Capa do livro: Redes de pesquisa e movimentos insurgentes - Vol. 04

Redes de pesquisa e movimentos insurgentes - Vol. 04

Autores: Elizeu Clementino de Souza - Mariana Martins de Meireles - Rosvita Kolb Bernardes (Orgs.)

Os textos que compõem o livro resultam de pesquisas e ações que concebem a narrativa como dispositivo textual, sonoro e imagético. De modo geral, estes trabalhos estão vinculados a diferentes grupos de pesquisa que se articulam em redes nacionais e internacionais, intercambiando dimensões teórico-metodológicas no âmbito da pesquisa (auto)biográfica. Organizam-se em três eixos temáticos que tomam como centralidade discussões sobre redes de pesquisa e tramas (auto)biográficas, em movimentos de grupos de pesquisa que dialogam no seu interior, no espaço acadêmico ou mesmo por meio de coletivos de docentes narradores e contadores de histórias de vida-pesquisa-formação. 

Impresso
de R$ 69,90 por
R$ 59,90
Digital
de R$ 69,90 por
R$ 48,93

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6345-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-6340-6
DOI: 10.24824/978652516345.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 260
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • Prefácio - 13
  • Apresentação - 19
  • Práticas poéticas e políticas da pesquisa (auto)biográfica nas artes - 25
  • Interlocuções entre grupos de pesquisa no campo da educação musical - 43
  • Perspectivas epistêmico-metodológicos a partir do conceito musicobiografização: contribuições do GEMAB no movimento autobiográfico da educação musical em rede - 55
  • Educação musical e formação docente: trabalhos acadêmicos sob a perspectiva da pesquisa (auto)biográfica - 71
  • Grupo de estudos e pesquisas em poéticas orais: a cacimba de histórias e o intercâmbio entre saberes - 85
  • Dimensões, traçados e redes entre (auto)biografia e formação no contexto do Grafho - 101
  • Grupo de Pesquisa Profissionalidade Docente e Identidade – narrativas singulares/plurais (GRUPRODOCI 1988-2024): 36 anos de história - 115
  • O GEPEIS como espaço formativo: memórias e narrativas - 131
  • (Con)fiar a dimensão estética pelas trilhas (auto)biográficas: narrativas de um círculo de pesquisa - 143
  • Pesquisa (auto)biográfica, arte e trans/formação: artesanias no Grupo de Pesquisa Dialogicidade Formação Humana e Narrativas (DIAFHNA/UFC) - 159
  • Estudos e práticas (auto)biográficas criativas: pesquisa, formação e diálogos em rede - 177
  • Espaços formativos, memória e narrativas: pesquisaformação em redes e coletivos docentes: narrativas de experiências pedagógicas na Educação Básica - 191
  • Formação continuada e coletivos docentes em rede: processos formativos instituintes que se constroem nas práticas e nas lutas por uma América Latina livre e soberana - 203
  • A formação docente em um contexto colaborativo e as experiências vividas e narradas - 219
  • Ateliê (auto)biográfico de arte como possibilidade de (trans)formação do estudante de dança - 233
  • Sobre os organizadores - 245
  • Sobre os autores - 247
  • Índice remissivo - 255
ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA

Pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e membro do Comitê de Assessoramento em Educação (CA-Ed) do CNPq. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) e pela Université de Paris Nord. Secretário Especial de Relações Internacionais da Universidade do Estado da Bahia (Serint/UNEB). Professor titular da UNEB; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB. Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (Grafho/UNEB). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13 – Paris 8), membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Coordenador Internacional da Rede Estrado. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) (2006 a 2012) e atualmente e Tesoureiro da BIOgraph. Editor da Revista Brasileira de Educação (RBE) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica (RBPAB).

MARIANA MARTINS DE MEIRELES

Professora Adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO). Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC|UNEB). Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora do Observatório em Educação do Vale do Jiquiriçá (OBSERVALE|UFRB). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd-GT13). Membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).

ROSVITA KOLB BERNARDES

Doutorado em Educação (Unicamp). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes e do Mestrado Profissional em Artes-Escola de Belas Artes Universidade Federal de Minas Gerais. Líder fundadora do Grupo de pesquisa Casa Aberta Mesa Posta: Arte, Infância, Formação e (Auto)biografia. Pós-Doutorado em andamento em Educação na Universidade Federal Fluminense. Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Pesquisadora do Projeto Internacional“Artistic biographies – transculturally” Alemanha, Uganda, Brasil.

AMANDA PEREIRA DA SILVA AZINARI

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas da Diversidade da Amazônia Legal (LEAL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Professora da rede de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em Mato Grosso. Professora colaboradora da Faculdade Indígena Intercultural/Unemat.

ANA RITA DE CASSIA SANTOS BARBOSA

Doutora em Educação pela Università degli Studi di Padova. Professora adjunta do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Linguagem e Sociedade (Gepilis) da Unilab, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); do Grupo de Estudos, Pesquisas e Experimentações Educacionais (GEPEE-IAT/SEC). Pesquisadora associada à pesquisa “Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia”, financiada pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) nº 012/2022 – universal.

CLÁUDIA MARIZA MATTOS BRANDÃO

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com pós-doutorado em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, professora do Centro de Artes, do curso Artes Visuais – licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Artes, da UFPel. Líder do PhotoGraphein – Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação (UFPel), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

DEE MERCÊS

Possui formação em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), pesquisa sobre as poéticas orais do Nego Fugido e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais, no qual atua como bolsista de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na pesquisa “Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia” financiada pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) nº 012/2022 – universal.

DELMARY VASCONCELOS DE ABREU

Docente de Música da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), licenciatura em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e em Música pelo Centro Universitário Metodista (IPA) do Rio Grande do Sul. Possui pós-doutorado em Educação na linha Cultura, Escrita e Linguagens pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do grupo de pesquisa Educação Musical e Autobiografia, certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2013. É bolsista em produtividade de pesquisa do CNPq.

ELSA LECHNER

Doutorada em Antropologia Social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2003), é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, desde 2009. Foi Fulbright Visiting Scholar nas Universidades de Brown e Rutgers-Newark, tendo desenvolvido pesquisa biográfica junto de populações migrantes. Coordenou projetos de investigação nacionais e estrangeiros, foi membro convidado de outros projetos internacionais, e é autora de vários livros e artigos nessa área. Pertence às redes internacionais de pesquisa (auto)biográfica desde o início dos anos 2000.

FILOMENA MARIA DE ARRUDA MONTEIRO

Doutora em Educação com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – mestrado e doutorado do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2, com o projeto de pesquisa: “Trabalho docente, trajetórias e políticas de formação em narração: diálogos em rede na educação superior”. Integrante da Pesquisa em Rede – Diálogos Latino-Americanos, com a pesquisa: “Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos”. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Editora da Revista de Educação Pública (REP).
 

JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS


Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Professora titular plena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Líder do Grupo de Pesquisa Diverso – Docência, Narrativa e Diversidade na Educação Básica. Cocoordenadora da Rede Formad – Formação Docente: narrativas e experiências. Cocoordenadora do Coletivo Brasileiro de Redes de pesquisa-formação a partir da escola. Cocoordenadora do Coletivo Baiano de Docentes Narradores(as).

JOSUE JAVIER CRUZ ESCOTO

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projeto de pesquisa financiado pelo CNPq: “Trabalho docente, trajetórias e políticas de formação em narração: diálogos em rede na educação superior”. Coordenador acadêmico de pós-graduação da Universidad Metropolitana de Honduras (UMH).

LEANDRO GILENO MILITÃO NASCIMENTO

Doutor em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenador pedagógico da Gerência Regional da Educação da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Salvador. Pesquisador do grupo de pesquisa Diverso – Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Cocoordenador da Rede Formad – Formação Docente: Narrativas e Experiências. Cocoordenador do Coletivo Baiano de Docentes Narradores(as).

LUCIANA ESMERALDA OSTETTO

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), líder do Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte (FIAR). Obteve bolsa de pesquisa de professor visitante no exterior – Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) 2018-2019 –, desenvolvida na Universidade de Évora, Portugal.

LUCIANE GERMANO GOLDBERG

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Université de Nantes. Arte-educadora, professora da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Ceará (UFC), professora do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), líder do Grupo de Pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Diafhna), coordenadora dos projetos de extensão “Ateliê de Pintura Livre do Iprede” – Ateliê Pintante (UFC/IPREDE) e “Grupo Crisálida: art&ducação em (trans)formação”.

LUCIENE SOUZA SANTOS

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), credenciada no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UEFS, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais, coordenadora da pesquisa “Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia”, financiada pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) nº 012/2022 – universal. Pesquisadora associada ao Projeto @-liafuanTL – a literatura e a palavra poética em trânsito entre a oralidade e a escrita em Timor-Leste (e-centro de interpretação: tradição e dinâmicas relacionais).

MAIRCE DA SILVA ARAUJO

Doutora. professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: processos formativos e desigualdades sociais; líder do Programa de Extensão e Pesquisa Vozes da Educação-História(s), Memória(s), Políticas e Formação de Professores; coordenadora da Rede de docentes que narram infâncias, alfabetização, leitura e escrita (Redeale). Pesquisadora associada da Pesquisa em Rede: “Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos”, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

MANOELA DOS ANJOS AFONSO RODRIGUES

PhD pelo Chelsea College of Arts, University of the Arts London (CCW/UAL). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Líder fundadora do grupo de pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/UFG/CNPq). Coordenadora do projeto de pesquisa “Práticas artísticas autobiográficas: intersecções entre prática artística, escritas de vida e decolonialidade”.

MARIA CECILIA DE ARAUJO RODRIGUES TORRES

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado em Educação pelo PPGEDU da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente aposentada do curso de licenciatura em Música do Centro Universitário Metodista (IPA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Cotidiano (EMCO) do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMúsica) da UFRGS e integrante do Grupo Narramus do PPGEDU da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Grupo de Pesquisa Educação Musical e (Auto)Biografia (Gemab) do PPGMúsica da Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil.

MARIA CLÁUDIA SILVA DO CARMO

Professora titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), credenciada nos programas de pós-graduação: Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências (PROFCIAMB) e Mestrado em Educação da UEFS. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e pesquisadora associada à pesquisa “Cacimba de Histórias: vidas e saberes de contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia”, financiada pelo Edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) nº 012/2022 – universal.

MARIA EVANY NASCIMENTO

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Líder do Grupo de Pesquisa Intercidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Diversa. Coordenadora do Programa de Extensão Laboratórios Didáticos.

MARIA HELENA MENNA BARRETO ABRAHÃO


Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fundadora e sócia-honorária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Idealizou e presidiu o I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA), em 2004, voltando a presidi-lo em 2012. Publica no país e no exterior. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do GRUPRODOCI/CNPq/UFPel. Integrante de redes de pesquisa nacionais e internacionais. Pesquisadora sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

MARÍA ISABEL GUTIÉRREZ CHÁVEZ

Magister; Professora Fundadora y coordinadora de la Escuela Campesina Alternativa de Pomabamba y la Asociación Civil Esperanza de Cajamarca; Coordinadora del grupo de profesionales “Escritores de Esperanza; Coordinadora de la reDiálogos de Cajamarca, Perú; Pesquisadora associada da Pesquisa em Rede: Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos (CNPq).

MARIA LUISA FURLIN BAMPI

Doutora em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ, membro do Grupo Vozes da Educação; participa da Rede de docentes que narram infâncias, alfabetização, leitura e escrita (Redeale), do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Memória, Formação Docente e Relações Étnico-Raciais (Almefre) e coordena o Grupo de Estudos, Pesquisas e Formação Docente para as Infâncias na perspectiva das Narrativas de Experiências (Gfdine).

MARIA LUIZA TROIAN

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projeto de pesquisa financiado pelo CNPq: “Trabalho docente, trajetórias e políticas de formação em narração: diálogos em rede na educação superior”. Integrante da Pesquisa em Rede “Diálogos Latino-Americanos, com a pesquisa: experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos”. Técnica administrativa educacional – pedagoga, da Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso (Seciteci).

MAURO JOSÉ DE SOUZA

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professor adjunto na UFMT, Campus Universitário do Araguaia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente (GEPForDoc), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com projeto de pesquisa: “Trabalho docente, trajetórias e políticas de formação em narração: diálogos em rede na educação superior”, financiado pelo CNPq. Integrante da Pesquisa em Rede – Diálogos Latino-Americanos, com a pesquisa: “Experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos”.

REGINA APARECIDA CORREIA TRINDADE

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tutora do curso de licenciatura em Pedagogia EaD da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Participante da Rede de docentes que narram infâncias, alfabetização, leitura e escrita (Redeale).

RITA TATIANA CARDOSO ERBS

Pós-doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Integrante do Grupo de Pesquisa Profissionalização Docente e Identidade: Narrativas na Primeira Pessoa (Grupodoci) e do Grupo de Estudos da Aprendizagem Autorregulada (Gepaar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação (Nepeduca).

SAHMARONI RODRIGUES

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Sorbonne Cité Paris 13. Professor da Faculdade de Educação da UFC, vice-líder do grupo de pesquisa Dialogicidade, Formação Humana e Narrativas (Diafhna), coordenador do Círculo de Leitura Literária Carolina Maria de Jesus e Círculo de Produção Literária “Escrevivências Transviadas”. É escritor com cinco livros publicados (romances e contos).

SILVANA BARBOSA MACÊDO

Artista visual com PhD em Fine Art pela Northumbria University, UK. Pesquisa o diálogo entre a arte, biologia e ecologia, bem como feminismos decoloniais. Professora do Departamento de Artes Visuais (DAV) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), atuando nas áreas de pintura e multimeios.

TERESA MATEIRO

Professora titular do Departamento de Música (DMU) e dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-Artes), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É PhD em Filosofia da Educação pela Universidade do País Vasco, Espanha. É líder do Grupo de Pesquisa Educação Musical e Formação Docente (ForMusi/Udesc/CNPq).

VALESKA FORTES DE OLIVEIRA

Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (Gepeis). Membro da Associação de Pesquisa Autobiográfica (Biograph); Integrante da Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual (KINO); Integrante da Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (Ripefor); Membro da AIDU-México como pesquisadora convidada.