Capa do livro: Retratos da alfabetização no pós-pandemia: <br>Resultados de uma pesquisa em rede

Retratos da alfabetização no pós-pandemia:
Resultados de uma pesquisa em rede

Autores: Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo - Adelma das Neves Nunes Barros-Mendes - Adriana Cavalcanti dos Santos - Elvira Cristina Martins Tassoni - Gabriela Medeiros Nogueira - Lourival José Martins Filho - Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues (Orgs.)

A AlfaRede entrega ao Brasil mais uma contribuição sobre a Educação e a Alfabetização no pós-pandemia da Covid-19. Este livro conta com a participação de 26 universidades e 89 pesquisadoras e docentes da educação básica. Numa parceria inédita entre a universidade e as docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, foram produzidos ao longo de 2022-2023, dados quanti-qualitativos que nos possibilitaram construir uma visão aprofundada dos desafios enfrentados no retorno às aulas presenciais pelas alfabetizadoras das cinco regiões do país. Os resultados indicam que as alfabetizadoras enfrentaram dois principais desafios na volta às aulas presenciais: 1) a descontinuidade dos processos educativos causada pela pandemia. 2) dificuldades de lidarem com turmas muito heterogêneas com crianças em diferentes níveis de conhecimento da escrita e abaixo das expectativas esperadas para o ano em que estavam matriculadas. Entretanto, ao longo dos capítulos se pode perceber outros elementos que constituem a complexidade do retorno às aulas presenciais, incluindo questões relativas à frequência dos alunos, à cobrança dos pais pela alfabetização dos filhos, à falta de internet nas escolas, à permanência do Whatsapp como principal elo de comunicação com as famílias, às questões emocionais dos alunos e docentes, dentre outros. Os resultados e reflexões apresentadas podem contribuir para a pesquisa e a formação de professoras alfabetizadoras.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6107-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-6106-8
DOI: 10.24824/978652516107.5
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 426
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CONDIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA NO BRASIL: resultados de uma pesquisa em rede - 19
  • PERCEPÇÕES DE ALFABETIZADORAS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA NA AMAZÔNIA DO NORTE BRASILEIRO - 31
  • ALFABETIZAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE EM FOCO: panorama do retorno pós-pandemia - 49
  • ALFABETIZAÇÃO NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL PÓSPANDEMIA: estudo comparativo das regiões brasileiras com foco no centro-oeste - 65
  • O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS EM TRÊS ESTADOS DO SUDESTE BRASILEIRO: dilemas e ações - 81
  • ALFABETIZAÇÃO EM ALAGOAS: avaliação emergente sobre o retorno escolar presencial - 99
  • DESAFIOS DO RETORNO PRESENCIAL NO PÓS-PANDEMIA EM ESCOLAS DO CEARÁ - 117
  • ALFABETIZAÇÃO NO PERÍODO PÓS-ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: um panorama do Rio Grande do Sul - 133
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PÓS-PANDEMIA: reflexões sobre o contexto educacional paulista - 151
  • ALFABETIZAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA: retratos de Goiás - 167
  • DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO CARIRI CEARENSE PÓSPANDEMIA - 193
  • A VOLTA AO ENSINO PRESENCIAL NA ALFABETIZAÇÃO: os desafios e as lições aprendidas pelas professoras do semiárido baiano - 211
  • PÓS-PANDEMIA E ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS NO NORTE DE MINAS GERAIS - 237
  • VOLTA AO PRESENCIAL: desafios à docência nas redes públicas de ensino de Pelotas e Capão do Leão - 255
  • NARRATIVAS DE PROFESSORES/AS DO ESTADO DE MINAS GERAIS SOBRE A VOLTA AO ENSINO PRESENCIAL: memórias de um tempo ‘dentro da bolha’ - 273
  • O OLHAR DE PROFESSORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SOBRE O PERÍODO DE RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL - 287
  • ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO PIAUÍ: configurações do ensino presencial no pós-pandemia - 309
  • DESAFIOS DO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL: heterogeneidade e mediação pedagógica em escolas públicas de dois municípios do Rio Grande do Sul - 325
  • O QUE DIZEM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS EM SANTA CATARINA SOBRE O PÓS-PANDEMIA - 341
  • AS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL POR ALFABETIZADORAS DE PELOTAS E CAPÃO DO LEÃO - 359
  • ATUAÇÃO DE PROFESSORAS DE ESCOLAS RURAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA: entre as aprendizagens e o uso das práticas de letramentos escolares - 375
  • ALFABETIZAÇÃO PÓS-PANDEMIA: a necessária retomada da perspectiva da humanização - 391
  • ÍNDICE REMISSIVO - 405
  • SOBRE OS AUTORES - 411
Região Norte

ADELMA DAS NEVES NUNES BARROS-MENDES

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC de São Paulo, com estágio de Doutorado na Universidade de Genebra/Suíça. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Amapá. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP (2001). Professora Associada da UNIFAP. Foi Vice-presidente e Presidente da Albalf. Coordenadora do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP. Coordenadora Regional do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Ministério da Educação-Leitura e Escrita na Educação na Infantil – Norte.

ADRIANA CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

Pedagoga – Universidade Estadual do Ceará Supervisora Escolar – Prefeitura Municipal de Porto Grande, AP.

DILENE KÁTIA COSTA DA SILVA

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, pela UFMT. Mestre em Desenvolvimento Regional, pela UNIFAP. Especialista em Metodologia do Ensino Superior, pela Fundação Severino Sombra/RJ. Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pelo UNASP. Professora Associada da UNIFAP. Vice Coordenadora do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP. Coordenadora local do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/NORTE-UNIFAP.

ELIANA GONÇALVES DE ALMEIDA PINHEIRO

Doutora em Desenvolvimento e Perturbações de Linguagem, Especialidade Desenvolvimento Psico e Neurolinguístico – Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa-UFP/Portugal. Professora da Rede Estadual de Ensino Estado do Amapá.

ELIZABETH OROFINO LUCIO

Doutora em Educação na linha Currículo, Linguagem e Formação de Professores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio de Doutorado na Universidade de Lisboa/Portugal. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela UFRJ. Assessora Pedagógica do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada/NORTE-UNIFAP.

GLEICE DE PAULA CARVALHO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade de São Paulo-FSP, Especialista em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Pimenta Bueno – FAP, Especialista em Alfabetização e Letramento, Especialista em Geografia e História, pela Unina.

JOSÉ NAZARENO F. SILVA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (2000), Pós-Graduação em Gestão Escolar (2003) pela Universidade do Estado do Pará – UEPA. Atua como Professor Formador da Rede Municipal de Ensino – SEMEC do Ensino Fundamental dos Ciclos de Formação 1 e 2. Colaboradora do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP.

LARISSA RODRIGUES MATIAS

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Educa Mais (2019). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2014). Professora da Educação Básica, tendo experiência na área de Educação. Integrante associada da ABALF (Associação Brasileira de Alfabetização). Colaboradora do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP.

MARISTELA BONIM

Graduada em Pedagogia pela Fael, e em História pela Uniasselvi. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialista em Neuropsicopedagogia, pela Unina, Especialista Metodologias Ativas pela Unina, Especialista em Informática na Educação, pelo IFRO, Instituto Federal de Rondônia – em Ji-Paraná. Colaboradora do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP.

MARGARETE NUNES

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Rondônia. Integrante do grupo de pesquisa Práxis-PPGE/UNIR. Professora da Educação Básica do Estado de Rondônia. Colaboradora do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP.

NÁDSON ARAÚJO DOS SANTOS

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/Ufal). Pós-Doutorado em Estudos Linguísticos (PPGE/Uefs). Graduado em Pedagogia e Letras Português/Inglês. Professor Adjunto do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre. Coordenador Adjunto do Programa Compromisso Criança Alfabetizada – Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI- ACRE. Colaborador do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP.

ROSILENE LIMA DE SOUZA MOREIRA

Graduada em Letras pela Unifap/AP, graduada em Educação Profissional pela Universidade de Santa Catarina, RS, Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar pela Unifap/AP, Especialista em Neurociência do Desenvolvimento Infantil pelo Instituo Casagrande São Paulo, SP, Especialista em Docência para a Educação profissional e Tecnológica – Campus Colatina do Espirito Santo, ES, Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase nos Transtornos do Espectro Autista, pelo Instituto Casagrande – São Paulo, SP. Colaboradora do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP.

SANDRA MOTA RODRIGUES

Mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Amapá. Graduação em Pedagogia pela UNIFAP. Técnica em Assuntos Educacionais da UNIFAP. Colaboradora do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP.

TATIANE CASTRO DOS SANTOS

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Letras pela Universidade Federal do Acre e professora Associada dessa instituição. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Alfabetização, Letramentos, Formação de Professores, Currículo e Ensino da Língua Portuguesa. Vice-representante da Região Norte na Abalf. Coordenadora local do Compromisso Criança Alfabetizada – Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI- ACRE. Colaboradora do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/UNIFAP.

WALTER DA SILVA BRAGA

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará UEPA-PA (1995). Pós-Graduação em Métodos e Técnicas para Educação Ambiental pela Universidade Federal do Pará UFPA-PA (2000). É Mestre em Ensino das Ciências Ambientais pelo programa PROFCIAMB do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Federal do Pará (UFPa). Atualmente é Coordenador do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire (CFEPF) da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC- Belém). Colaborador do Projeto Alfabetização em Rede no Amapá/ UNIFAP.

Região Nordeste

ADRIANA CAVALCANTI DOS SANTOS

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Professora na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação da UFAL. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita – GELLITE da Universidade Federal de Alagoas.

ANDREZZA SIBELLY SOARES MENDES

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita – GELLITE da Universidade Federal de Alagoas.

ANTONIA EDNA BRITO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vinculada ao Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e ao programa de Pós-Graduação em Educação/UFPI. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia (NUPPED).

AUREA DA SILVA PEREIRA

Doutora em Educação e Contemporaneidade, professora titular B do Colegiado de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural (UNEB) e Líder do GPLIN (Grupo de Pesquisa Letramentos, Identidades e Narrativas).

COSME BATISTA DOS SANTOS

Pós-Doutor em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Doutor e mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB).

FRANCISCA GENY LUSTOSA

Professora do vinculada à Linha Linguagem e Práticas Pedagógicas (PPGE/UFC), Pesquisadora da Associação Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (AIIIIPe). Coordenadora do Grupo Pró-Inclusão da UFC.

ÉRICA RAIANE DE SANTANA GALVÃO

Doutoranda pela Rede Nordeste de Ensino da UFAL (RENOEN/UFAL). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita – GELLITE da Universidade Federal de Alagoas.

DORIVALDO ALVES SALUSTIANO

Professor da Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas e Diversidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG).

GLEISON AMORIM DA SILVA

Professor da Universidade Regional do Cariri – URCA. Mestre em Artes Cênicas (PPGARC-UFRN), com ênfase na Linha de Pesquisa Interface da Cena: Políticas, Performance, Cultura e Espaço. Possui Graduação em Licenciatura em Teatro e Pedagogia e Pós-Graduação em Arte.

ILMARA CORDEIRO BRITO

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação-PPGED/UFPI. Especialista em Psicopedagogia Clínica, Hospitalar e Institucional. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2010). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia (NUPPED).

ISABELLE DE LUNA ALENCAR NORONHA

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Educação Popular, Comunicação e Cultura (UFPB). Professora Adjunta do Centro de Educação/Depto. de Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA). Compõe a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação (NEPE).

JÂNIO NUNES DOS SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor na graduação em Letras-Libras da UFAL. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita – GELLITE da Universidade Federal de Alagoas.

JUSCELANDIA MACHADO VASCONCELOS

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela UFPE, Doutoranda da Rede Nordeste de Ensino da UFC. Membro do Grupo de Pesquisa em Métodos e Técnicas de Ensino e de aprendizagem em Matemática e Física para Engenharias e Matemática e Ciências Adaptadas (Educação Básica) – GPMAd/UFC.

LEILA BEATRIZ ALMEIDA SANTOS

Estudante de Graduação do curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, Departamento de Linguística, Literatura e Artes da Universidade do Estado da Bahia, estudante de Iniciação Científica, bolsista CNPq/CAPES, membro do GPLIN (Grupo de Pesquisa Letramentos, Identidades e Narrativas).

MAÉVE MELO DOS SANTOS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, Universidade do Estado da Bahia (Pós-Crítica/UNEB). Professora Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

MARCELA ALEXANDRE RODRIGUES CAETANO

Pedagogia. Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. Mestranda em Educação (PPGE/UFC).

MÁRCIA KELMA DE ALENCAR ABREU

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará/UFC. Professora adjunta do Curso de Psicologia da Universidade do Estado do Ceará/UECE.

MARIA DO DESTERRO MELO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutoranda em Educação. Professora da Educação Básica, atuando na rede municipal e estadual de Castelo do Piauí. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalização Docente em Pedagogia (NUPPED).

SISLÂNDIA MARIA FERREIRA BRITO

Pedagoga. Doutora em Arte e Educação pela Universidade de Sevilla/Espanha. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Artes Visuais na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Coordena o Grupo de Pesquisas AlfaRede da Universidade Regional do Cariri/URCA/CEARÁ.

RITA OLIVEIRA DE CARVALHO

Mestre em Educação Universidade Estadual do Ceará-UECE, especialização em Psicopedagogia pela Faculdade integrada de Patos-FIP, graduação em pedagogia- Universidade Regional do Cariri – URCA. Professora temporária do Departamento de Educação da URCA.

VIVIANE CALINE DE SOUZA PINHEIRO

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didáticas de Leitura, da Literatura e da Escrita – GELLITE da Universidade Federal de Alagoas.

Região centro-oeste

ANDRÉ LUÍS JANZKOVSKI CARDOSO

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Docente do Curso de Administração e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Líder do Grupo de Pesquisa – GEP@D e membro do ALFALE – Alfabetização e Letramento.

CANCIONILA JANZKOVSKI CARDOSO

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris), Pós-Doutora pela Universidade Federal do Paraná. Professora Titular (aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso e Pesquisadora Associada na Universidade Federal de Rondonópolis. Vice-líder do Grupo de Pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento.

MARIA APARECIDA LOPES ROSSI

Graduada em Letras e Linguística, Mestre em Letras pela Universidade Federal de Goiás e doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Professora aposentada da Universidade Federal de Catalão, onde também atuou no programa de pós-graduação em Educação. Atua com pesquisas na área de alfabetização e letramento.

MARIANA BATISTA DO NASCIMENTO SILVA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Foi professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia no colégio de aplicação e atuou como supervisora na Divisão de Formação Docente (PROGRAD-UFU). Atualmente é docente da Universidade Federal de Catalão (UFCat) na graduação e no Mestrado em Educação.

SELMA MARTINES PERES

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). É professora da Universidade Federal Catalão (UFCAT). Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDUC – UFCAT (2011-2023).

SÍLVIA DE FÁTIMA PILEGI RODRIGUES

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-doutorado pela UNESP. É professora na Universidade Federal de Rondonópolis e trabalha nos cursos de Pedagogia e Mestrado em Educação (PPGEdu/ICHS/UFR). É líder do grupo de pesquisa ALFALE – Alfabetização e Letramento, coordena o GT10 da ANPEd e é associada à ABAlf.

Região Sudeste

ANA CAROLINE ALMEIDA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professora Adjunta no Departamento de Ciências da Educação – DECED da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ. Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade – GPEALE.

ANDREIA OSTI

Doutora em Educação pela Unicamp e Livre-Docência pela Unesp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Rio Claro. Professora das disciplinas de Alfabetização e Didática na graduação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita – GEPRALE.

CECÍLIA MARIA ALDIGUERI GOULART

Doutora em Letras/Linguística Aplicada, PUC-Rio. Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da UNICAMP no GPPL. Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense/UFF. Aposentada. Atuou como docente durante 25 anos nos Anos Iniciais da rede de ensino do Município do Rio de Janeiro. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, cultura e práticas educativas.

CLÁUDIA CRISTINA DOS SANTOS ANDRADE

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAp-UERJ) e no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB). Coordena o Grupo de Estudos/CNPQ em Práticas Educativas, Juventudes e Infâncias (GEPEJI) e é pesquisadora do grupo Linguagem, cultura e práticas educativas/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.

DANIELA PERRI BANDEIRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL).

ELVIRA CRISTINA MARTINS TASSONI

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Participa do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente/PUCC e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/FURG).

ÉRIKA MENEZES DE JESUS

Mestra em Educação pela UFF (2014). Professora do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) desde 2020. Pesquisadora do grupo Linguagem, cultura e práticas educativas/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.

GEISA MAGELA VELOSO

Doutorado em Educação pela UFMG (2004-2008). Mestrado em Educação pela UFMG (2000-2001). Coordenadora do PNAIC – Polo Montes Claros (2012-2018). Coordenadora do PPGE – Unimontes (2018-2020). Professora da Unimontes desde 1998.

GISELE CUNHA OLIVEIRA

Mestrado em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Montes Claros (2021-2023).

GREYCE KELLY DE SOUZA REZENDE

Mestranda em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Professora alfabetizadora na Educação Básica no município de Montes Claros, desde 2011.

LUIZ OTÁVIO DE SOUZA SANTOS

Mestrando em Educação – Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual de Montes Claros (2023-2024). Professor da Rede Municipal de Educação de Montes Claros – desde (2012) e da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais – desde (2013).

MAGDA DEZOTTI

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão e Formação de Docente (GEPROF). Participa do Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Colonialidade (GPEALE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (NEPEL).

MARIA DO SOCORRO ALENCAR NUNES MACEDO

Doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Titular da Universidade Federal de São João del-rei. Coordenadora Geral da AlfaRede. Pesquisadora produtividade do CNPq.

RAIMUNDA ALVES MELO

Doutora em Educação pela UFPI. Professora Pesquisadora da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista Capes/Brasil do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

VANÊSSA VIEIRA SILVA DE MEDEIROS

Mestre em Educação pela UFF. Professora bidocente na equipe do Atendimento Educacional Especializado do CAp-UERJ. Pesquisadora do grupo Linguagem, cultura e práticas educativas/Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.

WELESSANDRA APARECIDA BENFICA

Doutora em Educação pela UFMG. Professora da UEMG. Coordenadora Institucional do Programa de Residência Pedagógica. Integrante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem NEPEL (UEMG) e Linguagem, Cultura e Práticas Educativas (UFF).

Região Sul

ALISSON CASTRO BATISTA

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

ANNELISE COSTA DE JESUS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

ARNALDO ANTÔNIO DUARTE DE DUARTE JUNIOR

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da UFPel. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

BARBARA CORDEIRO BORGES

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. Pedagoga pela FURG. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI/PPGEDU/FURG.

CARMEN REGINA GONÇALVES FERREIRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora voluntária do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI/PPGEDU/FURG.

CAROLINE BRAGA MICHEL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Vice-Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI/PPGEDU/FURG.

DÉBORA ORTIZ DE LEÃO

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA).

EUGÊNIA ANTUNES DIAS

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Curso de Pedagogia vespertino da FaE/UFPel.

FERNANDA ARNDT MESENBURG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

GABRIELA MEDEIROS NOGUEIRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI/PPGEDU/FURG. Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização – ABALF.

GILCEANE CAETANO PORTO

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

HELENISE SANGOI ANTUNES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora Titular na Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial, Continuada e Alfabetização (GEPFICA).

JANAÍNA SOARES MARTINS LAPUENTE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento – GEALI/PPGEDU/FURG.

JOÃO CARLOS ROEDEL HIRDES

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

JULIANA ANDRADE LUND

Mestre e Doutoranda em Educação (UFPel). É Professora de Artes na Rede Municipal de Pelotas. Pesquisadora do GEALE.

LOURIVAL JOSÉ MARTINS FILHO

Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC. Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Foi presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF, 2020-2023) e Articulador do Fórum Catarinense de Alfabetização, de 2020 a 2023.

LUCIANA PICCOLI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Faculdade de Educação da UFRGS. É pesquisadora do Grupo Aula: Alfabetização, Linguagem e Ensino (UFRGS) e membro do Projeto de Extensão Universitária “Didacoteca: acervo de recursos didático-pedagógicos”.

MARIA APARECIDA LAPA DE AGUIAR

Profa. Dra. no Departamento de Estudos Especializados em Educação no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE), em parceria com a professora Márcia de Souza Hobold. É membro integrante da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF) e participou da Diretoria da ABALF entre 2020/2021 e 2022/2023.

MARIA SIRLENE PEREIRA SCHLICKMANN

Profa. Dra. no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas educacionais, História, Alfabetização e Letramento (GEPPHALE/CNPq). Integrante da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF) 2022/2023.

MARÍLIA FORGEARINI NUNES

Doutora em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS. É pesquisadora dos grupos de pesquisa Educação e Arte (GEARTE/UFRGS), Educação e Disciplinamento (GPED/UFRGS), Grupo Aula: Alfabetização, Linguagem e Ensino (UFRGS) e Linguagem e Educação (UCS). Coordena o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?” e o LER: Clube de Leitura – Lendo em Roda. É membro do Projeto de Extensão Universitária «Didacoteca: acervo de recursos didático-pedagógicos”.

MARTA NÖRNBERG

Doutora em Educação (UFRGS). É Professora Associada do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Bolsista em Produtividade em Pesquisa CNPq – nível 2. Vice-líder do GEALE – Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita.

MAURO AUGUSTO BURKERT DEL PINO

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

MICHELE JOSIANE RUTZ BUCHWEITZ

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

NILTON JOSÉ NEVES CORDEIRO

Doutor em Educação (UFPel) e Mestre em Estatística (UFPE). É Professor do curso de Licenciatura em Matemática da UVA – Universidade Estadual Vale do Acaraú. Pesquisador do GEALE.

RAFAEL MENDES

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da UFPel. Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

RENATA SPERRHAKE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da UFRGS. É líder do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Disciplinamento (GPED/UFRGS) e do Grupo Aula: Alfabetização, Linguagem e Ensino (UFRGS). É membro do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, do LER: Clube de Leitura – Lendo em Roda e da “Didacoteca: acervo de recursos didático-pedagógicos”.

SANDRA DOS SANTOS ANDRADE

Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Faculdade de Educação da UFRGS. Coordena o Projeto de Extensão Universitária “Didacoteca: acervo de recurso didático-pedagógicos”. É pesquisadora do Grupo Aula: Alfabetização, Linguagem e Ensino (UFRGS) e do GEERGE: Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero (UFRGS).

SILVANA MARIA BELLÉ ZASSO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Coordenadora do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à leitura – LAPIL/GEALI/PPGEDU/FURG.

VITÓRIA KASTER NEUTZLING

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bolsista de Iniciação Científica pela FAPERGS. Pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Pública – GIPEP da UFPel.

ZORAIA AGUIAR BITTENCOURT

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada na Universidade Federal da Fronteira Sul. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional, Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade e Grupo de Pesquisa Universitas/RIES.