Capa do livro: EDUCAÇÃO TUTORIAL<br>conexões para o ensino, a pesquisa e a extensão

EDUCAÇÃO TUTORIAL
conexões para o ensino, a pesquisa e a extensão

Autores: Jean Mac Cole Tavares Santos - Hostina Maria Ferreira do Nascimento - Maria Kélia da Silva - Maquézia Emília de Morais - (Orgs)

livro impresso
de R$ 48,05 por
livro digital
de R$ 48,05 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

O livro está organizado em três capítulos. No primeiro, textos resultantes de experiências de pesquisa revelam o entrosamento das petianas com os pesquisadores experientes da instituição, seja nas pesquisas e grupos dos quais fazem parte, seja na discussão e elaboração de sínteses escritas sobre pesquisas concluídas e em andamento.

O segundo capítulo agrega registros de interações e experiências de ensino na UERN e com professores de outras instituições e revela o segundo aspecto da formação pedagógica e acadêmica contemplado pelo PET Pedagogia UERN: a valorização da formação e prática pedagógica em espaços escolares e não escolares. E a compreensão do papel da pesquisa nesta perspectiva, como atenta Paulo Freire em Pedagogia da Autonomia: o professor formado e atuante como um pesquisador, um (auto) observador astuto e distanciado epistemologicamente da realidade da prática pedagógica.

O terceiro capítulo, composto por resenhas elaboradas por alunos e professores de cursos de graduação, é fruto principalmente da interação entre o PET Pedagogia UERN e outras IES.

Este livro apresenta-se, pois, como a síntese deste primeiro momento do processo de maturidade intelectual e acadêmica própria deste Grupo que já contabiliza alunas graduadas e em processo de formação, inclusive em nível de pós-graduação. Aponta expectativas e possibilidades para os pesquisadores iniciantes e fortalece a convicção da importância do investimento na formação acadêmica entre os pesquisadores experientes que dele participam. A maior expectativa é de diálogo e interação com seus leitores, contribuindo para a reflexão sobre a necessária práxis entre a formação acadêmica e a ação pedagógica.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-722-6
DOI: 10.24824/978858042722.6
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÃO TUTORIAL<br>conexões para o ensino, a pesquisa e a extensão

Autores

Alessandro Teixeira Nóbrega

Graduado em Licenciatura em Sociologia do 2º e Bacharel em Ciência Política, Especialista em Historiografia Colonial do Brasil (1996), mestrado em História (2007) e doutorado em Ciências Sociais (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Pesquisador da poesia de Antônio Francisco pelo Grupo de Pesquisa do Pensamento Complexo (GECOM/UERN), fundamentando-se em Gaston Bachelard, na Linha de Pesquisa Ciência, Arte e Literatura. Prioriza o estudo da sociedade através das expressões da arte (novela, cinema, poesia, música e literatura). Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem (GEPEL).


Aline Maria Santos da Silva

Graduanda do curso de Pedagogia Licenciatura Noturno da Universidade Federal de Alagoas - UFAL/CEDU.

 

Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

Doutora em Sociologia.  Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. É vice-coordenadora do Mestrado em Educação (POSEDUC).

 

Cássia Gillânia Santos Nascimento

Graduanda do Curso de Letras-Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Bolsista do PIBID (Programa de Iniciação à Docência).

 

Érica Renata Clemente Rodrigues

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Estuda políticas públicas e educacionais. Cursa especialização sobre Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do RN (IFRN).

 

Francisca Natália da Silva

Graduanda do 8º período do Curso de Pedagogia, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Estado e Sociedade (GEPEES). Integra como bolsista o Programa de Educação Tutorial-PET/MEC/SESu do curso de pedagogia na UERN. Participa de atividades no Laboratório de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE).

 

Gilka Silva Pimentel

Professora mestre da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 

Gilson Ricardo de Medeiros Pereira

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1987), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Trabalhou como professor efetivo na Universidade Regional de Blumenau, SC, e, atualmente, é professor do quadro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando no Programa de Pós-Graduação, mestrado em educação.

 

Hélio Júnior Rocha de Lima

Doutorando em Estudos da Linguagem (UFRN); Mestre em Artes Cênicas (UFRN); especializado em Pedagogia do Teatro pela Theaterpädagogische Akademie, Heidelberg/Alemanha; e graduado em Pedagogia (UERN). Ator, encenador e dramaturgista com experiência na educação formal e não formal, atuando nas especificidades das fases etárias com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, graduada em pedagogia (1989) e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Tutora do PET Pedagogia - UERN. Experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, abordando principalmente os seguintes temas: o pensamento de Paulo Freire, formação de professores, história de vida, educação popular e educação do campo.


Jean Mac Cole Tavares Santos

Graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto III do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi tutor do PET Pedagogia UERN, entre dezembro de 2010 e Janeiro de 2013. Atualmente realiza estudos de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes.

 

Karla Daniella dos Santos Soares

Graduanda do Curso de Letras-Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas/UFAL.

 

Karlesson Lennon de Castro Oliveira

Possui graduação pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Tem experiência na área de Comunicação.

 

Lília Kênia Galvão da Silva

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Bolsista do Programa de Educação Tutorial-PET e Membra do Laboratório de Estudos em Paulo Freire e Educação Popular-LEFREIRE.

 

Luana Thainá Dantas Alves Cardoso

Estudante do curso de Pedagogia da Universidade do Estado Rio Grande do Norte - UERN. Bolsista do Programa de Educação Tutaorial (PET) desde dezembro de 2011. Além disso, integro o Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Linguagem.

 

Maquézia Emília de Morais

Graduanda do 8ª período no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2009). Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia - UERN/SESu/MEC. Monitora do Projeto PRODOCÊNCIA/UERN: Uma Proposta de Articulação Universidade-Campo de Estágio nos Cursos de Licenciatura. Voluntária da pesquisa Letramento Digital e Alterações Curriculares no espaço escolar. (PIBIC - UERN).

 

Marcia Betânia de Oliveira

Professora (Adjunta I) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Aluna do Doutorado em Educação, vinculada ao Grupo de Pesquisa Politicas de currículo e cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestra em Educação possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Rio Grande do (Norte), e Especialização em Educação. Atua, desde outubro de 2009, como Assessora da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG/UERN), no Setor de Cursos de Graduação, na leitura e análise de Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação.

 

Maria de Fátima da Silva Melo

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bolsista do Programa de Educação Tutorial-PET PEDAGOGIA-UERN\Sesu\MEC. Cursista do Laboratório de Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular-LEFREIRE.

 

Maria Jessica Danielly de Lima

Graduanda do 5º período do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia.

 

Maria Kélia da Silva

Graduanda do 6º período do curso de pedagogia, na universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.  Integra como bolsista, o Programa de Educação Tutorial - PET/MEC/SESu do curso de pedagogia na UERN, desempenhando atividade de pesquisa, ensino e extensão. Participa de atividades no Laboratório de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular - LEFREIRE.

 

Maria Laudinete de Menezes Oliveira

Graduanda do curso de enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Cursou dois períodos de Pedagogia na UERN. Foi Bolsista no Programa de Educação Tutorial – PET por um período, participou do Laboratório de leitura e pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE).

 

Mariluze Riani Diniz dos Santos

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Egressa do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia.

 

Micaela Ferreira dos Santos Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2012). Mestranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba na área de Processos de Ensino Aprendizagem. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia - UERN/SESu/MEC (2011-2012). 

 

Milene Rejane Pereira

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, (UERN). Pedagoga no Programa de Criança Petrobrás. Durante a graduação foi aluna PIBIC/UERN (2009-2010); Monitora através do Programa Institucional de Monitoria (PIM-PROEG) nos semestres: 2010.2 (Fundamentos histórico-filosóficos da educação) e 2011.1 (Filosofia da Educação). Atuou como Bolsista do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL- PET PEDAGOGIA (SESu/MEC) entre 2010 e 2012.

 

Pedro Moura Araújo

Estudante de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é bolsista do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística textual, literatura brasileira, teoria literária, literatura fantástica e ensino.

 

Priscila Kaline Lima do Nascimento Costa

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio grande do Norte, bolsista do Programa de Educação Tutorial. Membro do projeto de extensão Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE).

 

Ruana Omena Sandes

Acadêmica do Curso de Letras, habilitação Inglês da Universidade Federal de Alagoas – UFAL/FALE.

 

Sandra Regina Paz

Graduação em Pedagogia. Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Gestão, Planejamento e Política Educacional. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de Formação de Professores: Política e Organização da Educação. É integrante do Grupo de Pesquisa Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana - GEPSTUFAL (UFAL/CNPq), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq), do Coletivo de Estudos de Política Educacional (FIOCRUZ/CNPq). Também integra a Rede Latino-Americana Sobre Trabalho Docente - REDESTRADO. Coordenadora do PIBID/Pedagogia/UFAL.

 

Sheila Beatriz da Silva Fernandes

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Egressa do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia.

 

Sonally Albino da Silva Bezerra

Graduanda do 6ª período na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, participante do grupo de estudo e pesquisa Ateliê Sociológico e Cultural, bolsista voluntária do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia e estou atuando como voluntária no Programa de Consolidação da Licenciaturas, PRODOCÊNCIA / Pedagogia - UERN.

 

Valquíria Gomes Duarte

Graduada do curso de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2012). Atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET/Pedagogia e atualmente é monitora do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA).

 

Vanessa Sátiro dos Santos

Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Aluna integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Milton Santos (UFAL). Foi Bolsista CAPES do Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Colaboradora do Projeto de Extensão Mec-Sesu / UFAL_SEE, onde desenvolvo pesquisas na linha de dificuldades de aprendizagem no ensino superior e formação continuada para professores do ensino médio da rede municipal de ensino de Maceió.

 

Verônica Maria de Araújo Pontes

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho-Portugal, em 2009, com revalidação de diploma pela UNICAMP como Doutora em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Mestra em Educação e Comunicação pela UFRN (1998), Especialista em Administração Educacional (1994-UFRN) e Graduada em Pedagogia pela mesma instituição (1986), Atualmente, professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, líder do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento (CNPq), chefe do departamento de Educação da FE/UERN, E-mail: veronicapontes@gmail.com

 

Verônica Yasmim Santiago de Lima

Graduanda do 5º período do curso de PEDAGOGIA, na universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN. Participa de atividades no Laboratório de Leitura e Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular - LEFREIRE, realizando encontros quinzenais, com o intuito de buscar ampliar pensamento de Paulo Freire e sua relação com a educação popular e o curso de pedagogia.


Wdália Maria da Conceição Soares da Mota

Graduanda do curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia. Membro do Projeto de Extensão Programa de consolidação das licenciaturas- PRODOCÊNCIA /CAPES-UERN.

 

Williany Tavares dos Santos

Graduanda do 8º período do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Pedagogia.