Capa do livro: IFMG extramuros: <br>Educação, Tecnologia e Gestão – VOL. 04

IFMG extramuros:
Educação, Tecnologia e Gestão – VOL. 04

Autores: Aline Michele Sima - Gabriela Oliveira - Márcio Rosa Portes - Sandro Patrício de Ananias (Orgs.)

O quarto volume da coleção IFMG EXTRAMUROS: Educação, Tecnologias e Gestão traz uma coletânea de capítulos selecionados por meio do Edital 70/2022, onde os textos foram organizados em duas partes temáticas, as quais refletiram a diversidade e relevância dos projetos de pesquisa e extensão, bem como das orientações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), realizados pelos membros da comunidade acadêmica de nossa instituição. A primeira parte, intitulada “Educação e Práticas Pedagógicas”, aborda temas relacionados ao campo educacional englobando os impactos da pandemia, práticas de ensino e estratégias de aprendizado. Já a segunda parte, intitulada “Desafios Sociais, Políticas Públicas, Empreendedorismo e Desenvolvimento”, analisa questões como políticas públicas e relações de gênero, qualidade de vida no trabalho, empreendedorismo social e desenvolvimento. Esperamos que esta coletânea inspire novas reflexões e ações em diversas áreas do conhecimento na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Aproveite a leitura!



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5845-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-5841-9
DOI: 10.24824/978652515845.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 284
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 15
  • AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR EM UM CURSO TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA, INTEGRADO: desafi os e possibilidades de intervenções - 17
  • PERFIL DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFMG – CAMPUS RIBEIRÃO DAS NEVES: explorando técnicas estatísticas em um projeto de iniciação científica - 35
  • O ENSINO DA REDAÇÃO DO ENEM POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A COVID-19 - 53
  • A EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: impactos na aprendizagem dos alunos em alfabetização no município de Ribeirão das Neves - 69
  • UM CAMINHO PELO MEIO: o cursinho popular e a educação não autoritária - 87
  • ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: a contribuição da educação fi nanceira no ensino fundamental II - 103
  • EXPLORANDO O POTENCIAL DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSFORMADORAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO - 121
  • SEMELHANÇAS E ESPELHAMENTOS ENTRE A TEORIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DE PAULO FREIRE E OS PRESSUPOSTOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - 139
  • INTERVALO CULTURAL: arte, cultura e ludicidade no espaço escolar - 157
  • REFLEXÕES SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE POLICIAIS PENAIS - 171
  • POLÍTICAS PÚBLICAS CONTRA VIOLÊNCIA DE GÊNERO: uma análise do consórcio metropolitano mulheres das gerais - 195
  • UM PANORAMA DA PRESENÇA DAS MULHERES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: um foco na faculdade única - 213
  • USO E DESCARTE DE APARELHOS CELULARES - 249
  • ÍNDICE REMISSIVO - 267
  • SOBRE OS AUTORES - 271
AGNALDO AFONSO DE SOUZA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestrado em educação pela FaE/UFMG (2009). Principais áreas de atuação: educação profissional e técnica, arte e cultura, alfabetização e letramento, ensino nas séries iniciais, coordenação pedagógica , relações entre mídia, educação e processos de formação de identidade.

ALCIONE PEREIRA SANTOS RODRIGUES FERREIRA

Graduação em Letras - Habilitação Português/Inglês e respectivas literaturas pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia (2006), Graduação em Letras - Habilitação Português/Espanhol e respectivas literaturas pela UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos (2007), Especialização em Língua e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Atualmente é professora efetiva no Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais, nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura.

ALINE MICHELLE SIMA

Bacharelado em Direito em andamento. Mediadora Judicial. Mestre em Ciência da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela UFMG e pós-graduada em Informática em Educação pela UFLA. Atua como bibliotecária e responsável pelo Setor de Extensão do IFMG Campus Ribeirão das Neves.

AMANDA CAROLINE VIANA SOARES

Bacharelanda em Administração na IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) e graduanda em Licenciatura em História no Instituto Pitagoras. Estudo com intuitos voltados para políticas sociais e econômicas regional e do estado. Autodidata em Línguas Estrangeiras.

ANA JÚLIA PARREIRAS CARDOSO NICOLATO PEIXOTO

Estudante e Atleta de Alto Rendimento em Voleibol feminino.

ANA LETÍCIA TRANCOLINO SILVA TOMAZ

Graduanda em Biomedicina. Faculdade da Saúde e Ecologia Humana, FASEH, Brasil. Ensino Médio Completo pelo IFMG Campus Ribeirão das Neves.

ARIANE ROBERTA DOS SANTOS COSTA

Graduação em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal Minas Gerais (2017).

ARTHUR ANJOS SANTOS

Possui ensino médio completo pelo Instituto Federal Minas Gerais (2021). Atualmente é analista de sistemas do Fundação Clóvis Salgado. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

CAMILA AMBRÓSIO SANTANA

Cursando Bacharelado em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG, é estagiária no Banco Mercantil do Brasil S/A. É bolsista PIBEX pelo Instituto Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área da Administração e interesse na mesma.

DAVID SILVA FRANCO

Professor EBTT no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ribeirão das Neves, onde atua como coordenador do Curso Técnico Integrado em Administração. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Docência, ênfase em Educação Profissional, pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Atuante no ensino e pesquisa em cursos dos níveis de pós-graduação, graduação e ensino médio técnico. Autor e revisor de artigos em periódicos nacionais. Membro-pesquisador do NEC-TraMa (Núcleo de Estudos Críticos - Trabalho e Marxologia) e GEFORP (Gestão e Formação Profissional). Foi líder do GT 05 (Relações de Trabalho, Tecnologias Produtivas e Subjetividades no Capitalismo Contemporâneo) do VII Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. Tem interesse nas áreas de Ensino e Crítica em Administração, Sociologia do Trabalho, Psicologia do Trabalho e Economia Política.

EDIENE PAULA DO NASCIMENTO

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, fui bolsista de iniciação Científica com um projeto que buscou analisar e entender a lacuna das Mulheres no mercado de Tecnologia e nos cursos de TI da Faculdade Única de Ipatinga. Conhecimento em Análise de Dados, linguagem SQL e Python.

ESTHER DE MATOS LOUREDO

Graduação em andamento em Nutrição. Universidade Federal de Minas Gerais e Ensino Médio (2o grau) pelo Instituto Federal Minas Gerais, Brasil (2021).

FLÁVIA LARISSA FERREIRA VIANA

Estagiária do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração.

GABRIEL AUGUSTO DE OLIVEIRA PINTO

Ex-aluno do curso técnico em informática do IFMG e tem experiência na área de Ciência da Computação.

GABRIELA OLIVEIRA

Possui graduação em Matemática, mestrado e doutorado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem interesse em Séries Temporais aplicadas a dados atuariais, Teoria Assintótica, Aprendizado de Máquinas, Educação Matemática e Estatística. Atualmente é professora efetiva no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

GABRIELLA DE LIMA ARAÚJO

Estudante de graduação em Ciência da Computação na UFMG.

GILBERT DANIEL DA SILVA

Atua na educação há vinte anos, tendo acumulado experiências como professor em diversas modalidades de ensino: na educação fundamental, no ensino médio, na educação profissional, na educação de jovens e adultos, no ensino superior (presencial e EAD) e em cursos de pós-graduação. Possui Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais acumulando práticas artísticas na escultura, na cerâmica, na gravura (xilo e serigrafia) e na pintura, suporte no qual desenvolveu os trabalhos de suas primeiras exposições. É Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação, cultura, juventude, arte e antropologia urbana: cursinhos populares, educação popular e educação libertária. Participa do Grupo de Pesquisas - EDUC- Educação e Culturas da PUC-Minas. Participou do projeto de pesquisa Culturas Urbanas: Georreferenciamento e Análise Cultural de Grupos Juvenis em sua relação com a Escola e com a cidade de Belo Horizonte/MG, coordenado pela Professora Doutora Sandra de Fátima Pereira Tosta. Atualmente integra o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Sociologia e Filosofia - NEPESF - da Universidade do Estado de Minas Gerais. Também participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (NECT) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais e do grupo de pesquisa Currículo crítico, educação transformadora: políticas e práticas, coordenado pelo Prof. Dr. Teodoro Zanardi. Foi professor contratado do IFMG Santa Luzia, da Faculdade de Educação da UEMG e da Escola Guignard. É servidor municipal da Prefeitura de Belo Horizonte ocupando o cargo de professor de artes visuais.

GLÁUCIA DO CARMO XAVIER

Pós-Doutora em Estudos de Linguagem-UFF (2019), doutora em Linguística e Língua Portuguesa-PUC-MG (2016) e mestre em Educação - PUC-MG (2008). Realiza segundo estágio de pós-doutorado em Psicolinguística Experimental na UFMG. Possui duas especializações: Psicopedagogia Clínica (2006) e Psicopedagogia Institucional (2007). É licenciada em Letras (2002) e Pedagogia (2022). Desde 2010, atua em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). É Coordenadora de Pesquisa do Instituto, foi Chefe do Setor de Extensão e Cultura no IFMG, campus Ribeirão das Neves e foi Chefe do Setor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, do mesmo campus, por quatro anos. Ao longo dos 25 anos como professora, atuou em diversos segmentos, desde a Educação Infantil à Pós-Graduação Stricto Sensu. Atualmente, leciona para o Ensino Médio Técnico Integrado e para o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica- PROFEPT. É organizadora e autora de várias obras acadêmicas e autora do livro infantil Bia e a Diabetes, o único livro infantil paradidático, no Brasil, sobre diabetes. Os principais interesses de pesquisa, em Linguística, voltam-se para a Teoria Gerativa, Aspecto Verbal e Psicolinguística Experimental. Na área de Ensino, dedica-se à redação do Enem, à Educação Profissional e Tecnológica e à Educação Inclusiva.

GUILHERME DA SILVA LIMA

Graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2011), mestrado em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015) e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Tem experiência na área de gestão de contratos e projetos de Instalações Elétricas Residenciais e Industriais. Desenvolve trabalhos na área de suportabilidade dielétrica frente a sobretensões de origem atmosféricas. Realiza pesquisa na área de transmissão de sinais através de linhas de energia.

HEBERTON LUIS DA SILVA CORRÊA

Mestre na área de Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas (UFMG) onde defendeu a dissertação com o título de “Análise das capacidades argumentativas de professores de Química recém-formados na UFMG”. Licenciado em Química também pela UFMG. Atualmente trabalha no Instituto Federal de Minas Gerais no campus Ribeirão das Neves, onde leciona as disciplinas Química I, II e III para as turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Administração, Eletroeletrônica e Informática.

ILDILÉIA OTONI RIBEIRO

Mestranda em Educação do ProfEPT pelo IFMG Campus Ouro Branco (2023). Especialização em Práticas Pedagógicas pelo IFNMG Campus Diamantina (2023). Especialização Atendimento Educacional Especializado pelo IFNMG Campus Diamantina (2021). Especialização em Gestão Pública no Setor de Saúde pela UFMG (2019), Especialização em Coordenação/Supervisão Pedagógica e Especialização em Psicopedagogia Institucional pela FACISABH (2016). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (2014). Atualmente é técnica de enfermagem do Hospital Municipal Odilon Behrens. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo unificado, programa jovem aprendiz e formação técnico-profissional.

INGRID VASCONCELOS OLIVEIRA

Cursando bacharelado em Letras no CEFET-MG desde 2022. Possui formação em Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG, campus Ribeirão das Neves), uma formação que proporcionou muito conhecimento na área tecnológica, além de contribuir significativamente para a formação intelectual e cultural. Demonstrou interesse na área da linguística, da teoria e da edição, algo que o curso de Letras proporcionou em abundância. Também apresenta interesse pela área tecnológica, envolvendo jogos e programação.

JÚLIA MOTA DE SOUZA

Estudante do curso Técnico Integrado em Eletroeletrônica do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ribeirão das Neves.

JULIANA PADILHA

Atualmente é coordenadora de cursos dois cursos EaD da área de TI da Faculdade Única de Ipatinga, professora substituta do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(CEFET-Contagem), presidente do colegiado e NDE dos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas também da Faculdade Única. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: bad smells, qualidade de software, métricas de software e metodologias ágeis. Os principais interesses de pesquisa estão na área de visualização de dados.

JULIANA VENTURA DE SOUZA FERNANDES

Professora EBTT e Vice Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI Central) do IFMG. Prêmio CAPES de Teses - edição 2021 na área de História. Doutora (2020) e Mestra (2013) em História pela UFMG. Graduada em História pela UFOP (2012), com interesse em temas relativos à história indígena, racismo e Educação para as Relações Étnico-Raciais, violência estatal, memória da ditadura, experiências históricas traumáticas e direitos humanos. Foi contemplada com bolsa da Redmacro (Red de Macrouniversidades de América Latina e Caribe) para mobilidade acadêmica na Universidad Nacional Autonoma de México (agosto-dezembro/2017), durante o doutorado, e com bolsa da Fundação Santander para a realização de Curso de Língua Espanhola e disciplinas na Universidad de La Rioja, Espanha, durante o mestrado (outubro-dezembro/2012). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2003), com Aprimoramento Profissional e Especialização em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, realiza estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Educação da UFMG, sob a supervisão da professora Ana Maria Rabelo Gomes. Pertencente à Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e ao coletivo IFMG Negro.

KARINE RODRIGUES ALVAREZ

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo ProfEPT no IFNMG - Polo Montes Claros; Especialização em Docência com ênfase na educação básica pelo IFMG campus Arcos (2021); Especialização -MBA Executivo em Gestão Pública pela Faculdade Única de Ipatinga (2018); Bacharel em Administração Pública pela UFOP (2020), Tecnóloga em Recursos Humanos pela UNA (2009); Técnica em Controle Ambiental pelo IFMG(2012) e Técnica em Segurança do Trabalho pelo SENAC (2010). Atualmente é Tecnóloga em Recursos Humanos no IFMG campus Ribeirão das Neves. Interesse nas áreas de Educação, Políticas Públicas e Gestão de Pessoas.

KATIA CILENE GOULART DOS SANTOS

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1998) e mestrado em Maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (2016). Atualmente é professora 2 da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, infância e adolescência , segurança alimentar.

LÍCIA FLÁVIA SANTOS GUERRA

Mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Professora EBTT no IFMG. Leciona a disciplina de História e coordena a Comissão Permanente de Avaliação do Estágio Probatório do IFMG (2016-atual). Como representante do corpo docente atuou no Colegiado do Curso Técnico em Automação Industrial (2016-2018) e no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais Itabirito (2017 - atual), atuou também como coordenadora da Comissão Permanente de Vestibular (2017-2018) e na Comissão Permanente de Pessoal Docente do IFMG (2016-2018). Representou o IFMG na Conferência de Educação de Minas Gerais (2018) e na Conferência Nacional da Educação -CONAE (2018). Na área da extensão trabalhou no Projeto Juventude, Gênero e Relações étnico-raciais (2016-2017), Projeto Direito na Escola (2017-2018), Semana da Diversidade (2017-2019), Semana Étnico Racial (2015-2019). Seu interesse de pesquisa consiste em práticas pedagógicas transformadoras e formação de professores.

LILIANE DE OLIVEIRA REZENDE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Universidade de Itaúna (2002), graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e mestrado em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes (2015). Atualmente é professora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) nas áreas de contabilidade e finanças, e Professora Substituta de Economia no IFMG - Ribeirão das Neves Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças.

MÁRCIO ROSA PORTES

Administrador, Especialista e Mestre em Administração. Professor Efetivo do IFMG (Campus Ribeirão das Neves). Coordenador de Projetos de Extensão. Foi Secretário de Educação e Fazenda do Município de Ribeirão das Neves (2013-2014). Foi Subsecretário de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (2015-2018). Membro fundador do Banco Comunitário Sevilha.

MARCO AURÉLIO NICOLATO PEIXOTO

Graduado em Pedagogia e Ciências Biológicas com especialização em Biologia e mestrado em Educação Tecnológica, doutorado em Educação Científica. Atuou como professor e Membro do Comitê Técnico Científico do IFAM. No IFSULDEMINAS exerceu as funções de Coordenador do Programa PRONATEC. Foi representante docente eleito para a Câmara de Ensino (CAMEN). Representante docente eleito para o Conselho Superior (CONSUP - 2014/2016). No IFMG foi eleito Suplente no CONSUP - 2019/202. Foi docente do ProfEPT. Atuou como colaborador do Programa Stricto Sensu da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) - Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências na Amazônia. Foi representante do Governo Federal no Conselho do Meio Ambiente de Ribeirão das Neves - CODEMA de 2016 a 2019. Como docente, já lecionou Ciências e Biologia para todas as séries da Educação Básica. É Membro do Comitê Científico da Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico – EDUCITEC e avaliador de várias revistas acadêmicas. É cadastrado pesquisador na Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais - FAPEMIG e Pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas - FAPEAM. É consultor universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará - FAPESPA.

MARIA ADÉLIA DA COSTA

Professora e Coordenadora Acadêmica Nacional do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Professora e Coordenadora Adjunta no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Tecnológica (PPGET/CEFET-MG). Professora e Coordenadora do Programa Especial de Formação Docente (PEFD). Líder do Grupo de Pesquisa DPRODEPT. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), 1992. Possui especialização em Educação de Jovens e Adultos integrada a Educação Profissional e Tecnológica - PROEJA (CEFET-MG/2006). Mestre em Educação Tecnológica, CEFET-MG. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Na área de gestão foi Diretora do CEFET-MG, Unidade Contagem, Chefe do Departamento de Educação, e Coordenadora Geral de Avaliação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio quando instituiu a comissão de avaliação da EPTNM (CPAEPT). Participa de projetos de extensão que visam a conexão da instituição escolar com a comunidade, seja por meio de minicursos, palestras, oficinas ou trabalhos de assessoria pedagógica. Pesquisa e escreve sobre: organização histórico sociocultural do currículo escolar; educação profissional e tecnológica; neurociências aplicadas a educação; metodologias ativas; teorias e práticas na formação de professores da educação profissional e tecnológica.

MARIA EDUARDA DE PAULA ROMANO

Possui ensino médio técnico integrado pelo IFMG Campus Ribeirão das Neves.

MARIA EDUARDA MATIAS DE BRITES SIMÕES

Possui ensino médio técnico integrado pelo IFMG Campus Ribeirão das Neves.

MARINA MUNIZ DE QUEIROZ

Possui graduação em Matemática (2010), em Estatística (2015) e em Engenharia Ambiental (2022) pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, e interesse em Modelagem Estatística de dados ambientais. Trabalhou em instituições de ensino superior lecionando disciplinas de Matemática para turmas de Engenharias. Atualmente é professora de matemática do CEFET-MG, Campus Nepomuceno, onde ministra aulas no Ensino Técnico e na Engenharia Elétrica. É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG e integrante do Grupo de Estudos para Tratamento Estatístico de Dados Ambientais (GETEDA).

MICHELE AMARAL BRANDÃO

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Bolsista de pesquisa em projeto sobre Inteligência Artificial aplicada em Big Data do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também foi bolsista de Pós-Doutorado Júnior (PDJ-CNPq) em Ciência da Computação pela UFMG. Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela UFMG. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Seus principais interesses de pesquisa estão na área de mineração de dados, análise e gerenciamento de dados, sistemas de recomendação, predição de links e redes sociais. Além disso, tem interesse em aplicar todo conhecimento para auxiliar no avanço da forense digital.

PAULA CRISTINA DE MOURA FERNANDES

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2023). Pesquisadora do núcleo de Estudos Críticos: Trabalho e Marxologia (Nec-TraMa) e do Grupo de investigação, atores, processos e Instituições Políticas (GIAPRIP/Unicauca- Colômbia). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2015), e Técnica em Turismo pela UFV- Campus Florestal (2010). Atualmente é Professora Titular I do IBMEC-São Paulo (unidade Faria Lima e Paulista). É líder do tema de Estudos Organizacionais do ENANGRAD (2020-2023). Atuou como bolsista financiada pela CAPES e intercambista na Universidade de Cauca (Colômbia); Como professora substituta no IFMG- Campus Sabará (2020/2021); Como professora contratada pelo programa IEAT-UFMG (2019/2020); Como Coordenadora de Polo na rede Etec e Professora de ensino a distância no Programa ETEC- Brasil (2013/2019). Atuou como professora substituta na área de Teorias da Administração pela UFV- Campus Rio Paranaíba (2016/2017). Desenvolveu trabalhos como bolsista de iniciação científica pela FAPEMIG (2014). Autora e revisora de artigos científicos nacionais e internacionais. Atua nas seguintes áreas científicas: Administração, Direito e Educação. Áreas de interesse: Sistema Prisional, Criminologia Crítica, Crítica da Administração Pública, Estado e Economia Política.

PAULO APARECIDO TOMAZ

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Gestão de Organizações Educacionais pela Faculdade Afonso Cláudio. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Humanas de Pedro Leopoldo. Possui licenciatura em Matemática e Contabilidade. Atuou como Coordenador de Extensão e Cultura do IFMG - Instituto Federal Minas Gerais de Julho de 2016 a Janeiro de 2018 e 2022. Atua como Professor do ensino técnico e tecnológico em nível técnico e superior na área de Administração Geral, ministrando as disciplinas relacionadas à Teoria Geral da Administração, Empreendedorismo, Recursos Humanos e Matemática. Está atuando como Coordenador do .curso Bacharelado em Administração.

PAULO HENRIQUE MARQUES LUTKENHAUS

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFMG - Campus Ouro Branco e especialista em Avaliação de Fauna e Flora em Estudos Ambientais pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2011). Tem bacharelado em Ciências Sociais pela PUC-MG (2009). Atualmente é Assistente em Administração do IFMG - Campus Ribeirão das Neves, no setor de Secretaria de Registros e Controle Acadêmico. Os principais interesses de pesquisa são ligados à temática ambiental, Educação Ambiental, Teoria da Complexidade, Onilateralidade, Teoria Sistêmica, Ecologia Profunda, Economia Ecológica, entre outros.

PEDRO MARINHO SIZENANDO SILVA

Bacharel (2007), Mestre (2010) e Doutor (2015) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais campus Ribeirão das Neves na área de Produção e Logística, atuando como Coordenador Geral dos Cursos Superiores e Coordenador da Pós-Graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional. Publicou artigos nos anais do SIMPEP, SBPO e Winter Simulation Conference e nos periódicos IEEE Transactions on Engineering Management, Health Care Management Science, Simulation Modelling Practice and Theory, dentre outros. Possui experiência no ensino técnico, tecnólogo, bacharelado e pós-graduação. Atualmente faz parte do Conselho Gestor do Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional do IFMG-RN e do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

POLIANA DIAS NÓBREGA

Possui graduação em Eventos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2010). Tem experiência na área de Administração e é graduanda em Administração pelo IFMG Campus Ribeirão das Neves.

SANDRO PATRÍCIO DE ANANIAS

É mestre em Administração de Empresas e Especialista em Negócios Internacionais e Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, além de graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Ribeirão das Neves. Ex-coordenador dos Cursos Técnicos e Bacharelado em Administração do Campus Ribeirão das Neves. Atuou por 3 anos como Coordenador dos Cursos de Administração e Tecnólogos em Marketing e Gestão Ambiental de Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Foi professor de Tempo Integral durante 13 anos, atuando como Coordenador do Projeto de Extensão Agência Oriente e docente das disciplinas de Pesquisa em Marketing, Comportamento do Consumidor. Princípios de Marketing, Gestão de Produto e Serviço, Planejamento Estratégico, Planos de Negócios, Estudo Econômico Financeiro, Fundamentos da Contabilidade, Análise das Demonstrações Financeiras, Sistema de Gestão da Qualidade e Técnicas de Negociação. Atuou também como instrutor e consultor do SEBRAE-MG nas áreas de administração financeira e mercadológica e como consultor autônomo. Também foi professor de pós-graduação da Faculdade Pitágoras.

SAULO FURLETTI

Doutor em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista em Informática Educativa e Licenciado em Matemática. Foi membro da missão internacional CAPES/MEC para Timor Leste, participou da produção de material didático, formação de professores e reestruturação do sistema educacional básico e superior do Timor Leste. Foi reconhecido por trabalho pedagógico inovador em edital público nacional da SBEM. Tem experiência em Robótica Educacional, Informática na Educação, Objetos de Aprendizagem, Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, Educação Matemática, Ensino de Matemática, Docência presencial/EaD, Gestão em suas diversas frente na educação - Ensino, Extensão, Pesquisa, Inovação e Pós-graduação. Atualmente é professor de disciplinas exatas, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e também está à frente da Diretoria de Ensino. Autor de livros, capítulos de livros e diversos artigos em periódicos e congressos. Interessa-se pela inovação dos espaços e práticas para o ensino-aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento do ecossistema social e sua integração com os arranjos produtivos locais, com atenção ao contexto dos sujeitos.

TELMA MOREIRA GUERRA DA CUNHA

Possui graduação em Logística e Recursos Humanos pelo Centro Universitário Newton Paiva, pós-graduanda em Gestão Pública e desenvolvimento Regional na IFMG. Trabalha como Coordenadora de Contratos e Convênios na Secretaria Municipal de Ribeirão das Neves. Foi consultora em Gestão de Pessoas na Secretaria Municipal de Educação, no Processo Seletivo Simplificado - PSS 2020. É membro da Comissão de Monitoramento do Marco Regulatório da Sociedade Civil - MROSC, no município de Ribeirão das Neves. Em 2018, foi nomeada membro da comissão de apuração de possíveis danos ao erário, em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Em 2019, foi membro da comissão de contagem de votos, na eleição municipal de Conselheiros Tutelares. Em 2020, voluntariou-se na Defesa Civil Municipal de Ribeirão das Neves, para auxiliar nas demandas de visitas e atendimento a emergências no período de janeiro/fevereiro devido as fortes chuvas com desastres. É voluntária no Tribunal Regional Eleitoral, bem como no Cartório Eleitoral do município de Ribeirão das Neves, desempenhando o trabalho de Presidente de Mesa de Votação.

WALTER JÚNIO BATISTA MADUREIRA

Graduado em Administração pelo Instituto Federal Minas Gerais, Brasil (2021).