Capa do livro: Vivências teóricas e práticas na educação especial e inclusiva

Vivências teóricas e práticas na educação especial e inclusiva

Autores: Priscilla Bellard Mendes de Souza - Roseane Rabelo Souza Farias - Helen Oliveira dos Santos (Orgs.)

Este livro traz elementos, teóricos e práticos, para reflexão de professores, profissionais da área da saúde, famílias e população em geral sobre a Educação Especial e Inclusiva. Escrito por professores de diferentes e renomadas instituições do ensino superior brasileiras, que por meio de suas trilhas de pesquisas, buscam contribuir, a partir de uma determinada área de conhecimento e, ao mesmo tempo, na interface com outros campos de saber, com os estudos acerca da inclusão da pessoa com deficiência na educação básica e no ensino superior. Os capítulos procuram ressaltar panoramas e perspectivas nacionais que revelam os limites e avanços em diversos aspectos da Educação Especial e Inclusiva. É possível conhecer diferentes perfis da inclusão no ensino superior, a partir das ações do núcleo de acessibilidade; as tecnologias e metodologias desenvolvidas com o público alvo da Educação Especial; as experiências formativas de alunos e professores por meio do Estágio Supervisionado em Educação Especial e Pedagogia Hospitalar e a formação docente em contextos de diversidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5328-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-5329-2
DOI: 10.24824/978652515328.5
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • TECNOLOGIA E ENSINO DE LÍNGUA DE SINAIS: panorama e perspectivas para o contexto brasileiro- 17
  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES CEGOS: panorama das teses e dissertações brasileiras - 33
  • INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: estado da arte - 53
  • OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO DE UM SURDO - 75
  • RESISTÊNCIAS INCLUSIVAS NO ENSINO SUPERIOR REMOTO - 91
  • AS AÇÕES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA UM ESTUDANTE COM A SÍNDROME DO X-FRÁGIL EM ALTAMIRA-PA - 105
  • OFICINA DE LETRAMENTO VISUAL A PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: ‘nosso trabalho é visual’ - 125
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM O DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM (DUA) E AS MAQUETES GEOGRÁFICAS - 141
  • OPINIÃO DE PROFESSORES SOBRE ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA ESCOLA INCLUSIVA - 159
  • A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO PROCESSO FORMATIVO HUMANO, EDUCACIONAL SOCIAL DE SUJEITOS SURDOS NA AMAZÔNIA TOCANTINA - 171
  • NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE DO ESTADO DO PARÁ: política de inclusão à estudantes com deficiência no ensino superior - 187
  • A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-CAMPUS ALTAMIRA - 201
  • RELATO DA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL - 215
  • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: o uso da ludicidade como ferramenta de aprendizagem - 227
  • O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA HOSPITALAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO - 241
  • ÍNDICE REMISSIVO - 257
  • SOBRE AS ORGANIZADORAS - 261
  • SOBRE OS AUTORES - 263
PRISCILLA BELLARD MENDES DE SOUZA

Psicóloga e professora da UFPA campus de Altamira. Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento/UFPA. Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade do Porto/Portugal. Coordenadora do Grupo de pesquisa PASES.

ROSEANE RABELO SOUZA FARIAS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Docente da Faculdade de Educação da UFPA/Campus Altamira. Coordenadora da Divisão de Acessibilidade/UFPA/ATM. Líder do Grupo Experiências de escolarização de pessoas com deficiência e Acessibilidade e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças, deficiências e desigualdades – intersecções no campo da educação.

HELEN OLIVEIRA DOS SANTOS

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Especial do IPMIG, Graduada em Pedagogia pela UNAMA e Pós-Graduada em Educação Infantil pela UEPA e Gestão, Supervisão e Orientação Educacional pela FATAP. Membro dos grupos de pesquisa GEPGED e GEPIDEA.

ARLETE MARINHO GONÇALVES

Doutora em Educação. Coordenadora de Acessibilidade da UFPA. Professora de Libras e Educação Especial na UFPA. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Criatividade, inovação e metodologias para o Ensino Superior, com área de atuação em tecnologia assistiva, educação especial inclusiva e acessibilidade no NITAE/UFPA. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial no Ensino Superior – GEPEE/UFPA.

ÁRLLON CHAVES LIMA

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Criatividade, inovação e metodologias em Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Especial (GEPEE), da Universidade Federal do Pará.

ALICIA SANTOS DA SILVA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Atualmente está cursando uma pós-graduação na área de Psicopedagogia Clínica e Institucional.

ADELAINE DA PENHA BATISTA

Pedagoga pela UFPA. Membro do grupo de pesquisa, como o Grupo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (GEABI) e no Grupo de Pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente (GEPIAFD).

BEATRIZ SOUSA SILVA

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará.

CAMILA QUARESMA MORAES

Formada em Letras Libras pela Universidade Federal Rural da Amazônia, professora e pesquisadora na área de práticas pedagógicas visuais com alunos surdos.

CLAUDIRENE DA SILVA FERNANDES

Graduanda do curso de pedagogia na Universidade Federal do Pará – Campus Altamira.

DÉBORA PRISCILA GOMES DA SILVA

Graduanda de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão.

GIOVANI FERREIRA BEZERRA

Doutor em Educação (UFGD), pedagogo (UEMS). Instituição: Professor na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Educação e PPGedu. Linha de pesquisa: História da Educação, Memória e Sociedade (PPGedu), além de produção no campo da Educação Especial inclusiva.

GLEYCE KELLEN GOMES LEÃO

Graduanda em Pedagogia pela universidade Federal do Pará. Bolsista do Programa institucional de Bolsa de iniciação científica (PIBIC), vinculado ao plano de trabalho; Práticas de Pesquisas no Contexto da Cibercultura.

HILDA ROSA MORAES DE FREITAS ROSÁRIO

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (2017). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2004), Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2009) e Psicóloga pela Universidade Federal do Pará (2012) com Especialização em Gestão e Docência na Educação Superior, pela Universidade da Amazônia (2007) e Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, da Universidade Federal do Pará (2009).

HIGOR PEREIRA DE BRITO

Professor graduado em Licenciatura em Letras-Libras pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia (Gedam-Ufra). Linha de pesquisa: Educação para a diversidade, Inclusão Social e Direitos Humanos.

IVANILTON FERREIRA

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/UFPA. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Criatividade, inovação e metodologias em Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA. Especialista em Libras e em AEE. Professor Pesquisador da Educação Especial, educação de surdos. Pesquisa a língua de sinais e o processo comunicacional dos indígenas surdos da etnia Munduruku. Membro do grupo GEPEE/UFPA, e professor substituto da UEPA, vinculado ao Departamento de Educação Especializada.

JAQUELINE COSTA MENDES

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Altamira. Atualmente é professora no Colégio Adventista de Altamira, Pará, e está cursando uma pós-graduação em educação especial e inclusiva.

JULIANA COSTA DA SILVA

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira.

LÉIA GONÇALVES DE FREITAS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Coordenadora de Estágios Supervisionado na Faculdade de Educação/UFPA/ATM. Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa Infância Amazônica e Formação Docente – GEPIAFD, atuando nas áreas da História e Sociologia da Infância; Educação Infantil; Pedagogia em Ambiente não Escolar.

LUIZ ANTÔNIO GOMES SENNA

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Líder do grupo de pesquisa “Linguagem, cognição humana e processos educacionais”, da UERJ.

MONICA DIAS DE ARAÚJO

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas UEA-CEST. Membro do grupo de pesquisa “Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais”, da UERJ.

NAYANE NASCIMENTO ALMEIDA

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus Altamira.

RAIFA REZENDE ALVES

Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (2008), especialização em Mediação, Conciliação e Arbitragem pela Faculdade Verbo Educacional (2021), especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2010) e especialização em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2013). Atualmente é Mediadora Judicial do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (2023).

ROSEANE RABELO SOUZA FARIAS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Docente da Faculdade de Educação da UFPA/Campus Altamira. Coordenadora da Divisão de Acessibilidade/UFPA/ATM. Líder do Grupo Experiências de escolarização de pessoas com deficiência e Acessibilidade e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças, deficiências e desigualdades – intersecções no campo da educação.

ROSILENE FERREIRA GONÇALVES SILVA

Pedagoga, Especialista em Educação e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda em Estudos da Criança pela Universidade do Minho, Portugal. Professora do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Pedagoga e Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Saúde na Amazônia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento GEPPEM/UEPA.

RENAN RODRIGUES DO VALE

Pedagogo (IFPA-2019), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (2020) e Mestrado em Ensino (UFPA). Professor substituto da UFPA campus de Altamira (2022-2023).

ROSELY MACHADO SOARES

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará – Campus Altamira.

ROSEMY DA SILVA NASCIMENTO

Graduação/Bacharel e Licenciatura em Geografia/UFF. Mestre em Engenharia Civil/Cadastro Técnico Multifinalitário/UFSC. Doutorado em Engenharia de Produção/Gestão Ambiental (Educação Ambiental) UFSC. Coordenadora do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE) e membro dos Grupos de Pesquisa: Ensino de Geografia, Formação Docente e Diferentes Linguagens; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia (NEPEGeo) e Resolução Científica de Conflitos.

SÂMEQUE ALBUQUERQUE DE SOUSA PEREIRA

Graduanda do Curso de Licenciatura de Pedagogia Faculdade de Educação, Campus de Altamira, Universidade Federal do Pará, Brasil.

SUZANA DIAS DOS SANTOS

Graduanda no curso de Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Campus Altamira.

SUELY FERREIRA XAVIER

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará – Campus Altamira.

THAINÁ NEVES DA COSTA

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará – Campus Altamira. Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva. Membro dos grupos de pesquisa, como o Grupo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (GEABI) e no Grupo de Pesquisa Infâncias Amazônicas e Formação Docente (GEPIAFD).

THAIS ANDREA CARVALHO DE FIGUEIRÊDO LOPES

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB), Linha de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem na Educação Básica.

VANDERLEI BALBINO DA COSTA

Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), especialista em Administração Escolar e Didática do Ensino Superior (1996), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009), doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e Pós Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Experiência na área de Educação, História, Leitura e Escrita Braille. Atua nos seguintes temas: Inclusão Escolar, Formação Docente, Deficiência Visual, Educação Indígena e Diversidade. Exerce os projetos de pesquisa: Políticas de Ação Afirmativa na Universidade: Possibilidades de Inclusão no Ensino Superior; Projeto de Acessibilidade (2015-2022); Construção de Identidade do Docente com Deficiência no Ensino Superior (2019-2023). Professor da Faculdade de Educação – UFRJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Universidade Federal de Jataí – Nível Mestrado, atuando na Linha de Pesquisa 2: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores.

VANETE LIMA DA CRUZ SOUZA

Pedagoga pela Universidade Federal do Pará – Campus Altamira. Graduada em Licenciatura plena em Matemática – Centro Universitário Internacional – UNINTER. Especialização em educação especial e inclusiva – UNINTER.

WALDMA MAÍRA MENEZES DE OLIVEIRA

Professora da FECAMPO e no Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) no Campus Universitário do Tocantins/Cametá, na área da Língua Brasileira de Sinais e da Educação Especial no Campo. Coordenadora do Grupo de Estudos Surdos na Amazônia Tocantina – GESAT, da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva no Campo e da Divisão de Inclusão Educacional – DIE. Possui doutorado e mestrado em Educação pela (UEPA), especialização em LIBRAS pela Faculdade Montenegro e licenciatura em Pedagogia pela UEPA. Apresenta formação complementar em Técnicas de interpretação em LIBRAS pela Associação de tradutores e Intérpretes do Pará (ASTILP) e certificação de instrutora de Libras pelo PROLIBRAS/MEC. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular (NEP) da UEPA, vinculada a linha Educação Inclusiva e Diversidade, colaboradora do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) coordenado pela UFSCar, e pesquisadora da Rede de pesquisas sobre Pedagogias decoloniais na Amazônia.

WESLEY SANTOS LAMBERT

Pedagogo pela Universidade Federal do Pará – Campus Altamira.