Capa do livro: Educação e contemporaneidade II:<br> Estudos Foucaultianos

Educação e contemporaneidade II:
Estudos Foucaultianos

Autores: Roseli Belmonte Machado - Alfredo Veiga-Neto - Isabela Dutra (Orgs.)

O livro Educação e Contemporaneidade II: estudos foucaultianos traz textos produzidos pelos integrantes do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC), junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisas desenvolvidas em outras universidades. O grupo é composto por pesquisadores vinculados a diferentes universidades do país e do exterior, bem como professores da educação básica, e tem como foco estudar e investigar as relações entre currículo e contemporaneidade a partir das amplas e profundas mudanças sociais que se dão tanto no âmbito da cultura, da política e da economia, quanto no âmbito da educação, da ética e da subjetividade. As investigações empreendidas pelos diferentes pesquisadores assumem os Estudos Foucaultianos como grade de inteligibilidade, operando por meio de uma matriz que se afasta das promessas da epistemologia moderna. Nesta segunda edição, o leitor se depara com discussões emergentes no cenário educacional e suas interfaces, tais como: formação docente e mundo digital, inclusão, governamentalidade conservadora-fascista, práticas e estratégias de governamento, subjetividades infantis, discurso e pesquisa em educação, racialismo e eugenia, formação cidadã e tecnologia de governo, danças urbanas e corpos juvenis. Esperamos que os trabalhos sejam lidos com olhos de suspeição e que possam, em alguma medida, contribuir para as reflexões sobre as práticas educacionais.

Impresso
de R$ 52,32 por
R$ 40,24
Digital
de R$ 52,32 por
R$ 36,62

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5789-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5787-0
DOI: 10.24824/978652515789.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • AS DANÇAS URBANAS NO CURRÍCULO ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE GOVERNAMENTO DE CORPOS JUVENIS - 11
  • LA FORMACIÓN CIUDADANA EN COLOMBIA COMO TECNOLOGÍA DE GOBIERNO DE LA SUBJETIVIDAD: entre el ciudadano obediente y el ciudadano competente - 23
  • ESTRATÉGIAS DE GOVERNAMENTO SOBRE SUJEITOS COM DEFICIÊNCIA EM PROGRAMAS DA MÍDIA TELEVISIVA - 39
  • POR QUE É PRECISO (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO E PARA O MUNDO DIGITALIZADO? - 55
  • RACIALISMO E EDUCAÇÃO NAS TEORIAS EUGENISTAS DE EDGAR ROQUETTE-PINTO - 69
  • O GOVERNO DA INFÂNCIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: da criança cidadã ao homeschooling - 87
  • AS RECONFIGURAÇÕES DA INCLUSÃO ESCOLAR BRASILEIRA FRENTE A UMA GOVERNAMENTALIDADE CONSERVADORA-FASCISTA - 99
  • A NOÇÃO FOUCAULTIANA DE DISCURSO COMO FERRAMENTA DE PESQUISA A PARTIR DOS ESTUDOS DE TRAVERSINI E FERREIRA - 117
  • PRÁTICAS PARA INCLUSÃO E OS MOVIMENTOS MINISTERIAIS BRASILEIROS: por que ainda queremos incluir? - 131
  • O DILEMA DAS REDES E PLATAFORMAS DIGITAIS: neoliberalismo, docência e processos educativos - 145
  • AUTORES E AUTORAS - 161
  • ÍNDICE REMISSIVO - 165
ROSELI BELMONTE MACHADO

Doutora e Mestre em Educação. É professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuante no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) e no Curso de Educação Física (ESEFID/ UFRGS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Docência e Avaliação em Educação Física (GEDAEF/CNPq). Pesquisa Inclusão e Currículo.

ALFREDO VEIGA-NETO

Doutor em Educação. Coordenador Adjunto do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/CNPq) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão (GEPI/UNISINOS/CNPq). Foi professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa nos temas Educação, Currículo e Estudos Foucaultianos.

ISABELA DUTRA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Contemporaneidade (GPCC/CNPq) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas para Educação Infantil (GEPPPEI/CNPq). É Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e atua na formação de professores. Pesquisa os temas Infâncias, Escola, Educação Infantil e Currículo.