Capa do livro: Caminhos possíveis para incluir: <BR>Equiparação de oportunidades e afirmação de direitos

Caminhos possíveis para incluir:
Equiparação de oportunidades e afirmação de direitos

Autores: Mônica Pereira - Carina Alves - Allan Damasceno

O livro “Caminhos possíveis para incluir: equiparação de oportunidades e afirmação de direitos”, organizado pelas Doutoras Mônica Pereira e Carina Alves e pelo Professor Doutor Allan Damasceno, traz contribuições para a construção de conhecimentos sobre direitos que precisam ser continuamente reafirmados para e pelas pessoas com deficiências, transtornos globais de desenvolvimento, superdotação/altas habilidades  e em situação de vulnerabilidade social.
O livro integra a coletânea “Caminhos possíveis para incluir” e conta com capítulos escritos por pesquisadores nacionais e internacionais que estabelecem diálogos sobre experiências que nos ajudam a pensar a democratização das oportunidades e afirmação de direitos sociais intransferíveis frente à diversidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5711-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5712-2
DOI: 10.24824/978652515711.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 9
  • INCLUSÃO ESCOLAR E MUNDO DO TRABALHO: direitos e afirmações - 15
  • ABORDAGENS TEÓRICAS SOBRE AS PERTURBAÇÕES DO ESPECTRO DO AUTISMO E PERSPECTIVAS DE CUIDADO - 27
  • INTERFACES EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DO CAMPO: espaços, tempos e sujeitos - 45
  • A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES INTERSETORIAIS COMO ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM A SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA VÍRUS (SCZV) - 63
  • INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS & ACESSIBILIDADE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: quais as demandas das pessoas com deficiências? - 77
  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: interfaces com a Educação Especial no contexto do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - 95
  • PROCESSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 111
  • A GARANTIA DE INCLUSÃO ESCOLAR A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: movimentos históricos de avanços e retrocessos na consolidação política de um sistema educacional inclusivo brasileiro a partir de 2008 do século XXI - 127
  • INCLUSÃO E EQUIDADE, VETORES PARA A ESCOLA DO SÉCULO XXI - 143
  • O PROJETO DE VIDA DA BNCC NA REALIDADE EDUCACIONAL DA EJA NOS ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE - 155
  • ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA - 175
  • AUTISTAR É RESISTIR! UM ESTUDO BASEADO EM FERNAND DELIGNY - 189
  • ÍNDICE REMISSIVO - 203
MÔNICA PEREIRA

Doutora e Mestra em educação, pesquisadora sobre o mundo do trabalho, professora de Física e Ciências da Natureza e de Disciplinas pedagógicas, Pedagoga, Especialista em Educação Especial, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia, Orientação Educacional e Gestão e Planejamento de Educação a Distância. Coordenadora da Comissão de Articulação Política do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI). Gestora de projetos no Instituto Incluir.

ALLAN DAMASCENO

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI).

CARINA ALVES

Doutora em Educação, Psicóloga, Empreendedora Social, Escritora. Autora de livros infantis, idealizadora do projeto Literatura Acessível e fundadora do Instituto Incluir. Coordenadora do Núcleo II do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (LEPEDI).  

ALINY LAMOGLIA

Pós-doutoranda no Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (CRID/ESECS/IPLeiria).

WASHINGTON CESAR SHOITI NOZU

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Programa de Pós-Graduação em Fronteiras e Direitos Humanos (PPGFDH) da UFGD. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva (GEPEI).

MARILDA MORAES GARCIA BRUNO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora Aposentada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

MÁRCIA DENISE PLETSCH

Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades Digitais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ e pesquisadora do CNPq- nível 2.

PATRÍCIA CARDOSO MACEDO DO AMARAL ARAUJO

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ), Bolsista CAPES de Doutorado, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e Pedagoga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM/UFRRJ).

MAÍRA GOMES DE SOUZA DA ROCHA

Mestre e Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). Coordenadora Adjunta do Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Professora e Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias.

NELY MONTEIRO DOS SANTOS DE CARVALHO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

ANDRESSA SILVA PEREIRA

RJ/Brasil. Mestra em Educação (PPGEduc/UFRRJ). Professora do Município do Rio de Janeiro/RJ. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Diversidade e Inclusão (LEPEDI).

ALESSANDRA ANDRADE CARDOSO

RJ/Brasil. Mestra em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua na Educação Básica no Município de Mangaratiba/RJ. Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Diversidade e Inclusão (LEPEDI).

JOSÉ DE MELLO SOBREIRA FILHO

RJ/Brasil. Mestre em Educação (UFRRJ). Coordenador Geral de Administração, Orçamento e Finanças e membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Diversidade e Inclusão (LEPEDI).

CARLA CARVALHO CARDOSO

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal Fluminense – RJ.

MARIA ANGÉLICA AUGUSTO DE MELLO PISETTA

Doutora em Psicologia com pós-doutorado em Educação, Professora associada I de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

CELIANE RODRIGUES DIAS

Professora do Ensino Básico Federal, neuropsicopedagoga. Mestranda em Educação Inclusiva na Universidade Federal do Sul e Sudeste Paraense (UNIFESSPA).

MARCELO GAUDÊNCIO PUREZA

Doutor em Geografia Humana (linha de Educação, Ensino e Geografia) pelo PPGH/USP; Mestre em educação (linha de Currículo e Formação de Professores) pelo PPGED/UFPA; Graduado em geografia pela UFPA; Professor adjunto pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva/PROFEI. Desenvolve pesquisa em Educação Inclusiva, Educação Escolar Indígena e Formação de Professores.

CÉLIA MARIA ADÃO DE OLIVEIRA AGUIAR DE SOUSA

Coordenadora do CRID®/ ESECS/ CICS.NOVA.IPLeiria

JULIANA LUÍZA PINTO DOS SANTOS TEIXEIRA

Graduada em Pedagogia e Matemática – UCB; Pós-Graduada em Psicopedagogia – SJT e Ensino da Matemática – UCB. Especialização em Gestão Escolar – ISEAC e Educação de Jovens e Adultos – IFRJ; Mestre em Educação – UCP; Doutoranda em Educação – UCP/PPGE; Professora da Educação Básica, com mais de uma década de experiência em EJA/Educação em Prisões. E-mail: Juliana.42140076@ucp.br (UCP PPGE).

FABIANA ASSIS FERREIRA

Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Bauru.

DICLEI DE CARVALHO

Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Bauru.

ELIANA MARQUES ZANATA

Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, Bauru.

PEDRO HENRIQUE SILVA FERREIRA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), pesquisador no Laboratório de Estudos em Educação, Diferenças e Inclusão (LAEDI) e integrante do Núcleo de Pesquisas em Autismo e Neurodiversidade (NUPAN) do PPGE da Universidade Regional de Blumenau.

ANDREA SOARES WUO

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Fundação Universidade Regional de Blumenau e Professora Titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Educação, Diversidades e Inclusão – LAEDI e do Núcleo de Pesquisas em Autismo e Neurodiversidade – NUPAN.

DANIELA LEAL

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó (SC). Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Currículo e Práticas Pedagógicas (CNPq). Coordenadora do Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade – NIEPED.