Capa do livro: Territórios educativos no chão da Amazônia

Territórios educativos no chão da Amazônia

Autores: Maria Auxiliadora Coelho Pinto - Ismael da Silva Negreiros -Junior Peres de Araujo (Orgs.)

O livro "Territórios Educativos no Chão da Amazônia" compartilha experiências de pesquisadores na Amazônia brasileira, peruana e colombiana, destacando as relações entre educação e as riquezas culturais e ambientais. Focado em práticas educativas, culturais e socializadoras, oferece perspectivas sobre o desenvolvimento de comunidades indígenas, ribeirinhas e urbanas. A obra abrange disciplinas como Educação, Antropologia e Geografia, proporcionando uma compreensão interdisciplinar das múltiplas realidades na região. Organizada por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade Amazônica (GPEDA/CESTB/UEA) que investigam formas de conhecimentos nos territórios educacionais amazônicos. Desafiam preconceitos contribuindo para a compreensão autêntica dos territórios educativos, enfatizando aprendizagens para além dos muros das instituições escolares. Os capítulos se dividem em "Saberes Tradicionais" (com temas como saberes ancestrais e Educação Superior Indígena) e "Educação no Contexto Amazônico" (com tópicos variados como ensino de microbiologia e inclusão social). O livro reverbera uma polifonia textual de conhecimento em contextos amazônicos protagonizados por diferentes atores sociais.

Impresso
de R$ 83,07 por
R$ 63,90
Digital
de R$ 83,07 por
R$ 58,15

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-6036-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-6032-0
DOI: 10.24824/978652516036.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • SABERES ANCESTRAIS NA INFÂNCIA TICUNA: sentido, significado e compreensões amazônicas- 17
  • EM TEMPOS DE DIREITOS: a luta, o reconhecimento e o protagonismo do povo Kokama no contexto formal da educação - 31
  • I’ÃWAEGÜ E SUA IMPORTÂNCIA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS DA CRIANÇA TIKUNA - 45
  • CRIANÇAS INDÍGENAS NA ESCOLA URBANA: um desafio intercultural na Escola Municipal Maria Batista Lopes - 57
  • EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INDÍGENA NO ALTO SOLIMÕES - 67
  • SABERES TRADICIONAIS TIKUNA: corpo, doenças e práticas de cura - 77
  • VIVENDO ENTRE LÍNGUAS: os efeitos de sentido das relações de poder entre línguas nos discursos de indígenas - 91
  • ENTRE LUTAS E RESISTÊNCIA: a formação sócio-histórica do povo Ticuna no Alto Solimões - 99
  • MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE FORTALECEM A IDENTIDADE DO POVO KOKAMA NA COMUNIDADE DE TAUARU, AM, BRASIL - 109
  • PRODUTOS AGRÍCOLAS NA COMUNIDADE DE UMARIAÇU II: atenuação da oferta para a população urbana de Tabatinga - 121
  • A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO POVO TICUNA DO UMARIAÇU II - 131
  • BIOGRAMA EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO - 145
  • PROCESSOS CULTURAIS DE CANUMÃ VOLTADOS À ESCOLA DO CAMPO - 161
  • IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA SOB A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - 169
  • A MÚSICA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 185
  • EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA: desafios dos professores das escolas municipais de educação infantil e anos iniciais em Tabatinga, AM - 197
  • INCLUSÃO SOCIAL NO CONTEXTO MULTICULTURAL AMAZÔNICO - 207
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NO AMAZONAS: reflexões à luz da perspectiva inclusiva - 217
  • ÍNDICE REMISSIVO - 227
  • SOBRE OS AUTORES - 231
ADRIANA APARECIDA DAS NEVES DE QUEIROZ

Doutora em Educação pela Universidad Interamericana – Assunción-Paraguay. Mestra em Letras – Linguagem, Língua e literatura pela Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul (UEMS. Especialista em Educação Inclusiva e Língua Portuguesa pela Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM). Graduada em letras pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professora efetiva da Universidade do Estado do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade Amazônica (GPEDA/UEA), Linha de Pesquisa: Sociolinguística, fonética e fonologia, língua, linguagem e literatura.

ALICE RODRIGUES NUNES

Graduada em licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Amazonas, especializando em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais na Universidade do Estado do Amazonas.

ANA PAULA BONIFÁCIO BARROSO TENAZOR

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Conservação dos Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), graduada em Ciências Biológicas pela UEA, graduanda em Música (EAD) pela UFAM. Supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica à Docência (PIBID) da UEA e professora da Rede Municipal – SEMED.

ANDERSON VASQUES DA ROCHA

Graduado em licenciatura em Matemática, pós-graduando em Educação e Saberes Tradicionais pelo Grupo de Pesquisa Diversidade Amazônica – GPEDA/UEA.

ÂNGELA CARNEIRO RODRIGUES

Graduada em licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas, especializando em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais na Universidade do Estado do Amazonas.

BENITES FOLGOSA BARROSO

Graduado em Normal Superior e Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas, especialista em Letramento Digital pela Universidade do Estado do Amazonas; professor da Rede Estadual – SEDUC.

CLEI MARTINS DE SOUZA

Graduada em Pedagogia, especialização em Educação do Campo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora do quadro efetivo da Rede Municipal de Ensino.

CRISTIANO HAIDEM VARGAS

Professor da Rede Municipal de Ensino, especialista em Tecnologias Educacionais para Docência em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade do Estado do Amazonas, graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas.

DANIEL CERDEIRA DE SOUZA

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas, lotado no Instituto de Natureza e Cultura, em Benjamin Constant.

DONIZETE CRUZ MATOS

Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Paulista (UNIP), especialização em Relações Internacionais e Geopolíticas na Amazônia da Amazônia pela GEOPM/UEA, pós-graduando em Educação e Saberes Tradicionais pelo Grupo de Pesquisa Diversidade Amazônica – GPEDA/UEA.

EDSON SOUZA DA ROCHA

Graduado em Administração na Universidade Federal do Amazonas e especializando em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais na Universidade do Estado do Amazonas.

ELIZÂNGELA LOPES

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (PPGLI/UFAC). Especialista em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais pelo Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sob coordenação do Grupo de Pesquisa: Educação e Diversidade Amazônica (GPEDA/UEA). Licenciada em Educação para Professores Indígenas do Alto Solimões, Amazonas, com ênfase em Antropologia, Sociologia e Filosofia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atualmente é professora na rede estadual de Benjamin Constant, Amazonas e Presidente da Organização dos Professores Indígena pela Educação Kokama de Benjamin Constant (OPIPEKBC).

ISMAEL DA SILVA NEGREIROS

Mestre em Antropologia Social e Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais pelo Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade Amazônica (GPEDA/UEA), Linha de Pesquisa: Territórios Educativos, Socioculturais e Saberes Amazônicos. Atualmente é docente do curso de licenciatura em Pedagogia no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Instituto de Natureza e Cultura (INC) Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

IZAMARA KEVELLIM CURINTIMA CRUZ

Graduada em licenciatura em Geografia na Universidade do Estado do Amazonas, especializando em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais na Universidade do Estado do Amazonas.

JELSON SOARES MAGALHÃES

Professor da Rede Municipal de Ensino, especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pelo Instituto de Apoio Superior do Norte – Educa Norte, graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas.

JERDEM ALUIZIO MESQUITA TENAZOR

Graduando em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA); graduando em Música (EAD) pela Universidade Federal do Amazonas; técnico em Meio Ambiente Subsequente pelo Instituto Federal do Amazonas; pesquisador do Programa Residência Pedagógica da UEA.

JOSÉ FERNANDES MENDONÇA

Biólogo, mestre em Linguística e Línguas Indígenas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional – MN) e doutorando no Programa de pós-graduação em Antropologia Social no Museu Nacional – UFRJ.

JUNIOR PERES DE ARAUJO

Doutorando em Educação na Universidade Estadual de Londrina. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade Amazônica – (GPEDA/UEA). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Professor da Rede Municipal de Ensino de Tabatinga.

MARCELLA PEREIRA DA CUNHA CAMPOS

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Grande Rio, especialização em Entomologia, mestra em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente adjunta do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB-UEA).

MARIA AUXILIADORA COELHO PINTO

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Estudos Amazônicos pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL). Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Líder do grupo de pesquisa Educação e Diversidade Amazônica (GPEDA) do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga. Coordenadora da Linha de Pesquisa: Territórios Educativos, Socioculturais e Saberes Amazônicos - CESTB/UEA.

PAULA TOMÉ MENDES

Graduada em licenciatura plena em Pedagogia pelo Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Atualmente é Gestora da Escola Municipal Indígena de Educação Infantil Roberto de Almeida, na Comunidade Tikuna de Porto Cordeirinho, no município de Benjamin Constant, Amazonas.

PLÁCIDO BARRERA CORREA

Professor da Rede Municipal de Ensino. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas.

OTANILDA MACHADO E SILVA

Professora formada em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas, especialista em Psicopedagogia. Gestão Escolar, Administração, Inspeção Pedagógica. Cursando especialização em Saberes e Práticas pela UEA. Mestranda em Ciências da Educação – Chile.

ROBERTO MARQUES BONIFÁCIO BARROSO

Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Amazonas e em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, pós-graduado em Ensino da Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Gestor da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ângelo Antônio Fernandes Biase da Rede Municipal do município de Pacaraima, Estado de Roraima. Professor do quadro temporário do Governo do Estado no Colégio Estadual Militarizado Cícero Vieira Neto em Pacaraima, fronteira do Brasil com a Venezuela.

ROSINÉA AUXILIADORA PEREIRA DOS SANTOS

Doutora do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas. Professora da Universidade do Estado do Amazonas e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação e Diversidade Amazônica da mesma universidade.

SEBASTIÃO ROCHA DE SOUSA

Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, mestre em Educação e Religião pela EST, Especialista em Educação Inclusiva pela Tháhiri, graduado em Pedagogia pela ULBRA. Membro do grupo de pesquisa GPEDA e presidente do Núcleo de Educação Indígena – CESTB.

TACIANA EPIFÂNIO RODRIGUES

Professora da Rede Municipal de Ensino. Especialista em Tecnologias Educacionais para Docência em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade do Estado do Amazonas, graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas.

THARCÍSIO SANTIAGO CRUZ

Doutor em Antropologia Social – PPGAS/UFAM. Professor de Sociologia no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA/UFAM. Atuou por treze anos no Instituto de Natureza e Cultura da UFAM, em Benjamin Constant.

THAYS LANDAZURI DE AGUIAR

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (CESTB-UEA). Discente do curso de pós-graduação em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais pelo CESTB-UEA.

VALDONEI RODRIGUES CARVALHO

Licenciado em Pedagogia pela UEA/CESTB, especialista em Educação, Saúde e Saberes Tradicionais pela UEA/CESTB. Membro do Núcleo de Educação Indígena CESTB/UEA, membro do grupo de pesquisa em Educação e Diversidade Amazônica e Secretário do curso de Matemática da UEA/CESTB.