ADRIANA SALETE LOSS
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) e Estágio no Exterior, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa/Portugal. Pós-Doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, financiado pela CAPES. Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialização em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada (URI), Campus Erechim. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim.
ANNA CAROLINA CAPACCHI MARCA
Acadêmica do Curso de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
ANDREIA NAKAMURA BONDEZAN
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Professora Associada na Universidade Estadual do Paraná – Unespar – campus Campo Mourão, PR, no Curso de Pedagogia e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) e no Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGSCF). Membro Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Cultura – GEPEDIC (Unespar, campus de Campo Mourão/PR) e do Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade – GRUPEPU (UFFS, Chapecó/SC).
ANDREIA XAVIER TEIXEIRA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Especialização em Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá. Graduação em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada (URI), Campus Erechim. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Ibirubá.
ARMINDA ALMEIDA DA ROSA
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI – Campus de Frederico Westphalen, RS. Professora da Educação Básica. Bolsista CAPES/ Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa: Ética, Educação e Formação de Professores.
ARNALDO NOGARO
Doutor em Educação pela UFRGS. Professor do PPGEDU e PPGAIS da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI.
CARLA VERONICA DUARTE
Doctoranda en el Doctorado en Ciencias de la Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad Nacional de La Plata. Especialista en Docencia Universitaria, Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, Universidad Nacional de Misiones. Profesora en Biología Facultad de Ciencias Forestales (FCF), Universidad Nacional de Misiones (UNaM). Docente en los profesorados Universitarios en Ciencias Biológicas y Ciencias Agrarias de la FCF-UNaM.
CAROLINA ESTER RECKZIEGEL
Estudiante de la Maestría en Práctica Docente de la Facultad de Humanidades y Artes de la Universidad Nacional de Rosario. Especialista en Biología de la Conservación de la Facultad de Ciencias Forestales (FCF) de la Universidad Nacional de Misiones (UNaM)
Profesora en Biología de la Facultad de Ciencias Forestales (FCF) de la Universidad Nacional de Misiones (UNaM). Profesora de Práctica Profesional Docente I y de Residencia Pedagógica del Profesorado Universitario en Ciencia Biológicas (PUCB) de la FCF de la UNaM.
DIULIANA CHIARADIA PIMENTEL
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGPE) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim. Professora de Anos Iniciais do Município de Erechim, RS.
ELIANE PINTO DE GÓES
Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana – PPFH pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2015). Atualmente é professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste Câmpus de Cascavel, PR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, inclusão, saúde e trabalho.
FABIANA CRISTINA GIEHL BIRÃO
Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos. Mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) campus São Carlos. Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – FAESI. Geógrafa licenciada pela Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – FAESI e Pedagoga pela Universidade Cruzeiro do Sul. Docente de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus Foz do Iguaçu.
FERNANDA MARIA ARCARI
Professora da Rede Pública Municipal de Chapecó, SC. Graduada em Pedagogia – UNOPAR e Educação Especial – Faculdade Santa Rita. Pós-Graduada em Educação – Faculdade Santa Rita. Pós-Graduada em Educação Especial – Faculdade Santa Rita. Pós-Graduada em Fundamentos e Organização Curricular – Unochapecó. Pós-Graduada em Gestão e Organização da Escola – Universidade Anhanguera – UNIDERP. Pós-Graduada em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho – Universidade Federal do Piauí – UFPI. Pós-Graduada em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho – Universidade Federal do Piauí – UFPI. Pós-Graduada em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho – Universidade Federal do Piauí – UFPI. Pós-Graduada em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do trabalho – Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestre Profissional em Educação – UFFS.
GABRIELE GARCIA NEVES DA CUNHA
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Especialização em Neuroeducação pela Universidade Estácio de Sá. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná.
GRASIELI CANELLES BERNARDI
Professora da Rede Pública Municipal de Chapecó, SC. Graduada em Língua Portuguesa e Inglesa – UFSM. Pós-Graduada em Linguística e Ensino – Unochapecó. Pós-Graduada em Educação Musical – Claretiano. Mestre em Linguística – UPF.
LEONARDO CARVALHO DE SOUZA
Doutorando em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – campus de Franca. Mestre em Sociedade e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento – PPGSeD/UNESPAR (2019). Especialista em Gestão Social: Políticas Públicas e Rede de defesa de Direitos pela UNOPAR, em Educação Especial e Inclusiva pela UNIFCV e em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Mundo do Trabalho pela UFPI. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Bacharel em Serviço Social pela Faculdade União de Campo Mourão – UNICAMPO. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para a Infância e Adolescência (GEPPIA) da Unesp de Franca e do Grupo de Pesquisa “Gênero, Trabalho e Políticas Públicas” da Unespar. Docente do curso de Serviço Social da Unespar/campus de Paranavaí/PR e no Instituto Federal do Paraná – Campus de Ivaiporã, PR.
MARGARETE TIRONI
Professora das Redes Públicas Estadual e Municipal – Chapecó, SC. Graduada em Ciências Biológicas – Unochapecó. Pós-Graduada em Educação Integral – UFFS; Pós-Graduada em Ensino de Ciências Naturais Biologia e Química – UCEFF; Pós-Graduada em Neurociências – Unoesc. Mestranda em Educação – UFFS Campus Chapecó.
MARIA EDUARDA DOS SANTOS ARAÚJO
Mestranda em Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Especialista em psicopedagogia pela uniBF. Especialista em Aprendizagem e Desenvolvimento nos Anos Iniciais da Educação Básica. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão.
MELISSA PEREIRA MELLO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. Linha de Pesquisa em Educação Não-formal: Práticas Político-Sociais. Possui graduação em História, Licenciatura Plena pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras – FAPA (2008). É especialista em Psicopedagoga Clínica e Institucional pela UNINTER (2019), em Educação Especial e Psicomotricidade (2020) pela Faculdade de Educação São Luís e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional Inclusiva pela CENSUPEG.Atualmente é professora de Atendimento Educacional Especializado – AEE no município de Gramado, RS.
MIRIAM IVONNE BENNESCH
Especialista Superior en Análisis y Animación Socio institucional, Universidad Nacional de Salta. Especialista en Salud en educación, Universidad Nacional de Quilmes. Licenciada en Psicopedagogía, Universidad del Salvador. Profesora en Psicopedagogía, Instituto Superior Antonio Ruiz de Montoya-Misiones. Docente en el Profesorado Universitario en Ciencias Biológicas FCF-UNaM y de los profesorados de la Escuela Normal Superior n° 11.
ROSELY CÂNDIDA SOBRAL
Doutora pelo Programa interdisciplinar Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste (2019). Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Londrina – PPA-UEM/UEL (2006). Graduada em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1996). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu. Tem interesse em pesquisas na área de Administração, principalmente nos campos de Estudos Organizacionais, Pesquisa em Administração e em Gestão da Informação e Tecnologia. Pesquisa sobre Formação Docente e Metodologias no Ensino Superior. É integrante do GEOS, grupo de pesquisa em Estudos Organizacionais da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu.
SANDRA GARCIA NEVES
Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialização em Neurociências aplicadas – ênfase em aprendizagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). Professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Campo Mourão.
SHEILA MARQUES DUARTE BASSOLI
Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS. Especialista em Libras: Língua Brasileira de Sinais (2012), no Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2010). Atualmente é Tradutor Interprete de Libras da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS.
SHEILA RODRIGUES VIEIRA
Mestranda no Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, Sociedade, Cultura e Fronteiras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE – campus Foz do Iguaçu. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE/FOZ (2009). Tem experiência na área de Educação. Especialização em Educação Especial (2010), Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso (2012). Educação Infantil e Alfabetização (2015). Atualmente é professora da educação básica na Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, PR.
SONIZE LEPKE
Doutora em Educação pela universidade de Caxias do Sul (UCS), mestre em educação nas ciências pela Unijui, especialista em tradução, docência e interpretação de Libras pela Universidade Tuiuti do Paraná, graduação em História. Professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim.
VANDERLIZE SIMONE DALGALO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Univale. Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Univale. Especialização em Biotecnologia pela universidade estadual do oeste do Paraná.
Ciências biológicas pela universidade paranaense – Unipar
Pedagogia pela universidade estadual do oeste do Paraná – Unioeste.
Tradutora intérprete de Libras.
Docente da rede estadual do Paraná (SEED). Toledo
VANESSA LUCENA CAMARGO DE ALMEIDA KLAUS
Doutora em Educação em Ciências e Educação Matemática, linha Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Foz de Cascavel, PR. Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Licenciatura em Matemática pela UEL. Atualmente é professora adjunta do colegiado de Matemática na UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu, PR, no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn).