Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5789-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5787-0
DOI: 10.24824/978652515789.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
- APRESENTAÇÃO - 9
- AS DANÇAS URBANAS NO CURRÍCULO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO DE CORPOS JUVENIS - 11
- LA FORMACIÓN CIUDADANA EN COLOMBIA COMO TECNOLOGÍA DE GOBIERNO DE LA SUBJETIVIDAD: entre el ciudadano obediente y el ciudadano competente - 23
- ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO SOBRE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA EM PROGRAMAS DA MÍDIA TELEVISIVA - 39
- POR QUE É PRECISO (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO E PARA O MUNDO DIGITALIZADO? - 55
- RACIALISMO E EDUCAÇÃO NAS TEORIAS EUGENISTAS DE EDGAR ROQUETTE-PINTO - 69
- O GOVERNO DA INFÂNCIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: da criança cidadã ao homeschooling - 87
- AS RECONFIGURAÇÕES DA INCLUSÃO ESCOLAR BRASILEIRA FRENTE A UMA GOVERNAMENTALIDADE CONSERVADORA-FASCISTA - 99
- A NOÇÃO FOUCAULTIANA DE DISCURSO COMO FERRAMENTA DE PESQUISA A PARTIR DOS ESTUDOS DE TRAVERSINI E FERREIRA - 117
- PRÁTICAS PARA INCLUSÃO E OS MOVIMENTOS MINISTERIAIS BRASILEIROS: por que ainda queremos incluir? - 131
- O DILEMA DAS REDES E PLATAFORMAS DIGITAIS: neoliberalismo, docência e processos educativos - 145
- AUTORES E AUTORAS - 161
- ÍNDICE REMISSIVO - 165
ROSELI BELMONTE MACHADO
Doutora e Mestre em Educação. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuante no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e no Curso de Educação Física (ESEFID/ UFRGS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Docência e Avaliação em Educação Física (GEDAEF/CNPq). Pesquisa Inclusão e Currículo.
ALFREDO VEIGA-NETO
Doutor em Educação. Coordenador Adjunto do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/CNPq) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq). Foi professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa nos temas Educação, Currículo e Estudos Foucaultianos.
ISABELA DUTRA
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/CNPq) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para Educação Infantil (GEPPPEI/CNPq). É Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e atua na formação de professores. Pesquisa os temas Infâncias, Escola, Educação Infantil e Currículo.