Capa do livro: A representação social da teoria de Jean Piaget: <BR>A Parte tomada pelo todo ... no Brasil, ou no mundo?

A representação social da teoria de Jean Piaget:
A Parte tomada pelo todo ... no Brasil, ou no mundo?

Autores: Vicente Eduardo Ribeiro Marçal - Zelia Ramozzi-Chiarottino

A “Representação Social”, afirma Serge Moscovici, é a maneira pela qual os membros de uma sociedade interpretam, do ponto de vista cognitivo, uma Ciência ou especialmente uma nova Teoria. É uma forma de conhecimento social que busca transformar o desconhecido em familiar, o distante em próximo. Uma nova Teoria científica se transforma numa Representação Social autônoma, podendo não ter mais muito a ver com a teoria original... No caso da Teoria de Piaget, foram seus próprios conhecedores os que criaram sua “Representação Social” ao enfatizarem apenas seu aspecto observável, palatável e, assim, “tomar a parte pelo todo”. Sua revolucionária Teoria Biológica do Conhecimento, primeira da História das Ideias, com a qual sonhara desde os 18 anos e que envolve Lógica, Matemática, Epistemologia, Modelos formais, foi substituída pelo seu aspecto familiar que diz respeito a um constatável desenvolvimento construtivista e sua aplicação à Educação. Hoje, pesquisadores das áreas de Antropologia, Informática, Robótica etc., redescobrem a Teoria de Piaget. Este equívoco histórico é o nosso tema.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5820-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5821-1
DOI: 10.24824/978652515820.4
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 11
  • O PROBLEMA DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA TEORIA DE JEAN PIAGET - 15
  • HÁ UMA JUSTIFICATIVA TEÓRICA PARA A CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA TEORIA DE JEAN PIAGET POR SEUS PRÓPRIOS ESTUDIOSOS OU FOI MESMO APENAS A FALTA DE CONHECIMENTO DA OBRA COMO UM TODO? - 31
  • OS QUE OPTARAM PELA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA TEORIA DE PIAGET, O FIZERAM POR IGNORAREM A OBRA COMO UM TODO - 45
  • A PESQUISA SOBRE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA TEORIA DE JEAN PIAGET NO BRASIL - 53
  • A NECESSIDADE DE ENTENDERMOS A TEORIA DO CONHECIMENTO FUNDAMENTADA NA BIOLOGIA DE PIAGET PARA SUPERAR A REPRESENTAÇÃO SOCIAL - 73
  • O CONSTRUTIVISMO COMO REPRESENTAÇÃO SOCIAL OU APENAS UMA LEITURA FACILITADA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA? - 85
  • A ATUALIDADE DA TEORIA DE JEAN PIAGET – SUA COMPROVAÇÃO EM GRANDES CENTROS DE PESQUISA DOS DIAS ATUAIS - 95
  • REFERÊNCIAS - 111
  • ÍNDICE REMISSIVO - 119
VICENTE EDUARDO RIBEIRO MARÇAL

Doutor em Psicologia Social e do Trabalho pelo IP – USP. Mestre em Filosofia pela Unesp e licenciado em Filosofia pela UEL. É pesquisador em Epistemologia, com foco em Epistemologia Genética de Jean Piaget. Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia.

ZELIA RAMOZZI-CHIAROTTINO

Professora Emérita. Livre Docente. Titular e ex-Diretora do IP – USP. Graduada em Filosofia (USP). Pós-Graduada em Filosofia das Ciências Université d'Aix- Marseille, FR., orientador Gilles Granger. Professora convidada de l' Université de Lyon II, 1991, 1992 e 2004 (abertura de Congresso e Banca de Doutorado). Pesquisadora convidada pela Fundação Archives Jean Piaget, para estudar os manuscritos de Piaget, 1995. Dirigiu 67 teses, publicou 6 livros (1 na França), e artigos no Canadá, França, Suíça, Portugal e Grécia.