Capa do livro: Análise do comportamento aplicada: <BR>Estudos teóricos e aplicados estendidos ao Transtorno do Espectro Autista e à Lesão Cerebral

Análise do comportamento aplicada:
Estudos teóricos e aplicados estendidos ao Transtorno do Espectro Autista e à Lesão Cerebral

Autores: Ilma A. Goulart de Souza Britto - Lorena de Oliveira Lobo-Carneiro

A partir da década de 1960, houve avanço nas pesquisas que metodologicamente tinham como objeto de estudo o próprio comportamento, isto é, aquilo que os organismos fazem, incluindo comportamentos-problema, ao invés de manifestações sintomáticas de estruturas mentais inobserváveis não reveladas em exames laboratoriais. Por conseguinte, dizer que uma pessoa é portadora de um diagnóstico devido a fator genético, fisiológico ou mental ao invés de investigar a relação deficiente entre o seu comportamento e a contingência de reforço a que ela está exposta, obscurece a base conceitual e empírica da Análise do Comportamento. Em 1968, assiste-se o início oficial do campo Applied Behavior Analysis (ABA) e, correspondentemente, da primeira edição do Journal Applied Behavior Analysis (JABA) que publicou resultados de pesquisas aplicadas em diferentes contextos. Nas últimas décadas, as pesquisas em ABA, quer no JABA ou em outros periódicos da área, vêm crescendo exponencialmente, seja em relação ao número de praticantes, seja na extensão das aplicações dos métodos e princípios comportamentais utilizados. Seria pertinente ressaltar que a melhor prova de que a ABA tem algo de importante a oferecer é o sucesso de suas aplicações tecnológicas. Essas aplicações produziram resultados socialmente importantes para uma variedade de comportamentos-alvo, emitidos por diferentes indivíduos em uma diversidade de ambientes em que suas tecnologias foram empregadas. O presente livro busca disseminar essa abordagem indutiva da ciência do comportamento, ampliando o acesso a estudos aplicados em pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e em caso com lesão frontal.

Impresso
de R$ 128,54 por
R$ 98,87
Digital
de R$ 128,54 por
R$ 89,98

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5954-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-5955-3
DOI: 10.24824/978652515954.6
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 414
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 17
  • CAPÍTULO 1 TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: dados históricos e contribuições da análise do comportamento aplicada - 21
  • CAPÍTULO 2 PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO E DE INTERVENÇÃO PRECOCES DESTINADO A CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE RISCO PARA TEA - 45
  • CAPÍTULO 3 MODELOS DE AVALIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS-PROBLEMA DE CRIANÇAS COM TEA - 65
  • CAPÍTULO 4 AUTISMO E DEFICIÊNCIA VISUAL: uma revisão da literatura - 93
  • CAPÍTULO 5 COMPORTAMENTO SEXUAL: proposta de um treinamento via pais para promoção de comportamentos relacionados à sexualidade - 123
  • CAPÍTULO 6 AUTISMO E SEXUALIDADE: usando narrativas sociais como estratégia de intervenção - 137
  • CAPÍTULO 7 A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER OS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS E CIENTÍFICOS PARA A PRÁTICA CLÍNICA NO TEA  - 155
  • CAPÍTULO 8 AVALIAÇÃO FUNCIONAL DE ESTEREOTIPIAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - 171
  • CAPÍTULO 9 AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DOS COMPORTAMENTOS DE UMA CRIANÇA COM LESÃO FRONTAL BILATERAL - 191
  • CAPÍTULO 10 AVALIAÇÃO FUNCIONAL E INTERVENÇÃO NO COMPORTAMENTO DE SELETIVIDADE ALIMENTAR EM CRIANÇAS COM O DIAGNÓSTICO DE TEA - 221
  • CAPÍTULO 11 ANÁLISE FUNCIONAL E INTERVENÇÃO NO COMPORTAMENTO AUTOLESIVO DE UMA CRIANÇA COM O DIAGNÓSTICO DE TEA - 257
  • CAPÍTULO 12 AVALIAÇÃO FUNCIONAL E INTERVENÇÃO NOS DÉFICITS DE COMUNICAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM O DIAGNÓSTICO DE TEA - 279
  • CAPÍTULO 13 CONCORDÂNCIA ENTRE AVALIADORES VB-MAPP - 305
  • CAPÍTULO 14 CONCORDÂNCIA E CORRELAÇÃO NO DESEMPENHO COM VBMAPP - 325
  • CAPÍTULO 15 ENSINO DE HABILIDADE DE OUVINTE PARA UMA CRIANÇA NO ESPECTRO DO AUTISMO - 345
  • CAPÍTULO 16 DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM ADOLESCENTES COM TEA: uma intervenção analítico comportamental - 375
  • ÍNDICE REMISSIVO - 397
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 405
  • SOBRE OS AUTORES - 407
LORENA DE OLIVEIRA LOBO-CARNEIRO

Psicóloga graduada pela Universidade Paulista. Possui especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Desenvolvimento Atípico pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento / SP. Mestre e Doutoranda em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua com intervenções baseadas em ABA - Análise do Comportamento Aplicada com indivíduos com autismo.

ILMA A. GOULART DE SOUZA BRITTO

Psicóloga, com Graduação e Mestrado em Psicologia da Aprendizagem e Desenvolvimento pela Universidade de Brasília. Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, pesquisadora e professora-orientadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, da PUC Goiás. Ministra disciplinas sobre Psicopatologia Clínica na Graduação e Análise do Comportamento Aplicada na Pós-Graduação, orientando pesquisas de mestrado, doutorado e estágio pós-doutorado na área. Possui livros, capítulos de livros e trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais nas versões impressas e eletrônicas, avaliadas pelos conceitos Qualis-Capes A e B. É sócia plena da Associação Brasileira de Análise do Comportamento, ACBr.