Capa do livro: Didática das ciências e da matemática:<br>Desafios relacionados com seus ensinos e suas aprendizagens

Didática das ciências e da matemática:
Desafios relacionados com seus ensinos e suas aprendizagens

Autores: Marluce Alves dos Santos - Saddo Ag Almouloud - Vinicius Silva Santos - Elis Rejane Santana - Rita Lobo Freitas - Geovane Duarte Borges (Orgs.)

Este e-book gratuito tem como objetivo estratégico dar visibilidade à inserção das ações de ensino, pesquisa e extensão da Universidade do Estado da Bahia. Para este fim, publicou resultados de pesquisa que focam em ações de ensino, pesquisa e extensão, acerca dos desafios do ensino e aprendizagem das didáticas das ciências e da matemática em uma abordagem diversificada de assuntos contemporâneos. Sua composição, com 14 capítulos em contextos diversos, propõe-se a influenciar e estimular a dinâmica do sistema  educativo, o que seria fundamental para identificar as concepções de ciências predominantes nos professores. Buscou-se também estabelecer diálogos sobre atividades acadêmicas multidisciplinares das didáticas das   ciências e da matemática e seus desafios relacionados aos seus ensinos e suas aprendizagens, contemplando a atuação associada a inovação, tecnologia, cultura, entre outros saberes e campos pertinentes à discussão sobre Educação Básica e Educação Superior.



Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-5497-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-5493-0
DOI: 10.24824/978652515497.8
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 298
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

  • APRESENTAÇÃO - 11
  • EDITORIAL - 13
  • CAPÍTULO 1 TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA NOÇÃO DE ESPAÇO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR - 19
  • CAPÍTULO 2 O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras - 51
  • CAPÍTULO 3 O DIA DA MATEMÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL LUÍS ROGÉRIO DE SOUZA - 83
  • CAPÍTULO 4 EDUCOMÁTICA: experiências de matemática e educomunicação no curso de pedagogia do DCHIII – UNEB de Juazeiro-BA - 99
  • CAPÍTULO 5 A ARTE DE ENSINAR FUNÇÕES: possibilidades didático-pedagógicas para uso de recursos computacionais - 117
  • CAPÍTULO 6 DEMONSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: análise do livro didático  - 131
  • CAPÍTULO 7 A METODOLOGIA CIENTÍFICA COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS: vivências no contexto do centro territorial de educação profi ssional do litoral norte e agreste baiano-CETEP/LNAB - 157
  • CAPÍTULO 8 A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: framework e critérios de qualidade - 171
  • CAPÍTULO 9 MODELAGEM MATEMÁTICA: uma experiência com futuros docentes de matemática - 185
  • CAPÍTULO 10 MAPEAMENTO DE TESE DE ETNOMATEMÁTICA: desafios da pesquisa para a sala de aula - 209
  • CAPÍTULO 11 PANORAMA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DE JEREMY KILPATRICK: crescimento das pesquisas dos anos 2000 até 2022 com o uso da revisão sistemática integrativa - 229
  • CAPÍTULO 12 AS JUVENTUDES NAS CULTURA DIGITAIS: sobre os dilemas e potências de gênero, usando as redes sociais digitais - 241
  • CAPÍTULO 13 O ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO PELA METODOLOGIA WEBQUEST: uma experiência formativa na docência - 257
  • CAPÍTULO 14 APLICABILIDADE DO TANGRAM NO ENSINO DE ÁREAS - 275
  • ÍNDICE REMISSIVO - 289
  • SOBRE OS ORGANIZADORES - 295
JOSÉ VIEIRA DO NASCIMENTO JÚNIOR

Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil, Doutor em Físico-Química.

SADDO AG ALMOULOUD

Universidade Federal da Bahia, Brasil, Doutor em Matemática e Aplicações.

MARDSON JOSÉ RIBEIRO PIMENTA

Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Educação Matemática.

GRACE DÓREA SANTOS BAQUEIRO

Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutora em Educação Matemática.

ENOILMA SIMÕES PAIXÃO CORREIA SILVA

Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Mestre em Educação.

CAMILA AMORIM MOURA DOS SANTOS

Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade.

ELIS REJANE SANTANA DA SILVA

Universidade do Estado da Bahia, Doutorado em Ciências da Comunicação.

ANTÔNIO CARLOS BASTOS SOUSA

Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Caetité, Bahia, Brasil.

MÁRCIO OLIVEIRA D’ESQUIVEL

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Caetité, Bahia, Brasil.

REGIVALDO DA SILVA SANTOS

Graduado em Licenciatura em Matemática, aluno do curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

MARIDETE BRITO CUNHA FERREIRA

Doutora em Educação Matemática. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

TÂNIA PINTO DOS SANTOS SOUZA

Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte a Agreste Baiano, Mestrado em Matemática- UFRB.

MARLUCE ALVES DOS SANTOS

Universidade do Estado da Bahia, Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Contemporaneidade.

MARIA IZABEL LOPES DE ARAÚJO

Universidade do Estado da Bahia, Doutorado em Ciencias da Educação.

TATIANE RODRIGUES ALVES

Secretaria de Educação de Alagoas. Mestre e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática, UNEB).

SOLANGE FERNANDES MAIA PEREIRA MAIA

Universidade do Estado da Bahia, Doutora em Ensino de Ciências e Matemática.

JUMA GOMES DA SILVA

Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VIII Licenciada em Matemática.

GABRIEL MIRANDA

Graduando em Matemática, Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VIII.

JOÃO PAULO SANDES

Graduando em matemática, Universidade do Estado da Bahia – UNEB campus VIII.

ANTONIO EDSON BRANDÃO DA SILVA

Mestrando em Biometria e Estatística Aplicada pela UFRPE.

CAROLAINE DE JESUS DA SILVA

Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNEB.

NAIQUEN PILMAYQUEN CARDOZO DANTAS

Graduanda em Licenciatura em Matemática pela UNEB.

JACQUES FERNANDES SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes – UNIT. Professor do Instituto Federal de Alagoas – IFAL/Santana do Ipanema. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologias e Contemporaneidade – GPETEC/UNIT/CNPq e do FORPEC – Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade UNEB/CNPq.

VINICIUS SILVA SANTOS

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus VIII. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação – GEPIED/UFS/CNPQ e do FORPEC- Grupo de Pesquisa em Formação de Professores, Educação e Contemporaneidade UNEB/CNPq.

BRUNA SANTANA DE OLIVEIRA

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do grupo de pesquisa ECult-Educação e Culturas Digitais (Ecult/UFS/CNPq).

SILVÂNIA DIAS FERREIRA

Universidade do Estado da Bahia.