Capa do livro: Educação inclusiva: <BR>Reflexões e Práticas em Diferentes Contextos

Educação inclusiva:
Reflexões e Práticas em Diferentes Contextos

Autores: Willian Campos Amorim - Gustavo Henrique Gonçalves

No palco complexo da sociedade contemporânea, a inclusão emerge como uma luz guia, iluminando os caminhos para um futuro mais justo e igualitário. Nesse contexto, a educação inclusiva se ergue como uma pedra fundamental, promovendo não apenas a aprendizagem, mas também a valorização da diversidade em todas as suas formas. Essa obra, "Educação Inclusiva: Reflexões e Práticas em Diferentes Contextos" emerge como uma poderosa ferramenta, tecendo um tapete de compreensão e ação para uma transformação profunda e necessária em nossas comunidades educativas. Em suas páginas, encontramos mais do que simples reflexões teóricas; encontramos narrativas vivas, histórias de resiliência e exemplos tangíveis de como a inclusão pode ser cultivada e nutrida em diferentes contextos. Desde salas de aula até ambientes de trabalho, passando por espaços culturais e sociais, este livro oferece um panorama abrangente das possibilidades e desafios da inclusão. Ao abordar essa questão crucial, o livro não apenas nos convida a refletir sobre nossas próprias práticas e preconceitos, mas também nos capacita com ferramentas e estratégias para criar ambientes mais acolhedores e acessíveis.

Impresso
de R$ 66,65 por
R$ 51,27
Digital
de R$ 66,65 por
R$ 46,66

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4430-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-4431-3
DOI: 10.24824/978652514430.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 226
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 17
  • CAPÍTULO 1 INCLUSÃO E FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA: uma análise curricular - 19
  • CAPÍTULO 2 ESPAÇOS CIENTÍFICO-CULTURAIS NO CONTEXTO INCLUSIVO E ACESSÍVEL: análise das produções na biblioteca digital brasileira de teses e dissertações (BDTD) - 33
  • CAPÍTULO 3 A AUDIODESCRIÇÃO COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma análise do estado da arte dos últimos dois anos - 45
  • CAPÍTULO 4 O USO DA LUDICIDADE JUNTO À ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS SALAS DE RECURSO MULTIFUNCIONAIS - 57
  • CAPÍTULO 5 A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: um olhar para o corpo com deficiência - 79
  • CAPÍTULO 6 PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL: relações com a educação inclusiva da pessoa com deficiência - 85
  • CAPÍTULO 7 PEDAGOGIA PARA TERCEIRA IDADE: desafios e possibilidades na inclusão de idosos - 105
  • CAPÍTULO 8 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO: uma revisão integrativa - 129
  • CAPÍTULO 9 A INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DAS DEMANDAS DOS DISCENTES: mapeamento dos alunos e alunas da UNESPAR, Campus Apucarana, com dificuldades de aprendizagem em decorrência de deficiências e transtornos específicos - 147
  • CAPÍTULO 10 DISORTOGRAFIA: estudos e práticas pedagógicas sob a perspectiva da educação inclusiva - 169
  • CAPÍTULO 11 ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM TEMPOS DA COVID-19: uso da tecnologia na inclusão escolar em periodo remoto - 183
  • CAPÍTULO 12 EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA: práticas e perspectivas do trabalho docente - 193
  • ÍNDICE REMISSIVO - 219
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 225
ORGANIZADORES

WILLIAN CAMPOS AMORIM

Graduado em Educação Física (UEMG), em Pedagogia (UNIMES), em Filosofia (ISCH – CESB), em Educação Especial (UNISANTA); em Letras-Libras (UNIASSELVI). Especialista em EAD: Gestão e Tutoria (UNIASSELVI), em Mídias na Educação (UFSJ), em Esportes e Atividades Física Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF), em Tecnologias Educacionais Aplicadas ao EAD (UNICV), em Proficiência em Libras (FACONNECT) e em Educação Especial Inclusiva (FACONNECT); Mestre em Educação (UFTM); Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFSP); Mestrando em Educação Inclusiva (UEMG); Doutorando em Educação, Conhecimento e Sociedade (UNIVÁS). Professor de Educação Superior na UEMG – Poços de Caldas, MG.

GUSTAVO HENRIQUE GONÇALVES

Doutorando em Ciências (UNIFRAN); Mestre em Saúde e Educação (UNAERP); Especialista em Educação Física Escolar pela (UNIFRAN), em Treinamento Desportivo pela (FIJ), em Educação Especial e Inclusiva (FACONNECT), em Neuropsicopedagogia (FACONNECT), em Gestão Escolar (FACONNECT), em Psicopedagogia (Faculdade Internacional Signorelli), em Psicomotricidade (FCE), em Metodologia da Educação Física (FCE), em Docência do Ensino Superior (FCE), em Teorias e Práticas na Educação (UNIFAL) e em Práticas de Letramento e Alfabetização (UFSJ). Possui Graduação em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado (UNIFRAN), em Pedagogia (UNIUBE) e em Artes Visuais pela (UNIJALES). Professor de Educação Superior na UEMG – Passos, MG e Professor de Educação Artística na Prefeitura Municipal de Franca, SP.

AUTORES

DANIEL FERNANDO BOVOLENTA OVIGLI

Doutor em Educação para a Ciência (UNESP); Mestre em Educação (UFSCAR).
Professo de Ensino Superior na UFTM Câmpus Uberaba.

TAINÁ MARAUCCI APRILE

Mestra em Educação (UFTM).

AINÃ BONFIM FELIX

Graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduanda em
Educação Inclusiva pelo IFSULDEMINAS – Campus
Machado.

ANNA CLARA RODRIGUES SONDAHL BIBIANI

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-
graduanda em Educação Inclusiva pelo
IFSULDEMINAS – Campus Machado.

JÉSSICA DA CONCEIÇÃO DE FREITAS

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e pós-
graduanda em Educação Inclusiva pelo
IFSULDEMINAS – Campus Machado.

TAINÁ MOCCHEGIANI

Pedagoga formada pela Unidade Acadêmica de Poços de Caldas da Universidade do
Estado de Minas Gerais.

MARIA CLARA PETRECA BORIN

Pedagoga formada pela Unidade Acadêmica de Poços de Caldas da Universidade do
Estado de Minas Gerais.

RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA PAMPLIN

Doutora pelo Curso de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos –
UFSCar. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais
– Unidade Acadêmica de Poços de Caldas.

CHRISTIAN HERNAN REYES FERREIRA

Graduado em Educação Física (ISEAT); Especialista em Supervisão Escolar (FIJ);
Especialista em Educação Física (ISEAT);
Especializando em Educação Inclusiva (IFSULDEMINAS).

ADRIANA GOMES MACHADO

Graduada em Pedagogia (FAEL); Especialista em Educação Inclsiva (IFSULDEMINAS).

ILSON MONTEIRO LOMONTE

Graduado em Serviço Social (UNIFEG); Especialista em Educação Inclusiva
(IFSULDEMINAS).

VIVIANE DOS SANTOS GOMES

Graduada em Psicologia.

ADRIANA GAVIÃO BASTOS DE OLIVEIRA

Doutora em Educação (UNESP); Mestre em Educação (PUC – SP). Professora de
Ensino Superior da UEMG Unidade Poços de Caldas.

ALESSANDRA DE MELO SILVA

Graduada em Pedagogia (UEMG – POÇOS DE CALDAS).

ARIANE RODRIGUES DE ANDRADE

Graduada em Pedagogia (UEMG – POÇOS DE CALDAS).

GLEBSON RAFAEL DA SILVA LUNA

Pós-graduado em Docência para Educação Profissional e Tecnológica (IFPEE); pós-
graduado em Educação Inclusiva (IFSULDEMINAS).

JOELTON BARBOZA DA SILVA

Doutorando em Comunicação (UFF); Mestre em Biblioteconomia (UFCA).

JOSÉ HUMBERTO ALVES

Graduado em Fisioterapia (UNIUBE); pós-graduado em Educação Inclusiva
(IFSULDEMINAS).

RAÍLA REGINA ALFEU DO CARMO

Graduada em Pedagogia (UFOP); pós-graduada em Educação Inclusiva
(IFSULDEMINAS).

RODRIGO FESSEL SEGA

Doutor em Sociologia (UNICAMP); Mestre em Sociologia (UFSCAR).

NOEME LUCENA DE MATOS

Graduada em Pedagogia; pós-graduanda em Educação Inclusiva (IFSULDEMINAS).

JOSÉ ROBERTO BATISTA LEITE

Graduado em Educação Física – Licenciatura e Bacharelado (UNI– BH). Pós-graduando
em Educação Inclusiva (IFSULDEMINAS).