Capa do livro: Relações étnico-raciais no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas: <br>Reflexões e proposições para a vida e para a escola

Relações étnico-raciais no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas:
Reflexões e proposições para a vida e para a escola

Autores: Danilo Pereira da Silva - José Jackson Reis dos Santos

Refletir sobre relações étnico-raciais no âmbito da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas, tendo como referência postulados foucaultianos e atribuindo ênfase à emergência de discursos científicos e normativos, implica desafiar a colonialidade do ser, do saber e do poder, desestabilizando uma estrutura eurocêntrica que se arroga como única verdade, centro do conhecimento e padrão de existência no mundo. A obra aborda a emergência de discursos sobre as relações étnico-raciais nesse contexto educacional, sublinhando a necessidade premente de investigações numa realidade marcada pela racialização. Explora o papel da colonialidade do saber na ordenação do conhecimento acadêmico, evidenciando a marginalização de saberes que desafiam o padrão racista-colonial. O livro destaca inflexões e deslocamentos, questionando tradições acadêmicas e expondo encruzilhadas de apagamentos epistêmicos e descontinuidades nas políticas públicas. Esta obra não apenas desafia o modus operandi das produções científicas, mas também questiona o papel da ciência dominante na subjugação de saberes marginalizados, tornando-se um convite à construção de proposições e reflexões para a vida e para a escola. Axé!



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5812-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5813-6
DOI: 10.24824/978652515812.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 142
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 15
  • FLUXOS E MOVIMENTOS DO PERCURSO - 17
  • CAPÍTULO 1 RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: situando o debate - 23
  • CAPÍTULO 2 DISCURSOS CIENTÍFICOS NA INTERFACE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS: indicações e refl exões para a vida-escola - 55
  • CAPÍTULO 3 DISCURSOS NORMATIVOS NOS CAMPOS DA EPJAI E DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos entrecruzados - 85
  • ENTRE LIMIARES E INFLEXÕES, CONTINUIDADE(S) - 103
  • REFERÊNCIAS - 109
  • APÊNDICE A RELAÇÃO DAS PESQUISAS (TRABALHOS E PÔSTERES), POR ANO, DOS GT 18 E 21 DA ANPED - 129
  • APÊNDICE B RELAÇÃO DOS TRABALHOS SELECIONADOS NOS GT18 E GT21 DA ANPED - 131
  • APÊNDICE C DOCUMENTOS NORMATIVOS SELECIONADOS PARA ANÁLISE - 133
  • ÍNDICE REMISSIVO - 135
  • SOBRE OS AUTORES - 139
DANILO PEREIRA DA SILVA

Doutorando e Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Professor da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Relações Raciais e Educação e do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Membro do corpo editorial da Abatirá – Revista de Ciências Humanas e Linguagens (Uneb).

JOSÉ JACKSON REIS DOS SANTOS

Filho de Maria Gama Reis e de Joaquim Soares dos Santos. Realizou estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor em Educação (UFRN) com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e do Doutorado em Educação de Pessoas Jovens e Adultas da Universidad Nacional de Chilecito (Argentina). Membro da Academia de Letras do Vale do Itapicuru.