Capa do livro: O ensino de ciências e matemática: <BR>Olhares, significados e práticas

O ensino de ciências e matemática:
Olhares, significados e práticas

Autores: Vilmar Malacarne - Dulce Maria Strieder (Orgs.)

O século XXI traz para acesso ao conhecimento todo um novo panorama, principalmente com as novas tecnologias disponíveis, arregimentadas a partir das inteligências artificiais. Na escola, tal realidade se coloca como o grande desafio do momento. A coletânea O ensino de Ciências e Matemática: olhares, significados e práticas se insere nestes desafios, trazendo reflexões sobre a educação que se pode construir a partir destes novos cenários.

Impresso
de R$ 48,90 por
R$ 42,90
Digital
de R$ 48,90 por
R$ 34,23

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6097-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-6098-6
DOI: 10.24824/978652516097.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • OS DESAFIOS DA INSERÇÃO E INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA - 13
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: articulações com a teoria da aprendizagem significativa - 27
  • O PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar para as atividades do livro didático de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 43
  • ANÁLISE DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS PELO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS UTILIZADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASCAVEL - 59
  • PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL - 77
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ERA DIGITAL: uma análise na produção acadêmica de pós-graduação voltada para ensino de Ciências - 101
  • A PESQUISA NA HISTÓRIA DO CÁLCULO DO PONTO DE VISTA DE TESES E DISSERTAÇÕES - 115
  • O DEBATE SOBRE O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS: análise dos anais do Enem de 2019 e 2022 - 135
  • DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS EDUCADORES AO DESENVOLVER ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: uma investigação em anais do encontro paranaense de modelagem na educação matemática - 157
  • MEDINDO COM RÉGUA E PAQUÍMETRO: um estudo de caso com estudantes do Ensino Médio - 173
  • UMA EXPLORAÇÃO DA INSTRUÇÃO PELOS PARES NA PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA - 191
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 209
  • ÍNDICE REMISSIVO - 227
  • SOBRE OS ORGANIZADORES E AUTORES - 231
ORGANIZADORES

VILMAR MALACARNE

Doutor pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DULCE MARIA STRIEDER

Doutora pela Universidade de São Paulo, Brasil. Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Dulce.

AUTORES

ANDREA REGINA LINO PITHAN CORREIA

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

ANDRÉIA BÜTTNER CIANI

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

ARIADNE CARLA FAGOTTI PAGLIARINI

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

CASSIANE BEATRÍS PASUCK BENASSI

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

CLÉRIA MARIA WENDLING

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

DEBORA REGINA DALLABRIDA.

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

DEIZE REGINA POLONI

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

ELHANE DE FATIMA FRITSCH CARARO

Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

ELOCIR APARECIDA CORRÊA PIRES

Doutora em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

ERENILDA CARVALHO

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

GABRIELA ARTINI DA SILVA

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

JACKSON SPOHR SCHREINER

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

JOÃO FERNANDO CHRISTOFOLETTI

Doutor em Educação pela University of London, Inglaterra.

KATHIA MARIA CAVALCANTE

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

KETLLIN ZANELLA DA CONCEIÇÃO BONAPARTE

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

LUCIANA PAULA VIEIRA DE CASTRO

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

MARCO ANTONIO BATISTA CARVALHO

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia, Brasil.

MAYULLE THALYTHA MARINHO LIMA

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

QUELI GHILARDI CANCIAN

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

REGIANE DIAS COITIM

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

SÉRGIO ANTÔNIO DE CRISTO

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.

THAIS CAMPOS LAMBERT

Especialista em Ensino de Ciências e Matemática pela Unioeste, Brasil.