Capa do livro: Aprender como um direito: <BR>Experiências do município de Anchieta-SC

Aprender como um direito:
Experiências do município de Anchieta-SC

Autores: Claudete Teresinha Junges - Cleidiana Watte - Elsio José Corá (Orgs.)

“Neste sentido é importante pontuar que o livro Aprender como um direito: experiências do município de Anchieta-SC, apresenta reflexões sobre aspectos e temas significativos para a educação brasileira, ao mesmo tempo em que aponta dimensões das práticas pedagógicas realizadas nas escolas públicas municipais com seus avanços, seus questionamentos e seus desafios.
Segundo os organizadores da obra, temas como contexto educacional/organização do trabalho pedagógico; aprendizagem; produção, apresentação e discussão de materiais didático-pedagógicos relacionados à BNCC; monitoramento e avaliação; inclusão; formação continuada de professores; políticas públicas em educação; município educador, apontam para mudanças significativas no modo de pensar e fazer educação, elevando a qualidade do serviço prestado a comunidade e, portanto, melhorando a vida de toda gente” (Jaqueline Moll, parte do texto elaborado para a apresentação do livro).

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5877-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-5878-5
DOI: 10.24824/978652515877.8
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 9
  • PREFÁCIO - 15
  • CARACTERIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO – ASPECTOS HISTÓRICOS, ORGANIZATIVOS, ESTRUTURAIS E DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS - 17
  • OSSA HISTÓRIA – ASPECTOS GEOGRÁFICOS E CONSTITUIÇÃO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO - 33
  • ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: memória de uma trajetória construída - 41
  • REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DE APRENDER - 53
  • EDUCAÇÃO INFANTIL – LUGAR E TEMPO DE ENSINAR E APRENDER - 63
  • ESCOLAS INFANTIS COMO ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS - 77
  • A ALFABETIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ANCHIETA: percursos, propostas, avanços e desafios - 89
  • ESCOLA INTERCULTURAL – A EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO - 103
  • AFETO, TRABALHO, CONTRADIÇÃO E RESPONSABILIDADE HISTÓRICA: a experiência do ensino de história no CMEIF - 117
  • INCLUSÃO NO PROCESSO EDUCATIVO: relação entre as escolas regulares e o trabalho do caesp - 131
  • A GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PRINCÍPIO ORIENTADOR DA ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ANCHIETA (SC) - 141
  • ANCHIETA: retratos e simbologias de uma cidade educadora - 159
  • ÍNDICE REMISSIVO - 167
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 169
ELSIO JOSÉ CORÁ

Pós-Doutorado pela Universidade do Porto (Portugal). Doutor em Filosofia
pela PUC/RS. Docente do Curso de Graduação em Filosofia e do Programa
de Pós-Graduação Stricto Senso (Mestrado) em Filosofia da Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS). Atuou como Coordenador Geral do Ensino
Fundamental do Ministério de Educação (MEC) (2015 a 2016).

CLAUDETE TERESINHA JUNGES

Graduada em Pedagogia – Orientação e Administração Escolar, Mestre e
Doutora em Educação nas Ciências pela UNIJUI/RS. Orientadora Pedagógica
da Rede Municipal de Ensino de Anchieta/SC. Vereadora do município de
Anchieta nos períodos de 2009 a 2016 e 2021 até atualmente. Atuou como
Secretária Municipal de Educação no Município de Anchieta (2005 a 2008).

CLEIDIANA WATTE

Graduada em Pedagogia pela UNOESC, Mestre em Educação pela UNOESC,
orientadora de estudos do PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na
Idade Certa – MEC (2013-2016). Professora dos Anos Iniciais do Ensino
Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Anchieta/SC, Professora da
UNETRI – Faculdade da Tri-fronteira de Barracão – PR.