Capa do livro: Formação e contemporaneidade: <br>Temas sobre Educação e Teoria Crítica Frankfurtiana

Formação e contemporaneidade:
Temas sobre Educação e Teoria Crítica Frankfurtiana

Autores: Luciane Neuvald - Adonias Nelson da Luz (Orgs.)

O contexto atual da educação promove o que Adorno e Horkheimer, na Dialética do esclarecimento, intitulavam de realização social do pensamento, de tal forma que esse seja negado pelos dominadores como mera ideologia.
Nessas condições, cabe ao pensamento crítico voltado para a educação, exercer o movimento contrário à totalidade social, refletindo sobre a extensão da sociedade no âmbito dos indivíduos, da cultura e da formação.
Este livro objetiva refletir sobre vários temas relacionados à Teoria Crítica e sobre as várias formas de regressão, por meio das quais a sociedade capitalista administrada despotencializa os processos formativos e a emancipação.

Impresso
de R$ 27,90 por
R$ 24,90
Digital
de R$ 27,90 por
R$ 19,53

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6235-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6234-8
DOI: 10.24824/978652516235.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 96
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • A SEMIFORMAÇÃO EM TEMPOS DE INFLAÇÃO DOS AUDIOVISUAIS: implicações e desafios à educação - 11
  • A FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA NO CONTEXTO DAS MÍDIAS DIGITAIS - 23
  • BARBÁRIE E EDUCAÇÃO: uma análise adorniana - 35
  • A REGRESSÃO AUDITIVA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO: uma análise adorniana - 51
  • THEODOR ADORNO E O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: a pratica pedagógica e a reflexão filosófica - 63
  • A APROPRIAÇÃO MARCUSEANA DA TEORIA PSICANALÍTICA COMO MOTE EM UMA ATUALIZAÇÃO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - 75
  • ÍNDICE REMISSIVO - 91
  • SOBRE OS AUTORES - 93
ADONIAS NELSON DA LUZ

Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade Guarapuava. Mestre em Educação e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Formação, Cultura e Tecnologia.

AMANDA FIUZA RAMOS

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Formação, Cultura e Tecnologia.

ANTONIO MARCOS DA ROSA

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1997).

BRUNA APARECIDA MOREIRA BUENO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Professora da Rede Municipal de Ensino em Foz do Jordão, Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Formação, Cultura e Tecnologia.

GUILHERME ALMEIDA DE LIMA

Pedagogo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Psicólogo pelo Centro Universitário Campo Real. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em modalidade mestrado sanduíche na Katholische Privat-Universität Linz - KU Linz Áustria. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Formação, Cultura e Tecnologia.

LAURETE MARIA RUARO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Formação, Cultura e Tecnologia.

LUCIANE NEUVALD

Graduada em Pedagogia. Mestre em Educação Pública pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara). Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Formação, Cultura e Tecnologia.

RUI CARLOS MAYER

Graduado em Filosofia e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR). Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Formação, Cultura e Tecnologia.

WANESSA LEPORACY DE ASSIS

Graduanda em Pedagogia. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil. 2019.