ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
Pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Comitê de Assessoramento em Educação (CA-Ed) do CNPq. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) e pela Université de Paris Nord. Secretário Especial de Relações Internacionais da Universidade do Estado da Bahia (Serint/UNEB). Professor titular da UNEB; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB. Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (Grafho/UNEB). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13 – Paris 8), membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Coordenador Internacional da Rede Estrado. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) (2006 a 2012) e atualmente e Tesoureiro da BIOgraph. Editor da Revista Brasileira de Educação (RBE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica (RBPAB).
MARIANA MARTINS DE MEIRELES
Professora Adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC|UNEB). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Observatório em Educação do Vale do Jiquiriçá (OBSERVALE|UFRB). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd-GT13). Membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).
ROSVITA KOLB BERNARDES
Doutorado em Educação (Unicamp). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes e do Mestrado Profissional em Artes-Escola de Belas Artes Universidade Federal de Minas Gerais. Líder fundadora do Grupo de pesquisa Casa Aberta Mesa Posta: Arte, Infância, Formação e (Auto)biografia. Pós-Doutorado em andamento em Educação na Universidade Federal Fluminense. Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Pesquisadora do Projeto Internacional“Artistic biographies – transculturally” Alemanha, Uganda, Brasil.
AMANDA PEREIRA DA SILVA AZINARI
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas da Diversidade da Amazônia Legal (LEAL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Professora da rede de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em Mato Grosso. Professora colaboradora da Faculdade Indígena Intercultural/Unemat.
ANA RITA DE CASSIA SANTOS BARBOSA
Doutora em Educação pela Università degli Studi di Padova. Professora adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (Gepilis) da Unilab, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais (GEPEE-IAT/SEC). Pesquisadora associada à pesquisa “Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia”, financiada pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) nº 012/2022 – universal.
CLÁUDIA MARIZA MATTOS BRANDÃO
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com pós-doutorado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, professora do Centro de Artes, do curso Artes Visuais – licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Artes, da UFPel. Líder do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
DEE MERCÊS
Possui formação em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pesquisa sobre as poéticas orais do Nego Fugido e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais, no qual atua como bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na pesquisa “Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia” financiada pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) nº 012/2022 – universal.
DELMARY VASCONCELOS DE ABREU
Docente de Música da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), licenciatura em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e em Música pelo Centro Universitário Metodista (IPA) do Rio Grande do Sul. Possui pós-doutorado em Educação na linha Cultura, Escrita e Linguagens pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do grupo de pesquisa Educação Musical e Autobiografia, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2013. É bolsista em produtividade de pesquisa do CNPq.
ELSA LECHNER
Doutorada em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2003), é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, desde 2009. Foi Fulbright Visiting Scholar nas Universidades de Brown e Rutgers-Newark, tendo desenvolvido pesquisa biográfica junto de populações migrantes. Coordenou projetos de investigação nacionais e estrangeiros, foi membro convidado de outros projetos internacionais, e é autora de vários livros e artigos nessa área. Pertence às redes internacionais de pesquisa (auto)biográfica desde o início dos anos 2000.
FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO
Doutora em Educação com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – mestrado e doutorado do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2, com o projeto de pesquisa: “Trabalho docente, trajetórias e políticas de formação em narração: diálogos em rede na educação superior”. Integrante da Pesquisa em Rede – Diálogos Latino-Americanos, com a pesquisa: “Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos”. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Editora da Revista de Educação Pública (REP).
JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS
Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Professora titular plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Líder do Grupo de Pesquisa Diverso – Docência, Narrativa e Diversidade na Educação Básica. Cocoordenadora da Rede Formad – Formação Docente: narrativas e experiências. Cocoordenadora do Coletivo Brasileiro de Redes de pesquisa-formação a partir da escola. Cocoordenadora do Coletivo Baiano de Docentes Narradores(as).
JOSUE JAVIER CRUZ ESCOTO
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projeto de pesquisa financiado pelo CNPq: “Trabalho docente, trajetórias e políticas de formação em narração: diálogos em rede na educação superior”. Coordenador acadêmico de pós-graduação da Universidad Metropolitana de Honduras (UMH).
LEANDRO GILENO MILITÃO NASCIMENTO
Doutor em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador pedagógico da Gerência Regional da Educação da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Salvador. Pesquisador do grupo de pesquisa Diverso – Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Cocoordenador da Rede Formad – Formação Docente: Narrativas e Experiências. Cocoordenador do Coletivo Baiano de Docentes Narradores(as).
LUCIANA ESMERALDA OSTETTO
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), líder do Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte (FIAR). Obteve bolsa de pesquisa de professor visitante no exterior – Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 2018-2019 –, desenvolvida na Universidade de Évora, Portugal.
LUCIANE GERMANO GOLDBERG
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Université de Nantes. Arte-educadora, professora da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), líder do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Diafhna), coordenadora dos projetos de extensão “Ateliê de Pintura Livre do Iprede” – Ateliê Pintante (UFC/IPREDE) e “Grupo Crisálida: art&ducação em (trans)formação”.
LUCIENE SOUZA SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UEFS, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais, coordenadora da pesquisa “Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia”, financiada pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) nº 012/2022 – universal. Pesquisadora associada ao Projeto @-liafuanTL – a literatura e a palavra poética em trânsito entre a oralidade e a escrita em Timor-Leste (e-centro de interpretação: tradição e dinâmicas relacionais).
MAIRCE DA SILVA ARAUJO
Doutora. professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais; líder do Programa de Extensão e Pesquisa Vozes da Educação-História(s), Memória(s), Políticas e Formação de Professores; coordenadora da Rede de docentes que narram infâncias, alfabetização, leitura e escrita (Redeale). Pesquisadora associada da Pesquisa em Rede: “Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
MANOELA DOS ANJOS AFONSO RODRIGUES
PhD pelo Chelsea College of Arts, University of the Arts London (CCW/UAL). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Líder fundadora do grupo de pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/UFG/CNPq). Coordenadora do projeto de pesquisa “Práticas artísticas autobiográficas: intersecções entre prática artística, escritas de vida e decolonialidade”.
MARIA CECILIA DE ARAUJO RODRIGUES TORRES
Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Educação pelo PPGEDU da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente aposentada do curso de licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista (IPA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO) do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMúsica) da UFRGS e integrante do Grupo Narramus do PPGEDU da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Grupo de Pesquisa Educação Musical e (Auto)Biografia (Gemab) do PPGMúsica da Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil.
MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO
Professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), credenciada nos programas de pós-graduação: Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências (PROFCIAMB) e Mestrado em Educação da UEFS. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e pesquisadora associada à pesquisa “Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia”, financiada pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) nº 012/2022 – universal.
MARIA EVANY NASCIMENTO
Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Líder do Grupo de Pesquisa Intercidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Diversa. Coordenadora do Programa de Extensão Laboratórios Didáticos.
MARIA HELENA MENNA BARRETO ABRAHÃO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundadora e sócia-honorária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Idealizou e presidiu o I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA), em 2004, voltando a presidi-lo em 2012. Publica no país e no exterior. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do GRUPRODOCI/CNPq/UFPel. Integrante de redes de pesquisa nacionais e internacionais. Pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
MARÍA ISABEL GUTIÉRREZ CHÁVEZ
Magister; Professora Fundadora y coordinadora de la Escuela Campesina Alternativa de Pomabamba y la Asociación Civil Esperanza de Cajamarca; Coordinadora del grupo de profesionales “Escritores de Esperanza; Coordinadora de la reDiálogos de Cajamarca, Perú; Pesquisadora associada da Pesquisa em Rede: Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos (CNPq).
MARIA LUISA FURLIN BAMPI
Doutora em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ, membro do Grupo Vozes da Educação; participa da Rede de docentes que narram infâncias, alfabetização, leitura e escrita (Redeale), do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Étnico-Raciais (Almefre) e coordena o Grupo de Estudos, Pesquisas e Formação Docente para as Infâncias na perspectiva das Narrativas de Experiências (Gfdine).
MARIA LUIZA TROIAN
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projeto de pesquisa financiado pelo CNPq: “Trabalho docente, trajetórias e políticas de formação em narração: diálogos em rede na educação superior”. Integrante da Pesquisa em Rede “Diálogos Latino-Americanos, com a pesquisa: experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos”. Técnica administrativa educacional – pedagoga, da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso (Seciteci).
MAURO JOSÉ DE SOUZA
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor adjunto na UFMT, Campus Universitário do Araguaia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projeto de pesquisa: “Trabalho docente, trajetórias e políticas de formação em narração: diálogos em rede na educação superior”, financiado pelo CNPq. Integrante da Pesquisa em Rede – Diálogos Latino-Americanos, com a pesquisa: “Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos”.
REGINA APARECIDA CORREIA TRINDADE
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tutora do curso de licenciatura em Pedagogia EaD da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Participante da Rede de docentes que narram infâncias, alfabetização, leitura e escrita (Redeale).
RITA TATIANA CARDOSO ERBS
Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Integrante do Grupo de Pesquisa Profissionalização Docente e Identidade: Narrativas na Primeira Pessoa (Grupodoci) e do Grupo de Estudos da Aprendizagem Autorregulada (Gepaar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação (Nepeduca).
SAHMARONI RODRIGUES
Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Sorbonne Cité Paris 13. Professor da Faculdade de Educação da UFC, vice-líder do grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Diafhna), coordenador do Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus e Círculo de Produção Literária “Escrevivências Transviadas”. É escritor com cinco livros publicados (romances e contos).
SILVANA BARBOSA MACÊDO
Artista visual com PhD em Fine Art pela Northumbria University, UK. Pesquisa o diálogo entre a arte, biologia e ecologia, bem como feminismos decoloniais. Professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), atuando nas áreas de pintura e multimeios.
TERESA MATEIRO
Professora titular do Departamento de Música (DMU) e dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-Artes), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É PhD em Filosofia da Educação pela Universidade do País Vasco, Espanha. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (ForMusi/Udesc/CNPq).
VALESKA FORTES DE OLIVEIRA
Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (Gepeis). Membro da Associação de Pesquisa Autobiográfica (Biograph); Integrante da Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual (KINO); Integrante da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (Ripefor); Membro da AIDU-México como pesquisadora convidada.