Capa do livro: Construindo saberes em psicologia: <BR>Diálogos entre teoria e práxis

Construindo saberes em psicologia:
Diálogos entre teoria e práxis

Autores: Greicy dos Anjos (Org.)

Este livro nasceu a partir da necessidade de coletivização da dinâmica dos estágios supervisionados e vivências práticas em cursos de graduação em Psicologia. Por esse motivo as vozes de alunas(os) e professoras(es) ressoam por toda obra, ora evidenciando a atividade docente, suas angústias e potencialidades, ora apresentando as atividades desenvolvidas ao longo dos estágios pela ótica das alunas. A obra conta com discussões oriundas da prática da(o) psicóloga(o) inserida(o) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, aborda as interlocuções entre teoria e prática nos contextos de saúde clínica, psicologia escolar e educação e, por fim, relata a experiência de um grupo de apoio desenvolvido por professoras e estudantes durante a pandemia da covid-19. Com os capítulos, busca-se evidenciar a construção de psicologias a partir de compreensões teóricas diversas, que embasam campos de atuação múltiplos. A elaboração das práticas presentes na obra, evidenciou aos envolvidos que uma formação profissional em Psicologia que seja científica, ética e politicamente comprometida com a defesa dos direitos humanos é um exercício diário, que, por sua vez extrapolam os limites de práticas curriculares.

Impresso
de R$ 53,31 por
R$ 41,01
Digital
de R$ 53,31 por
R$ 37,32

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5832-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-5833-4
DOI: 10.24824/978652515832.7
Ano de edição: 2024
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • PREFÁCIO - 13
  • CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O (MEU) TRABALHO DE SUPERVISOR CLÍNICO - 19
  • CAPÍTULO 2 O ACOLHIMENTO COMO MARCO-ZERO NA PRÁTICA DE CUIDADO - 29
  • CAPÍTULO 3 POTENCIALIDADES DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA COM ATUAÇÃO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - 41
  • CAPÍTULO 4 PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: “Versões de sentido” na docência do ensino superior de psicologia - 59
  • CAPÍTULO 5 A EXPERIÊNCIA CLÍNICA COM O LUTO A PARTIR DA TERAPIA NARRATIVA - 73
  • CAPÍTULO 6 A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS E SUAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO: habilidades socioemocionais - 97
  • CAPÍTULO 7 ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO CONTEXTO ESCOLAR: desafios e possibilidades - 117
  • CAPÍTULO 8 RECOLHER CACOS, PARTILHAR AFETOS: experiência de reconstrução de laços na pandemia de covid-19 - 135
  • ÍNDICE REMISSIVO - 165
  • SOBRE OS AUTORES - 167
ANA CLAUDIA PEREIRA ANDRUCHIW

Graduada em Letras (Português/ Espanhol) e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); especialização, lato sensu, em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em Estudos da Linguagem e doutoranda pelo Programa em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem interesse em Literatura Brasileira com ênfase em Clarice Lispector e nas relações entre Literatura e Filosofia com base nas abordagens teóricas de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Também pesquisa temas decoloniais, a partir de contribuições teóricas de intelectuais negros como Frantz Fanon e Neusa Santos Souza.

ANA LAURA CAFISSO PAVAM

Formada em Psicologia pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (2022).

ANDRESSA MANGANOTE ARAN

Acadêmica de Psicologia pelo Centro Universitário Integrado, cursando o 10° período. Possui experiência na área de Psicologia Jurídica e Psicologia Social, atualmente, atuando no contexto hospitalar. Dedica-se a estudos baseados na abordagem análise do comportamento; com interesse em avaliação psicológica e temas relacionados a Psicologia Hospitalar.

BEATRIZ MOREIRA BEZERRA VIEIRA

Graduada e mestra em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM), na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos. Experiência como docente do ensino superior em cursos de graduação em Psicologia e áreas afins, em instituições públicas e privadas. Doutoranda do PPI-UEM desde 2020, onde realiza estudos que versam sobre a interlocução entre a Psicologia Histórico-Cultural e temas como saúde mental, arte, educação e relações de gênero e medicalização da vida e da infância.

BRUNA MALYSZ DEFENDI

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão, com conclusão em 2021. Atualmente, está concluindo a Pós-Graduação em Terapia por Contingências de Reforçamento pelo ITCR Campinas. Atua como Psicóloga clínica e possui experiência no trabalho com crianças autistas por meio da abordagem científica da Análise do Comportamento.

CAMILA SILVA CAMBUI

Estudante de Psicologia no décimo período pelo Centro Universitário Integrado. Experiência como assistente terapêutica no modelo Denver de Intervenção Precoce no Autismo, aplicando os princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

DANIELE DA SILVA FÉBOLE

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestra em psicologia pela UEM, Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Assis, pesquisadora de temas sobre gênero, sexualidade e diversidade LGBTQIA+. Foi coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRP de Maringá. Professora no Ensino Superior. Atua como psicóloga clínica a partir da Terapia Narrativa.

EDUARDO CHIERRITO

Graduado em Psicologia pela Universidade Unicesumar (Unicesumar), mestre em tecnologias limpas e sustentabilidade ambiental (Unicesumar), ênfase em psicologia ambiental. Especialista em psicologia analítica e em psicologia da saúde. Pesquisador de temas sobre saúde coletiva, psicologia ambiental e psicologia analítica. Atualmente, atuo como professor no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) e psicólogo clínico CRP08/22624 na orientação da psicologia analítica.

FLÁVIA NEVES FERREIRA

Graduada em Psicologia pela Faculdade Santana. Especialista em Logoterapia e Análise Existencial pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCSM). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na área de concentração em Ontologia e Epistemologia. Doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) na área de conhecimento em Psicologia e Sociedade. Atua como docente do ensino superior e como psicóloga clínica. Tem interesse de pesquisa nos temas relacionados à Logoterapia, Fenomenologia e Existencialismo.

GREICY DOS ANJOS

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com ênfase em desenvolvimento de jogos educativos. Tem experiência como docente no ensino superior em cursos de graduação em Psicologia e Pedagogia em instituições privadas, atualmente é professora no curso de Psicologia na Universidade Cidade Verde (UniCV) em Maringá. Atua como psicóloga clínica analítico comportamental há 7 (sete) anos e estuda fenômenos como Transtornos Alimentares, Ansiedade, Orientação Parental e Habilidades Sociais e Psicologia Escolar e Educacional.

JACIARA FERREIRA DOS SANTOS PIERRI

Graduada em Letras-Português/Inglês pela Fundação Faculdade de Paranavaí (FAFIPA), tendo atuado como Professora nas áreas de Educação Infantil e Ensino de Língua Estrangeira para Adultos. Pós-Graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM). Pós-Graduada em Contos de Fadas pelo Centro Universitário Ateneu, Formação em Psicanálise pelo Instituto Dedalus, ambos em Fortaleza, Ceará. Estudante do curso de Psicologia da Faculdade Integrado de Campo Mourão, Paraná.

JESSICA FERNANDA DE SOUZA GUADAGNIN

Psicóloga, formada pelo Centro Universitário Integrado, pós-graduada em MBA em Gestão de Pessoas e atua como analista de RH. Com expertise em atendimento clínico, desempenha o papel de Coordenadora de Amparo no projeto social “Ajudarr”. Sua dedicação visa unir competências em gestão de pessoas e cuidado emocional para impactar positivamente comunidades.

LORENA MARIA DA SILVA

Graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atualmente é doutoranda em Psicologia Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), compondo o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Desigualdade Social (NUPPDES). Dedica-se ao estudo e pesquisa de temas ligados às políticas sociais na sua interface com a Psicologia, em especial, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

MARCOS PAULO SHIOZAKI

Doutor e mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis). Psicólogo formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente, é professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM)e do Centro Universitário Cidade Verde (UNICV). Não faz balbúrdia, assim como todos os professores que conheceu na Universidade Pública. Não é doutrinador e tem orgulho de fazer pesquisas nas Ciências Humanas. Sofre muito com as visões mercadológicas de algumas instituições particulares que já trabalhou por não acreditar que a Educação seja mercadoria. Mesmo assim, acredita na possibilidade e no compromisso ético e social que algumas instituições particulares (em especial, as pequenas) possam oferecer. Luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Se interessa pelas seguintes áreas: Psicanálise; Clínica; Assistência Social; Trabalho, e Epistemologia.

MAYARA ZAFALÃO VEIGA

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro Universitário Integrado.

MILLENA MACEDO SENGER

Formada em Psicologia pelo Centro Universitário Integrado, atuando como Psicóloga Clínica pela perspectiva da Terapia Narrativa. Pós-Graduanda em Psicologia Escolar e Educacional pela PUC-RS.

YASMIN DE SOUSA PEREIRA

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com ênfase em Políticas Públicas e Saúde Mental. Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC (PPGCHS - UFABC), na área de ‘Cultura, Desenvolvimento e Políticas Públicas’; linha de pesquisa em ‘Estado, Políticas Públicas e Sociedade Civil’. E atualmente é Doutoranda pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social, no Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Desigualdade Social (NUPPDES), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membra do Instituto Silvia Lane - Psicologia e Compromisso Social.