Capa do livro: As roupas na história: <br>Pesquisar, narrar e ensinar

As roupas na história:
Pesquisar, narrar e ensinar

Autores: Ivana Guilherme Simili - Guilherme Telles da Silva

O livro foi organizado com o objetivo de contribuir com estratégias de pesquisa e ensino de História através de instrumentalização das roupas para tratar de conceitos, temporalidades, espacialidades e temáticas que compõem a grade do conhecimento histórico. Com esse propósito, os capítulos partem do princípio de que, por intermédio das indumentárias, trajes, vestuários e vestimentas, concebidas de forma geral como roupas que vestiram e vestem as pessoas em diferentes situações, seja possível compreender a sociedade, a cultura, a economia, a política, as personagens e as personalidades que delas têm se utilizado. A presente obra é direcionada ao público interessado em conhecer as relações entre as roupas e a moda; aos professores do ensino médio que percebem que há um universo a ser desvendado nas imagens de pessoas vestidas que chegam do passado ao presente – pelos jornais, blogs, sites, revistas, filmes, fotografias, pinturas e retratos que circulam nos livros didáticos, uma vez que essa iconografia pode ser mobilizada para a abordagem dos conteúdos. De forma geral, o livro almeja oferecer para professores algumas apostas teóricas e metodológicas acerca de como analisar tais fontes juntamente dos/as estudantes. A esse público soma-se outro: os/as graduandos/as e pós-graduandos/as em história que podem encontrar nas páginas do livro, ideias e sugestões de como contemplar o vestir e as aparências nas abordagens das pesquisas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5672-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-5667-5
DOI: 10.24824/978652515672.9
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • INCROYABLES ET MERVEILLEUSESS. A MODA COMO OBJETO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA - 17
  • A HISTÓRIA DA MODA COMO RECURSO DIDÁTICO NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO: o vestir e a modernização das cidades - 37
  • MODA, ENSINO DE HISTÓRIA E A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL - 59
  • EVA PERÓN COMO PROPOSTA DE ELETIVA NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DA MODA - 71
  • O CARNAVAL DAS ESCOLAS DE SAMBA E O ENSINO DE HISTÓRIA - 93
  • TECNOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E MODA NA CIBERCULTURA - 107
  • AS ROUPAS COMO MODELOS EXPLICATIVOS NAS MÁQUINAS DE TECER A HISTÓRIA - 123
  • O USO DAS FONTES HISTÓRICAS NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA EM VESTUÁRIO - 143
  • LYGIA CLARK E HELENA ALMEIDA: vestir a obra de arte - 177
  • ÍNDICE REMISSIVO - 193
  • SOBRE OS AUTORES - 197
CARLO ROMANI

É doutor em História Cultural pela Universidade de Campinas, Unicamp (2003). Desde 2010 é professor de História do Mundo Contemporâneo no Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação. Coordena o Grupo de Pesquisa em História Global na mesma instituição. Foi pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Cebrap, com estágio pós-doutoral no Centre des Archives d’Outre-Mér, CAOM, na Universidade de Aix-en-Provence (2006). Trabalha com o período contemporâneo da História Global, com ênfase nas áreas de história social e cultural, pesquisando, entre  outros temas, a migração transatlântica, as fronteiras sul-americanas e o transnacionalismo do movimento anarquista.

FLAVIA JAKEMIU ARAÚJO BORTOLON

Doutora e Mestre em história pela Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado em História da Arte na Universidade NOVA de Lisboa, pós-graduação em Moda: comunicação e produto pela Universidade Estadual de Maringá, Bacharelado em Comunicação Social- Jornalismo pela Universidade Cesumar de Maringá e licenciatura em História pela Universidade Estadual de Maringá. Na área de moda possui curso técnico em Desenho de Moda pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Maringá, curso de Branding e Marketing de Moda Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, ministrou também a disciplina de História da Moda no Ciclo de Minicursos Online da Universidade Federal do Paraná e realizou trabalho voluntario no Museu Nacional do Traje em Lisboa.

FRANTIESKA HUSZAR SCHNEID

Doutora (2020) e Mestre (2015) em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Docência na Educação Profissional pela Faculdade de Tecnologia Senac-Rs. Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul (2007). Atualmente é docente dos Cursos: Técnico em Vestuário e Tecnólogo em Design de Moda, ambos do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Desenvolve pesquisas em fotografias, com enfoque na relação memória e indumentária. Representante local da cidade de Pelotas - RS do movimento Fashion Revolution. Autora do livro “Vestidos da Memória: registros de casamento em um álbum de família”.

GABRIELLE MELLO

Obteve sua Licenciatura em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio, (2023). Atualmente está concluindo o curso de Design de Moda pela Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia, EBAC. Acredita que a moda detém o poder da expressão e representatividade que a História se propõe a desvendar. Atua profissionalmente em áreas relacionadas à arte, dança e idiomas. Gabrielle Mello também é professora de inglês com o método CLIL, acreditando que o aprendizado pode ser adquirido por diversos métodos e de formas diferentes.

GUILHERME TELLES DA SILVA

Historiador e Pedagogo. Doutorando pelo programa de Pós graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (CAPES, Conceito 4), linha de pesquisa: Fronteiras, Populações e Bens Culturais. Possui graduação e mestrado pela mesma instituição (2010) e pós graduação em Gestão Escolar pelo instituto Rhema (2016). Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em História, Moda e Cultura (LA MODA).

IVANA APARECIDA MARQUES CUNHA

Graduada em História pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí (2014 - 2017) e mestre (2018-2020) e doutoranda (2021-2024) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desenvolve pesquisas nas áreas de história das mulheres e história da América Latina. Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisa em História, Moda e Cultura (LA MODA).

IVANA GUILHERME SIMILI

É doutora em História pela Unesp (Assis, SP). É professora do programa de pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá (PPH-Uem), atuando na linha de História, cultura e narrativas. Desenvolve pesquisas e orientações nas áreas temáticas de indumentárias, moda e gênero, explorando fontes e metodologias de análises em documentos escritos e imagéticos. Fez pós-doutorado em Design de moda na IUAV (Universitá di Venezia, Itália). Coordena o Laboratório de Moda, História e Cultura (LA-Moda, UEM).

LAIANA PEREIRA DA SILVEIRA

Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel), pesquisa financiada pela CAPES (2023-2026). Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2022), pesquisa financiada pela CAPES (2020-2022). Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense campus Pelotas Visconde da Graça (2018) e é formada no curso Técnico em Vestuário (2012) pela mesma instituição. Pesquisa os seguintes eixos temáticos: vestuário e memória, vestuário e cultura material, vestuário e identidade, vestuário esportivo.

LARISSA KLOSOWSKI DE PAULA

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD (Turma 2018/2022). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar da Universidade Estadual do Paraná / PPIFOR (UNESPAR - Campus de Paranavaí). Integrante Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, História e Educação (GEPEHED) da Universidade Federal da Grande Dourados / UFGD e do Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH) da Universidade Federal de Pernambuco / UFPE. Desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de história, história e historiografia do ensino de história, e suas interfaces com a história das mulheres. Professora da Rede Básica de Ensino do Estado do Mato Grosso.

LETÍCIA FERNOCHI

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2010) pela Universidade Norte do Paraná e especialização em Educação Especial: atendimento às necessidades especiais (2012) pela Faculdade Integradas do Vale do Ivaí. Desde 2010 leciona a disciplina de História em Colégios Estaduais no Paraná atualmente está vinculada como quadro próprio do magistério (QPM) ao Colégio Estadual Olavo Bilac na cidade de Cambé (PR). Mestre em Ensino de História pelo programa ProfHistória polo da Universidade Estadual de Maringá desenvolvendo a pesquisa “Moda e ensino de história: a Primeira Guerra Mundial por meio do Jornal das Moças”. Doutoranda em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com pesquisa relacionada a moda e imprensa: a presença feminina nos periódicos durante a participação brasileira na segunda guerra mundial.

MARIA VANDETE DE ALMEIDA

Licenciada em História pela Universidade Federal de Alagoas (2003). Especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Web (2007), Mestre em História (2014) e atualmente doutoranda em História pela Universidade Estadual de Maringá. Atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Possui vivência no desenvolvimento de pesquisas, participação e assessoria na organização de eventos, elaboração e execução de projetos educacionais e socioculturais. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e informática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, comunicação digital, extensão e cultura, conhecimento e arte, sociedade contemporânea, sociedade da informação, tecnologias da informação e comunicação, inclusão social e digital, cibercultura, história e política, movimentos e redes sociais.

PAULA PIVA LINKE

Atua como docente do curso de Moda da Universidade Estadual de Maringá, no campus de Cianorte. Doutora em Ciência Ambiental pelo Procam (USP) com bolsa Capes, desenvolve pesquisa na área do Moda e Sustentabilidade. Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Moda pelo Cesumar, com especialização em História e Sociedade (UEM) e, Especialização em Moda (CESUMAR). Atua como professora nas áreas de gestão ambiental em administração, assim como design, tecnologia têxtil e história da moda em cursos de moda.

PEDRO COVRE MARCHIORI

É graduado em História pela Universidade Estadual de Maringá - UEM e atualmente mestrando em História, Cultura e Narrativas pelo Programa de Pós-graduação em História (PPH) da Universidade Estadual de Maringá - UEM. A área de pesquisa em que está inserido é a História Cultural, englobando temas como cultura popular, carnaval brasileiro, escolas-samba, o samba, cultura afro-brasileira, e religiosidades.