Capa do livro: Narrativas e corpos em trânsito: <br>Resistências e insubordinações

Narrativas e corpos em trânsito:
Resistências e insubordinações

Autores: Elizeu Clementino de Souza - Ana Chrystina Mignot - Paula Perin Vicentini (Orgs.)

O livro Narrativas e corpos em trânsito: resistências e insubordinações reúne trabalhos que versam sobre movimentos de resistência de diversas ordens que envolvem agentes distintos e apresentam perspectivas de análise específicas. Os textos problematizam questões acerca das vivências de diferentes grupos sociais – professoras negras, segmentos distintos do movimento LGBTQIAPN+, trabalhadoras sexuais, meninas vítimas de violência sexual. Avança diálogos entre narrativa, educação e saúde, além de análises acerca das potencialidades de diferentes formas de expressão artística na produção de estudos (auto)biográficos. Ao associar as narrativas de insurgência às que se vinculam aos diferentes modos de produção artística e de cuidados ligados à saúde e ao educar, este livro permite-nos estabelecer articulações ainda pouco exploradas, favorecendo uma reflexão a respeito das relações que são tecidas em nosso dia a dia e ao longo de nossa história, constituindo formas de resistência e insubordinação.

Impresso
de R$ 69,90 por
R$ 59,90
Digital
de R$ 69,90 por
R$ 48,93

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6343-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-6344-4
DOI: 10.24824/978652516343.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 300
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • Prefácio - 13
  • Apresentação - 19
  • Letramento racial e narrativas de resistência: o papel das professoras negras na desconstrução de estereótipos e na construção de uma educação antirracista - 29
  • Relaciones entre mundo de vida y ámbito escolar en las personas trans - 45
  • Investigações-vidas em educação - 69
  • A construção de corporeidades dissidentes: narrativas acerca de vivências educativas e infâncias viadas - 79
  • Relatos (auto)biográficos de egresses LGBTQIAPN+ do Ifbaiano - 91
  • A escolaridade de meninas vítimas de violência sexual e a formação do sentido da experiência escolar - 107
  • Movimento de trabalhadoras sexuais: no Brasil e na Amazônia tecendo batalhas e insurgências - 123
  • A virada artística nos estudos auto/biográficos: poéticas, linguagens, fazeres e processos de criação - 139
  • Inventário: fragmentos de criações estéticas infantis - 159
  • Tessituras e trajetórias de vida e leitura de jovens moradores de áreas rurais - 169
  • Histórias de vida que se encontram e se transformam nas telas de cinema: a escrita de si como estratégia pedagógica do filme Escritores da Liberdade - 187
  • O diário de Jacy: momentos de isolamento social e profissional no romance de Dora Lice O calvário de uma professora - 203
  • Gabriela Mistral y su libro “Lecturas para mujeres” (1923): aproximaciones a su escritura como “recopiladora” y “extranjera” - 217
  • Pelas ondas do mar: Eunice Weaver a bordo da universidade flutuante - 231
  • Na saúde e na doença: promoção de saúde no trabalho docente - 247
  • Medicalização na educação e suas implicações nos processos formativos em tempos de pandemia - 259
  • E quem cuida de mim?: narrativas sobre o cuidado e autocuidado das mães de crianças no espectro autista - 275
  • Sobre os organizadores - 289
  • Sobre os autores - 291
  • Índice remissivo - 295
ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA

Pesquisador 1B CNPq e membro do CA-Ed CNPq. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-Doutor em Educação pela FEUSP e pela Université de Paris Nord. Secretário Especial de Relações Internacionais da Universidade do Estado da Bahia (SERINT/UNEB). Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Professor do PPGEduc/UNEB). Coordenador do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO/UNEB). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13 - Paris 8), membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histoires de Vie et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Coordenador Internacional da Rede Estrado. Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Editor da Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPEd) e da Revista Brasileira de Pesquisa (auto)biográfica (RBPAB).

ANA CHRYSTINA MIGNOT

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (2019-2021). Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997). Autora de livros, organizadora e co-organizadora de coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, França, México, Espanha e Canadá. Atualmente, é Coordenadora de Projeto de Internacionalização Capes/Print e Secretária da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BioGraph) (2023-2025). Pesquisadora 1 D (CNPq), Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).

PAULA PERIN VICENTINI

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde é, atualmente, professora dos cursos de Pedagogia, demais Licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação. As pesquisas e publicações concentram-se em questões relativas à história da profissão docente, imagens de professores e práticas formativas. Pesquisadora associada ao Projeto Temático (financiado pela FAPESP) – Saberes em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...).

ALFRANCIO FERREIRA DIAS

Doutor em Sociologia. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de estudos e pesquisas queer e outras epistemologias feministas (ConQuer, CNPq). Bolsista de Produtividade Pesquisa do CNPq.

ANA CAROLINA SILVA OLIVEIRA

Graduada em Serviço Social pela Universidade Salvador (UNIFACS).

CAROLA SEPÚLVEDA VÁSQUEZ

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora adjunta da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

CLARÍVIA FONTANA POSSAMAI

Doutorado em Educação. Profª e coord. do Curso de Psicologia na Escola Superior de Criciúma. Pesquisadora do Grupo Estudos Biográficos Sartreanos (GEBIOS) e Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporâneo. Integrante do projeto de pesquisa Educação, Narrativa e Saúde: direito à vida e à educação em tempos de refigurações.

DAVI SILVA DA COSTA

Doutor em Ciências Sociais e Agrárias, com ênfase em Extensão e Comunicação Rural (UFRRJ). Professor Efetivo do Instituto Federal Baiano. Professor e Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IF Baiano Campus Catu (ProfEPT). Professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial na Universidade Estadual de Feira de Santana (Planterr/Uefs). Coordenador do Grupo de Pesquisa Entre-Colchetes, pesquisador associado do Grupo de Pesquisa Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial - LaPPRuDes e do Grupo de Pesquisa Memórias, Instituições e Organização de Espaços Pedagógicos na EPT - GP MeIO.

DÉBORA VANUSA BRANDALISE

Doutoranda PPGE/SHE/UFSC; Doutorado sanduíche - ULisboa/ISEG/SOCIUS. Profª da RME de Florianópolis. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea - GEBIOS/UFSC e do projeto “Educação, narrativa e saúde em perspectiva internacional: aprendizagens biográficas e acervos experienciais vinculados a contextos educacionais e multiprofissionais em saúde”. Bolsista FUMDES/UNIEDU.

DENIS CARARA DE ABREU

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Catalão. Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS. Professor da Universidade Estadual de Goiás. Integrante do Grupo de Pesquisa Profissionalização Docente e Identidade: Narrativas na Primeira Pessoa – GRUPODOCI.

DIANA MARISOL SOLIS CRUZ

Licenciada en psicología por la Universidad Nacional Autónoma de México. Actualmente estudiante de la Maestría en Desarrollo Educativo en la Universidad Pedagógica Nacional-Ajusco. Intereses de investigación: identidades trans en contextos escolares.

DIONE SÁ CARVALHO DÓREA

Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Rede Municipal de Ensino da cidade de Salvador-BA. Membra do grupo de pesquisa Educação e Desigualdades do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

DISLANE ZERBINATTI MORAES

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa LIHED: Literatura, História e Educação: faces do ensino e da pesquisa sobre formação e profissão docente.

EDSON FERNANDO OLIVEIRA SILVA

Doutorando em Estudos Étnicos e Africanos (PÓSAFRO) pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC). Docente da Universidade do Estado da Bahia no Departamento de Educação de Itaberaba (DEDC XIII).

FERNANDA PRISCILA ALVES DA SILVA

Psicóloga e Pedagoga. Professora Adjunta do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-graduação e Contemporaneidade - UNEB.

JOSÉ ANTONIO SERRANO CASTAÑEDA

Doctor en Pedagogía por la Universidad de Barcelona (UB). Profesor Titular “C” en la Universidad Pedagógica Nacional (UPN), México. Responsable de la Maestría en Desarrollo Educativo 2020-2024 (SNP); Miembro del Sistema Nacional de Investigadores (SNI) y del Consejo Mexicano de Investigación Educativa (COMIE). Responsable de la Red SPECE y del Proyecto de Investigación Prácticas de formación del cuidado de sí en la era del antropoceno (PFCSEA) vinculado con el proyecto “Educação, narrativa e saúde: direito à vida e àeducação em tempos de refigurações” (con apoyo de CNPq).

LÍVIA ALESSANDRA FIALHO DA COSTA

Doutora em Antropologia Social e Etnologia (École des Hautes Études en Sciences Sociales-Paris). Professora do DEDC I – UNEB, curso de Ciências Sociais e docente/pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC/UNEB).

NANCI RODRIGUES ORRICO

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ministra aula no curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Participa dos grupos de pesquisa GRAFHO/UNEB (Grupo de Pesquisa Autobiografia, Formação e História Oral) e GEPED/UFRB (Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade). Atualmente coordena o projeto “(Re)existências: criando modos de estar e permanecer na Universidade.

PEDRO PAULO SOUZA RIOS

Doutorado em Educação, pela Universidade Federal de Sergipe; Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UEFS e do Programa em Pós-Graduação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA/UNEB; Membro do Núcleo de Estudos e Pesuqisa em Docência Universitária - NEPPU/UEFS; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Queer e Outras Epistemologias Feministas - ConQueer/UFS.

RITA DE CASSIA GALLEGO

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde é, atualmente, professora dos cursos de Pedagogia, demais Licenciaturas e do Programa de Pós-Graduação. Suas pesquisas e publicações versam sobre os temas: cultura e tempo escolar, organização do trabalho docente, (auto)biografia em uma perspectiva histórica e contemporânea. Pesquisadora do Projeto Temático (financiado pela FAPESP) – Saberes em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...).

RITA TATIANA CARDOSO ERBS

Pós-Doutora em Educação pela PUCRS. Professora da Universidade Federal de Catalão. Integrante do Grupo de Pesquisa Profissionalização Docente e Identidade: Narrativas na Primeira Pessoa - GRUPODOCI e do Grupo de Estudos da Aprendizagem Autorregulada - GEPAAR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, integrante do Núcleo de Pesquisa em Educação - NEPEDUCA

VANESSA LIMA CORREIA

Mestranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa de Mestrado da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado: “Viagem como Missão: Travessia de Eunice Weaver a bordo da Universidade Flutuante” que dará origem à dissertação.

VIANI DA SILVA SOARES

Pedagoga (UFBA) e Licenciada em Letras Língua Espanhola (UNEB), Mestre em Educação de Jovens e Adultos (UFPB) e em Educação Profissional e Tecnológica (IF Baiano), atua há vinte e cinco anos como Coordenadora Pedagógica da Rede Pública Estadual de Ensino, integra o Grupo de Pesquisa Entre-Colchetes, coordenando a linha de pesquisa Subjetividades, diversidades e narrativas de si.