Capa do livro: Relações afetivas e sexuais na contemporaneidade

Relações afetivas e sexuais na contemporaneidade

Autores: Adriana Benevides Soares - Vinícius Soares Alves Mendes (Orgs.)

Você já percebeu o quanto a maneira como lidamos com nossos afetos e sexualidade vem mudando?
Atualmente, graças aos movimentos sociais, tecnologia, trabalho assalariado e avanço dos direitos sexuais e reprodutivos, a forma como nos relacionamos vem se transformando. Assim, temas afetivo-sexuais antes marginalizados começam a receber espaço, as pautas de direitos progridem e novas configurações relacionais passam a ocupar a sociedade. Nesse sentido, Relações afetivas e sexuais na contemporaneidade nasce a partir do desafio de, com base em evidências, construir diálogos e elucidar a diversidade das mudanças sociais acerca da busca humana por prazer e afeto. Para isso, a obra foi pensada em duas partes: a primeira, Aspectos constitutivos e de desenvolvimento dos relacionamentos romântico-sexuais, traz reflexões que envolveram a explicitação de elementos que influenciam o desenvolvimento erótico-afetivo humano. A segunda, Dinâmicas afetivo-sexuais nos relacionamentos, contempla temas pertinentes a funcionamentos relacionais, como satisfação, desafios enfrentados por minorias sexuais e de gênero, afetividade não-monogâmica, infidelidade, impactos do trabalho sexual e outras influências.

Impresso
de R$ 89,88 por
R$ 69,14
Digital
de R$ 89,88 por
R$ 62,92

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5822-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-5819-8
DOI: 10.24824/978652515822.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 318
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 13
  • NOSSA MENTE ESTÁ PREPARADA PARA RELACIONAMENTOS ON-LINE? NÃO ANTES DE RESOLVER UM DESCOMPASSO EVOLUTIVO - 19
  • O PAPEL FORMATIVO DA PORNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO SEXUAL, IDENTIDADE E RELAÇÕES AFETIVO-SEXUAIS DE HOMENS GAYS - 37
  • O ÚLTIMO ROMÂNTICO: filmes, crenças e relacionamentos - 65
  • FREQUÊNCIA SEXUAL IMPLICA EM COMPETÊNCIA PARA O SEXO CASUAL? - 89
  • ADULTOS EMERGENTES FRENTE AS EXPECTATIVAS PARA O CASAMENTO - 103
  • EMPATIA DIÁDICA E SATISFAÇÃO CONJUGAL: revisão sistemática da literatura - 123
  • MATERNIDADE LÉSBICA: puerpério em dose dupla? - 153
  • TRANSCONJUGALIDADES: implicações do revolucionário ato de ser ou de amar uma pessoa trans - 177
  • CASAIS POLIAMOROSOS: a construção relacional pautada na abertura a negociações - 203
  • RELAÇÕES NÃO MONOGÂMICAS CONSENSUAIS: compreensão, conceitualização e possibilidades de intervenção em terapia cognitivo-comportamental - 233
  • SATISFAÇÃO CONJUGAL, HABILIDADES SOCIAIS CONJUGAIS E AMOR EM CASAIS EM LUTO PARENTAL - 251
  • INFIDELIDADE NA CONTEMPORANEIDADE: desafios do universo virtual ou a infidelidade na era dos likes - 273
  • CAMMING E RELACIONAMENTO AFETIVO: existem diferenças na saúde mental entre camgirls solteiras e as que estão em relacionamento? - 289
  • ÍNDICE REMISSIVO - 303
  • SOBRE OS AUTORES - 309
ADRIANA BENEVIDES SOARES

Pós-doutora (UFSCar e USF). Doutora e mestra em Psicologia (Universidade de Paris XI). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRedentor). Psicóloga (UFRJ). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Bolsista de produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.

VINÍCIUS SOARES ALVES MENDES

Doutorando em Psicologia Social (UERJ). Mestre em Psicologia (UNIVERSO). Especialista em Sexualidade Humana (Centro Universitário Celso Lisboa). Psicólogo (FAMATH). Possui formação em Terapia Cognitiva-comportamental (CAAESM), Terapia Cognitiva Sexual e Terapia Afirmativa para Minorias Sexuais e de Gênero (Sínteses). Treinamento em Terapia Comportamental Dialética (DBT Brasil e CAAESM).

ALMIR DIEGO BRITO

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira e Professor de Psicologia na Universidade Salgado de Oli-
veira (UNIVERSO).

AMANDA LONDERO DOS SANTOS

Professora do Departamento de Psicometria no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP-UFRJ). Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui mestrado em Psicologia Sociale, del Lavoro e della Comunicazione pela Università degli Studi di Padova (Itália) e graduação em Scienze Psicologiche Sociali e del Lavoro pela mesma universidade. Seus interesses de pesquisa incluem relacionamentos amorosos – casal e família, grupos sociais, cognição social, bem-estar, avaliação psicológica, psicometria, construção e adaptação de instrumentos psicológicos, pesquisas com uso da Teoria de Resposta ao Item, e modelagem por equações estruturais.

AMANDA SANTOS MONTEIRO MACHADO

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Psicóloga pelas Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH). Professora de Língua Portuguesa especializada em Estudos Literários pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

AMANDA NEVES RASTRELLI

Doutoranda no Programa de Psicologia Social (PPGPS) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre pelo Programa de Psicologia Social (PPGPS) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Psicóloga pela Universidade Federa Fluminense – Campus Rio das Ostras. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID). Experiências de estágios nas áreas de Psicologia Social e Saúde Mental. Atualmente, pesquisa identidades de gêneros e de sexualidades pela ótica da Teoria Descolonial, com foco na construção da identidade lésbica e da lesbomaternidade.

ANA CLARA GOMES BRAGA

Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Psicologia: Cognição e Comportamento pela UFMG. Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Formação em Terapia Cognitiva Sexual. Formação em Terapia do Esquema em andamento. Instrutora certificada de Mindfulness.

ANNA PAULA UZIEL

Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp (2002) e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (1996). Pesquisadora 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Coordenadora da Área de Psicologia da FAPERJ. Pesquisa nas áreas de Psicologia Jurídica, Família, Gênero e Sexualidade.

BRUNO LUIZ AVELINO CARDOSO

Psicólogo. Terapeuta cognitivo certificado e membro do grupo de doutores da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Presidente da Associação de Terapias Cognitivas de Minas Gerais (ATC-Minas). Possui treinamento em Ensino e supervisão de Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), TCC para casais e TCC afirmativa para pessoas LGBT pelo Beck Institute. Doutor em psicologia pela UFSCar, com período sanduíche na The Pennsylvania State University. Formação em Terapia do Esquema (Wainer/NYC Institute for Schema Therapy) e em Terapia do Esquema para Casais (ITPC). Especialista em TCC pelo Instituto WP (IWP/Faccat) e em Sexualidade humana pelo Child Behavior Institute of Miami. Supervisor da prática clínica e professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Autor de livros e recursos nas áreas das Terapias cognitivo-comportamentais, terapia do esquema, relacionamentos e habilidades sociais.

CAMILA TOMÉ DA SILVA

Psicóloga. Mestra em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ).

CLARISSA TEIXEIRA CARDOSO DE CARVALHO

Psicóloga pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Mestranda do Laboratório de Medidas da Psicologia (LABMEDI) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista pela instituição Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente pesquisa sobre relacionamentos românticos e psicometria.

DANIELA ZIBENBERG

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua como psicóloga clínica, na linha da Terapia Cognitivo Comportamental. Mestranda em Psicologia no Programa de Psicologia (Psicologia Clínica) da PUC-Rio. Participa do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social da PUC-Rio (L2PS). Se dedica principalmente ao estudo de relacionamentos amorosos, com temas como Satisfação no Relacionamento, Dependência Emocional, Amor Patológico, Paixão, Crenças e Apego.

EDNA LÚCIA TINOCO PONCIANO

Professora Adjunta no Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Produtividade em pesquisa CNPq. Cientista do Nosso Estado (CNE/FAPERJ). Procientista da UERJ. Supervisora no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (SPA/UERJ) na Abordagem Sistêmica Focada na Emoção (ASFE). Coordenadora do DERA (bit.ly/derayoutube; bit.ly/derayoutube; @derauerj). Coordenadora do Curso de Aperfeiçoamento Práticas Psicoeducativas. Investigadora Visitante na Universidade de Coimbra. Estudos, principalmente, nos seguintes temas: Psicologia da Família (relacionamento pais e filhos e conjugalidade), Psicologia do Desenvolvimento (adolescência e transição para a vida adulta/adultez emergente), Regulação emocional, Saúde Mental, Psicologia Positiva e Pesquisas transculturais sobre esses temas, com a participação de dezenas de países.

FATIMA REGINA BRITO UHR

Psicóloga pela Universidade Gama Filho (UGF), doutoranda em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Atualmente, é Professora da pós-graduação em Psicopedagogia e graduação em Psicologia da Universidade Estácio de Sá (UNESA), professora da rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e psicóloga clínica.

FELIPE CARVALHO NOVAES

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutor e mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seus interesses incluem Psicologia Evolucionista, mais especificamente seus fundamentos teóricos (cognitivismo, computacionismo, modularidade, síntese moderna e estendida) e sua aplicação em diversos campos, tais como relacionamentos amorosos, cognição social, criatividade, inteligência e habilidades artísticas e relação entre biologia e cultura. Ultimamente tem produzido cursos e outros materiais relacionados aos temas de Negacionismo Científico e Psicologia Política.

FERNANDA ALVES FONSECA

Fernanda Alves Fonseca Psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC-Rio), com formação em Terapia Cognitiva Sexual. Atualmente é mestranda em psicologia clínica no Laboratório de Pesquisas em Diferenças Individuais e Psicopatologia (LaDIP), na PUC-Rio, com bolsa CAPES.

GISELE MARIA ROSA SOBRINHO

Graduada em Psicologia (2014) e Pós-graduada em Terapia Comportamental Cognitiva (2016), ambas pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Psicologia Social (2019) e Doutoranda em Performance Esportiva (2021), ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Universitária na Instituição Salesiana Maria Auxiliadora (2021). Bolsista pela instituição CAPES.

HUMBERTO CLAUDIO PASSERI MEDEIROS

Doutorando em Psicologia pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e graduação em Administração pela mesma universidade. Professor na Rede Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC).

JAQUELINE DE CARVALHO AUGUSTO DA HORA SANTOS

Psicóloga, doutoranda e mestre em psicologia social pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo); pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (UniRendentor). Desenvolve pesquisa sobre intervenções de habilidades sociais usando recursos lúdicos para crianças do ensino fundamental.

JEAN CARLOS NATIVIDADE

Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Ohio State University (EUA). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro e bolsista produtividade do CNPq. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Social (L2PS) da PUC-Rio. Atualmente, os interesses de pesquisa são nas áreas: estratégias reprodutivas e relacionamentos amorosos, personalidade e elaboração de instrumentos psicológicos implícitos e explícitos.

JOSÉ AUGUSTO EVANGELHO HERNANDEZ

Doutor em Psicologia (UFRGS), docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do Laboratório de Medidas da Psicologia (LABMEDI).

MARIA AMÉLIA PENIDO

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente e supervisora de estágio do Departamento de psicologia da PUC-Rio e Coordenadora da especialização em TCC/PUC-Rio. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Terapeuta Processual Certificada. Sócia-fundadora da Associação de Terapeutas Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-Rio) onde foi presidente e hoje atua como Diretora. Sócia fundadora da Associação Mente Compassiva Brasil e da Associação de Ensino e Supervisão baseada em evidências (AESBE), onde atua na diretoria. Diretora da Clínica Penido de terapias cognitivas e responsável pelo projeto de capacitação profissional Pelo Mundo das TCCs.

MARIA LUZIA ROCHA DA SILVA

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Especialista em Terapia de Família pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisadora nas áreas de Habilidades Sociais Conjugais, Satisfação Conjugal, amor e relacionamento interpessoal no contexto familiar.

MARCIA CRISTINA MONTEIRO

Pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), doutora em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (CBI of Miami) e especialista em Psicologia Educacional e Escolar (CFP). Professora no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Orientadora Educacional na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisa na área de maturidade para escolha profissional em estudantes do Ensino Médio e Médio Técnico Integrado, envolvendo habilidades sociais, transição e adaptação à universidade.

MATHEUS SVÓBODA CARUZO

Doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ) (2021). Psicólogo pela UFRRJ (2019). Atualmente, é pesquisador do Laboratório de Medidas em Psicologia (LABMEDI/UERJ), com foco de pesquisa em diversidade sexual através de metodologias quantitativas. Bolsista pela instituição CAPES.

MAYCON SANTOS FERREIRA

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Cientista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) pelo Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS), pesquisando sobre perfeccionismo e sofrimento psicológico na pós-graduação. Pesquisador no Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog), trabalhando com personalidade, protocolo unificado para ansiedade e depressão, prevenção ao abuso sexual infanto-juvenil e comportamento suicida. Editor Associado da revista científica Mosaico: Estudos em Psicologia (Qualis A4). Pós-coordenador da Liga de Terapias Cognitivo-Comportamentais (LiTeCC). Também atua e tem interesse em Psicologia Baseada em Evidências, Psicometria e Análise de Dados aplicada à Psicologia.

RENATA GONÇALVES ROMA

Psicóloga clínica. Especialista em Psicoterapia de Família e Casal PUC-Rio. Mestre em Psicologia Social PPGPS/UERJ. Doutoranda em Psicologia Social, PPGPS/UERJ.

RHAYANE BRAGA ASSIS

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Extensionista no Laboratório de Processos Cognitivos (LabCog), trabalhando no Ambulatório de Promoção à Vida (AmProV) com avaliação, acolhimento e atendimento de pacientes com comportamento suicida. Estagiária na Clínica Espaço Integrar, trabalhando com atendimento psicoterápico e participando do Núcleo de Avaliação e Pesquisa em Comportamento Alimentar e Núcleo de Terapias Contextuais. Pós-coordenadora da Liga de Terapias Cognitivo-Comportamentais (LiTeCC).

THAIS CARVALHO DOS SANTOS

Psicóloga especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (PUC-Rio) e mestranda em Psicologia Clínica (PUC-Rio). A autora foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e Treinamento e Capacitação Técnica (FAPERJ) e, atualmente, é bolsista de mestrado pela CAPES e membro do grupo de pesquisa LEFaC, Laboratório de Estudos em Família e Casal, da PUC-Rio.

THAYS FERREIRA CARREIRO

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira (PPGP-UNIVERSO). Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR), em Terapia Cognitivo-Comportamental e em Psicopedagogia pela Faculdade UniBF (UniBF). Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Análise do Comportamento Integradas pelo Instituto Cognitivo e Comportamental de Psicologia (ICCP). Psicóloga pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Pesquisa nas áreas de Ansiedade, Habilidades Sociais, Autoeficácia e Estratégias de Coping em adolescentes do Ensino Médio.