Capa do livro: ENSINO MÉDIO:<br>profissão docente, currículo e novas tecnologias

ENSINO MÉDIO:
profissão docente, currículo e novas tecnologias

Autores: Jean Mac Cole Tavares Santos - Sandra Regina Paz (orgs)

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Sinopse

Com esta coletânea, queremos compartilhar com os autores, assim como presentear os leitores com o esforço individual e coletivo desses escritores que buscam através dos seus escritos e por meio das narrativas dar voz e vez aos sujeitos do Ensino Médio, assim como compartilhar a historicidade da educação secundária na Espanha, isto a partir de uma dialética sedutora e de diálogo. Esse diálogo relaciona o ato de ensinar e aprender a dimensões constitutivas do ato de ser e constituir-se como humano, como um desafio mesmo de fazê-lo, numa sociedade capital, movida pelo ter, em detrimento da plenitude do existir humano. A tecnologia é discutida e problematizada como um artefato cultural, criadora de novos valores e possibilidades de conhecimento, dimensão que só fortalece o lugar essencial que ocupa o sujeito humano co mo produtor de tecnologia.

A coletânea pretende suscitar inúmeras questões acerca da relação currículo, formação docente, novas tecnologias e o Ensino Médio, problematizando-as.  Nesse sentido, inquire-se: quem são os sujeitos que estão no Ensino Médio? Quais são os seus desejos e expectativas? Quais são as suas trajetórias de vida e de formação dos jovens até chegar à escola? Quais são os interesses desses jovens? Quais as suas preocupações? Quais as políticas e programas que marcam essa etapa da educação? Qual é o papel da formação, do currículo e das novas tecnologias do Ensino Médio e na formação de professores? Qual as similitudes e diferenças da experiência de educação média e secundária nos contextos  brasileiro e espanhol? Essas são questões que, com o olhar crítico do leitor reflexivo e rigoroso, e com o conjunto da realidade educacional que envolve o Ensino Médio, serão analisadas.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-718-9
DOI: 10.24824/978858042718.9
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 272
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

Sumário

ENSINO MÉDIO:<br>profissão docente, currículo e novas tecnologias

Autores

Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro

Doutora em Sociologia.  Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Vinculada ao Programa Interinstitucional de Doutorado em Ciências da Saúde (DINTER), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, como co-orientadora. É vice-coordenadora do Mestrado em Educação (POSEDUC) e, atualmente, coordenadora em exercício, conselheira titular do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), representando a Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Ádson de Lima Silva

Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Colaborador em projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), onde pesquisa sobre aspectos pessoais, sociais, culturais e quais os saberes teórico-metodológicos da formação inicial e da experiência no PIBID colaboram para a construção da identidade docente de licenciandos do Curso de Pedagogia da UFAL. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) atuando no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Deputado Guilhermino de Oliveira. Foi monitor na disciplina Planejamento, e avaliação da aprendizagem, no Curso de Pedagogia da UFAL (2011).

 

Edméa Santos

Professora do PROPED_UERJ, coordenadora do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, membro do Laboratório de Imagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membro do GT 16 da Anped e da Abciber.


Elione Maria Nogueira Diógenes

Doutora em Políticas Públicas realizado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão. É professora da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atua como professora no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da UFC (MAPP), onde orienta projetos de pesquisa no campo da avaliação de políticas públicas de educação.

 

Francisco Ari de Andrade

Professor Adjunto - DE do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação - FACED, da Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira - PPGE (Mestrado e Doutorado), da linha de pesquisa História e Memória da Educação, do eixo História da Educação, Política e Sociedade brasileira do PPGE-FACED-UFC. Doutor em Educação Brasileira pelo PPGE-FACED-UFC. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará - GEPHEC. Desenvolve pesquisa sobre História da Educação, Instituição Escolar e Cultura Escolar.

 

Geovânia da Silva Toscano

Graduada em Ciências Sociais, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Doutora do Departamento de Ciências Sociais/UFPB – Campus I. Líder do Grupo de Pesquisa Ciências Sociais, Cultura e Educação. Pesquisadora dos seguintes grupos: Cultura, Política e Educação/UFRN e Grupo de Pesquisa e estudos do Pensamento Complexo/UERN do PROEXT/MEC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas/UERN.

 

Gutemberg de Castro Praxedes

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFRN. Atualmente é professor auxiliar III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências atuando com didática das ciências e ciências nos espaços não formais.

 

Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), graduada em pedagogia e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Experiência na área de educação, com ênfase em ensino-aprendizagem, abordando principalmente os seguintes temas: o pensamento de Paulo Freire, formação de professores, história de vida, educação popular e educação do campo.

 

Jean Mac Cole Tavares Santos

Graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto III do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Coordena ainda pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Participa também do projeto de extensão "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular" (LEFREIRE) na UERN. Foi tutor do PET Pedagogia UERN, (2010-2013). Atualmente realiza estudos de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes.

 

José Ignacio Cruz Orozco.

Licenciado en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad de Valencia (España). Doctor por la Universidad de Valencia. Especialista en Política y en Historia de la Educación. Profesor Titular en la Universidad de Valencia. Pertenece al grupo de Investigación u docencia en Política de la Educación INDOPE/UV. Tiene experiencia docente e investigadora en Política de la Educación, Historia de la Educación Social, y Políticas de Juventud. En la actualidad está desarrollando una línea de investigación sobre la trayectoria de la educación secundaria.

 

José Gerardo Vasconcelos

Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, Bacharelado em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará, Especialização em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Pós-Doutorado em Artes Cênicas, pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor associado IV, do Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal do Ceará. Tutor do PET Pedagogia da UFC. É líder do Grupo de Pesquisa de História e Memória da Educação do CNPq - NHIME. Coordena a Linha de Pesquisa de História e Memória da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, História da Educação e Antropologia da Educação.

 

Josselene Maria Marques Ferreira

Professora especialista em Atendimento Educacional Especializado (UFC) e Psicologia Escolar e da Aprendizagem (FIP-PB). Há quatro anos, atua em uma das Salas de Recursos Multifuncionais da rede municipal de ensino de Mossoró-RN. Graduada em Letras e Artes (UERN), também é professora de língua inglesa e língua portuguesa do CEJA Professor Alfredo Simonetti (turmas da EJA - ensino médio), pertencente à rede estadual. Atualmente, paralelamente e conforme a sua disponibilidade, vem realizando um trabalho mais incisivo e colaborativo, na área de inclusão escolar e social, ministrando palestras e oficinas em escolas das redes municipal e estadual de Mossoró e cidades circunvizinhas.

 

Júlio Ribeiro Soares

Graduado em Pedagogia, com habilitação em Orientação Educacional, pela UFRN. Mestre e Doutor em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UERN. Coordenador Institucional do PIBID/UERN.

 

Lia Machado Fiuza Fialho

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Especialista em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino – UFC, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica – FLATED, Especialista em Psicologia da Educação – FLATED, Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Professora tutora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE, Pedagoga concursada da Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Maracanaú, Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Latino Americana de Educação.

 

Lourdes Rafaella Florêncio

Licenciada em História pela Universidade Regional do Cariri. É mestre e doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é diretora pedagógica da Faculdade Latino Americana de Educação, professora de pós-graduação da Faculdade da Aldeia de Carapinima e professora da Faculdade Latino Americana de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação.

 

Maria da Conceição Silva Soares

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação- PROPED/UERJ.  Pós-doutora em Educação (UERJ). Doutora e Mestre em Educação (PPGE/UFES). Bacharel em Ciências Sociais (UFRJ). Jornalista (PUC-RJ). Foi diretora da Rádio Universitária da Universidade Federal do Espírito Santo. É pesquisadora do Laboratório Educação e Imagem/UERJ e líder do Grupo de Pesquisa Currículos, Narrativas Audiovisuais e Diferença. Autora do livro A Comunicação Praticada com o Cotidiano da Escola (editora Espaço livros, 2009) e coorganizadora dos e-books Educação e Imagem I e II. 

 

Maria Vera Lúcia Fernandes Lopes

É Especialista em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Máster Universitário EnIntergración de Personas ConDiscapacidad pela Universidade de Salamanca em 2000. Atualmente aposentada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte como Professor Adjunto IV. Na área administrativa foi Pró-Reitora de Extensão, Pró-Reitora Adjunta de Extensão, Vice-Diretora da Faculdade de Educação, Chefe do Departamento de Educação e fundadora e Diretora do Departamento de Apoio à Inclusão - DAIN, assessorando aos demais órgãos da UERN, e acompanhando os alunos com necessidades educacionais especiais.

 

Maria de Fátima da Silva Melo

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuou como monitora do Projeto Pedagogia da Terra no período de 11 de Junho de 2010 à Março de 2011. Bolsista do Programa de Educação Tutorial-PET PEDAGOGIA-UERN\Sesu\MEC. Cursista do Laboratório de Pesquisa em Paulo Freire e Educação Popular-LEFREIRE.

 

Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco

Possui mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Educação, área de concentração Didática pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde atua em vários cursos de licenciatura presenciais e a distância e na Pós Graduação de Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: dialogicidade, Paulo Freire, formação de professores, educação científica e abordagem problematizadora.

 

Patrícia Cristina de Aragão Araújo

Doutora em Educação.

Professora de História da Universidade Estadual da Paraíba.

Professora do Mestrado Profissional de Formação de Professor.

Professora do Mestrado em Serviço Social.

Pesquisadora do Grupo História, Ensino e Cultura e do GPTEMA - Grupo de Pesquisa e Tecnologias em Educação, Mídias e Artes.

Pesquisadora do Núcleo de Estudos Comunitários da Infância e Juventude.

 

Rosemary dos Santos

Doutoranda do PROPED-UERJ, membro do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura, professora-praticante da Rede Municipal de Caxias /RJ. 

 

Rosemeire Reis

Mestre e doutora em educação pela Faculdade de Educação da USP, que inclui estágio na França, na Universidade Paris 13; com pós-doutorado sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot, pela UFS (2012). É professor adjunto III no Centro de Educação, UFAL, atuando em Didática na graduação e no mestrado e doutorado em Educação, na mesma universidade. Líder do grupo de pesquisa "Juventudes, Culturas e Formação", com pesquisas em relação às juventudes e escolarização, formação de professores, narrativas autobiográficas e formação, Ensino Médio. 

 

Sandra Regina Paz

Graduação em Pedagogia. Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa Gestão, Planejamento e Política Educacional. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na área de Formação de Professores: Política e Organização da Educação. É integrante do Grupo de Pesquisa Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana - GEPSTUFAL (UFAL/CNPq), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação - GP-TESE (UFAL/CNPq), do Coletivo de Estudos de Política Educacional (FIOCRUZ/CNPq). Também integra a Rede Latino-Americana Sobre Trabalho Docente - REDESTRADO. Coordenadora do PIBID/Pedagogia/UFAL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente, Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do trabalhador, políticas sociais e educacionais, formação docente e reforma do Estado e mundo do trabalho.

 

Selma Andrade de Paula Bedaque

Possui graduação em Educação de deficientes da audiocomunicação pela Universidade de Taubaté, graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá e graduação em Educação de deficientes mentais pela Universidade de Taubaté. Possui especialização em Educação de Deficientes auditivos pela Universidade de Campinas-UNICAMP e Mestrado em Educação Inclusiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Atualmente é coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação do Município de Mossoró/RN.

 

Suzana Maria Barrios Luis

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DE PROFESSORES e AVALIAÇÃO ESCOLAR, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, profissão docente, avaliação escolar, didática e pedagogia. De fevereiro de 2009 a fevereiro de 2013, foi Coordenadora Institucional do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) pela UFAL. Atualmente, desenvolve a pesquisa Formação e Construção da Identidade Docente: o papel do PIBID-UFAL