MARIA HELENA MENNA BARRETO ABRAHÃO
Doutora em Educação - UFRGS. Fundadora e Sócia Honorária da BIOgraph. Idealizou e presidiu o I Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica - I CIPA (2004), voltando a presidi-lo em 2012. Publica no país e no exterior. Docente Permanente do PPGE da UFPel. Líder do GRUPRODOCI/CNPq/UFPel. Integrante de redes de pesquisa nacionais e internacionais. Pesquisadora Sênior do CNPq.
RODRIGO MATOS-DE-SOUZA
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB. Doutor em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Realizou estágio pós-doutoral nas universidades de Sevilha, Espanha, e Tours, França. Foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica 2020-2023 e vice-presidente no período 2018-2020. É membro Association internationale des histoires de vie en formation et de recherche biographique en éducation.
JORGE LUIZ DA CUNHA
Doutor em Filosofia e em História Medieval e Moderna Contemporânea (Universität Hamburg, Alemanha. Professor Titular da UFSM. Integra o quadro docente permanente do PPGE/UFSM e PPGH/UFSM. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação - CLIO, criado em 1996. Pesquisa temas em História da Educação, História Oral e Narrativas (Auto)Biográficas, dentre outros.
CARLA VERÔNICA ALBUQUERQUE ALMEIDA
Doutora em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Membro do Grupo de Pesquisa Família, (Auto)Biografia e Poética (FABEP/Ucsal), do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Representação Social (Geppe-RS-Uneb) e do Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada (GRUPEAFRO - Unilab).
CINTHIA VIEIRA BRUM LIMA
Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Campinas.. Membro da Rede de Educadores e Pesquisadores da Educação Freinet (REPEF).
DANIEL SUÁREZ
Doutor em Educação pela Universidade de Buenos Aires. Professor Titular do Departamento de Educação e Diretor do Instituto de “Investigaciones en Ciencias de la Educación” da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Diretor do projeto de pesquisa UBACyT 2023 “Oficio de enseñar, narrativas de experiencia y saber pedagógico”.
DANIELA DIAS DOS ANJOS
Doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF), e atua na linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GPPL (Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem) e Hinas (Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividades).
DANISE GRANGEIRO
Doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires. Professora do Doutorado em Educação da Universidade de Rosário (UNR). Pesquisadora do Programa Red de Formación Docente y Narrativa Pedagógica da Universidade de Buenos Aires (UBA) e da pesquisa UBACyT 2023 “Oficio de enseñar, narrativas de experiencia y saber pedagógico”.
ELSA LECHNER
Doutora em antropologia social pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, 2003), é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, desde 2009. Foi Fulbright Visiting Scholar nas Universidades de Brown e Rutgers-Newark, tendo desenvolvido pesquisa biográfica junto de populações migrantes. Coordenou projetos de investigação nacionais e estrangeiros, foi membro convidado de outros projetos internacionais, e é autora de vários livros e artigos nesta área. Pertence às redes internacionais de pesquisa (auto)biográfica desde o início dos anos 2000.
FÁBIO MACHADO PINTO
Doutor em Sciences de L’Éducation - Université de Paris 8, França. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CNPq), Coordena o Grupo de Estudos Biográficos Sartriano. Pesquisador do ESCOL/CIRCEFT/Université Paris 8 e SOCIUS (Universidade de Lisboa).
GUILHERME DO VAL TOLEDO PRADO
Professor Titular na FE-Unicamp. Livre-Docente em Educação Escolar. Coordenador do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada e participante do NOZSOUTRES - Círculo de Estudos Narrativos em Educação. Participante das Rede Formad e ComViver. Projeto de pesquisa, financiado pela FAPESP (2022/06842-2), intitulado “Narrar e (sobre)viver em processos de ensinaraprender: pesquisar em movimentos formativos nos/dos/com os cotidianos escolares”.
INÊS DE ALMEIDA ROCHA
Professora Titular Colaboradora Permanente do Programa de Pós-Graduação e Música da UNIRIO e aposentada pelo Colégio Pedro II. É líder do Grupo de Pesquisas GEPEAMUS, integrante do GECULT e do GTMP-ARLAC-IMS. É associada à BIOGRAPH, ABEM, FLADEM, ARLAC-ISM e integra o Movimento de Pesquisa (auto)biográfica e Educação Musical.
IZABEL GALVÃO
Université Paris 8. Doutora em Psicologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP, onde foi professora de 1997 a 2005. De 2009 a 2023 foi professora da Universidade Sorbonne Paris Nord, e atualmente é professora da Universidade Paris 8 Vincennes-Saint-Denis. Pertence ao grupo de pesquisa EXPERICE (expérience, éducation, ressources culturelles) e é membro do GIS (Groupement d’intérêt scientifique) Le Sujet dans la cité.
JÚLIO CÉSAR DA ROSA MACHADO
Doutor em Ciências da Educação pela PUCRS, com Estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal. Professor aposentado. Pós-doutorando na Universidade Federal de Pelotas. Membro do GRUPRODOCI/CNPq/UFPel. Membro do Projeto CNPq Pró-humanidades.
LUCIANE MARIA PEZZATO
Doutorado em Saúde Coletiva - Faculdade de Ciências Médica/Unicamp. Professora do Eixo comum Trabalho em Saúde do Instituto Saúde e Sociedade da UNIFESP, campus Baixada Santista. e Vice-líder do Diretório Análise Institucional e Saúde Coletiva, CNPq e membro do Grupo interinstitucional Polifonia UERJ/Unicamp.
MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DE CAMARGO
Pós-doutorado pela Universidad de Barcelona. Professora Adjunta (aposentada) e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Rio Claro. Livre docente pela UNESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Linguagens Experiência e Formação e do Grupo de Estudos Escola, Formação e Alteridade - UNESP (CNPq). Coordenou o Projeto de Educação de Jovens e Adultos – PEJA/PROEX/UNESP (2001 a 2019).
NILDA ALVES
Professora emérita da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora emérita pela FAPERJ. Pesquisadora Sênior/CNPq. Líder do GrPesq ‘Currículos cotidianos, redes educativas, imagens e sons’/UERJ-CNPq. Ex-Presidente da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação); da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação); da ABdC (Associação Brasileira de Currículo); da ASDUERJ (Associação dos Docentes da UERJ).
NILTON PAULO PONCIANO
Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul - IFMS e Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Processo Civilizador – GPEPC.
RICARDO CASTAÑO GAVIRIA
Doutor em Educación e Contemporaneidade – UNEB. Pós-doutorado em Formación profissional docente – UFMT. Magister en Motricidad y desarrollo humano. Sociólogo U de A. Professor Instituto de Educación Física y Deporte - Universidad de Antioquia -Colombia.
SOYMARA EMILIÃO
Doutora e Mestre em Educação, pelo PROPED -UERJ. Cursando o Pós-doutorado no PPGE-UFRJ. Professora Assistente CaP-UERJ e Pedagoga da Rede Municipal de Niterói. Especialista em Psicopedagogia. Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão “Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades” no CAp/UERJ.