jovens; juventude, vidas e trajetórias; BNCC e práticas pedagógicas de educação infantil.

Impresso
de R$ 91,36 por
R$ 70,28
Digital
de R$ 91,36 por
R$ 63,95

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6057-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-6053-5
DOI: 10.24824/978652516057.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 336
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • O QUE DIZEM OS ADULTOS SOBRE OS DESENHOS DAS CRIANÇAS: a escrita dos professores a respeito do desenvolvimento gráfico infantil - 23
  • DOCUMENTOS OFICIAIS E O ACESSO AO CAPITAL CULTURAL: o contexto do ensino médio - 45
  • A PEDAGOGIA SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA DE PAZ: uma estratégia de desenvolvimento em Moçambique - 67
  • A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: espaço de mediação cultural - 81
  • UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O ENSINO MÉDIO NO BRASIL - 105
  • EDUCAÇÃO E CIDADE: metodologia 5.0, inovação e empreendedorismo em salas joseenses - 119
  • POTENCIALIDADES FORMATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE UMA GESTORA ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - 141
  • O NOVO ENSINO MÉDIO: uma revisão sistemática - 159
  • CASO DE ENSINO E FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: reflexões a partir da produção de portfólios de leitura literária no curso de Pedagogia - 173
  • A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL AOS ANOS INICIAIS: O Papel Transformador da Formação Continuada na Prática Pedagógica - 183
  • TRANSPOSIÇÃO DO MODELO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO MACKENZIE PARA SÃO PAULO DURANTE A REFORMA CAETANO DE CAMPOS - 203
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES: aprendizagens, processos e desafios - 225
  • CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS: reflexões e considerações de uma Ciência dos poderosos X Ciência de poder - 235
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O ITINERÁRIO FORMATIVO DOS JOVENS - 263
  • JUVENTUDES, VIDAS E TRAJETÓRIAS – REVISITANDO OS PROCESSOS - 283
  • IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL - 303
  • ÍNDICE REMISSIVO - 325
  • SOBRE OS AUTORES - 329
ALINE AMARANTE PEREIRA

Doutoranda e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - (UPM). Graduada em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI - (2011) e em Letras - Português/Espanhol - pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - (UPM) - (2007). Atualmente é bibliotecária na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

ANA MARIA DA CUNHA ROSADO

Doutoranda no programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie; bolsista CAPES. Mestre em Planejamento Urbano e Regional, pelo Instituto Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP); bolsista CAPES. Formada em Licenciatura em História pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), atuando como aluna bolsista pela CAPES nos projetos PIBID e Residência Pedagógica nos anos finais de curso (2017-2018).

CAMILA GEÓRGIA DE MORAES

Doutoranda e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formada em Comunicação Social pela UNIP - Universidade Paulista (2011), Especialista em Marketing e Comunicação Integrada pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015) e possui Extensão em Comunicação Empresarial pela ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing (2012). Atua como Coordenadora do Ensino Médio no Senac Guarulhos Faccini.

CLAUDECI MARTINS DA SILVA

Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Educação Ambiental Urbana Pela Escola Superior do Brasil. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996)

CRISTIANO CAMILO LOPES

É docente na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e atua como professor-pesquisador na graduação (cursos: Pedagogia - presencial e EaD, e Teologia). Possui experiência em docência do ensino superior na área de Pedagogia, Letras e Teologia. Atualmente está na Coordenação de Pesquisa do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Na área de Letras, possui pós-doutorado pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP/2020), e também em pós-doutorado em Literatura Infantil e Juvenil na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (Universidade de São Paulo-USP, 2016).

CRISTINA AYAKO SCHER HUMEKI

Possui graduação em Design pelo Centro Universitário Senac (2010). Possui pós graduação em Arquitetura da Informação pela Faculdade Impacta (2014). Título de mestrado no Programa de Pós Graduação em Educação, Artes e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando principalmente nos seguintes temas: educação.

DANIELLE SANTOS LIMA

Doutoranda e Mestra em Educação, Arte e História da Cultura (2022) e Pós-graduada em Docência da Educação Superior (2020) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduanda em Pedagogia pela UNESP e graduada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Professora convidada na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É estudante de pesquisa do Grupo GEICS - Grupo de Estudos Interdisciplinares em Currículo e Sociedade, vinculado ao PPG em EAHC da Universidade Presbiteriana Mackenzie e certificado pelo diretório de Pesquisa do CNPQ na Linha de Pesquisa: Currículo e Docência.

DISLAINE MYRTZ DE OLIVEIRA SOUSA SALES

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura - Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pedagoga - Faculdade Anhembi-UNIBAN (2006). Graduada em Educação Artística - Faculdades Integradas Teresa Dávila (1994). Especialização em Educação Infantil e Arte-educação. Experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar. Atuou como professora e coordenadora pedagógica. Atualmente é diretora de escola municipal em São Bernardo do Campo.

DISLENE MÉRCIA OLIVEIRA SOUSA LADEIA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2006) e Psicologia pelo Centro Universitário de Santo André (2000). Especialista em Arte educação e Educação Infantil. Trabalhou por 12 anos como professora na Educação Infantil e atualmente é coordenadora pedagógica da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

EDUARDO CASTEDO ABRUNHOSA

Doutor em História Moderna, Contemporânea e da América pela Universidade de Salamanca - Espanha, Doutor e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016), Especialista em Gestão de Projetos e Gestão Pública, graduado em Teologia e História, com larga experiência na administração pública, em gestão educacional do ensino superior e na gestão de projetos voltados para o desenvolvimento e implantação de Políticas Públicas. Atualmente Coordena o Centro Histórico e Cultural Mackenzie, leciona nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo e na Pós-graduação de Educação e Docência no Ensino Superior, além, de ser o responsável pela área de Expansão do Instituto Presbiteriano Mackenzie. É Membro Delegado da Cátedra UNESCO - UNITWIN: “A cidade que educa e transforma” e coordena o eixo de trabalho da Cátedra na UPM.

FERNANDO RAFAEL CHONGO

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil (2023-2025). Doutorado em Inovação Educativa (Ciências de educação) pela Universidade Católica de Moçambique. Professor Auxiliar na Faculdade de Educação da Universidade Púnguè, Moçambique. É pastor da Igreja Presbiteriana de Moçambique

GLAUCIA RIBEIRO DOS SANTOS

Possui graduação em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2000), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2018), especialização em “História, Sociedade e Cultura” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), especialização em “Docência do Ensino Básico e Superior” pela Faculdade Anchieta (2008) e mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie”.

INGRID HÖTTE AMBROGI

Doutora em História Social - FFLCH -USP (2005), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano IP-USP (1997), graduada em Pedagogia pela PUC-SP (1985). É docente do curso de Pedagogia nas modalidades EAD e presencial, ministra aulas e orienta TCC na Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi professora do Programa de Pós Graduação em Educação Arte e História da Cultura da mesma universidade. Desenvolve pesquisas nas áreas de História da Cultura e Educação com temáticas sobre a cidade de São Paulo, organização e difusão de arquivos e acervos e estudos sobre história da educação brasileira. É líder do grupo de pesquisa CNPq, Arquivo, Memória e Cidade (Amecidade).

JOÃO CLEMENTE DE SOUZA NETO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira (1987), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Ciências Sociais, e pós-doutorado (2005) em Sociologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e no Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (Socius - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa), do Grupo de Pedagogia Social da USP e líder do Grupo de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, do Instituto Catequético Secular São José, da Associação Civil Gaudium et Spes e da Pastoral do Menor da Região Episcopal Lapa, São Paulo, SP.

JULIANA PÁDUA SILVA MEDEIROS

Membro dos grupos de pesquisa “Produções literárias e culturais para crianças e jovens” (USP), “O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura” (MACKENZIE), “Literatura expandida” (MACKENZIE), “A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas”(PUC-SP) e “Literatura infantil e juvenil”, o GEPLIJ (UNIFESSPA), no qual é vice-líder. Doutora em Letras (MACKENZIE), mestre em Letras (USP), especialista em Literatura e Artes Visuais (UNIFEV) e licenciada em Letras (FEF), possui toda sua pesquisa acadêmica voltada para a literatura infantil.

LUIS GUSTAVO SOUZA DE OLIVEIRA

Mestre em Educação Arte e História da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Atualmente cursa o doutorado pelo mesmo programa. Possui licenciatura plena e bacharelado em Ciências Biológicas (CB) pela UPM. Ensinos Fundamental e Médio pelo Colégio Presbiteriano Mackenzie. Participante de dois grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade (GEICS) e Formação de Educadores e Políticas Públicas, ambos registrados no CNPq. Foi professor de Biologia, Imunologia e Saúde Pública e Iniciação Científica (EM), no Colégio Chalupe, em Barueri - SP. Atualmente é analista pedagógico do Sistema Mackenzie de Ensino (SME), onde atua na preparação, revisão e editoraç& atilde;o dos livros didáticos de Biologia para o Ensino Médio.

MÁRCIA TOSTES COSTA DA SILVA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie- São Paulo (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental I - Pós-graduada em Gestão Escolar em nível de especialização Lato Sensu. Graduada em Educação Religiosa pela Faculdade Teológica Batista do Oeste do Brasil (1990). Possui aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2013). Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo (2017). Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021). Tutora de Processos de Práticas Pedagógicas no Centro Universitário de Tecnologia Avançada UNIBTA, Centro Universitário UFBRA e Faculdade FOCUS.

MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1970), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Ciências Humanas, também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983). Tem especialização em Didática - Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (1971-1974 /DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia, Estados Unidos (FAPESP/1993).

MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE

Possui pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas, doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED).

MARIA LAURA POZZOBON SPENGLER

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisa Coletivo Ciranda, na UDESC.

MARILI MOREIRA DA SILVA VIEIRA

Pós-Doutorado pela na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação PUC-SP; Pedagoga (1988) - PUC de São Paulo, com habilitação em Orientação Educacional, e Administração Escolar. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do grupo de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre currículo e sociedade (GEICS), registrado no CNPQ e vinculado ao PPGEAHC da UPM. Membro do grupo de pesquisa CEPID, da PUC-SP. Associada à ANPED. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, sob liderança de Dr. Valter Luiz Caldana.

PAULO FRAGA DA SILVA

Doutor em Educação (ensino de ciências) pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Pesquisador Visitante (Visiting Researcher) no Kennedy Institute of Ethics, Georgetown Universitiy, Washington, DC. Especialista em Bioética pela Universidade de São Paulo. Curso de Aperfeiçoamento (intensivo de Bioética) no Kennedy Institute of Ethics, Georgetown University, Washington, DC. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie atuando no Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Educação, Arte e Histórica da Cultura da UPM e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Brasil.

ROSELI MACHADO LOPES DO NASCIMENTO

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação (EAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP com a Tese: Juventudes, Vidas e Trajetórias (2020). Bolsista CAPES entre 2017 e 2019; Mestre em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP / 2010 e bolsista do Programa Bolsa Fundação da Ford com a dissertação “Arte-educação em contexto de periferias urbana - um desafio social”. Graduada em Jornalismo (pelo Instituto Metodista de Ensino Superior em 1990) , Pedagogia (FALC - 2015) e Letras (FALC - 2016), especialista em Violência Doméstica (IP- USP) e em Educomunicação (NCE-ECA-USP). Pesquisadora do GEPEPS- EAHC- UP Mackenzie.

TAIS CRISTINA DE ASSIS DADA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010), obtive o título de Mestre em Educação Arte e História da Cultura em 2023, pela mesma instituição. Atualmente, estou realizando o doutorado em Educação Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, com início no primeiro semestre de 2024. Além de atuar como coordenadora pedagógica em uma Escola de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de São Paulo, participo do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social. Experiência em Educação com ênfase no processo de Ensino-Aprendizagem.