Capa do livro: Insubordinações epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica - VOL 1

Insubordinações epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica - VOL 1

Autores: Maria Helena Menna Barreto Abrahão - Rodrigo Matos-de-Souza - Jorge Luiz da Cunha (Orgs.)

O livro Insubordinações epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica apresenta um conjunto de textos que afirmam a produção epistemo teórico-metodológica e formativa em sua dimensão insubordinada: a produção – e não a mera reprodução – de conceitos, de crítica, de formas, de modo de realizar o (auto)biográfico. Os capítulos estão estruturalmente organizados em três eixos: Insubordinações epistemológicas, Insubordinações teórico-metodológicas e Insubordinações teórico-formativas. Esses eixos convidam o leitor a adentrar na leitura do livro, tanto pela lógica sequencial quanto pela lógica diversa segundo o próprio interesse ou necessidade, pois o livro conserva uma unidade compreensiva: a de que o todo está na parte e vice-versa. Essa estrutura abriga um conjunto orgânico de textos com questões e saberes epistemo teórico-metodológicos insubordinados que evoluem na direção de um desenvolvimento diferenciado em pesquisa preocupado e ocupado com a formação humana. Valoriza-se, no (auto)biográfico, uma práxis includente que recepciona irmãmente os corpos invisibilizados e excluídos da modernidade que encontram no dado íntimo uma forma de expressar seu modo de viver e fazer. Indica-se, assim, outro mundo possível – uma outra forma de habitar e coexistir – em alternativa ao modo como o fizemos nos últimos séculos, que parece ter encontrado um ponto de saturação, de esgotamento, que já nos permite falar em fim da humanidade.

Impresso
de R$ 69,90 por
R$ 59,90
Digital
de R$ 69,90 por
R$ 48,93

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6176-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-6177-8
DOI: 10.24824/978652516176.1
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • Prefácio - 13
  • Apresentação - 19
  • Identidade evolutiva singular-plural e identidade narrativa - 29
  • Tensiones y contradicciones en los procesos de investigación auto biográfica - 43
  • Jean-Paul Sartre e Paul Ricoeur: aproximações e possibilidades para a pesquisa (auto)biográfica - 53
  • Narrativas digitais e potencialidades insubordinadas em pesquisa (auto)biográfica - 69
  • Insubordinações epistemológicas: narrativas do si sob a representância da memória - 79
  • Possibilidades da correspondência interescolar: ampliando o conhecimento de si para comunicar ao outro - 97
  • Modos de escrever, modos de narrar: formação e produção de pensamento na escrita de cartas - 111
  • Escrever, ler e conversar entre docentes: experiência, narrativas e investigação-formação-ação pedagógica - 125
  • Ateliê biográfico e formação docente: narrativas de vida desveladas - 139
  • Escrita de si e emancipação social: “nós, vozes e elos” nos exercícios de biografização grupal - 153
  • Heterobiografias verbovisuais: a possibilidade de narrativas literaturizadas - 161
  • Diários e inventários: dispositivos de escrita implicada em pesquisa e formação - 179
  • A escrita e o tempo: pesquisa (auto)biográfica e historiografia de processos formativos em música - 195
  • Nos movimentos de resistir e criar culturas e escolas estão os processos de (re)invenção de si e do outro - 213
  • Sobre os organizadores - 223
  • Sobre os autores - 225
  • Índice remissivo - 229
MARIA HELENA MENNA BARRETO ABRAHÃO

Doutora em Educação - UFRGS. Fundadora e Sócia Honorária da BIOgraph. Idealizou e presidiu o I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica - I CIPA (2004), voltando a presidi-lo em 2012. Publica no país e no exterior. Docente Permanente do PPGE da UFPel. Líder do GRUPRODOCI/CNPq/UFPel. Integrante de redes de pesquisa nacionais e internacionais. Pesquisadora Sênior do CNPq.

RODRIGO MATOS-DE-SOUZA

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Doutor em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Realizou estágio pós-doutoral nas universidades de Sevilha, Espanha, e Tours, França. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica 2020-2023 e vice-presidente no período 2018-2020. É membro Association internationale des histoires de vie en formation et de recherche biographique en éducation.

JORGE LUIZ DA CUNHA

Doutor em Filosofia e em História Medieval e Moderna Contemporânea (Universität Hamburg, Alemanha. Professor Titular da UFSM. Integra o quadro docente permanente do PPGE/UFSM e PPGH/UFSM. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO, criado em 1996. Pesquisa temas em História da Educação, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas, dentre outros.


CARLA VERÔNICA ALBUQUERQUE ALMEIDA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Membro do Grupo de Pesquisa Família, (Auto)Biografia e Poética (FABEP/Ucsal), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Representação Social (Geppe-RS-Uneb) e do Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada (GRUPEAFRO - Unilab).

CINTHIA VIEIRA BRUM LIMA

Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Campinas.. Membro da Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação Freinet (REPEF).

DANIEL SUÁREZ

Doutor em Educação pela Universidade de Buenos Aires. Professor Titular do Departamento de Educação e Diretor do Instituto de “Investigaciones en Ciencias de la Educación” da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Diretor do projeto de pesquisa UBACyT 2023 “Oficio de enseñar, narrativas de experiencia y saber pedagógico”.

DANIELA DIAS DOS ANJOS

Doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), e atua na linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem) e Hinas (Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades).

DANISE GRANGEIRO

Doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires. Professora do Doutorado em Educação da Universidade de Rosário (UNR). Pesquisadora do Programa Red de Formación Docente y Narrativa Pedagógica da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da pesquisa UBACyT 2023 “Oficio de enseñar, narrativas de experiencia y saber pedagógico”.

 
ELSA LECHNER

Doutora em antropologia social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2003), é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, desde 2009. Foi Fulbright Visiting Scholar nas Universidades de Brown e Rutgers-Newark, tendo desenvolvido pesquisa biográfica junto de populações migrantes. Coordenou projetos de investigação nacionais e estrangeiros, foi membro convidado de outros projetos internacionais, e é autora de vários livros e artigos nesta área. Pertence às redes internacionais de pesquisa (auto)biográfica desde o início dos anos 2000.

FÁBIO MACHADO PINTO

Doutor em Sciences de L’Éducation - Université de Paris 8, França. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CNPq), Coordena o Grupo de Estudos Biográficos Sartriano. Pesquisador do ESCOL/CIRCEFT/Université Paris 8 e SOCIUS (Universidade de Lisboa).

GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO

Professor Titular na FE-Unicamp. Livre-Docente em Educação Escolar. Coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e participante do NOZSOUTRES - Círculo de Estudos Narrativos em Educação. Participante das Rede Formad e ComViver. Projeto de pesquisa, financiado pela FAPESP (2022/06842-2), intitulado “Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares”.

INÊS DE ALMEIDA ROCHA

Professora Titular Colaboradora Permanente do Programa de Pós-Graduação e Música da UNIRIO e aposentada pelo Colégio Pedro II. É líder do Grupo de Pesquisas GEPEAMUS, integrante do GECULT e do GTMP-ARLAC-IMS. É associada à BIOGRAPH, ABEM, FLADEM, ARLAC-ISM e integra o Movimento de Pesquisa (auto)biográfica e Educação Musical.

IZABEL GALVÃO

Université Paris 8. Doutora em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP, onde foi professora de 1997 a 2005. De 2009 a 2023 foi professora da Universidade Sorbonne Paris Nord, e atualmente é professora da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Pertence ao grupo de pesquisa EXPERICE (expérience, éducation, ressources culturelles) e é membro do GIS (Groupement d’intérêt scientifique) Le Sujet dans la cité.

JÚLIO CÉSAR DA ROSA MACHADO

Doutor em Ciências da Educação pela PUCRS, com Estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal. Professor aposentado. Pós-doutorando na Universidade Federal de Pelotas. Membro do GRUPRODOCI/CNPq/UFPel. Membro do Projeto CNPq Pró-humanidades.

LUCIANE MARIA PEZZATO

Doutorado em Saúde Coletiva - Faculdade de Ciências Médica/Unicamp. Professora do Eixo comum Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade da UNIFESP, campus Baixada Santista. e Vice-líder do Diretório Análise Institucional e Saúde Coletiva, CNPq e membro do Grupo interinstitucional Polifonia UERJ/Unicamp.

MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO

Pós-doutorado pela Universidad de Barcelona. Professora Adjunta (aposentada) e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Rio Claro. Livre docente pela UNESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação e do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade - UNESP (CNPq). Coordenou o Projeto de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/PROEX/UNESP (2001 a 2019).

NILDA ALVES

Professora emérita da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora emérita pela FAPERJ. Pesquisadora Sênior/CNPq. Líder do GrPesq ‘Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons’/UERJ-CNPq. Ex-Presidente da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação); da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação); da ABdC (Associação Brasileira de Currículo); da ASDUERJ (Associação dos Docentes da UERJ).

NILTON PAULO PONCIANO

Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - IFMS e Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Processo Civilizador – GPEPC.

RICARDO CASTAÑO GAVIRIA

Doutor em Educación e Contemporaneidade – UNEB. Pós-doutorado em Formación profissional docente – UFMT. Magister en Motricidad y desarrollo humano. Sociólogo U de A. Professor Instituto de Educación Física y Deporte - Universidad de Antioquia -Colombia.

 
SOYMARA EMILIÃO

Doutora e Mestre em Educação, pelo PROPED -UERJ. Cursando o Pós-doutorado no PPGE-UFRJ. Professora Assistente CaP-UERJ e Pedagoga da Rede Municipal de Niterói. Especialista em Psicopedagogia. Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão “Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades” no CAp/UERJ.