Capa do livro: Escola resiliente: <br> Desenvolvendo fortalezas

Escola resiliente:
Desenvolvendo fortalezas

Autores: Alice Alexandre Pagan - Graciela da Silva Oliveira (Orgs.)

Bem-vindo ao manual "Escola Resiliente: Desenvolvendo Fortalezas", um recurso essencial para educadores comprometidos em promover ambientes escolares que inspiram o desenvolvimento da resiliência. Neste guia, exploramos estratégias inovadoras para cultivar a resiliência entre alunos, professores e toda a comunidade educacional.
Em um mundo em constante transformação, a resiliência torna-se uma habilidade crucial para o sucesso acadêmico e emocional. Este manual oferece uma abordagem holística, abrangendo desde práticas pedagógicas que fortalecem a autoestima até estratégias de gestão emocional para enfrentar desafios inesperados.
Descubra como criar salas de aula que nutrem a resiliência, promovendo a adaptação saudável diante das adversidades. Explore atividades práticas, investigativas e reflexivas para integrar o currículo escolar.
Prepare-se para transformar a educação em uma jornada de descoberta, autoconhecimento e superação. "Escola Resiliente: Desenvolvendo Fortalezas" é mais do que um guia; é uma visão para uma escola que cultiva não apenas o conhecimento, mas também a força interior das gerações futuras.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5945-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-5946-1
DOI: 10.24824/978652515945.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 116
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • CAPÍTULO 1 SOMOS TODOS IGUAIS? - 13
  • CAPÍTULO 2 ALTERIDADES E EDUCAÇÃO PARA A EMPATIA: é possível se colocar no lugar do outro? - 19
  • CAPÍTULO 3 NÃO PRECISO MAGOAR MEUS COLEGAS PARA ME SENTIR MELHOR – SUPERAR O BULLYING - 37
  • CAPÍTULO 4 COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA - 45
  • CAPÍTULO 5 COMO MELHORARMOS NOSSA COMUNIDADE POR MEIO DA ESCOLA? - 49
  • CAPÍTULO 6 A ESCOLA NA TRANSFORMAÇÃO DA COMUNIDADE - 57
  • CAPÍTULO 7 CONSTRUÇÃO DE UM COLETIVO DE ESTUDANTES CONTRA A LGBTFOBIA - 65
  • CAPÍTULO 8 UBUNTU: racializando saberes para ressignifi car nossa existência e enegrecer o debate desde nós - 71
  • CAPÍTULO 9 “ESPELHO, ESPELHO MEU: quem sou eu?”– Autoimagem, saúde, diversidade, exclusão e outros dilemas em tempos de (dis)likes - 81
  • CAPÍTULO 10 EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CULTURA DIGITAL: uso didático das tecnologias digitais no ensino de Ciências - 87
  • CAPÍTULO 11 VIDA EQUILIBRADA: respiração consciente e práticas para aliviar a ansiedade, transtornos de aprendizagem e serviços de saúde mental - 97
  • CAPÍTULO 12 VIVER EM SOCIEDADE COM QUALIDADE: trabalho e carreira - 103
  • CAPÍTULO 13 BIONARRATIVAS SOCIAIS (BIONAS) - 109
  • ÍNDICE REMISSIVO - 113
ORGANIZADORAS

ALICE ALEXANDRE PAGAN

Alice Pagan é travesti, licenciada em Ciências Biológicas pela UNEMAT e Doutora em Educação: Educação em Ciências pela USP. Atualmente é Professora Associada IV na UFMT, no Instituto de Biociências. Tem experiência com pesquisa acadêmica e tecnológica sobre relações entre afetividade, ecotransfeminismo e ensino de Biologia.

GRACIELA DA SILVA OLIVEIRA

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas para UNEMAT e Doutora em Educação pela USP. Atualmente é Professora Associada I na UFMT, no Instituto de Biociências. Tem experiência com ensino e pesquisa em ensino de Ciências, relações ciência e cultura, divulgação científica.

AUTORES

ANA MARIA SANTOS GOUW

Ana Maria Santos Gouw – Possui bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade de São Paulo). É mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA).

ANA SOPHIA HAAGSMA SIMM

Graduada em Licenciatura plena em Ciências Biológicas mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso, linha de Pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática. Possui experiência no campo educacional com ênfase em Educação em Ciências e Educação Matemática, didática no ensino superior, políticas educacionais e internacionalização da educação superior. Atualmente, professora de Ciências do estado de Mato Grosso e na instituição de ensino superior FASIPE Cuiabá.

BEATRIZ FERRAZ BÜHLER

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso / UNEMAT (2010). Mestre em Ciências Ambientais pela UNEMAT (2016). Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso / IFMT (2017). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos / UFSCar (2020). Área de atuação: Ciências da Natureza com ênfase no Ensino Médio na Escola Estadual Onze de Março (Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). Linha de pesquisa em limnologia e recursos naturais com desenvolvimento de trabalhos de extensão, especialmente pelo Laboratório de Ictiologia do Pantanal Norte (LIPAN).

CLAUDIENE SANTOS

Professora associada da Universidade Federal de Uberlândia/ Campus Pontal no Instituto de Ciências Humanas do Pontal. Pós-doutorado realizado no Grupo de Investigación Género, Estética y Cultura Audiovisual na Universidad Complutense de Madrid. Doutora em Ciências (Psicologia) e Mestra em Psicologia- Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras FFCLRP/USP da Universidade de São Paulo. Especialista em Educação Sexual pela SBRASH/FMABC e Licenciada e Bacharela em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Uberlândia.

DOUGLAS MENDONÇA GARIN SIQUEIRA

Mestre em Ensino de Ciências Naturais pela UFMT, Especialista em Ensino de Biologia e Ciências, licenciado em Ciências Biológicas,  Professor da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso, Membro do grupo de pesquisa EduCRI - Educação Científica Rica e Inclusiva.

EDINÉIA TAVARES LOPES

Doutora e Pós-Doutora em Educação. Prof.ª Associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos da UFS, do Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação (GEPIADDE) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI).

ROBSON ANSELMO SANTOS

Licenciado em arte (UFS). Mestre em educação (UFS). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadoras e Pesquisadores Negros; membro do GEPIADDE.

LÍDIA CARLA ARAÚJO DOS ANJOS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS/CAPES). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes (UNIT/CAPES-FAPITEC). Integrante do GEPIADDE e NEABI.

JÉSSICA ARAÚJO DOS SANTOS

Licencianda em Química. Mestranda em Educação na UFS. Integrante do NEABI.

BENTO PAULO BALOI

Licenciado em Ensino de Física com habilitação em Ensino de Matemática pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Professor do Ensino Básico em Moçambique. Mestrando no PPGECIMA da UFS. Integrante do NEABI.

EDNA LOPES HARDOIM

Graduada em Lic. em Ciências Biológicas, Doutora em Ciências, pesquisadora Associada UFMT, credenciada nos PPG em ensino de Biologia, Ensino de Ciências Naturais (nível mestrado profissional) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática; linhas de Pesquisa: Ensino inclusivo de Ciências Naturais e Biologia; Métodos de Aprendizagem Ativa Crítica, Colaborativa e Inclusiva; Cultura do Pensamento. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica Rica e Inclusiva (EduCri/IFMT).

GISELLY GOMES

Bióloga, Mestra e Doutora em Educação pela UFMT, Professora pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, e Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, atualmente lidera o Núcleo de Cursos de Pós-Graduação, na Escola de Governo de Mato Grosso. É membro do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA/UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Educação Científica Rica e Inclusiva (EduCri/IFMT).

IANA MARASSI DOS SANTOS

Mestra em Ensino de Biologia - UFMT, Doutoranda em Ensino pelo Programa de Pós  - Graduação RENOEN - UFS,  Professora de Biologia do quadro permanente da  Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. É  membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica Rica e Inclusiva (EduCri/IFMT), Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática e Ciências (GEPEMEC - UFS) e GPMSE (UFMT).

ISABELA MAYARA DOS SANTOS

Doutoranda em Educação PPGED/UFS. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMA/UFS (2022). Especialista em Docência do Ensino Básico e Superior - ESTRATEGO (2022). Licenciada em Ciências Biológicas Universidade Federal de Sergipe (2019). Licenciada em Pedagogia - Faculdade IMES (2023). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe - GEPEASE. Desenvolve pesquisas nas áreas de: Ensino de Ciências e Biologia, Elementos Não Racionais no Ensino e Aprendizagem, Educação Ambiental, Formação de Professores, Abordagens multiculturais no ensino e na aprendizagem.

LUCIENE NEVES

Professora adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso, lotada na faculdade de ciências da saúde, curso de Educação Física e pesquisadora em sexualidade e gênero. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Escola, Currículo, Sociedade e Cultura Contemporâneos. Professora permanente no mestrado profissional em rede em educação inclusiva - PROFEI UNEMAT. Ativista no movimento LGBTi+ Cáceres e APOLGBTQIA+ MT

MANOEL MESSIAS SANTOS ALVES

Doutor em Educação e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Enfermeiro, Biólogo e Profissional de Educação Física; Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

POLYANA CAIXETA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Pós graduanda em Ensino de Ciências. (Focus). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: reprodução, história de vida, conservação, tics e ensino remoto.

TATIANNE F. HARDOIM-BARROS

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre em Ciências Naturais pela UFMT. Docente do curso de graduação em Libras- Libras do Departamento de Letras no Instituto de  Linguagens/UFMT.  Atuou como coordenadora do curso de graduação em Letras - Libras e coordenadora de extensão de línguas, área: Libras no IL - UFMT. Desenvolve pesquisas na área de Diversidade,  Inclusão, Libras e produção de materiais didáticos inclusivos.

THYAGO AVELINO

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais. Mestre em Direitos Humanos. Pós-Graduado em Psicologia positiva, ciência do bem-estar e autorrealização. Pós-Graduado em Direito Processual Civil. Pós-Graduação em Ciência das Religiões. Graduação de Bacharel em Direito. Formação em Psicanálise. Formação em Justiça Restaurativa e Círculo de Paz; Formação internacional em Comunicação não violenta; Mestre em Reiki Usui Tibetano. Vice-presidente do Centro de Formação Espiritual Águas de Aruanda. Voluntário de 5 projetos sociais. Escritor de 18 livros de autoconhecimento.

VALERIA SANTOS SANTANA OLIVEIRA

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Universidade Federal de Sergipe (UFS); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e licenciada em Ciências Biológicas também pela UFS. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Ensino de Ciências (GPEMEC). Atualmente está vinculada ao projeto de pesquisa Métodos de produção de dados sobre vulnerabilidade e qualidade de vida (físico-psicológica, social e ambiental) no pós-pandemia da COVID-19.

VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE

Victor Hugo de Oliveira Henrique, graduado em Ciências Biológicas pela UFMT e em Pedagogia pela Uniserra, Mestre em Educação pela Unesp e Doutor  em Ciências Ambientais pela UNEMAT. Docente da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (FECISC/UECE). Atuando nas áreas de educação ambiental, gênero e sexualidade ensino de ciências da natureza.