CRISTINA ANTUNES MOTA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Estácio de Sá (UNESA). Docente no Curso de Graduação em Medicina e no Curso de Graduação em Enfermagem da UNIGRANRIO/Afya.
RITA DE CÁSSIA PEREIRA LIMA
Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA).
HELENICE MAIA GONÇALVES
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Cató- lica de São Paulo. Pós-Doutora em Representações Sociais, Subjetividade e Educação pela Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas.
BEATRIZ DIAS CARLOS FUTI
Mestre em Educação e Culturas Contemporâneas pela Universidade Estácio de Sá. Participa do grupo de pesquisa: Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES). Graduada em Letras/Literaturas pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ), e em Pedagogia pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Graduação em andamento: Psicologia na UNISUAM, 6º período (2023.02). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ); em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto A Vez do Mestre (IAVM/UCAM), em Psicomotricidade pelo Instituto A Vez do Mestre (IAVM/UCAM); em Administração e Supervisão Escolar pelo Instituto A Vez do Mestre (IAVM/UCAM); em Ludoterapia pela Faculdade de Administração, Ciência e Educação (FAMART/MG); em Arteterapia pela Faculdade de Administração, Ciência e Educação (FAMART/ MG). Brinquedista pelo HUPE/UERJ. Cursos de qualificação e extensão nas áreas da Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto A Vez do Mestre e no Instituto Benjamin Constant, entre outros.
ANDRÉ FELIPE COSTA SANTOS
Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM- Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) - ambos certificados pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educa- ção (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Formação de Professores; Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz.
IVANISE MARTINS DE LIMA
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA. Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Planejamento e Educação Ambiental pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Especialista em Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa - IJEP (Conclusão 1.2024). Professora na Escola Sesc de Ensino Médio.
LEONOR M SANTANA
Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá – UNESA. Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté – UNITAU. Graduada em Psicologia (UNITAU) e Pedagogia (UNIS). Especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade (UNITAU) e MBA em Gestão de Pessoas (FGV). Bolsista de Pós-doutorado Júnior.
EDNA MARIA QUERIDO DE OLIVEIRA CHAMON
Pós-doutorado em Educação na UNICAMP.Doutora em Psicologia pela Université de Toulouse II (Le Mirail) e Mestrado em Sciences de L’Education - Université de Toulouse II (Le Mirail). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá - UNESA, e no Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté – UNITAU. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
CLÁUDIO GUSTAVO BORGES DE AGUIAR
Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro- -RJ, Brasil. Professor da Rede Municipal de Ensino do município de Parauapebas-PA.
PATRICIA ORTIZ MONTEIRO
Doutora em Ciências Ambientais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro -RJ, e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU, Taubaté-SP, Brasil.
ILAIALE GOMES MORAIS DOS SANTOS
Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professora de Apoio Especializado na rede municipal de São Gonçalo – RJ.
CLAUDIA HELENA AZEVEDO ALVARENGA
Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Docente do Programa Pós-Graduação em Educação na UNESA. Integrante dos Grupos de Pesquisa certificados pelo CNPQ: Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES), Retórica e Argumentação na Pedagogia e Grupo de Estudos, Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto (GEPEMAC).
ÁLVARO RAFAEL SANTANA PEIXOTO.
Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.
MARIA ILDA CANEDO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.
FABIANA BATISTA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Estácio de Sá.
MARIANA CABRAL
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.