Capa do livro: Educação, tecnologia e comunicação: <BR> Explorando o potencial educativo das tecnologias digitais

Educação, tecnologia e comunicação:
Explorando o potencial educativo das tecnologias digitais

Autores: Pricila Kohls-Santos - Eliane Silva Moreira

Em Educação, Tecnologia e Comunicação: explorando o potencial educativo das tecnologias digitais, somos provocados a nos conectar em uma complexa rede de saberes e de compromissos com os processos inovadores potenciais à Tecnologia da Educação. Esta obra é um encontro dialógico e reflexivo de pesquisadores da Universidade Católica de Brasília, comprometidos com o fluxo contínuo de conhecimento gerado por essa era tecnológica disruptiva e que impacta diretamente a educação básica e superior, também com a mobilização de inteligências coletivas preocupadas com perspectiva de vida e trabalho, processos de engajamentos para o desenvolvimento da ciência em prol do bem comum.
Nesse sentido, as discussões e reflexões aprofundadas no âmbito desse coletivo de pesquisadores desvelam espaços para a experimentação de diferentes boas práticas para tecnologias digitais contemporâneas, apresentando alternativas viáveis de implementação em diferentes contextos, sendo que cada capítulo mergulha em um aspecto único da interseção entre educação, tecnologia e comunicação, oferecendo insights valiosos e exemplos práticos

Impresso
de R$ 49,36 por
R$ 37,97
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5587-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5584-5
DOI: 10.24824/978652515587.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • O USO DO MINECRAFT EDUCATION COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA - 13
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A MACHINE LEARNING E CHATGPT EM CONTEXTOS EDUCATIVOS - 33
  • ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL - 55
  • PARADIGMAS E POSSIBILIDADES DO USO DO LINUX NA EDUCAÇÃO - 77
  • CYBERBULLYING E O CANCELAMENTO DIGITAL EM CONTEXTOS EDUCATIVOS - 91
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS: possibilidades para o protagonismo juvenil - 109
  • INTERAÇÃO E DIÁLOGO NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTE VIRTUAL DE CURSO DE GRADUAÇÃO EAD - 125
  • ÍNDICE REMISSIVO - 147
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS, AUTORES E AUTORAS - 151
ORGANIZADORAS

PRICILA KOHLS-SANTOS

Docente e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora de Permanência Estudantil e Sucesso Acadêmico da Universidade Católica de Brasília. Doutorado em Educação. Pós-Doutorado em Educação Superior pela PUCRS. Líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil – GeTIPE. Integrante do Comitê Coordenador da RedGUIA. Pesquisadora da Cátedra Unesco Educação, Juventude e Sociedade.

ELIANE SILVA MOREIRA

Mestra em Educação. Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Gestão de Projetos. Pesquisadora atuante do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília. Atua na Coordenação Pedagógica e na formação continuada de professores da Educação Básica.

AUTORES(AS)

ANDRÉA CÂNDIDA DA SILVA

Mestre em Educação, Graduado em Pedagogia, Pós-Graduado em Direitos Humanos. Atualmente é Professor na Universidade Católica de Brasília, Secretário Executivo da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB, Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida do Grupo UBEC e Coordenador Acadêmico de Extensão Universitária da UCB. Atua na formação de pessoas em Mediação de Conflitos, Comunicação Não Violenta, entre outros temas relacionados à formação de professores.

ÉRICA SANTOS RODRIGUES VIANA

Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Católica. Pós-Graduação em Língua Inglesa (UCB). Coordenadora de Língua Estrangeiras do Instituto Presbiteriano Mackenzie Brasília. Professora de Língua Inglesa do Ensino Médio.

GIDALTI GUEDES DA SILVA

Teólogo (UMESP). Licenciado em Pedagogia (FGD), com especialização em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida (UCB). Mestre em Educação (UFRO) e doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), onde atua como Coordenador de Formação Docente Continuada. Coordenador do MBA em Liderança e Gestão Inovadora de Instituições Educacionais (UniUBEC/UCB) e como professor da graduação e da pós-graduação lato sensu, nas variadas modalidades de ensino.

JOSÉ IVALDO ARAÚJO DE LUCENA

Mestre em Educação Graduado em Pedagogia e pós-graduado em Direitos Humanos. Atualmente é professor na Universidade Católica de Brasília. Secretário Executivo da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da UCB. Coordenador da Pós-Graduação lato sensu em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida do Grupo UBEC e Coordenador Acadêmico de Extensão Universitária da UCB. Atua na formação de pessoas em Mediação de Conflitos, Comunicação Não Violenta, entre outros temas relacionados à formação de professores.

JULIANA DE ANDRADE BOEL NEVES

Doutoranda e mestra em Educação na Universidade Católica de Brasília. Licenciada em Ciências Biológicas. Bacharel em Farmácia. Pós-Graduada em Saúde Pública. Professora de Ciências da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso – Seduc. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

JULIANA DIAS DOS SANTOS SILVA

Graduada em Letras Português. Professora de Língua Portuguesa há dez anos. Atualmente atuando na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Revisora textual independente.

LUIS CARLOS PETERS MOTTA

Gerente de Tecnologias da Informação do Colégio Israelita Brasileiro há 24 anos. Bacharel em Ciências Sociais. MBA em Gestão de TI pelo IGTI (MG). Mestre em Informática na Educação pelo IFRS, Campus POA. Doutorando em Ciências da Educação pela Ivy Enber Cristian Institute, Orlando-FL, USA. Membro do Grupo ARGOS de pesquisa em TDIC. Tese versará sobre a aprendizagem profissional dos professores e como eles constroem seus saberes durante a docência.

RENI ELISA DA SILVA

Mestra em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Gestão e docência em EaD pela UFSC. MBA em Gestão de Tecnologia da Informação. Especialista em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras. Graduada em Ciência da Computação. Concursada do IFMT como Analista de Tecnologia da Informação. Atuou na Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação/IFMT. Também como professora Titular ou Tutora da Universidade Aberta do Brasil – UAB/IFMT. Graduada em Psicologia pela UnB. Atualmente, Analista de Tecnologia da Informação, na Coordenação Geral de Sistemas de Informação, da Diretoria de Tecnologia da Informação, na Controladoria Geral da União (CGU).

ROSIVÂNIA RIBEIRO DOS SANTOS

Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília-UCB. Licenciada em Letras – Português pela Universidade Estadual do Piauí (2006). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2016). Tem especialização na área de Língua Portuguesa, com ênfase em Língua e Literatura pelo IESM (2010) e em Gestão Pública Municipal pela UESPI (2015). Professora efetiva na Rede Municipal em Corrente-PI desde 1998. Professora efetiva da Rede Estadual (SEDUC-PI), desde 2010. Experiência em gestão (escolar e de rede), como Gerente Regional de Educação, 15ª GRE e Diretora de Ensino e Apoio Pedagógico, além de atuar na Gestão Escolar pública e privada.

SIMONE PIRES FERREIRA DE FERREIRA BATANA

Graduada Bacharelado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto. Especialização Profissionalizante pelo IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Especialização pela UNEB – União Educacional de Brasília. Mestrado em Direito pela UCB – Universidade Católica de Brasília. Atualmente, é aluna do Doutorado em Educação pela UCB – Universidade Católica de Brasília. Atua como advogada nas áreas de direito de família, sucessões e civil.

SUELI TRAJANO DE SOUZA

Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília. MBA em Gestão Industrial pela Faculdade da Indústria de Curitiba (2019). Pedagoga com licenciatura plena pela Faculdade Educacional da Lapa (2011). Formações complementares: Design de Aprendizagem; Inteligência Emocional; Planejamento e Prática Pedagógica; Desenvolvimento de Equipe e Gerenciamento de Projetos; Mentora pelo Instituto Vasselo Goldoni (IVG), em 2023; Juíza avaliadora e Juíza.

SUZANA DE OLIVEIRA CARNEIRO

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília – UCB. Graduada em Letras Português/Inglês. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência Estudantil (GeTIPE) da Universidade Católica de Brasília.

TIAGO AUGUSTO KNAPP

Graduado em Teologia, História, Pedagogia e Geografia. Pós-Graduado em Gestão Escolar. Mestrando em Educação. Atualmente, é orientador educacional do Colégio La Salle de Águas Claras, DF.

VANILDES GONÇALVES DOS SANTOS

Mestra em Ciências Sociais pela PUC/SP, com Especialização em Juventude contemporânea, pela Unisinos/RS e em Educação, Protagonismo e Propósito de Vida pela UCB/DF. Professora do NFGH e coordenadora do setor de Pastoralidade da UCB.