Capa do livro: Tecnologia educacional: <br>Teoria e Prática

Tecnologia educacional:
Teoria e Prática

Autores: Edgar Marçal - Ana Paula de Medeiros Ribeiro - Emanuel Ferreira Coutinho - Francisco Ari de Andrade

A efetiva incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito educacional demanda uma compreensão aprofundada de como essas tecnologias podem contribuir para os processos de construção do conhecimento. Apesar do potencial educativo significativo que as TDIC apresentam, muitas instituições escolares ainda enfrentam desafios ao integrá-las de maneira eficaz a esses processos. Esse desafio é atribuído, em grande parte, à falta de compreensão sobre a natureza da construção do conhecimento e à importância fundamental do papel do professor na orientação dos aprendizes durante atividades que envolvem as TDIC. Esta obra mostra como estas tecnologias podem ser utilizadas nos espaços educacionais por meio de diferentes estudos que abordam os mais variados temas, tais como: desenvolvimento de aplicativos, ensino de programação, gestão escolar, competência digital e formação docente, aprendizagem colaborativa, ambientes virtuais de aprendizagem, tecnologias assistivas, jogos educativos, gamificação, metodologias ativas, robótica educacional, cultura maker e uso de inteligência artificial com o ChatGPT.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5850-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-5851-8
DOI: 10.24824/978652515850.1
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO - 13
  • AVALIAÇÃO DA USABILIDADE DE APLICATIVO PARA O ENSINO DE ORBITAIS ATÔMICOS - 25
  • GESTÃO ESCOLAR: perspectiva de uma prática inovadora por meio das Competências Digitais dos Gestores Escolares - 35
  • APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM O SOFTWARE SCRATCH: uma revisão sistemática - 45
  • ANÁLISE DO USO DE SOFTWARES NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: uma revisão sistemática de literatura - 57
  • ROBÓTICA EDUCACIONAL COM PLACAS BBC MICRO:BIT: uma investigação etnográfica nos anos iniciais do ensino fundamental - 69
  • COMPETÊNCIA DIGITAL DOCENTE: recursos digitais, ensino e aprendizagem e avaliação - 81
  • IMPRESSORA 3D NA CONSTRUÇÃO FÍSICA DE OBJETOS MATEMÁTICOS: possibilidades permeadas pela utilização e uso da makermat - 93
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE EM TEMPOS DAS TDIC: um debate “all-being” - 105
  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM BASE AUTOGESTIONÁRIA - 113
  • TRILHAS FORMATIVAS EM COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOCENTES: uma integração entre DigCompEdu e AVA Moodle - 121
  • O USO DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO POR BLOCOS COMO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - 131
  • O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS INTEGRADAS ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO NOVO ENSINO MÉDIO: uma revisão sistemática da literatura - 141
  • ANÁLISE DE MATERIAL AUTORAL DIGITAL EDUCACIONAL A PARTIR DA INTERDISCIPLINARIDADE - 149
  • TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA NO CONTEXTO DA BIBLIOTECA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma revisão sistemática de literatura - 157
  • DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA MELHORIA DO DESEMPENHO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM TEA VIA INTERFACE CÉREBRO COMPUTADOR - 169
  • SALA DE AULA INTERATIVA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: como motivação para turmas de 6º ano da escola pública da rede municipal de Fortaleza - 179
  • A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE INFORMÁTICA: um relato de experiência em uma escola pública de cursos livres em Sobral – Ceará - 189
  • A CULTURA MAKER COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - 201
  • A FABRICAÇÃO DIGITAL DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: uma revisão sistemática de literatura - 213
  • ÍNDICE REMISSIVO  - 223
  • SOBRE OS AUTORES - 225
ALLAN JÚNIOR DA SILVA COSTA

Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2016). É professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza desde 2016, onde atua ensinando a disiciplina de Matemática em escolas da rede municipal. Atualmente, é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional na Universidade Federal do Ceará.

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO

Professora Associada do Departamento de Estudos Interdisciplinares - DEINTER, da Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará. É graduada em Administração de Empresas (1991) e em Pedagogia (2004). É Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela UFC na linha de pesquisa em Avaliação Educacional. Realizou estágio pós-Doutoral em Boston College, Massachusetts - EUA. Tem experiência na área de educação (Básica e Superior) com ênfase em avaliação da aprendizagem, legislação educacional, Língua Portuguesa e Inglês. Foi coordenadora da área de avaliação externa do Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC (2007-2011), membro do GT de avaliação do Programa Um Computador por Aluno - PROUCA (2010-2012), coordenadora de supervisão do Projovem Urbano nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí (2008-2011), coordenadora pedagógica do Programa Palavra de Criança, coordenado pelo UNICEF (2008-2016), coordenadora Adjunta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2013-2014), coordenadora técnica do Sistema de Monitoramento e Avaliação do Programa Seguro-Desemprego, coordenadora técnica do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2020 e Coordenadora de Projetos e Acompanhamento Curricular da Pró-reitoria de Graduação, da UFC. Foi Pró-Reitora de graduação da UFC (2019-2023) e coordenadora geral do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (2018-2022). Atualmente é Diretora Científica da Fundação CETREDE/UFC e membro titular da Academia Cearense da Língua Portuguesa e da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil.

ANTONIA CLÁUDIA PRADO PINTO

Mestra em Tecnologia Educacional Pela Universidade Federal do Ceará(UFC) do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Metodologia do Ensino de História pela Universidade Estadual do Ceará(UECE) e licenciada em História pela UECE. Atualmente, é professora efetiva de História da Rede Pública Estadual do Ceará e atua na Coordenaria de Educação do Tempo Integral(COETI-SEDUC-CE). Pesquisa temáticas: formação de professores, educação a distância, tecnologia educacional e avaliação.

DANIELE PEREIRA MARQUES

Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC, na linha 1 de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional. Docente da rede municipal de Fortaleza desde 2010, atualmente lecionando matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo atuado na formação de professores de menor carga horária, matemática e ciências, pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza entre período de maio de 2018 a março de 2022.

DÉBORA LÚCIA LIMA LEITE MENDES

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Especialista em Psicopedagogia (2002) e Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Ceará (2000). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (2017- ). Ex-professora da Universidade Federal do Piauí - UFPI (2010-2015) e da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB (2016-2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase Avaliação do ensino e aprendizagem e Inclusão de Pessoas com Deficiência. Atua como pesquisadora na área de Transtorno do Espectro do Autismo e lidera o Grupo de Estudos Analíticos e Psicopedagógicos em Transtorno do Espectro do Autismo - GeapTEA. Fundadora e Coordenadora do Projeto social Caminho do Bem. No campo da gestão universitária, foi Coordenadora do Curso de Pedagogia (UFPI/UFC e PARFOR/UFC) e Chefe do Departamento de Fundamentos da Educação/UFC (2017 a 2021). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Educacional - PPGTE/UFC. No âmbito político, é Suplente de Deputado Estadual no Ceará (2022-2026).

DOMINGOS SÁVIO FERREIRA DE MELO

Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Instrutor dos cursos de Gestão e Comércio do SENAC CE - Quixadá; Professor orientador de projetos aplicados da XP Educação (Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação - IGTI); foi Tutor EaD do Centro Universitário Católica de Quixadá, com experiências em Plataformas EaD e Tecnologias educacionais (Moodle); Membro do Comitê de Ética e Pesquisa vinculado à Unicatólica; Foi tutor EaD da Universidade Federal do Estado do Ceará - UECE (utilizando a plataforma Moodle); Possui Curso de Formação de tutores a distância (com ênfase na plataforma Moodle); Foi professor Universitário de Graduação nas áreas da Administração pela Faculdade Kurius (FAK); Foi Professor do Instituto CRIAR, pela Instituição de Ensino Superior de Caçoal - (FANORTE); Professor conteudista (elaboração de material didático - Código de Ética do Contador); MBA em Planejamento Tributário pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Graduando em Letras Inglês Pela Universidade Federal do Ceará (UFC/UFC VIRTUAL); Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA; Contador e Consultor Financeiro Empresarial; Foi sócio diretor na Empresa Contager Contabilidade e Consultoria Empresarial; Possui experiência como Analista Fiscal com ênfase em (Analises tributárias, apurações de impostos Federal, Estadual e Municipal, Sistemas Fortes AC, SPED Fiscal ICMS/IPI: Escrituração e obrigações acessórias).

DOUGLAS FROTA DE LIMA SILVA

Mestrando em Ciência da Computação (UFC). Especialista em Didática do Ensino Superior. Licenciado em Letras Habilitação em Língua Inglesa. Professor. Pesquisador de aquisição de segunda língua, Linguística Computacional e Interação Humano - Computador. Com foco no ensino e aprendizado de Língua Inglesa e Informática, utilizando metodologias ativas na educação. Exerci a função de Professor e Assessor Pedagógico no Centro Universitário Inta - UNINTA. Vivências universitárias: monitor acadêmico nas disciplinas de Texto e Discurso (2019) e Língua Inglesa I (2018). Bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID (2018 - 2020). Bacharel em Administração. Linhas de pesquisa: Gestão Estratégica, Economia da Saúde, Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Ambiental, Saúde Comunitária e Saúde Coletiva. Técnico em Redes de Computadores e Tecnologia da Informação.

EDGAR MARÇAL DE BARROS FILHO

Atualmente é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional da UFC. Professor da Universidade Federal do Ceará desde 2009, possui Graduação (1997), Mestrado (2005) e Doutorado (2016) em Ciência da Computação pela UFC. Tem experiência técnica e científica na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de aplicativos, mobile learning, sistemas multimídia, computação móvel e dispositivos móveis.

EMANUEL FERREIRA COUTINHO

Professor Associado na Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado no Campus Quixadá. Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2000). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (2003), trabalhando com temas relacionados a grafos, escalonamento e roteamento de veículos, e modelagem matemática. Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2014), trabalhando com Computação em Nuvem, definindo métricas e metodologias para análise de desempenho da elasticidade. Também participa como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Computação (PCOMP), na Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), do Instituto UFC Virtual. Suas áreas de interesse são Computação em Nuvem, Análise de Desempenho, Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Atuou no desenvolvimento de sistemas e de processos de software. Também é implementador do MPS.BR, especialista em Gerenciamento de Projetos (UFRJ) e Project Management Professional (PMP).

FRANCISCA ELIANE GOMES DE SOUSA

Iniciou sua trajetória na área educacional ainda jovem. Entre 1978 e 1979, aos 13 anos, atuou como monitora no MOBRAL (Movimento Brasileiro de Alfabetização). De 1980 a 1982, foi monitora educacional na FEBENCE (Fundação do Bem-estar do Menor do Ceará). Entre 1984 e 1985, trabalhou como auxiliar de classe através de uma bolsa de trabalho do MEC. De 1986 a 1988, atuou no comércio, retornando à área educacional em 1989 como profissional do magistério na rede particular de ensino, onde permaneceu até 2000. Graduou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Em 2001, ingressou como professora na rede pública de ensino de Fortaleza após aprovação em concurso público. Entre 2008 e 2010, cursou Especialização em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na UECE. Está lotada no magistério como docente no âmbito biblioteca escolar do município, desenvolvendo atividades pedagógicas e projetos de leitura e escrita, além de atuar como contadora de histórias. Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional na Universidade Federal do Ceará e integra o grupo de estudos e pesquisa “Tecendo Redes Cognitivas e de Aprendizagens” (G-TERCOA).

FRANCISCO HERBERT LIMA VASCONCELOS

É servidor público federal no cargo de professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Graduação na área de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi professor da Rede Pública Municipal de Fortaleza (SME) e professor da Secretaria de Educação do Governo do Estadual do Ceará (SEDUC). Coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no Estado do Ceará, além de outros programas de Formação de Professores em Nível de Pós-Graduação em Especialização na área de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Tecnologias Educacionais. Foi consultor do PASEM ? Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando diversas missões educacionais internacionais de pesquisa e estudos em países da América Latina, tais como Uruguai, Argentina, Paraguai e Brasil. Foi coordenador adjunto do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da Universidade Federal do Ceará (COMFOR - UFC) e coordenou diversos programas da Secretaria de Educação Básica (SEB) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) na área de formação continuada de professores do Ministério da Educação (MEC) e atua como professor pesquisador do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em cursos de Licenciatura e formação de professor. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE ? Campus Fortaleza, desenvolvendo trabalhos de pesquisa nas áreas de metodologia de ensino, avaliação educacional, tecnologia na educação, informática aplicada ao ensino de ciências e matemática e na formação de professores. Tem diversos trabalhos publicados em eventos, congressos, periódicos e revistas científicas especializadas em nível nacional e internacional, além de ter publicado e organizado mais de trinta livros na área da educação. Exerceu também o cargo de Diretor Geral do Centro de Educação a Distância do Governo do Estado do Ceará (CED), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no município de Sobral.

GIOVANA SILVA IBIAPINA NUNES

Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (2007). Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2014) e especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010). Exerceu a função de monitora da disciplina Psicologia da Educação I (2004). Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação de Campo Maior (desde 2013) e professora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (desde 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em inclusão, atuando desde 2011 no Atendimento Educacional Especializado.

GLAYLTON BATISTA DE ALMEIDA

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará. Mestre em Tecnologia Educacional na linha de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor efetivo da rede Estadual de Ensino do Ceará. Integra o Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretorio do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Tecnologias para o Ensino de Química.

IANY TÂMILLA PEREIRA BATISTA

Atualmente é docente no Centro Universitário UNINTA. Cursando Licenciatura em Biologia. Mestra em Tecnologia Educacional (UFC). Pós Graduada em Docência do Ensino Superior e Graduada em Enfermagem pela Universidade Estácio de Sá (FMJ).

IZABEL CRISTINA FERNANDES DE OLIVEIRA

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é professora pedagoga efetiva, na rede Municipal de Educação em Fortaleza. Possui experiência no Atendimento Educacional Especializado - AEE e na Gestão da Educação Básica e Profissional.

JENNIPHER STEPHANIE DOS REIS BARROS

Graduada em Letras - Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (2016). Especialista no Ensino da Língua Espanhola pelo Instituto Prominas (2019). Mestranda em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Ceará (2021). Professora efetiva de Espanhol no Estado da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Pesquisadora na área de acessibilidade, ensino de línguas estrangeiras e tecnologias educacionais.

JOANA DARCK MOREIRA DE SOUSA

Graduada em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Ceará (2014). Especialista em Educação à Distância pelo Instituto UFC Virtual (2016). Atualmente é mestranda no Programa de Pós graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias educacionais. É professora de educação básica da Rede Pública de Ensino de Fortaleza desde 2016.

JOÃO RIBEIRO NETO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da Universidade Federal do Ceará UFC e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional - LDE da Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa em Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. É Servidor público municipal no cargo de professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Pentecoste - Ce. É Coordenador Setorial (região litoral oeste) da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará. Possui Graduação em nível de Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade IBRA e Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. É Pós-Graduado em Educação a Distância pela UECE, Pós-Graduado em Linguagens e Suas Tecnologias e Ensino de Xadrez, ambas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, e Pós-Graduado em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Única de Ipatinga. Possui experiência em docência, coordenação escolar, coordenação de programas educacionais, sociais e esportivos. Tem experiência em educação a distância na função de tutoria e elaboração de cursos, entre outros. Foi professor e Coordenador de Laboratório de Informática da Secretaria da Educação do Ceará e Professor de Laboratório de Informática da Rede Municipal de Educação de Pentecoste - Ce.

JOSÉ AIRES DE CASTRO FILHO

Estágio Pós-doutoral (em andamento) pela Universidade Federal de Pernambuco. Ph.D em Mathematics Education pela University Of Texas At Austin (2000). Mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988)Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (Mestrado Profissional) do Instituto Universidade Virtual e no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação no eixo de Tecnologias Digitais na Educação. Líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Informática Educativa, Educação Matemática, Formação de Professores, Equidade na Educação e Psicologia Cognitiva.

JOSÉ ARMANDO VALENTE

Livre Docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre e Doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor Titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, Instituto de Artes, e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) da UNICAMP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), período de 1996-2018. Prémio Ordem Nacional do Mérito Educativo, Presidência da República Federativa do Brasil, 2002, Prêmios de Reconhecimento Acadêmico ?Zeferino Vaz?, Universidade Estadual de Campinas, 2002 e 2016, e Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação, Universidade Estadual de Campinas, 2016. Membro do Comitê de Assessoramento de Educação do CNPq (2011-2014); Membro do Comitê de Assessoramento de Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, período de 01/07/2019 a 30/06/2022; Membro de Conselho Editorial de 12 periódicos, sendo 3 internacionais; Pesquisador principal do projeto Sistemas Sócio-Enativos, financiado pela Fapesp. Professor Visitante do Lemann Center – Universidade de Stanford, Califórnia, 2017-2018. Orientador de 50 doutorados e 39 mestrados concluídos.

JOSÉ ROGÉRIO SANTANA

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com Tecnologias Digitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância, Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática, geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem e Memória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC (FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório de Pesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

KEVINY MAGALHÃES QUEIROZ

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE), na linha de pesquisa de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional. Possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência em desenvolvimento de jogos digitais e produção de conteúdo audiovisual, com ênfase em Programação.

LEONARDO OLIVEIRA MOREIRA

É Bacharel em Informática pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre e Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Associado em regime de dedicação exclusiva da UFC, lotado no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Na Graduação, Leonardo Moreira é docente permanente do Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD) da UFC, onde é responsável pelas disciplinas de Banco de Dados e Programação para Web. Já na Pós-Graduação, Leonardo Moreira é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) da UFC. Suas principais áreas de pesquisa são Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas Distribuídos e Linguagens de Programação, com ênfase em linhas que permeiam estas áreas, como Ciência de Dados, Gestão de Dados Distribuídos, Computação em Nuvem, Blockchain, Tecnologias para Web e Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas. Além disso, atua como Professor Pesquisador no Laboratório de Sistemas e Banco de Dados (LSBD) do Departamento de Computação (DC) da UFC e no Grupo de Pesquisa Ibituruna do Instituto Universidade Virtual (IUVI) da UFC.

LUCAS EMANUEL DE OLIVEIRA MAIA

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), participou do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Educação e Formação Docente (NUPEFD) da Universidade Estadual Vale do Acaraú e integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino e Tecnologias Educacionais (PETE), Núcleo de Pesquisa em Educação, Tecnologia e Formação Docente (NUPET) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Matemática para o Ensino Médio (IFRN), Docência Pedagógica e práticas Matemáticas (PROMINAS), graduações em administração (UNILAB), Eng. Eletricista (UnP) e Licenciado em matemática (IFRN). Cursando Licenciatura em Computação e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, ensino de Matemática e suas tecnologias com foco na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Professor pela Secretaria de Estado de Educação do Ceará - SEDUC. E sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

LUCAS SEVERO

Possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará(2020). Tem experiência na área de Ciência da Computação.

LUCIANA DE LIMA

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE (2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Associada da Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq. Tem experiência na área de Formação de Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade, Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

LUZIANA DA SILVA LIMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi superintendente escolar e representante dos docentes do Distrito de Educação III (DE3) no Projeto Professor Autor: Fazendo história...trocando figurinhas/ 2019 realizado no Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professora ganhadora do terceiro lugar no IX Ação Destaque/ VII Seminário Nacional de Gestores Municipais, categoria 12- projetos inovadores, com o trabalho intitulado “ Projeto Super Leitores: Trilhando o saber, o prazer e o poder através da leitura”, promovido pela editora OPET/SEFE em Curitiba/ 2019. Atualmente é professora alfabetizadora lotada na Escola Municipal Murilo Serpa- Distrito de Educação 3/ Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização e letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, letramento, Informática Educativa, inclusão sociodigital, letramento digital, terceira idade, juventude, laboratório maker e metodologias ativas.

MARIA ENGRÁCIA CARVALHO MADUREIRO

Mestranda em Tecnologia Educacional. Graduação em PEDAGOGIA (1999) e em CIÊNCIAS com habilitação em MATEMÁTICA pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Especialização em Gestão da Educação Pública e em Metodologia do Ensino Fundamental. Servidora Pública da Rede Pública Estadual desde 1998, atuando como professora e coordenadora escolar.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ)(nota 7). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino(doutorado em Rede(RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC) desde 2021-2025). Coordenadora institucional do PNAIC/UFC (2014), Consultora na SEDUC do Programa MAIS PAIC matemática (2019) elaborando, executando e formando os professores das escolas dos municipais do Ceará (SME). Consultora do Aprender Mais (2020) elaborando e analisando os projetos das redes municipais do Ceará (SME) do estado do Ceará. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFC)(2020-2023). Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED)(2014-2015). Coordenadora da formação presencial e online de professores da rede municipal de Fortaleza e da rede estadual, por meio do grupo de estudos (GTERCOA/CNPq), via cursos de extensão na UFC, desde 2014. Participa presencial e online das análises dos Projetos Ceará Científico do Estado do Ceará desde 2020, na área de Ciências e engenharia, etapa Estadual. Coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP) responsável pela Formação para Docência do Ensino Superior de todos os professores da UFC(2019-2023). Idealizou, desenvolveu, implementou e coordenou o sistemas de ensino online PAAPFormação(AVA/MOOC/UFC)(2020-2023). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC, PIBIC-Ensino Médio e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC, objetivando melhorias na formação do professor que atua na SME e Seduc desde 2016. Tem projeto de pesquisa aprovado em 2023 pela Funcap com foco na educação das escolas públicas do município de Fortaleza-Ceará, no edital Pró-Humanidades. Participa como professora- pesquisadora do Convênio SME/PPGE UFC “Observatório da Educação Básica” SME-UFC, orientando os professores-auxiliares de pesquisa da rede municipal de Fortaleza -SME. Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação pedagógica, Inovação Tecnológica, Tecnologias educacionais, Educação disruptiva, Moonshots, Cyberdidática, Avaliação, Currículo, Formação de Professores, Saberes Docentes que envolvem às Tecnologias da Informação e Comunicação da Educacional(TDICE), ensino de Matemática com foco nas Unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique, Canadá e Portugal. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática (ProPed/UERJ/CNPq). Membro do colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação(FACED). Participa da coordenação do Laboratório de Pesquisas Multimeios(MM/UFC) com foco na formação educacional no estado do Ceará. Coordenadora e vice coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE/PPGE/UFC) (2017-2023), abordando temas educacionais contemporâneos com enfoque nas pesquisas de impacto no estado Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq) desde 2014, investigando a formação docente e contribuindo para a educação no Ceará.

MATEUS DE LIMA BRITO

Mestre em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Pedagógica da Escola Básica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicologia Organizacional do Trabalho (UECE). Apresenta também Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Estácio do Ceará. Graduado em Pedagogia (UECE). É integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) do Instituto Universidade Virtual da UFC. Atualmente é Servidor Técnico Administrativo em Educação da UFC.

NÁDIA ALVES LIMA

Mestranda em Tecnologias Educacionais na Universidade Federal do Ceará - UFC. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010) e em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2021). Cursando licenciatura em Informática no Centro Universitário Leonardo da Vinci.Especializações em Auditoria e Controladoria, Gestão Empresarial, Gestão de Negócios e Marketing, e Gestão Estratégica. Na área acadêmica, atua como professora universitária nos cursos de Ciências Contábeis e Administração, além de ser professora técnica em Administração e Contabilidade na EEEP Deputado José Maria Melo, Professora Temporária da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA no curso de Administração. Também leciona nos cursos de Contabilidade e Administração da Faculdade de Educação e Cultura da Serra da Ibiapaba e da Faculdade Viasapiens.Tem experiência em: Contabilidade, Administração de Empresas, Administração Pública, Matemática e Secretariado Escolar.

NATÃ DA COSTA SILVA

Licenciado em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Ceará (2017). Mestrando em Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal do Ceará (2021). Professor de Língua Inglesa na Secretaria de Educação de Fortaleza, CE. Graduando em História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2022). Pesquisador na área de pensamento computacional e linguagem de programação por blocos para introdução de lógica de programação para crianças e adolescentes. Também desenvolve pesquisas voltadas ao uso ferramentas de programação por blocos e ensino de língua inglesa e conduz estudos sobre o uso do Scratch como ferramenta lúdica na educação.

POLIANA DE SOUSA CARVALHO

É licenciada em Educação do Campo/ Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI, mestranda no programa de Pós Graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Durante a graduação, participou como bolsista do Programa Residência Pedagógica e de projetos de extensão. Atualmente, é professora Celetista da Rede Estadual de Educação do Piauí, lecionando a disciplina de Química.

PRISCILA BARROS DAVID

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) com Pós-doutorado em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB) com foco em Etnografia Interacional e Análise do Discurso, tendo sido bolsista CAPES-Fulbright no período de 2015-2016. Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É especialista em Informática Educativa (2001) e Bacharel em Computação pela UFC (2000). Priscila é professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC (PPGCI/UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional do Instituto UFC Virtual (PPGTE/UFC). Neste Instituto, atua também no Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais. Coordenou durante oito anos a Formação Inicial de Tutores a Distância (2007-2015), dentro do Setor de Processos Pedagógicos, e segue atuando na Formação de Professores da UFC para o desenvolvimento de Metodologias e Tecnologias Aplicadas à Educação a Distância e Ensino Online. Desenvolve pesquisas interdisciplinares que congregam as áreas de Educação, Psicologia, Linguística, Tecnologias e Ciência da Informação, as quais investigam o estabelecimento de interações contingentes em processos educacionais a distância, como também o desenvolvimento de conteúdos digitais para a Educação numa perspectiva dialógica e crítica. Atualmente coordena o Projeto Universal N° 422593/2021-4 do CNPq intitulado Avaliação do Ensino Remoto na Educação Infantil durante a Pandemia da COVID-19: um Estudo Etnográfico sob a ótica das Famílias e Perspectivas Futuras.

RAQUEL DE SOUSA GONDIM

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Grupo de Pesquisa do Laboratório Digital Educacional (LDE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de pesquisa Gestão e Políticas em Tecnologia Educacional. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi Professora Coordenadora do Laboratório Educacional de Informática (PCLEI), responsável em dar suporte aos Professores no planejamento e execução das ações curriculares. Coordenou o processo de formação dos educadores para o uso das tecnologias, em articulação com os Professores Coordenadores de Área (PCA). Orientou os estudantes a utilizarem as tecnologias educacionais. Acompanhou o Projeto Piloto Um Computador por Aluno (UCA) na Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná. Inovou na utilização pedagógica dos laptops, como também contribuiu para a divulgação de experiências significativas e para a formação inicial e continuada de professores. Construiu um portal para a divulgação das atividades e interações com a comunidade, professores e alunos. Foi um projeto que complementou as ações do (MEC) referentes a tecnologias na educação, em especial os laboratórios de informática, pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC) em parceria com o Instituto (UFC) virtual. Trabalhou como tutora na modalidade híbrida do curso de Elaboração de Projetos. Abordou o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos). Analisou o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC. Planejou e desenvolveu o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC), pelo Programa de Formação Continuada do Proinfo Integrado do (MEC) em Parceria com a Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Atuou como tutora na modalidade híbrida do curso de Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Planejou estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que resultem, efetivamente, na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em cada turma. Utilizou as TICs na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que aprimorem a aprendizagem dos alunos. Estimulou o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas, equipamentos e linguagens) para a síntese e expressão de conhecimentos construídos no desenvolvimento de projetos pelo Programa de Formação Continuada do Proinfo Integrado do (MEC) em Parceria com a Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Foi Professora de Matemática do Ensino Fundamental e Médio e Coordenadora de Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (PCA). Coordenou o Planejamento dos professores da sua Área do Conhecimento, sob orientação do Coordenador Escolar. Apoiou o processo de formação contínua dos professores de sua Área do Conhecimento. Acompanhou a execução dos Planos de Aula dos professores de sua Área do Conhecimento e os resultados de aprendizagem, pela Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC). Atuou como Formadora do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC+5) pela Secretaria Municipal da Educação (SME) do município de Fortaleza e Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME). Possui experiência na área de Educação, com foco em Educação a Distância, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na atualidade, tem pesquisado temas como: cultura maker, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa móvel e letramento digital.

ROBSON CARLOS LOUREIRO

Estudioso de Linguagens Oraculares (1981). GRADUADO em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul foco em Filosofia da Educação (1984). ESPECIALISTA em Educação a Distância pela Universidade de Brasília (1998). MESTRE em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) – Avaliação de Softwares Educativos e Aplicáveis à Educação. DOUTOR em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) – Avaliação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Docente e pesquisador nas áreas de Tecnodocência, Gamificação, Filosofia da Tecnologia e Educação e Espiritualidade.

RUTH DE SOUSA GONDIM SERAFIM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE) - Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Escolar - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Especialista em Informática e Comunicação na Educação - Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduada em Letras - Língua Portuguesa com suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Foi Professora Coordenadora do Laboratório Educacional de Informática (PCLEI), responsável em dar suporte aos Professores no planejamento e execução das ações curriculares. Foi Coordenadora de Área de Linguagens e Código e Suas Tecnologias (PCA). Foi PPDT ? Professor Diretor de Turma, um projeto desenvolvido em 2008, propõe que o professor, independentemente de sua área de conhecimento, responsabilize-se por uma determinada turma, cabendo-lhe conhecer os estudantes individualmente, para atendê-los em suas necessidades. Além disso, são atribuições do professor diretor de turma (PDT) a mediação das relações entre a sua turma e os demais segmentos da comunidade escolar, bem como o trabalho de formação cidadã e desenvolvimento de competências socioemocionais, junto aos seus estudantes. Atualmente Coordenadora em uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral da Rede Pública Estadual do Ceará e Professora da área de Linguagens e suas Tecnologias na Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza. Pesquisadora de temas como: cultura maker, tecnologia educacional, metodologias ativas, multiletramento e letramento digital.

SARA CAVALCANTE MOREIRA

Mestranda em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2021-2023). Pós Graduada (Lato Sensu) em Docência da Educação Profissional - SENAC, em Geopolítica e história pela Faculdade Integrada de Patos (2013) e Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Intervale (2021). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Regional do Cariri (2011). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Intervale (2021). Exerceu a função de Coordenadora Pedagógica da educação básica na Escola SESI Cariri 2022-2023. Atuou como Agente de Gestão da Inovação Educacional na Crede 16 pelo Programa Aprender pra Valer da SEDUC-CE durante o ano de 2021. Exerceu com entusiasmo o magistério, mediando aulas de História e Formação para Cidadania com foco no Desenvolvimento das Competências Socioemocionais na Escola de Ensino Estadual Alfredo Nunes de Melo de 2018 a 2021. Atuou como professora de cursos online na área de educação, gestão e consultoria pedagógica pelo Centro Americano de Cursos e Treinamentos Operacionais - CACTO. Com experiência em Formações para professores pela UNINTER e UniSaraiva. Atuou ainda como Instrutora, palestrante, consultora e elaboradora de materiais dos Segmentos GestãoComércio, Turismo Hospitalidade e Educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- Senac CE de 2010 a 2018 e como Professora Visitante das Faculdades: FLATED e IDJ-UVA. Tem experiência na área de Formação digital para professores, Metodologias ativas e aprendizagens combinadas, Ensino Híbrido e currículo, além de elaboração de materiais didáticos e pedagógicos, formações e palestras motivacionais online e presenciais.

TEREZA CRISTINA DOURADO CARRAH VIEIRA CARVALHO

Mestra em Tecnologia Educacional pelo Programa de Pós -Graduação em Tecnologia Educacional da Universidade Federal do Ceará, Professora Concursada da Educação Básica da Prefeitura de Maracanaú - Ceará, especialista em Informática Educativa e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2008). O projeto de maior relevância é o “Projeto Música e Tecnologia na Escola “ que em 2017, na etapa estadual venceu Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo MEC, na categoria 4 E 5 anos e em 2019 tirou o 1 lugar no III Prêmio IFCE Inclusivo realizado pelo NAPNE ( Núcleo de Assistência à Pessoa Portadoras de Necessidades Específicas) do IFCE de Maracanaú- Ceará. Com o projeto “Sonorizando Histórias do PAIC” conquistou o 1 lugar no I Prêmio Inova Leitura realizado pela UFC- Universidade Federal do Ceará em parceria com a casa José de Alencar.

THOMAZ EDSON VELOSO SILVA

Obteve graduação em Licenciatura em Física (2010), mestrado em Engenharia de Teleinformática (2013), ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e duplo doutorado (2017) em Engenharia de Teleinformática e Science pela UFC e pela University of Copenhagen, respectivamente. Tem experiência nas áreas de avaliação educacional, formação de professores, mineração de dados, reconhecimento de padrões, estatística multivariada e álgebra linear e multilinear aplicados à problemas em Educometria e Engenharias. Em 2017 atuou como Coordenador de Análise de Dados, Pesquisa e Avaliação Educacional da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) em Sobral-CE. Teve como objeto de estudo da sua tese a utilização da Educometria para reconhecimento de padrões em contextos educacionais. Foi Consultor Individual de políticas públicas educacionais do Banco Mundial na cidade do Recife-PE (2018-2019) e em Salvador (2022-2023) e também consultor para implementação do novo ensino médio da Organização dos Estados ibero-americanos (Oei) junto ao Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed (2020), fez parte da equipe do Programa Cientista-Chefe em Educação Básica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) (2018-2022) e do Centro de Educação do INSPER-SP (2019-2020). Tem interesse e atua, principalmente, nos seguintes temas: políticas públicas educacionais, formação de professores, currículo escolar, avaliação educacional, mineração de dados educacionais, , educometria, estatística multivariada e álgebra linear e multilinear e suas aplicações.

VALDEIR LIRA PESSOA E SILVA

Sou um profissional qualificado e dedicado, com formação abrangente em Química do Petróleo e Química Licenciatura, além de uma sólida formação em Pedagogia. Possuo mestrado em Tecnologia Educacional, com especialização em aplicação de robótica educacional, e um MBA em Engenharia de Petróleo e Energias Renováveis.Minha trajetória acadêmica inclui a graduação em Química do Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará. Após essas graduações, adquiri experiência na área de educação, obtendo o título de Pedagogo pela Faculdade Ibra.Minha paixão pela educação me levou a buscar aprimoramento em Tecnologia Educacional, resultando em um mestrado com ênfase na aplicação de robótica educacional, pela Universidade Federal do Ceará. Compreendo a importância da educação inclusiva e, por isso, também me especializei em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Ibra.Além disso, busquei conhecimento na área de Engenharia de Petróleo e Energias Renováveis, obtendo um MBA pela Faculdade Estácio de Sá. Atualmente, exerço a função de coordenador e professor do Curso Técnico em Petróleo e Gás pelo CENTEC, onde aplico minha expertise em química e engenharia de petróleo. Também sou professor de Robótica Educacional nos anos iniciais, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas em jovens estudantes. Minha ampla formação e experiência combinam conhecimentos em química, educação, tecnologia educacional, engenharia de petróleo e inclusão, tornando-me um profissional versátil e comprometido com o ensino e o desenvolvimento de soluções inovadoras na área educacional e energética.

WÊNIA KEILA LIMA DE SOUSA

Mestra em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará /UFC. Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará- UECE. Especialista em Docência na Educação profissional pelo Centro Universitário Santo Amaro/SENAC. Especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro- FTDR. Graduada em Letras Licenciatura Plena e suas respectivas Literaturas pela Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos/ UECE. Com afinidade na área Linguística Aplicada. Participou da elaboração e execução de projetos voltados para área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com ênfase na correção de Redação. Técnica em secretaria escolar pela Fundação Demócrito Rocha. Exerceu a função de Chefe do Núcleo de Apoio ao Aluno da Universidade Aberta do Brasil / UAB (2013 - 2014). Atuou como instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC- CE, segmento Gestão e Comércio e atualmente é supervisora pedagógica na empresa SENAC- CE Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

WINDSON VIANA DE CARVALHO

O Prof. Windson Viana de Carvalho tem graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará e fez seu doutorado (Spécialité Informatique) na França, no laboratório LIG (Laboratoire dInformatique de Grenoble) vinculado à Université Joseph Fourier (atualmente Université Grenoble-Alpes). O pesquisador é professor Associado da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de graduação de Sistemas e Mídias Digitais (SMD), sendo membro efetivo do Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC-UFC) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional (PPGTE-UFC) . O professor atua na Linha de Pesquisa em Engenharia de Software no MDCC e na linha de Inovações e Práticas em Tecnologia Educacional no PPGTE. Suas pesquisas são ligadas a temas como Computação Móvel e Ubíqua, Tecnologias Assistivas (TA), Engenharia de Software, Jogos e Educação em Computação. Como decorrência desses temas de interesse, o professor participa mais ativamente das comunidades da SBC do Webmedia, EduComp, IHC, SBGames e SBIE, tanto como autor como membro do comitê de programa desses eventos. Inclusive na conferência Webmedia, foi co-chair em duas oportunidades (2016, 2018) e, nas versões 2022 e 2023 do EduComp foi o chair das trilhas de Relatos de Experiência e Pesquisa, respectivamente. O professor também foi o coordenador da CE-Webmedia (2019-2022). É revisor frequente do Journal of Entertaiment Computing (Elsevier), da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e do journalACM Transactions on Multimedia Computing, Communications, and Applications.