Capa do livro: (Re)construir sentido(s) de ensinar-aprender libras: <br>Diálogos com professores em formação inicial

(Re)construir sentido(s) de ensinar-aprender libras:
Diálogos com professores em formação inicial

Autores: Fábio Rodrigues dos Santos

A prática docente é uma ação trançada com as práticas discursivas de todos os envolvidos no contexto educacional. Pensar processos de ensinar-aprender Libras ou quaisquer outras línguas, sem considerar as subjetivas envolvidas, seria se afastar da realidade por um movimento de pura abstração. Contudo, será que não tem sido assim que temos desenvolvido o ensinar-aprender em nossas salas de aula? Este Livro, prenhe desse e de outros questionamentos nele apresentados e discutidos, constitui o que denominei de perspectiva da dialogicidade e, nessa “ação-estado que implica responsabilidade para com o outro, uma vez que se vê uno com ele ante a impossibilidade de ser sozinho”, propõe, alternativamente, uma relação: sujeito-sujeito com os partícipes dos contextos educacionais (e/ou investigativos); indissociável entre a sala de aula e a vida; e, tríade entre as práticas discursivas, a prática docente e as respectivas subjetividades dos envolvidos. Assim, as reflexões desenvolvidas aqui podem te auxiliar na constituição de um processo de ensino-aprendizagem de Libras e, de forma mais ampla, de línguas, dialogando com outras realidades corpo-geo-políticas, como construções coletivas, e isso te chamar ao compromissado para com as tais realidades.

Impresso
de R$ 58,75 por
R$ 45,19
Digital
de R$ 42,90 por
R$ 33,89

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5533-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-5531-9
DOI: 10.24824/978652515533.3
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • PREFÁCIO - 13
  • INTRODUÇÃO EM TEMPOS DIFÍCEIS - 15
  • CAPÍTULO II DIALOGICIDADE: para além de metodologia - 35
  • CAPÍTULO III DIÁLOGOS TEÓRICOS - 73
  • CAPÍTULO IV QUESTÕES E REFLEXÕES ACERCA DA PROPOSTA DE ENSINAR-APRENDER LIBRAS - 97
  • CONSIDERAÇÕES FINAIS... EM TEMPOS DIFÍCEIS - 173
  • REFERÊNCIAS - 183
  • ÍNDICE REMISSIVO - 191
FÁBIO RODRIGUES DOS SANTOS

Graduado em Letras: Português/Inglês – Universidade Federal de Alagoas – Ufal (2008), Esp. em Docência do Ensino Superior pelo Cesmac (2011), Mestre (2017) e Doutor (2021) em Linguística (Linguística Aplicada) – Ufal. Professor lotado na Faculdade de Letras – Ufal desde 2009. Partícipe do grupo de pesquisa Observatório da linguagem em uso (Observu) e do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade. Foco de discussões: ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras; Libras; metodologia do ensino de línguas; formação de professores de línguas; Linguística Aplicada; decolonialidades.